O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Monica.Fusco 12/04/2021

O tempo e o vento - O continente
História muito bem contada da saga das famílias Terra Cambará e da própria história do Brasil e do Rio Grande do Sul. Muito bom!!

Dodô 11/04/2021

O Continente I
Eu não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso é esse livro. Apesar de ter sido escrito há mais de 60 anos, não tem uma escrita pesada, pelo contrário, é fácil de ler.
Eu acredito ser a saga mais renomada e importante para a literatura brasileira. O Érico sabe fazer com que o leitor se apaixone perdidamente pelos personagens e que te prende tão forte na história que alguém tem que te chamar para parar de ler.
E obviamente, é um clássico!
Muito difícil usar as palavras certas nessa simples resenha para falar desse livro, só sei que saí apaixonada??

Paula 08/04/2021

Um gênio
É um livro maravilhoso. Leitura muito fluida, as paginas passam que a gente nem sente. Uma história meio épics, muito envolvente. Ela se desenrola de forma não-linear, portanto não se assuste com o primeiro capitulo contando uma história toda pela metade. Ao longo dos capítulos o autor vai desenrolando toda a história e estes personagens serão muito bem explicados. É genial, recomendo fortemente a todos.
Alê | @alexandrejjr 08/04/2021minha estante
Ainda não terminei por aqui, Paula, mas também acho que esses dois primeiros volumes vão ficar marcados na minha vida de leitor. Erico é extraordinário.

Paula 08/04/2021minha estante
Ale eu estava pendurada pelo ultimo capítulo há semanas. li em 15 minutos hahahah. Mas é maravilhoso mesmo. Melhor leitura do ano até agora!

Nina 31/03/2021

Mais leve que imaginava
Imaginei um livro denso e difícil, porém a leitura é agradável e a história dos personagens me envolveu. Sabia que era um bom livro, mas mesmo assim me surpreendeu positivamente. Acho que não teria a mesma impressão se tivesse lido na adolescência talvez...
Dio 31/03/2021minha estante
Faz anos que quero ler.

Kira 31/03/2021minha estante
Não é muito rebuscado? Fico morrendo de medo hahaha

Nina 31/03/2021minha estante
Não é rebuscado, mas tem alguns termos da cultura gaúcha, como já morei por lá pra mim é tranquilo, mas nada demais. Do livro toda só tinha uma palavra que eu nunca tinha visto! Eu li bem rápido pro meu padrão de leitura...

Agatha.Przybysz 14/03/2021

Incrível!
Nestas duas primeiras partes da saga O Tempo e o Vento, Erico Veríssimo fez um trabalho incrível! Os personagens criados são humanos, acertam, erram, amam, odeiam tem sentimentos, e o autor deu voz a todos os detalhes como um mestre!
É realmente um livro que faz com que amemos ainda mais a história do Rio Grande do Sul!

bowieschild 24/02/2021

Parece que o vento maneia o tempo
Poderia ficar horas falando sobre esse livro, mas acho que não existem palavras que o descrevem da maneira que ele merece.

PS.: agora vou me cagar de medo sempre que começar a ventar à noite.

Marjory.Vargas 22/02/2021

"Noite de vento, noite dos mortos."
? O livro possui vários diálogos bem machistas (o que retrata bem a época) e gatilho pra estupro ?
O continente é o primeiro volume da saga O tempo e o vento, que perpassa cerca de 150 anos da história do Rio Grande do Sul (e do Brasil). Um romance histórico cheio de personagens para amar e odiar. Numa narrativa não linear, vamos acompanhando a formação da família Terá Cambará desde a colonização dos indígenas lá em 1750 até a derrocada de Getúlio Vargas.
O continente I começa em 1895, durante a Revolução Federalista, quando a família Terra Cambará está sitiada n'O Sobrado.
Assim, intercalando entre esse "presente" e o passado, o autor nos apresenta as origens da família, com muita informação sobre a formação no estado do Rio Grande do Sul (na época, conhecido por Rio Grande de São Pedro).
Primeiro, conhecemos Pedro Missioneiro, filho de uma índia com um bandeirante, que foi criado em uma das missões jesuíticas, e que mais tarde teve um filho com Ana Terra. Aliás, tenho nem palavras para descrever essa mulher. Minha personagem preferida desse primeiro livro, uma verdadeira representação da figura feminina no Rio Grande no Sul no final do século XVIII.
Os acontecimentos narrados em "Um certo capitão Rodrigo" - maior parte do livro - se passam na época da Revolução Farroupilha. Nele, temos a história de Bibiana Terra, neta de Ana Terra, e Rodrigo Cambará, um sujeito que está de passagem mas acaba fincando raízes na vila de Santa Fé.
A mistura entre ficção e realidade é fantástica. Verissimo fez um trabalho incrível nos contando a história do nosso Estado e como todas essas guerras tiveram impactos e provocaram mudanças na família Terra Cambará, representando as inúmeras famílias que realmente passaram por essas situações.
É impossível não admirar Ana Terra ou não querer ser amiga de Bibiana Terra ou não amar (e odiar) o Capitão Rodrigo Cambará...

