Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1934 encontrados | exibindo 106 a 121

Edson Camara 20/09/2020

LER ARIANO SUASSUNA É MAIS ENGRAÇADO DO QUE ASSISTIR NA TELA
João Grilo é tão esperto que conseguiu a simpatia de Nossa Senhora e Jesus e ajuda-lo a voltar e começar de novo, depois de ter estirado as canelas.
Conseguiu defender e enviar para o purgatório a mulher do padeiro, o padeiro, o padre, o bispo, o sacristão, o cangaceiro e seu soldado.
João Grilo é tão esperto que enganou o diabo, fez um gato descomer dinheiro e o padre benzer e enterrar um cachorro rezando em latim.
O final é diferente do filme, em minha opinião bem melhor.
No final João Grilo e Chicó permanecem juntos, sem dinheiro, mas cheio de esperança.
Só sei de uma coisa, foi assim, só sei que foi assim, ri muito e me diverti muito.

Gusta . 30/08/2022

Legalzinho.
Não vou mentir, esse livro foi legalzinho KSKSKSKSKS

Foi uma história interessante... Gostei dos personagens, todos tão... Pecadores?

João Grelo é um safado, o mais safado de todos, com certeza.

O resumo dele é:

Mentira tem perna curta, dinheiro e coisas materias não são nada comparado à uma amizade e tenha fé que Deus perdoa.

Enfim, trabalho de literatura feito. ???

Falta agora eu ver o filme.
aninha_08 29/05/2023minha estante
eu vi o filme na escola a mto tempo, so agr q fui ler o livro. confesso q achei o livro mais lgl do q o filme

Gusta . 29/05/2023minha estante
nunca vi o filme, e estou sem vontade nenhuma de ver ?

Rony 05/08/2021

Não estou acostumado a lê peça teatral. E o fato de ter assistido o filme antes atrapalhou a leitura. Meu primeiro contato com o Suassuna.

Lari 19/09/2023

Literatura brasileira >>>
Confesso que a curiosidade veio por amar tanto o filme, mas depois de ler o livro, percebe-se que são bem diferentes. Leitura rápida e tranquila, a mais fácil dentre as outras brasileiras que já li! Não tem como não gostar, Auto da Compadecida faz parte do brasileiro.

LairJr 19/01/2022

A maioria conhece apenas o filme ou a minissérie, mas considero importante conhecer o livro para mergulhar mais a fundo na genialidade de Ariano.

Letícia Lemos 05/02/2023

Vale muito a pena
Há tempos que esta obra estava na minha lista de leitura e finalmente tive tempo para ler. É uma obra curta e por sua incrível capacidade de prender a atenção concluí a leitura dentro de 3 dias. É comicamente trágica. Recomendo bastante para quem quer ler algo leve e ao mesmo tempo profundo.

Gabriel Salvador 07/10/2022

"Ô, promessa desgraçada"
Imagine-se no purgatório , pronto para ser julgado, juntamente com pessoas as quais você conviveu por toda sua vida, de um lado o Diabo tentando de todo modo te condenar ,e de outro Cristo ouvindo atentamente a todas  as acusações.Esse é o cenário vivido pelos personagens da obra ?o auto da compadecida?.
Ariano Suassuna fez um excelente trabalho , inspirando -se em outras obras existentes para assim formar este esplêndido livro.É perceptível  as semelhanças que o livro possui com outras obras (?o testamento do cachorro? ,? o cavalo que defecava? e ?o castigo da soberba?), porém Ariano introduz elementos tão singulares e únicos que essa semelhança se oculta em meio a narrativa da história,é como se ele aperfeiçoasse cada elemento retirado das outras obras e compilasse tudo , de forma que ficasse algo singular e se destacasse dentre as diversas obras existentes.
O livro é um clássico da literatura brasileira, recomendo que todo brasileiro que valoriza sua própria cultura leia esta inestimável obra.

Ratinha de Biblioteca 02/05/2021

Cultura popular e sátira marota
Auto da Compadecida é uma obra teatral de forte cunho popular e religioso. Literatura de Cordel do mais alto grau, com uma sátira marota, criticando a preguiça, a corrupção, a ganância; e exaltando o povo sofrido, pobre, desamparado, que precisa se virar como pode.
Edson Camara 02/05/2021minha estante
Execelente livro, adorei o estilo de Suassuna.

Ratinha de Biblioteca 02/05/2021minha estante
Também gostei muito, Edson! Vou procurar outras coisas dele para ler! =)

Manu5 13/11/2021

Ameiii!!!
Amei o livro, bom assim como o filme, eu sempre choro na hora do julgamento, a parte sobre racismo eu acho muito necessária.

Gutenberg Carlos 03/08/2020

Sensacional
Demorei a ler o livro, mas adoro o filme.
Uma obra excelente do mestre Ariano Suassuna.

Uma peça em três atos. Com leitura rápida e fluida.

Impossível não rir em algumas partes.

Em comparação com um filme senti falta de duas ou três partes, mas segue igualmente fantástico. Vale muito a leitura.

Gabriel 16/01/2021

Muito divertido!
Um livro super leve e divertido. Um clássico que todos deveriam ler! Recomendo!

Alan.Felipe 26/09/2022

"Não sei, só sei que foi assim!"
Apesar do livro ser o roteiro da peça de teatro, que não tô acostumado com esse tipo de leitura, consegui me transportar pro filme, que em minha opinião, é um dos melhores filmes do mundo.

Rubya 30/08/2021

Esse livro é sensacional! Uma leitura que flui completamente e nos faz dar altas risadas. Além de nos fazer refletir sobre muitas questões envolvendo religião, classes, ganância de alguns, esperteza de João Grilo para sobreviver na seca do sertão.

weityun 31/07/2023

"Não sei, só sei que foi assim!"
Foi uma leitura rápida e descontraída, só não gostei muito do formato de peça da história por está acostumada com o filme.

renata1004 01/05/2021

não sei, só sei que foi assim!
recomendo muito o filme do livro sabe pérola do cinema nacional muito desconhecida!!! (((ironia

1934 encontrados | exibindo 106 a 121