A Cartomante

Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Beca Nolêto 29/12/2022

Não sei se é pra mim
Lembro de ter lido no colégio. Reli para uma leitura coletiva, mas continuei não achando essas coisas todas. Será se um dia Machado de Assis será ?para mim?!? (Tem uns livros dele que eu gosto, tô brincando)

Mariana 29/12/2022

Eu li O Espelho, A cartomante, A Carteira, A Viúva Sobral e Na Arca por um audiobook narrado pelo booktoker Patrik. Muito bem narrado, inclusive.
Gostei muito de todos os contos, O Espelho foi meu favorito, como se fosse para não deixarmos mudar por alguma posição social, nós manter sempre com a mesma essência e tal.
Foi um ótimo passatempo, geralmente ouço audiobooks enquanto faço alguma outra coisa e a experiência acaba sendo até melhor por isso, mais produtivo.

Shamara 28/12/2022

Simplesmente incrível e impactante!! Machado de Assis sabe mesmo prender um leitor em suas obras. Estou "in shock" devido ao final até agora KKKKK
(Aliás, amei as críticas).

Carol 14/12/2022

Li o conto pela primeira vez quando ainda estava na escola, logo foi uma releitura e pude aproveitar muito mais agora. Amo a escrita e o sarcasmo de Machado e essa história não foi diferente.

Eduarda 14/12/2022

CHOCADA
Comecei a ler esse conto sem nenhuma pretensão já que foi uma leitura indicada pelo meu professor de Teoria da Literatura mas que grata surpresa.
NUNCA IMAGINARIA ESSE PLOT. A construção de toda a narrativa é magnífica, Machado de Assis pisa demais.

strdysfly 07/12/2022

Talarico e golpe de uma vez
Muito rapidinho de ler e acho que Machado é o nosso RR Martin serio porque ele não ta nem ai se o personagem é principal ou não ele só joga tudo de uma vez e fala fodase. Muito boa a atmosfera de suspense e ansiedade que criou no final e o final mesmo é muito bom, uma quebra de expectativa e é até engraçado como ele joga a treta e depois acaba.

Juuh 06/12/2022

"Três nomes, uma aventura e nenhuma explicação das origens"
Mas gente, eu amei???

As pessoas sempre dizem que o Machado de Assis é o maior escritor da literatura brasileira, mas eu nunca tinha tido a oportunidade de comprovar isso por conta própria (até porque nunca tinha acabado um livro dele KKKKKMKKK). Agora, lendo esse conto (que é minúsculo), percebo a genialidade dele!

E olha, um avanço: não achei a escrita difícil! Entendi tudo tranquilamente e a leitura foi super fluída. Adorei!!

woocisco 20/11/2022

Um jogo de cartas
A Cartomante de Machado de Assis é mais um de seus célebres contos, talvez até o mais famoso. A trama relata um triângulo amoroso entre dois amigos e a esposa de um deles, que vai procurar uma cartomante para ver seu futuro. A Cartomante possui um papel muito importante na história, porque incentiva as ações dos personagens para enfim desenrolar tudo no final da trama, a morte. É leitura obrigatória durante o período de escolarização, mas é realmente muito bom
Tidan 20/11/2022minha estante
É o meu preferido dele

Gabrielle398 19/11/2022

Meu conto favorito de Machado de Assis
Nesse livro, Machado presenteia o leitor com um conto de prender o fôlego do início ao fim. Quem se aventura pela leitura, logo percebe que o mistério é o tom que dá a nota na história, ao relacionar personagens de Hamlet e a célere frase: "Há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia" (minha frase fsvorita do livro)

Gabriela 17/11/2022

Fiquei com ódio dos personagens, principalmente do amante da esposa do outro. Como é que ele foi tão burro?

cassy 14/11/2022

A cartomante
Leitura coletiva em sala de aula.

"Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que
sonha a nossa filosofia."

- tantos fatores que influenciam nossas vidas que nós sequer temos acesso ou possibilidade de mudar.

Achei interessante como Camilo, um cético em relação à destino, superstições e magia, em um momento de desespero, usa do que está ao seu alcance, os concelhos da cartomante, para ser reconfortado e encorajado diante de uma situação complicada e que envolvia sua vida e de sua amante. Infelizmente não foi dessa vez que o universo estava a seu favor.
Também acredito que a própria cartomante cedeu informações a Vilela pois já era, de certa forma, íntima de Rita e teve a confirmação com a visita de Camilo (onde garantiu a ele que não iria acontecer nada, o convencendo de ir sem medo ao encontro do amigo.)