Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

SAVieira 13/10/2021

Queda de Gigantes
Leitores e leitoras, a quantos tempo eu não vos escrevo uma resenha, parece que já faz um século que eu não me comunico com o senhores... brincadeiras a parte realmente fazia muito tempo que eu não escrevia, PORÉM aqui estou eu para comentar sobre a minha mais recente leitura concluída,.
(Entretanto já deixo de antemão que depois de tanto tempo sem escrever acho que perdi um pouco do espírito da coisa kkkk )
Hoje vamos falar do livro que me teletransportou para um século atrás, em plena Grande Guerra, ou como melhor conhecemos, a 1° Guerra Mundial.
Com 910 páginas, um belo calhamaço, o livro "Queda de Gigantes" escrito por Ken Follett vai nos trazer as narrativas dos mais diversos cidadãos de diferentes países europeus ( e o Estados Unidos também) que estão entrelaçados por um mundo em guerra.
Sem dúvida um dos melhores pontos da leitura foi a construção das personagens, que são simplesmente incríveis em te deixar intrigados, fazer passar raiva muitas vezes, ao mesmo tempo que você quer saber mais e mais sobre eles e sua história.Confesso que inicialmente fiquei meio espantada com a lista de 3 páginas de personagens, mas relaxem, ao longo da história eles vão sendo introduzidos pouco a pouco de uma forma que você não precisa logo de cara saber o nome das 1001 pessoas.
Como uma boa amante de história e ficção histórica esse livro já estava na minha mira faz um bom tempo,mas sem dúvidas a quantidade de páginas (por mais que eu ame um calhamaço) me deixava com um pouco “de pé atrás” pois tinha minhas dúvidas se o enredo e a história em si não iriam ficar massantes... agora, neste momento, após lê-lo lhe garanto que foi muito pelo ao contrário, fiquei simplesmente presa e envolta com a narrativa de uma forma que passava até altas horas lendo, (ainda bem que aproveitei esses dias do feriado kkkk) afinal mesmo sabendo como a guerra em si termina nós não sabíamos como os personagens terminariam.
Definitivamente recomendo esse livro para todos que amam história, entretanto, recomendo mais ainda para pessoas que não são tão chegadas no assunto porém gostariam de aprender mais, pois creio é muito mais fácil e divertido aprender dessa forma sobre esse trágico momento histórico,(que verdade seja dita praticamente todos nós amantes de história secretamente, ou nem tanto, amamos.)
[A PARTIR DAQUI CONTÉM SPOILERS]
Sobre os diferentes pontos de vista que a história é contada, gostei muito que eles eram bem claros sobre quem era que estava narrando, diferente de algumas histórias que parece que o autor mistura tudo e nossa mente fica uma confusão. Sem dúvida os meus POV’s preferidos foram os do Walter do Billy e da Maud, o que sinceramente não foi surpresa pois eles são meus queridinhos do livro… já os que eu menos gostei foram os do Lev ,simplesmente o personagem que eu mais odiei ao longo do livro todo, e o do Gus, pois sinceramente até mais da metade do livro pareceram bem irrelevantes, o enredo dele não é ruim mas também não era bom …
Já que acabei comentando do meu personagem mais odiado vou aproveitar para falar do Fritz, o segundo mais odiado (que lutou bravamente pelo posto juntamente com o Lev) no caso a narrativa deve não era ruim, muito pelo ao contrário normalmente muitas coisas emocionantes eram relatadas justamente pelo ponto de vista dele, porém eu simplesmente fiquei decepcionadíssima com ele, no início do livro achei que ele fosse ser um dos “bonzinhos” mas na verdade só peguei raiva dele ao longo do livro, e ele era basicamente um babaca, inclusive até com dó da esposa dele eu fiquei, por mais insuportável que ela seja, de tanto que ele traiu ela.
Agora uma pessoa que eu não me desapontei foi o Walter, ainda bem pois desde a primeira vez que ele apareceu eu fiquei muito com a impressão que ele seria um dos meus favoritos do livro (algo que realmente se concretizou) além disso shippei desde o ínicio ele e a Maud e fique muito feliz que eles tiveram seu “final” terminando juntos, inclusive uma coisa que eu reparei é que o autor tem pena de matar personagens... eu jurava que um dos dois iam morrer e nada… outro personagem que eu também acreditava fielmente que ia morrer era o Billy, como podemos perceber eu já leio o livro preparada pensando que meus personagens favoritos vão morrer.
Bom, essa foi minha pequena (não tão pequena, pois aqui no World já estou na segunda folha) resenha. Até a próxima !
SAVieira 13/10/2021minha estante
A resenha a cima ainda não foi revisada, peço perdão caso encontrem algum erro de ortografia ou de concordância ;)
PS: Prometo que em breve reviso, porém não será nesse momento.

