A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Maniu 17/01/2023

Li o livro por obrigação da escola. Não achei ruim, mas mesmo lendo duas vezes não percebi que tinha traição, o que eu não acho que seja culpa do livro mas tudo bem.
Yasmim187 17/01/2023minha estante
A professora: o tema do livro era a traição.
A manu: que traição?????

Maniu 19/01/2023minha estante
AKSJAKJSKAJAJSKAJSAJSKASJAKSJ ela ficou tão perplexa q me deu as respostas

Vitorianbw 16/01/2023

Relendo Machado
Cartomante me teve a atenção em 2015, na época da escola. A história sempre ficou guardada na memória. E ter a oportunidade de encontrar o conto, e reler foi algo saboroso. Foi como sentir uma pitada da infância entre as palavras.
A ideia de reler Machado, é ter a certeza que ele sempre será o melhor escritor pra mim. A forma que ele retrata o triângulo amoroso, a talaricagem desde 1884, os pensamentos sobre mitos, crenças e lendas, também presentes em Dom Casmurro, é algo único. E eu super indico A Cartomante, como leitura para iniciantes que querem sentir as palavras de forma intensas e inteligentes, com Machado de Assis.
Esse conto, não é apenas bom. É maravilhoso.
xablau 23/01/2023minha estante
"A talaricagem desde 1884" essa me pego desprevenido ??

Mary Ferreira 16/01/2023

Interessante
A história é muito boa e mostra crenças que não são muito citadas em outros clássicos, mais o que mais me agradou foi a ideia da editora de deixar a história mais democrática através da adaptação para os quadrinhos, possibilitando assim que mais pessoas tenham contato com este clássico.

eve 12/01/2023

Machado sendo Machado...
Maravilhoso é um adjetivo muito pequeno para descrever a genialidade de uma obra Machadiana. Pra ler Machado de Assis, você tem que conhecer o modo como o ele escreve, a ironia, o ceticismo, a análise psicológica dos personagens. A cartomante é a obra com mais "cara" do Machado de Assis, e as vezes, não vai ser lendo uma vez que você vai entender. É sublime, o final você sente a emoção e a inquietude do Camilo.
Thais645 13/01/2023minha estante
estou muito ansiosa para ler esse! ?

clara 12/01/2023

me interessei em ler os livros do machado de assis por causa de dom casmurro, mas esse livro eu não entendi muito bem, a linguagem é difícil de entender, e confesso que só li pq tava 0,81 centavos no kindle, mas é um livro que dá de ler rápido e o final me deixou ??

Lilith.Fuujy 11/01/2023

Nostálgico
Li esse livro em quadrinhos para uma das minha disciplinas entre o 6° e 8° ano. Provavelmente não entendi a proposta, já que não lembro da minha nota ser maior que 7,0 ?
Vou correr atrás pra reler.

Okaywinx 09/01/2023

Primeiramente, palmas para a minha primeira leitura de machado de Assis!!! Obg obg

Sobre o conto:

Me surpreendi muito positivamente com esse conto, não por esperar pouco dele, não mesmo, mas por eu ter sido pega de surpresa pelo plot twit incrível que ele tem.

Temos como personagens principais a Rita, Vilela e Camilo, tendo a cartomante como personagem secundária.
Apesar do título homenagear a cartomante, e história girar em torno de suas ações, ela não é uma personagem principal e nem mesmo é muito citada, já tendo uma quebra de espectativa em relação a história.

O conto tem uma dinâmica muito rápida, tudo acontece quase que ao mesmo tempo, fazendo com que você não consiga desprender a atenção nem por um segundo, ou irá perder algum detalhe importante. E depois de você começar a pensar que a história tá ficando lenta, chegamos no final com um acontecimento de cair o queixo, e um final "não finalizado" que deixa todos os sentimentos mais aflorados.

Não considero um final aberto, pois um final aberto deixa brechas de interpretações para um final não dito, não vejo que o final de "a cartomante" tenha sido assim. O final está ali, o que resta é a dívida de como ele aconteceu e a pulga atrás da orelha que te faz pensar "será que é oq eu tô pensando mesmo?"

Então sim, existe interpretações variadas, eu mesmo ao discutir com amigos pensamos em muitas possibilidades, mas não é algo 100% aberto, porque gera dúvida, mas não uma completa liberdade de imaginação.

O conto é muito bom, bem curto, acho que vale muito a pena ler, não só pela história, mas por toda a problemática e discussões que dá pra ter ao ler o livro.
Thais645 13/01/2023minha estante
estou muito ansiosa para ler esse conto! Calma, é sua primeira leitura de Machado? Ahhh fico feliz que começou a ler pelos contos! Machado de Assis é um ótimo contista, tenho certeza que não será sua última obra dele ?

Okaywinx 13/01/2023minha estante
Leia sim!! Esse conto me fez realmente querer ler outras obras dele!

Giovana Renoldi 08/01/2023

Não há nada que se possa falar sem spoiler...
Porém, posso garantir que, apesar de anunciado, o fim pode surpreender. Ocuparam-se de olhar as letras de cartas que chegavam, e esqueceram de conferir as que saíam...
Thais645 13/01/2023minha estante
eita, estou muito ansiosa para ler esse ?

Giovana Renoldi 13/01/2023minha estante
É uma leitura rápida e que vale muito a pena!

Amanda 06/01/2023

Na minha opinião, o melhor conto do Machado de Assis, lembro de ler ele pela primeira vez na escola na aula de literatura e lembro que foi aí que me apaixonei pela escrita dele e pela forma que ele descreve os fatos.

A cartomante é de longe o conto dele que mais me agrada e me prende durante as poucas páginas

Vanessa Viana 04/01/2023

Primeira leitura 2023!!!
Minha primeira experiência com Machado de Assis! Por isso comecei com um conto do autor pra não ter desculpa pra desistir da leitura e pra ler bem rapidinho mesmo e ter essa experiência. E gostei bastante! A ideia de começar por algo mais rápido de ser lido funcionou bastante pra mim e agora já quero ler mais coisas do Machado!

Hadassa 04/01/2023

Muiito bom, imaginei como iria acabar...............................................................

Magno 03/01/2023

Excelente conto! Por mais curto que seja faz você experimentar um misto de sentimentos, especialmente nos últimos parágrafos. Faz uma boa relação com Hamlet e mostra, de forma muito contundente, os perigos de procurar informações, dados, notícias e até pessoas que concordam ou aprovam ideias e pensamentos que já temos, o tal do viés de confirmação. Recomendo a leitura.

Luciana187 02/01/2023

Um conto para todos
Super recomendo a leitura desse livro, só dizer que é de machado de Assis já é o suficiente para que todos se animem a ler.

Cleuzita 31/12/2022

Pequeno e potente
Gostei muito e recomendo a qualquer pessoa que deseja uma leitura rápida e marcante.
Muito bom quando cada página lida é um passo no escuro, preparando para o grande desfecho.

Caroline Meirelles 30/12/2022

Machado faz você se embolar todo com esse conto! Vamos acompanhando o personagem principal e sua história de amor proibido e toda hora vamos mudando de ideia sobre o final até o último momento, realmente te envolve