Nara 15/02/2021

Que livraço!!!
Nunca pensei que fosse gostar tanto dessa saga e essa primeira parte é fabulosa.

Haryadne.Moreto 13/02/2021

Fiquei com receio de iniciar uma nova leitura de Érico Veríssimo depois da leitura de ?Olhai os Lírios dos Campos?, mas também não queria deixar de acompanhar o projeto de leitura coletiva que iniciaria a leitura do Tempo e o Vento, e que muitos falavam muito bem. Resolvi arriscar e fui fisgada pela narrativa rica e apaixonante. Por algumas vezes ainda a narrativa fica cansativa, mais para as 100 páginas finais. O restante do livro caminha também bem pelo tempo, pelas histórias de vida dos personagens, pela história do Rio Grande do Sul, pela narrativa tão bem construída que não tem como não se apegar, se deliciar.

Val Alves 10/02/2021

Política, guerra, machismo, colonização e afins
A narrativa não linear de um romance histórico desenhado de forma primorosa por si só já justificaria o sucesso da obra de c Érico Verissimo.
Mas ele é muito mais que isso. Nos apresenta um contexto histórico entre disputas políticas entre famílias tradicionais do Rio Grande do Sul no século passado, com personagens muito bem elaborados e que funcionam da forma que tem que ser: os que foram pra serem amados serão amados,  os que deverão ser odiados serão odiados e outros causarão sentimentos ambíguos.
A mim agradou principalmente a primeira parte que mostra a colonização e catequização do povo indígena e o consequente sabotagem de sua cultura e cerceamento do direito de usufruir as terras que lhes são de direito.  Pedro Missionario é de longe meu personagem favorito e gostaria que ele tivesse ficado na estória por mais tempo. O desprazer final pelo desprezível Capitão Rodrigo e a submissa Bibiana só fizeram confirmar o talento do Érico em construir personagens fidedignos, mas também- preciso confessar- trouxe sentimentos negativos e uma grande ansiedade de terminar o livro logo pois já estava ficando indigesto.
Enfim, reconhecer a grandiosidade dessa obra não necessariamente significa que existe o desejo de ler os demais volumes que compõem a obra. Provavelmente não vou. Por enquanto, chega dos Cambarás.

caroukruger 10/02/2021

Incrível
Descobri no Erico um escritor que apesar de histórias e falas mais antigas e de difícil compreensão, uma escrita fluída demais. Ele sabe escrever e consegue te envolver muito rápido. Apesar de O Continente vol 1 ser dos anos 1800 até o final do século, a narrativa é jovem, li o livro muito rápido esperando para começar os próximos e entender onde os personagens estarão.
Falando em personagens, a árvore genealógica que ele constrói é incrível e me deixou pensando muitas vezes na sua genialidade para escrever entre tantas gerações e histórias específicas de cada um.

Marciane Maria 09/02/2021

Uma ficção histórica incrivelmente envolvente e emocionante!
Esta história fala da saga de uma família do Rio Grande do Sul através dos séculos, são 150 anos de história da família Terra Cambará. É uma verdadeira viagem no tempo através de batalhas, conflitos, conquistas históricas que definiram e moldaram toda uma cultura a partir do século XVIII, quando a então chamada Província de São Pedro começou a ser colonizada primeiramente pelos espanhóis, depois pelos portugueses e mais tarde pelos alemães e italianos.

Os personagens são muito marcantes e suas histórias de vida dão ao romance toda poesia e encanto! Em meio a uma época extremamente machista, o autor coloca as personagens femininas em destaque, relatando a força e a importância das mulheres em todos os tempos, as grandes fortalezas! A única coisa que senti falta, foi ver mais trechos da trama pelo olhar dessas mulheres.

Uma história longa e fascinante, de narrativa não linear e com uma escrita muito fluida e imersiva, que nos leva pelos encantos dos pampas e nos permite viver de perto todas as emoções dessa gente através das guerras, revoluções e relações sociais e familiares que marcaram a construção do estado.

Neila.Villas-Bôas 08/02/2021

A saga da família Terra-Cambará e a narrativa espetacular de Érico Veríssimo te envolvem de uma forma tão pungente que a vontade é devorar todos os seis livros q compõem o tempo e o vento de uma só vez.