Ro 01/08/2012

Recomendo
Recomendo a leitura deste livro: Queda de Gigantes, o primeiro livro da Trilogia O Século. Passa-se entre 1911 e 1920. Aprendi História, Política, Geografia, através dos personagens do romance, de forma agradabilíssima e nunca entediante. Conheci os habitantes da Inglaterra, os mineiros de carvão do País de Gales, os pobres e os ricos da Rússia pré-revolução, o povo americano, a França e a Alemanha pré e pós 1.a guerra. O autor, Ken Folett, prima pelas pesquisas excelentes, que resultam em obras bem feitas e com gostinho de "quero mais". Ainda bem que este é o primeiro volume e pelo que eu soube, o segundo será lançado em setembro. Magnífico!
Silvia 12/10/2012minha estante
Realmente Ken Follet é o mestre na arte da escrita.

Larissa 27/03/2020

Maravilhosamente instigante
Em livros sobre guerra é necessário ter cuidado para não ficar maçante. Contudo, esse livro não tem nada de maçante. O autor mistura a realidade com ficção de modo inteligente. O número de páginas não somente permite o leitor conhecer fatos históricos sobre a guerra, mas permite-nos sentir um pouco da guerra através dos diversos pontos de vistas, de personagens em diversas localidades, com distintas realidades. A extensão do livro nos permite conhecer bem os personagens, mas sem nos cansar. Nos permite ver os dois ou mais lados da guerra. Em nenhum momento foi uma leitura cansativa, li o livro em pouco tempo para a quantidade de páginas. Se quiser aprender mais sobre aquele período numa narrativa incrível, leiam esse livro.
Giovana 27/03/2020minha estante
Gostei da resenha, me deixou mais animada para dar uma chance pra esse livrão!

Silver Se7e 10/08/2011

Excelente
Todos os livros que li de Ken Follett são de altíssima qualidade, com personagens cativantes, muito bem construídos e com uma trama magnífica.

Em Queda de Gigantes a história se passa em vários países de fundamental importância na primeira guerra mundial, Alemanha, Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos.

Os personagens são pessoas da aristocracia, do povo e também do governo, e suas vidas são mostradas como era o cotidiano dessas pessoas em seus países em tempos de guerra.

Mais que uma bela aula de história, este livro é um retrato EMOCIONANTE do o mundo passou por causa da ignorância humana e um lembrete do que a guerra é capaz de fazer nos lares daqueles que, mesmo não querendo, participam dela.

Espero que a continuação seja tão quanto este primeiro livro.
Silvia 12/10/2012minha estante
Pode ter certeza que as continuações serão ótimas.

Giro Letra 04/06/2011

Queda de gigantes
"- A Alemanha agora ficou sem alternativas - disse Walter. - Não podemos lutar contra a Rússia com uma França hostil atrás de nós, armada e ávida para recuperar a Alsácia-Lorena. Então devemos atacar a França. O Plano Schlieffen já foi acionado. Em Berlim, as multidões estão cantando o Kaiserhymne nas ruas.
- Você vai ter que se juntar ao seu regimento - disse ela, sem conseguir segurar as lágrimas.
- Naturalmente.
Ela enxugou o rosto. Seu lenço era pequeno demais, um retalho idiota de cambraia de linho bordada. Em vez do lenço, usou a manga da roupa. - Quando? - indagou. - Quando terá que ir embora de Londres?
- Vai demorar alguns dias. - Maud notou que ele próprio estava contendo as lágrimas. - Existe alguma chance de a Grã- Bretanha ficar de fora da guerra? - perguntou. - Assim eu pelo menos não estaria lutando contra o seu país.
- Não sei - respondeu Maud. - O futuro dirá. - Ela o puxou para mais perto. - Por favor, me abrace forte. - Então, recostou a cabeça em seu ombro e fechou os olhos."

