O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

anoca 28/06/2021

só passei raiva e nervoso ai q agonia mas tudo muito lindo, li mais rápido do que eu esperava e tô ansiosa pelos próximos livros

Greice 27/06/2021

Um dos melhores livros da literatura brasileira e universal
Érico Verissimo e José de Alencar são meus autores nacionais preferidos. Senhora, de José de Alencar, foi por um longo tempo meu livro preferido de literatura brasileira, mas confesso que este primeiro livro da trilogia de O tempo e o vento provavelmente subiu ao primeiro lugar do pódio. Que história magnífica! Um verdadeiro épico que conta a história da família Terra Cambará por diversas gerações concomitantemente à história do Rio Grande do Sul e da própria construção da identidade gaúcha e brasileira. Os personagens são alguns dos melhores que já li, complexos, distintos, fascinantes! Ana Terra, o Capitão Rodrigo, Bibiana, Luzia, o Dr Winter , Licurgo... Personagens que todos deveriam conhecer.

Ana Paula 08/06/2021

Ouroboros
Quem me conhece sabe como eu amo uma saga de família, e o que este livro entrega é muito além disso. Acompanhamos os Terra, os Cambará e a interseção entre eles, os Terra-Cambará, durante várias gerações. Porém, não só isso. Acompanhamos a história de uma região, de um país, o nosso. De forma brilhante, Érico Veríssimo traz a macro-política para o dia a dia de um povo, de uma família, de um ser humano. O sangue derramado que banha a história brasileira, o sofrimento de uma nação, adquirem rosto, nome e sobrenome nesta obra. A individualidade da própria vida de uma pessoa é mesclada com a coletividade, da qual estamos indissociados. É um trabalho épico, como a história contada.

O narrador me surpreendeu muito positivamente. Senti que ele, como um cinegrafista dos bons, consegue guiar o espectador-leitor mudando a câmera de foco, de cena, de perspectiva. A vantagem desse cinegrafista literário é que ele consegue adentrar na mente e coração de quem filma. Assim, no meio dos acontecimentos nos deparamos com os próprios pensamentos dos personagens, artifício usado para construir personagens duramente reais. Goste ou não goste de este ou aquele protagonista, é inegável como todos parecem ser pessoas de verdade, que realmente existiram.

Este é apenas o primeiro dos 7 volumes que compõem a famosa saga “O tempo e o vento” e ele já entrega tanto! Entregou amor, recomeço, sofrimento, guerra, vingança e aquele gostinho amargo da inevitabilidade do destino e da dureza da vida.

Fiz esta leitura em conjunto com minhas primas e amei poder compartilhar com elas nossas impressões sobre acontecimentos e personagens. Leitura não precisa ser um ato apenas individual, o diálogo e o debate enriquecem a experiência, ainda mais de uma obra tão farta como esta.

Ouroboros é o símbolo da serpente que morde a própria cauda, dentre os muitos significados atribuídos, está o eterno retorno e o movimento cíclico da morte e reconstrução. Nesta obra o que mais me encantou foi ver esse eterno retorno, entre as gerações, e o movimento cíclico da história do Brasil.

“[...] Só o silêncio do casarão, o vento nas vidraças e o tempo passando…
Bem dizia a minha avó - resmunga d.Bibiana, cerrando os olhos. - Noite de vento, noite dos mortos.”

Marcos.André 28/05/2021

"Érico Veríssimo é um grande autor clássico de nossa literatura, a sua habilidade de nos envolver com uma ficção histórica através de uma família fictícia e tão vivida como a dos Terra-Cambará, é surreal, é uma viajem da qual nunca queremos chegar ao destino, vale muito a pena ler".

Dani Paulino 27/05/2021

Incrivel
Esse livro é uma preciosidade para literatura brasileira, todos os os personagens, o contexto histórico, a escrita...
A gente termina de ler já com saudade dos personagens.

_beatrizo 23/05/2021

Demorei um tempo pra ler esse livro incrível e não foi porque eu não curti mas sim justamente porque é um livro pra ser apreciado, cada personagem, cada fase do livro é igualmente especial.
Se você tem duvida se deve ler ou não, leia! leia!
Virou favorito da vida, com esse livro eu ri, chorei, refleti, fiquei brava em alguns momentos, parecia que eu também estava vivendo com cada um no livro.
Enfim, por esse livro e por outros que meu amor pela leitura só cresce.

Milena300 04/05/2021

Eu gostei da obra, apesar de ter gostado infinitamente mais da narrativa histórica do que o romance. Érico me fez ter um misto de "amor" e ódio pela personalidade das personagens. As vezes ao mesmo tempo e outras vezes com algumas doses inferiores.

Mas no geral eu gostei, o volume 1 foi bem mais rápido e fluído que o 2. Não sei ainda se vou -imediatamente- ler a parte 2...

Eu recomendaria a obra, a linguagem é simples, tem muuuita expressões sulistas e partes bem engraçadas. Só um adendo que o livro físico deveria ter orelhas. Tem um tamanho bacana, a cor das folhas é boa, não é muito pesado, tem espaçamento bom, subcapitulos curtos até e bastante diálogos.
Tem tb muitos versos lindos e referência de outros autores. É uma obra completa!

