Um Atalho no Tempo

Um Atalho no Tempo Madeleine L'Engle

Resenhas - Uma Dobra no Tempo

Jr. 10/12/2021

Vale a pena....
A leitura é bem leve, e de certa forma agradável, mas não chega a te prender. As cenas são bem escritas, mas achei tudo meio infantil demais. Os personagens não tem carisma, e Meg a principal é a mais chata de todas, provavelmente deverá melhorar nos próximos livros. Charlie é o inteligente, o diferente e muitas vezes taxado de estranho. Já Calvin é o mais empático, o que traz um bom contrapeso aos outros.
Os três são guiados por três senhoras esquisitas que pouco fazem sentido, mas que são carismáticas o bastante pra te fazer continuar lendo e esperando o desfecho da história.
O que menos gostei foi as grandes citações e conotações religiosas, o que até faz sentido para o contexto da época e da obra, mas achei que foi usado de mais.

Paula.Carollini 09/12/2021

O amor é a chave
O livro conta a história da família Murry. Tudo começar quando o senhor Murry some no universo durante quatro anos. A vida não está das melhores e Meg, a filha mais velha, tem de conviver com o afastamento das pessoas na escola, juntamente com o seu irmão, Charles Wallace. Os dois vivem com a sua mãe e seus dois gêmeos, onde ambos sonham em reencontrar seu pai novamente.
As coisas mudam com a visita de uma estranha em uma noite tempestuosa, onde a mulher fala para a família que o Tesseract realmente existe. Depois disso Meg, Charles e um amigo chamado Calvin (um menino que acabaram de conhecer) embarcam numa viagem pelo universo com três senhoras poderosas que os ajudarão a encontar o senhor Murry.
Uma dobra no tempo traz uma viagem emocionante pelo universo, mesclando conhecimentos de química e física, os quais se tornam essenciais pra entender a dobra no tempo. Os personagens são postos a várias provas, onde terão de conhecer o "Aquilo", o qual pode dominar o interior das pessoas, transformando todos os sentimentos bons em ruins, destruindo o interior das pessoas e que ameaça o futuro do mundo. As crianças terão de buscarem seus potenciais e se conhecerem para poder derrotar o mal que os assombra, onde o amor será o essencial para encaixar as coisas.

P.S. Demorei para fazer a resenha, pois não estava com tempo de ler o livro devido os estudos e quando terminei de ler, me perdi na história devido a não estar lendo todos os dias. Diante disso, fui assistir o filme para poder fazer uma resenha mais ou menos. Aproveito para dizer que esse será o meu último livro do ano, pois estou prestes a entrar em semana de provas e depois não conseguirei chegar nos 30 livros, desse modo, início meus próximos livros em 2022.

Ruan.Oliveira 05/12/2021

Mais do que eu esperava
Ai gente, posso falar? Eu realmente não entendi as críticas que li desse livro por aqui, me apaixonei pela atmosfera, me apaixonei pelos personagens, é tudo tão inocente, é sobre imergir na delicadeza das coisas acontecendo e no ambiente fora da nossa realidade, sem precisar de tantas explicações. Se as pessoas entrassem nessa saga cientes de que é uma leitura infanto-juvenil, talvez não acabassem se decepcionando.
Feliz que pra mim foi total um achado e tô ansioso pra conhecer mais. ???

paginas.de.livros 05/12/2021

Não imaginava amar tanto
Esse livro me tocou de tantas formas possíveis e me ensinou tanto em tão poucas páginas. Realmente amei, as crianças são muito sábias e os acontecimentos não deixam o livro parado.

Stela Nowakovski 02/12/2021

Uma dobra no tempo é um livro de leitura rápida, onde os acontecimentos são simples, mas você precisa prestar atenção. A narrativa envolve magia e cálculos, ou seja, o leitor precisa de uma boa imaginação.
Um pouco de conhecimento de matemática e física, mesmo não sendo obrigatórios, ajudarão na compreensão. Neste primeiro livro foram inseridos alguns fatos que precisam de respostas, as quais provavelmente aparecerão nos próximos volumes.

Camila 30/11/2021

Leitura rápida.
Livro de rápida leitura. A história é sobre dois irmãos em busca do pai pelo universo, nessa busca são acompanhados por um amigo.

Leitor.de.livros. 12/11/2021

Muito Bom
Desculpa, mas essa resenha vai ser mto curta.

Eu li meio devagar, mas a história é mto boa. Tem personagens muito criativos, mas a história parece muito curta...

Tipo, não tem enrolação o suficiente. Eu não gosto de muita enrolação, mas não gosto sem nenhuma também. É tipo, uma história mto boa em poucas coisas. Não é q eu n tenha gostado do livro, eu AMEI.

Ent, super recomendo. Não tem nada indecente.

E também, os sentimentos dos personagens são muito bem explicados.

Conclusão: Recomendo demais.

NaBru 09/11/2021

Fraco
Em dezembro de 2020 eu decidi que queria começar a ler. ganhei ele de presente ainda em dezembro e logo em seguida comecei a ler.
Fiquei decepcionada, pois a edição é perfeita, um dos livros mais bonitos que já vi, mas a história é fraca e sem graça. Não consegui me apagar aos personagens, não achei que eles tem um bom desenvolvimento.
A história pra mim não fez o menor sentido, e demorei praticamente um mês todo para ler.