Queda de Gigantes é o primeiro livro da trilogia O século, que pretende narrar os acontecimentos mais marcantes do século XX, mas com um diferencial em relação a muitas narrativas históricas que conhecemos: os personagens que vivenciam esses acontecimentos não são apresentados como heróis ou malfeitores, são pessoas com sentimentos, interesses, paixões e diversas outras emoções intensas. São essas emoções que as levam a participar dos fatos históricos, a fazer História, que, assim, não aparece no livro como um mero pano de fundo da vida dos personagens. Nessa interface entre o real e o imaginário, à medida que conhecemos os personagens, com seus sentimentos e motivações, somos envolvidos pela História e nela penetramos por uma perspectiva humana. Sobretudo, humana.

A trama se desenvolve em torno de vários personagens em países diferentes. Na Grã-Bretanha, conhecemos Billy William, um rapaz cuja ingenuidade pouco a pouco será perdida, à proporção que é submetido ao trabalho desumano em uma mina de carvão. Perseguido pelos patrões, que nele enxergam um perigo, já que é filho do presidente do sindicato dos trabalhadores, Billy rapidamente terá que se transformar em um homem forte, a fim de que possa sobreviver aos desafios que surgirão em sua vida.

Enquanto isso, sua irmã, Ethel Willians, trabalha como governanta na casa do conde Fitzherbert, dono da mina em que Billy trabalha. Casado com Bea, uma princesa russa, Fitz não está plenamente satisfeito com seu casamento e, quando conhece Ethel, fica encantado com sua inteligência, sagacidade e senso crítico. Ela, por sua vez, também apaixona-se pelo patrão. Mas o destino reserva surpresas para o conde e a governanta.

Muitas surpresas também ocorrerão para Maud, irmã de Fitz. A aristocrata inglesa é uma moça que, aos 26 anos, de acordo com os padrões da época, já está velha demais para ser solteira. E o fato de ser feminista e lutar pelos direitos dos mais pobres não é algo que desperte o interesse dos aristocratas com quem Maud convive. Isso, no entanto, não impede que ela e um amigo de seu irmão, o jovem alemão Walter von Ulrich, apaixonem-se. Trabalhando para a embaixada alemã na Grã-Bretanha, Walter sabe que o relacionamento trará dificuldades para sua carreira e sofrerá a resistência de seu pai, que está disposto a tudo para separá-los. Mesmo assim, os dois estão decididos a enfrentar o que for preciso para viver esse amor.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o jovem americano Gus Dewar descobre não ter muita sorte no amor. Assessor do presidente Woodrow Wilson, Dewar, que já tem uma carreira brilhante, dedica-se ainda mais ao seu trabalho, como uma forma de esquecer a decepção amorosa pela qual passou. Até que, um dia, ele reencontra uma amiga de infância, Olga Vyalov, por quem Dewar se apaixona e a quem pede em casamento. Será o fim das decepções amorosas de Dewar? Terá o jovem americano, finalmente, encontrado o amor verdadeiro nos braços da jovem filha de um imigrante russo?

Pai de Olga, o russo Josef Vyalov havia prosperado bastante nos Estados Unidos. Seu primeiro emprego fora expulsar bêbados de um bar, mas havia crescido o suficiente para se tornar um importante mandachuva, cujos negócios nem sempre eram feitos por vias legais. Graças aos negócios (e a essas vias nem sempre legais), Josef conhece Lev, seu conterrâneo.

Lev e Grigori Peshkov são irmãos. O pai deles foi morto quando ainda eram crianças, a mando da princesa Bea e de seu irmão, Andrei. A mãe dos dois jovens também foi morta quando eram crianças, assassinada a tiros pelos soldados do czar, por participar de uma passeata pacífica. Marcados pela tragédia, os dois irmãos, unidos, passavam por muitas adversidades para sobreviver como operários na Rússia. Eles alimentavam o sonho de ir tentar uma vida melhor nos Estados Unidos. Contudo, a vida deles se transforma a partir do dia em que conhecem Katerina, por quem ambos ficam interessados. Ela terá que escolher entre Grigori, o rapaz bondoso, trabalhador e sério, e Lev, o irmão irresponsável, imprudente e sedutor.