Muiara 26/04/2021

Muito bom!!!
Achei lento no começo e me perdi em algumas partes, até me acostumar com a mudança temporal.
Cheio de detalhe, focando a historia para a vida de diversos personagens, principalmente os Terra.

Fiquei feliz de ter lido , pois era um encalhado...

Eli.Nascim7 25/04/2021

Eu quando acabava um capítulo ficava pensando em como seria bom ver mais gente falando sobre essa saga simplesmente tudo de bom. O que me deixa mais admirada é q é um livro clássico brasileiro e o Érico criou uma personagem feminina tão forte como a Ana Terra.

Marina Sturbelle 21/04/2021

Fantástico!
Um clássico que deve ser lido e enaltecido. Não tenho palavras pra descrever a escrita do Érico. Tampouco consigo descrever o quanto amei esse livro. Além de ser maravilhoso ler uma grande história como essa sabendo que se passou no Brasil ainda se passa no meu estado, o que faz com que me sinta muito próxima devido aos costumes, linguagem e da citação de lugares que eu conheço, inclusive da minha cidade natal.

Sobre a edição: perfeita em todos sentidos possíveis! ??

Everton Vidal 21/04/2021

Primeiro livro da primeira parte da trilogia "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo, publicado em 1949, que se centra no processo de formação do Rio Grande do Sul, aqui denominado "Continente de São Pedro" (daí o nome do livro). Está dividido em quatro partes, sendo que a primeira, o Sobrado, que corresponde ao momento atual da história (1895), está dispersa pela obra, fazendo com que as outras partes tenham um efeito retrospectivo.

Cronologicamente o romance começa em 1745 com o nascimento de Pedro Missioneiro, cuja trama o autor utiliza para descrever a vida nas Sete Missões, a resistência guarani, sua posterior derrota e a expulsão dos jesuítas. Em 1777 aparece a família Terra, representante dos primeiros colonos da região. Através da história de Ana Terra conhecemos a formação do povoado de Santa Fé, principal centro de ação da obra. Em 1828 entra em cena Rodrigo Cambará, arquétipo do gaúcho valente, carismático e galanteador.

Com personagens e paisagens fascinantes, reflexões sobre a terra e suas guerras, algumas conversas políticas, religiosas, filosóficas e a presença de personalidades reais, o livro tem um forte contorno histórico, exposto desde a perspectiva das mulheres, representadas por Ana e Bibiana Terra, longevas, forçosamente pacientes, principais derrotadas das seguidas batalhas para donde vão seus pais, maridos e filhos, e mesmo assim, principal alicerce dessa sociedade.

"Em certos dias em que o minuano soprava, enrolada num xale e pedalando na roca, Bibiana pensava na avó (Ana Terra), que costumava dizer-lhe que o destino das mulheres da família era fiar, chorar e esperar".

Thamires 15/04/2021

Um grande clássico
O livro, apesar de grande e com muitos personagens, tem uma leitura fluida, que te envolve do começo ao fim. A linguagem é bem simples e algumas vezes coloquial demais. Mostra como o regionalismo e os países vizinhos influenciaram a linguagem do local. Foi interessante ver como a história do Brasil, suas guerras, tensões políticas eram mostradas de forma natural. Os fatos históricos se mesclavam com as vidas dos personagens, suas esperanças e medos.
Vemos como a política e as guerras moldaram a cidade de Santa Fé, como foi construída
O início pode parecer confuso, já que começa no presente, contando sobre o Sobrado. Depois, a história é contade de forma alternada entre o presente e passado.

Sobre a edição: Conta com uma árvore genealógica da família Terra Cambará, o que ajuda muito, uma vez que são muitos personagens. Possui também uma cronologia no final do livro com os fatos históricos e sobre os personagens. A única coisa ruim é não ter orelhas.

Dalsoquio 15/04/2021

O Continente
Dei início a este livro com poucas expectativas, pois, para ser sincera eu não acreditava que conseguiria termina-lo, porque muitas das vezes quando me deparo com um livro grande acabo perdendo a vontade de lê-lo, ainda mais se for um clássico, no entanto O Continente foi um livro que me emocionou e cativou de formas que eu não estava esperando, na metade da história me vi chorando pelas mortes, me alegrando pelas vitórias e sorrindo pelo carisma de alguns personagens.

O Continente estará para sempre marcado no meu coração, com Anna Terra destemida, Pedro Missioneiro com seus sorrisos, Bibiana sempre acreditando no amor e o Capitão Rodrigo com sua vontade de viver. Todos esses personagens me ensinaram um pouco sobre o que somos, o que queremos, o que sonhamos e o que conquistamos. Sempre irei atrás das minhas Rosas Místicas, mas, sempre me lembrando que, é o vento...

Monica.Fusco 12/04/2021

O tempo e o vento - O continente
História muito bem contada da saga das famílias Terra Cambará e da própria história do Brasil e do Rio Grande do Sul. Muito bom!!