Luana.Cristina 07/11/2021

Viajando Pela 5° Dimensão
Levei um bom tempo para ler este livro, era um daqueles que ficava encostado na estante, esperando sua vez, que nunca chegava. Como minha mãe havia tentado ler antes e não se interessado tanto, alegando que o livro era meio sem graça, meu interesse por ele diminuiu bem mais. O motivo de ter iniciado a leitura foi que me forcei a ler todos os livros que ainda não tinha lido. Para minha surpresa, acabei gostando bastante da história de Uma Dobra no Tempo.

É o primeiro livro de ficção científica que leio, e sinceramente, me senti uma pessoa inteligente lendo ele. Com tantos termos, citações e teorias, como por exemplo o próprio Tesserato. Eu como fã de Star vs as Forças do Mal, adorei essa parte sobre viajar entre dimensões. O livro nos mostra que isso pode ser possível na realidade que vivemos.

E apesar de tudo isso, é uma leitura fácil e tranquila. Até me apeguei a ela. Flui bastante se você se empolga. Mas também te segura um pouco se não estiver tão empolgado assim...

Eu acho que vale muito a pena conhecer essa história, que nos ensina e nos leva a novos lugares, sem nem precisar sair de casa...

Alicia139 02/11/2021

Uma das ficções científicas mais fáceis que já li
Apesar de ter o lado difícil que todo livro de ficção científica tem, a leitura flui muito fácil.
A temática é muito interessante e os personagens super envolventes.
Você se vê apegado as crianças e torcendo pra que tudo de certo com elas.
Com algumas revelações inesperadas, a história te prende do início ao fim.
Planetas magníficos, seres diferentes, a parte de ambientação da história é muito fascinante.

nics 27/10/2021

ótimo para a época em que foi lançado.
A obra é bastante monótona e não tem muitos acontecimentos, mas é um livro publicado na década de 60; ele era, com certeza, avançado para a época, além de ser um marco importante para a fantasia.

Adryelle 27/10/2021

Uma Dobra No Tempo
O livro em si é bom, a amizade entre as crianças, o tanto que eles cuidam um do outro é muito fofo.
Admito que esperava um outro final ao livro, não que esse seja ruim, mas esperava algo maior, talvez melhor kkksksk. Vou ler os próximos livros da série, mas ainda tenho boas expectativas sobre, quem sabe eu goste mais do final do próximo livro.

Carol 18/10/2021

Um livro infantil e curto, porém que se arrastou bastante. A ideia é boa, mas não consegui gostar dos personagens. As senhoras quequeé, quem e qual me irritaram bastante e a protagonista também. Não gosto muito de livros que colocam crianças como se soubessem tudo e muita coisa não foi explicada direito. No geral, não gostei e não pretendo ler a continuação.

NatAlia.Zangirolymo 13/10/2021

Muito chato
Acho que essa obra funciona bem como uma introdução a ficção científica para crianças, mas para adultos é irritante demais. Os diálogos são artificiais e cheios de filosofias que surgem do nada, alguns personagens agem de um jeito esquisito sem explicação alguma, é como se a autora não soubesse como um ser humano funciona, e o desfecho se resolve do nada, chega a dar vergonha alheia. Apesar disso o livro tem seu valor histórico, por ser uma obra de ficção científica escrita por uma mulher nos anos 60. Em algumas passagens a religiosidade da autora é jogada na nossa cara e isso me incomodou, mas isso também demonstra que ela era mente aberta, pois conseguiu incorporar ciência e religião em sua obra sem anular nenhuma das duas, achei isso positivo. A história deixa algumas pontas soltas, creio que há mais explicações sobre certos personagens nas sequências, mas eu não vou ler.

Danielle M Tostes 11/10/2021

Preciso começar dizendo que amo literatura infanto-juvenil e amei ler Uma dobra no tempo. Já tinha esse livro há algum tempo e vê-lo citado em uma das minhas leituras recentes (Sal and Gabi break the Universe) aumentou as minhas expectativas, que foram mais do que correspondidas. E definitivamente preciso ler mais obras de ficção científica. Sendo alguém que acabou enveredando pra área da Física, ver alguns elementos científicos inseridos em histórias é tão legal! E meu lado professora sempre fica se perguntando se eu conseguiria trabalhar alguns desses textos em sala de aula. Mas estou divagando muito, preciso falar do livro.

Gostei muito de como as crianças da família Murry, apesar de bem diferentes, são companheiros e se entendem e protegem. Amei o Charles Wallace, tão inteligente mesmo tão novinho. Me identifiquei com alguns dos questionamentos e expectativas da Meg. Gostei muito de como o Calvin, mesmo sendo de certa maneira um "elemento surpresa", foi membro essencial da equipe. E adorei as citações da sra. Quem!

Acho que o livro traz para reflexão questões muito importantes e gostei muito da lição que ele quer passar. Acredito que isso é uma característica essencial nos livros infanto-juvenis: trazer algum ensinamento. Recomendo!

site: https://vivotentando.blogspot.com/2021/08/resenha-uma-dobra-no-tempo-madeleine.html