Além dessas, muitas outras tramas se desenvolvem nesse romance. Vidas que se entrecruzam e serão indelevelmente marcadas pelo início da Primeira Guerra Mundial, pela Revolução Russa e por outros acontecimentos desse início de século.

Com uma narrativa envolvente, na qual se misturam ação e romance, Queda de Gigantes mostra como acontecimentos políticos se refletem na vida de todos, de presidentes e reis a mineradores e operários; como acontecimentos históricos, tais como a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa, afetam amizades e relacionamentos amorosos; como esses fatos promoveram transformações político-sociais, levando, por exemplo, mulheres ao mercado de trabalho e à luta pelo direito ao voto. Narrando o dia a dia, nas trincheiras, de soldados lutando por lados opostos, é capaz de apresentar tão bem as motivações de ambos que somos levados a torcer, numa mesma batalha, pelo sucesso de tropas galesas, americanas, francesas, russas e alemãs.

Sem dúvida, uma obra fascinante, que, mesclando personagens fictícios e reais (como o presidente norte-americano Wilson, o parlamentar Winston Churchill, os revolucionários Lênin e Trótski, o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, entre outros), vai nos enredando na teia histórica que constitui não apenas os fatos reais de um dado contexto, mas também a tessitura em que se organiza o romance. Um livro apaixonante e imperdível, o melhor que li nos últimos tempos.

Marcela Vasconcelos
Laura 12/02/2015minha estante
Marcela, devo te dar os parabéns, li Queda de Gigantes a uns dois anos atras e iniciei hoje o segundo livro da Trilogia (Inverno do Mundo) e como já fz um tempo, a história não estava mais clara na minha cabeça e sua resenha foi sem dúvidas, a melhor que li. Me fez recordar o livro praticamente inteiro. Muito bom mesmo!!!!

Fran 21/06/2023

FODA!
muito louco como ken follet transita bem entre fato e ficção, além de criar personagens totalmente odiosos que te fazem se enfiar de cabeça na história
Fabio909 26/11/2023minha estante
Já começou a ler o segundo?

Lu 16/05/2021

Tudo que um estudante de RI queria em um livro
Nunca pensei que iria ler esse livro, em especial porque o tamanho desse livro sempre me assustou na estante da minha casa. Em decorrência da quarentena, fiquei curiosa com o livro e acabei dando uma chance e li as 900 páginas em 10 dias. Foi simplesmente incrível!!! As histórias são envolventes, tem amor, drama, história, geopolítica ( ponto fraco de todo alindo de relações internacionais) e guerra. Acho que por muito tempo li textos de faculdade com aquela letra miúda em papel branco xerocado... Não sabia como eu tava com sdds de ler um livro com uma boa diagramação e entender tudo que estava escrito na pagina. Além disso, sentia que estava aprendendo muito enquanto lia, já que os fatos históricos realmente ocorreram. Livro perfeito se você é um estudante de humanas que quer ler alguma ficção mas ao mesmo tempo tem que sentir que está aprendendo algo! emprestei o livro para meu amigo de curso que já está tendo uma crise de amor com o livro tambem kk
Cinthia.Guil 16/05/2021minha estante
A trilogia é fantástica. Terminei hoje o último livro.

Maurinho 20/04/2012

Uma obra pretensiosa e magistral,...
Quando eu vejo o nome Ken Follett na capa de um livro, já sei que é coisa boa. Nunca vi um livro dele que seja meia-boca. Assim, quando eu vi que ele tinha como projeto um romance que acompanhava os principais acontecimentos do século XX, pensei "esse é galo",...e depois pensei "esse é doido",...porque precisa coragem para essa empreitada.
Aqui, ele resolve acompanhar a vida de cinco famílias, de diferentes nacionalidades (russos, americanos, ingleses, alemães) de diferentes classes sociais (pobres, aristocratas, diplomatas, soldados), e como suas vidas se cruzam, no cenário da primeira guerra mundial.
O resultado? uma aula de história, com toques de romance, traições, guerra, política, violência. Absolutamente imperdível, obrigatório em toda biblioteca.
Regininha 11/05/2012minha estante
Vc já disse tudo. Não precisei de muito para me interessar pela obra qdo o vi na Livraria Leitura. 'Tô louca pra botar a mão nele. Sou vidrada em história... Não dá nem pra vc imaginar como eu estou coçando pra isso. Rsrs

