Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Janaina 29/01/2022

Calhamaço Perfeito!
Reunindo rica pesquisa histórica com um envolvente romance, o autor nos convida a reviver os bastidores e os acontecimentos decisivos da 1a guerra mundial, sob o olhar de personagens espalhados pelo País de Gales, Inglaterra, Rússia, EUA, Alemanha e (poucos) França.

Apesar da enorme quantidade de personagens, é difícil se perder na trama, que é costurada com o capricho de um grande tecelão que tem o compromisso maior com a perfeição da sua obra.

Apesar de enorme, não cansa. Pelo contrário, deixa com gostinho de quero mais.

Cleto_48 28/01/2022

Primeiro de 2022
Eu não sei bem por onde começar a descrever essa matavilha. Follet mistura acontecimentos históricos com um belo desenvolvimento de personagem (quem me conhece sabe o quanto eu amo).

As interações, as relações políticas, as crises, o contexto histórico, tudo é extremamente detalhadi e imersivo

Bri 26/01/2022

A melhor aula de história
Comecei a ler esse livro com o intuito de conhecer um pouco o assunto da primeira guerra mundial antes de estuda-lo na escola. E não podia ter feito uma escolha melhor.

A narrativa tem pontos de vistas de vários personagens: galeses, ingleses, americanos, alemães e russos, tanto aristocratas quanto camponeses. Assim Ken Follett criou um enredo que apresenta todos os lados da história, deixando tudo simples e claro. Envolvida não apenas com toda a pressão de uma guerra eminentemente, mas também com o drama e o romance de cada personagem, lia 100 páginas sem me dar conta.

Completamente apaixonada pelos personagens e pela narrativa inteligentíssima, logo lerei os próximos livros da trilogia. Com certeza foi a melhor aula de história que já tive e terei.

Dan Lazarini 21/01/2022

Aquele livro que te prende do início ao fim
Livro excelente. Trama bem feita. Essa mistura de personagens reais com fictícios me atraíram a conhecer essa história. Amei acompanhar a trajetória dessas 5 famílias tão diferentes entre si que tiveram seus destinos entrelaçados pela primeira guerra mundial. Ansiosa pra começar a sequência e ver como a segunda guerra afetará ainda mais suas vidas e de seus descendentes

Ana Júlia 20/01/2022

Um primor de romance histórico
Este foi o primeiro livro que li do autor e me surpreendeu muito.

O autor conta a história de uma maneira muito fluida e quando você se der por conta, 800 páginas passaram voando.

Os diferentes núcleos são igualmente interessantes, assim como os personagens individualmente, eu me apaixonei e odiei personagens na mesma proporção.

A ambientação do livro é muito envolvente. Isso é bom e ruim. Faz o livro ser bastante imersivo e você se sentir lá, mas ao mesmo tempo, o ?lá? é na primeira guerra mundial, então não é um lugar muito agradável de se estar. Por isso em muitos momentos eu precisei pausar a leitura, sentia a necessidade de sair de lá um pouco.

A escrita é tão envolvente que em alguns momentos, mesmo sabendo do desfecho histórico, eu me peguei na expectativa crescente de que outra coisa acontecesse.

Um livro muito muito bom, uma verdadeira aula de história com sabor de romance.

fabio.orlandini 16/01/2022

Aula de história
Você vai encontrar narrativas históricas como a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, as Sufragistas, mas também vai encontrar muito romance, muita ação, muita reflexão sobre tudo que aconteceu no mundo e como tudo isso influenciou no mundo em que vivemos hoje. Recomendo

Rosinha88 15/01/2022

Maravilhosa a história!
Nunca tinha entendido direito o início da 1° guerra mundial, nem o começo do ódio aos judeus, alemães e comunistas. Nesse livro comecei a entender como ocorreu algumas histórias, o início da guerra e ao mesmo tempo envolto a um núcleo de outras histórias fictícias muito boas e com um enredo maravilhoso que exemplifica muitas coisas e da uma visão melhor da comunidade e de como a época tava evoluindo, desde a moda e o que era vestido, até os modos como eram os tratamentos entre os aristocratas e os trabalhadores e operários. Gostei muito do livro e o recomendo.

brauner.antonio 11/01/2022

MAIS UM GRANDIOSO TRABALHO
É realmente muito interessante a fluidez com que Ken Follett transita seus personagens e fatos fictícios entre personagens e acontecimentos reais que permeiam nossa história.
Apesar da estória longa (a versão impressa que possuo tem 910 páginas!) ele conseguiu imprimir uma dinâmica muito interessante aos acontecimentos que envolvem diversas famílias espalhadas entre vários continentes, mas sempre com um fio condutor que acaba unindo todas elas, enquanto elas vivem suas vidas durante em momentos importantes como a Revolução Russa e os acontecimentos que desencadearam a Primeira Grande Guerra, bem como seu desenrolar.
Mas, afinal, para quem acompanha o trabalho deste grandioso autor, e que já tenha lido "Os Pilares da Terra", não estranhará nada o resultado final da obra - pelo menos deste primeiro volume. Ainda faltarão mais dois tijolões, que provavelmente também não darão trabalho algum para serem lidos.

Dani996 10/01/2022

História muito bem contada
Imaginei que não fosse gostar por não ser fã de historia, mas me surpreendi com os detalhes reais e os inventados.
Realmente me prendeu para ler até o final.
Talvez eu leia os outros dois...

Rodrigo.Artioli 08/01/2022

Ficção x realidade
Follett descreve magistralmente acontecimentos históricos , ora com personagens fictícios ora reais. Apesar do plot muito político não ser minha área, a narrativa é muito boa e objetiva.

Mel 24/12/2021

Um milhões de estrela ainda seria pouco, que história que livro louca para começar o segundo volume que venha a 2 guerra Mundial

Greice.Felipe 18/12/2021

Muito bom!
Os fatos históricos reais com os inventados foram tão bem misturados que dá realmente para acreditar que tudo que está no livro aconteceu. Um história totalmente envolvente.

Isabella 16/12/2021

Calhamaço!!
Romance histórico sobre 1ª guerra mundial! Adorei fazer essa imersão no contexto político da época, nos países envolvidos e na vida amorosa dos personagens. Um livro de quase 1000 páginas, com pelo menos 5 núcleos de histórias diferentes, mas que super prende a nossa atenção.

Guilherme 04/12/2021

Se eu não gostasse tanto de história, não teria terminado o livro. A relação entre as famílias, que é a parte fictícia da história, é rasa e preenchida de momentos em que reinam a conveniência e a forçada de barra pra história andar de acordo com os acontecimentos da vida real. Eu passo um pano porque só imagino como deve ter sido difícil pro autor costurar esse tanto de coisa junta, mas eu preferiria, talvez, menos personagens, com mais profundidade psicológica e acontecimentos mais naturais e menos convenientes. Alguns personagens são tão caricatos e rasos como uma tábua que dá vontade de virar a página. O cenário russo é o mais interessante e é o que manteve o livro andando, para mim.

Marli 03/12/2021

Queda de gigantes
Nossa! Simplesmente encantada com esse livro! Que autor!
Vale super a pena degustar tantos detalhes tão bem descritos!
Super indico a leitura!