Elton 09/09/2011

Leiam
Um dos melhores livros que já li muito envolvente, amo história e esse livro da um grande giro em torno da primeira guerra ótimo mistura ficção e realidade, personagens com sentimentos aguçados, me ajudou muito a entender detalhes da primeira guerra, sendo esse o ponto forte muito rico em detalhes que nos ajudam a entender como eclodiu a primeira guerra ótimo recomendadíssimo.
Silvia 12/10/2012minha estante
Beleza, preciso ler logo este livro!

Magno 05/07/2014

Grande livro - Perfeito
O livro começa mostrando a vida de pessoas simples no início do século XX, detalhando as vidas das famílias galesas, russas, alemãs, inglesas e americanas.

É realmente incrível a narrativa que o autor impõe aos acontecimentos antes e durante a Primeira Guerra Mundial.
Vemos o início da idéia do que conhecemos hoje como a ONU (Organização das Nações Unidas).

O enredo dado a vida de cada personagem consegue nos prender de forma espetacular.

Confesso que ao ver o livro com suas mais de 900 páginas nos dá um certo receio, porém ao iniciar a leitura percebemos o quanto a mesma é agradável e logo vê-se que esta terminando o livro.

Estou lendo a continuação (Inverno do Mundo) que se mostra tão bom quanto o primeiro.

Extremamente recomendável.
Leonardo 15/09/2014minha estante
Perfeito é a melhor definição para essa obra!
Acabei de ler e ainda hoje inicio o segundo.

Erica Carla 29/03/2012

Trechinho marcante (pra mim)
"Quando desonramos o próximo, pensou Maud, precisamos estar preparados
para, cedo ou tarde, sermos desonrados em troca."
Marcante mesmo :)

André 23/06/2011

Resenha: Queda de Gigantes
O Livro é muito envolvente e mostra de perto como era a realidade na época da primeira guerra mundial. Não sei até que ponto reflete a realidade ou a ficção mas isso não teve influência na minha leitura.

Os personagens são envolventes e quando o livro termina você sente aquela sensação de que vai sentir falta deles.

Existe muito romance, como se espera de um livro do Ken Follet, assim como algumas cenas levemente mais picantes. Se você não curte romance, não se assuste pois o foco é sempre a guerra e o modo de vida naquela época.

Vale a pena ler.

ROJANE 27/02/2011

Queda de Gigante
Como sempre Ken Follett escreve maravilhosamente bem, te coloca dentro do livro já nas primeiras páginas. Me tornei uma personagem literalmente.
As pessoas ilustradas para narrar a história da primeira grande guerra, se fundem aos personagens Reais e o tema fica curiosamente instigante e dificílimo de se largar o livro até mesmo para se alimentar...rs
Recomendo a todos aqueles que gostam do Ken Follett e dos que apreciam uma boa leitura. Além de se deliciar nas páginas deste livro, vais conhecer os bastidores da primeira grande guerra e saber o porque existiu a segunda.....
Mas isso já é a teia tecida para o segundo livro da série.
Estou lendo agora a biografia de HITLER por IAN KERSHAW que nos prepara sem querer para a próxima jornada de QUEDA DE GIGANTES..
OS DOIS LIVRO..... RECOMENDADISSIMOS!

O UNICO LAMENTO MEU, É QUE O PRÓXIMO LANÇAMENTO SÓ SERÁ EM 2012.

Natalia1512 26/04/2024

Como sempre uma obra prime de Ken Follet
Fiquei com receio de ler por começar e enjoar no mio do caminho já que ele é enorme, mas pelo contrario, o livro é magnífico. Eu que tinha que me atentar pro horario se nao iria virar dias e dias lendo ele sem parar. As historias sao magnificas e incríveis. Adoro o jeito como o Ken consegue mesclar a vida de real da ficção, esse livro devia ser obrigatório em todas as escolas!!!!

Vanildo 26/03/2013

Brilhante! Uma história emocionante onde o real e o fictício se misturam. Uma verdadeira aula de História sem aquele conteúdo massante dos livros didáticos.