Uma Dobra No Tempo

Uma Dobra No Tempo Madeleine L'Engle

Resenhas - Uma Dobra no Tempo

Ledger 24/07/2022

Decepcionada.
A proposta do livro era muito incrível, o livro tinha tudo pra ser um dos melhores, porém a leitura foi enfadonha, pois a autora enrola demais com aspectos não tão interessantes, ao invés de abordar o assunto com mais fluidez, por isso chegar até a metade do livro, já se torna uma tarefa bem difícil e terminá-lo então... ?
Sou uma fã assídua de ficção científica e em assuntos do espaço, por isso acho que um assunto tão abrangente teria muita capacidade de ter sido melhor desenvolvido.

Murilo Heber 22/07/2022

Um livro mediano.
Comecei a ler este livro com uma grande expectativa. A premissa parecia ser muito interessante, com uma edição muito bonita e relativamente caprichada.
O início do livro realmente me prendeu, com uma introdução dos personagens e da história em geral muito boa. Entretanto, no desenrolar da história, os personagens apresentados eram bem chatinhos, com destaque para a Meg, a personagem principal, que se mostrou muito "melancólica", e o contexto da história começou a ficar bem estranho. Algumas dúvidas também surgiram e não foram respondidas( Provavelmente as respostas virão nos outros livros da série). Enfim, não comprarei os próximos livros da série, mas valeu a experiência.

@pequenasdicasliterarias 19/07/2022

5/10
Esse livro traz uma premissa incrível. Gosto bastante de histórias sobre viagem no tempo e todo o aspecto trabalhado pela astrofísica e o universo. Porém, apesar do início se desenrolar de uma forma que nos prende, do meio pro fim é mais do mesmo: um vilão muito mal, uma força maligna e protagonistas indefesos que conseguem derrotá-lo, sem que se explique como. Achei que a autora iria se debruçar mais nos conceitos astrofísicos mas fica tudo muito a margem.

Um adendo: tem filme inspirado no livro com a Reese Whiterspoon no elenco.

Steh 18/07/2022

Adoro viagem no tempo
Sabe, esse livro eu li sem ver as avaliações dele, simplesmente porque eu me atraio por viagem no tempo, mas agora eu admito, devia ter lido as avaliações.
Não é que seja um livro ruim, só não me prendeu, talvez eu tivesse gostado mais dele se eu tivesse lido quando tinha 13 anos.
Mas mesmo não tendo sido uma das minhas melhores leituras, vou continuar lendo a saga, quero ver se consigo fazer ranking dos melhores aos piores ksks!

Ana Carolina Andrade 17/07/2022

Grande potencial totalmente desperdiçado
O livro tinha tudo para ser ótimo: uma premissa interessante, viagem no espaço, novo conceito de tempo, jovens enfrentando o peso da liderança, união de religião e ciência? Mas a história deixou DEMAIS a desejar.
Nenhum dos desafios parece fazer sentido. A autora não oferece explicações de por que as criaturas sábias, que supostamente auxiliam nossa protagonista na jornada, não podem resolver tudo elas mesmas. A própria protagonista parece coadjuvante até quase o fim do livro, e é uma chata de galocha durante a leitura quase inteira. Atitudes e sentimentos mudam bruscamente em apenas algumas linhas, também sem aparente explicação. Tudo é muito apressado, inclusive o desfecho do livro. Além disso tudo, a descrição do cenário é muito fraca, sem nos permitir realmente visualizar o mundo construído.
A única coisa que salva é o livro ser bem curtinho e rápido de ler, porque do contrário teria abandonado a leitura.

Duda 12/07/2022

É um livro muito legal, bem tranquilo de ler, uma historia incrível. A algum tempo eu li a versão da Darkside books que é em quadrinho e acabei ficando com vontade de ler essa versão.

Victória Guimaraes 02/07/2022

Uma Dobra no Favoritado
====== Resenha ======

Meg Murry nossa querida protagonista sempre foi uma
menina sem concentração e que tinha muita
dificuldade na escola, diferente de seus irmãos,
Sanduy e Dennys porém não tão diferente de Charles
Wallace, seu irmão mais novo, seus pais eram
cientistas famosos e por isso era sempre alvo de
piadas na escola...

Junto de seu irmão caçula e seu amigo Calvin O'Keefe,
Meg decide embarcar em uma jornada perigosa e
arriscada onde grandes perigos a esperam para
procurar seu pai que desapareceu em uma viagem a
trabalho há muitos anos.

Os três passam por diversas dimensões com a ajuda
de três adoráveis senhoras que levam eles para onde o
pai de Meg está, porém não é só a vida de seu pai
que está em jogo, lutaram grandes batalhas antes de
conseguir voltar para casa.

====== OPINIÃO ======

Nunca fui muito de ler livros ou HQ's de ficção
científica mais essa obra literalmente me deixou
arrepiada, li ela em pouquíssimas horas, acho que
foram 3 horas pra ser exata.

A energia da Meg de buscar as respostas para os seus
problemas e para buscar seu pai é linda e contagiante,
estou doida para ler a versão em livro, que também é
uma opção para aqueles que não curtem HQ's.

Eu só conhecia o filme até que consegui comprar essa
HQ (que eu tava procurando a tempos...) e de verdade,
valeu muito a pena porque ela é incrível, amei muito
ela e claro, sendo uma edição da @darksidebooks eu
não esperaria uma edição mais perfeita e caprichada.

Espero que tenham gostado da resenha e até a
próxima publicação, me contem nos comentários se
vocês gostam de HQ's também.

#darkside #darksidebooks #hq #resenha
#resenhaliterária #ficção #umadobranotempo📚
#resenhanacional #resenhadeficção #resenhadeHQ
#booktan

site: https://www.instagram.com/p/CfkOvHhoPh0/?utm_source=ig_web_copy_link

Rech_ 29/06/2022

Mais uma vez a Darkside entregou tudo na edição, lindo de mais todos os detalhes vistos com cuidado
Mas a história...

Nyaaara 25/06/2022

Uma leitura ok
Meg Murry e seu irmãozinho, Charles Wallace, ficaram sem o seu pai cientista, o senhor Murry, há cinco anos, desde que ele descobriu um novo planeta e usou o conceito conhecido como tesseract para viajar para lá. Junto ao seu novo Calvin O'Keefe, e guiado pelas três misteriosas viajantes astrais conhecidas como sra. Quequée, sra. Quem e a sra. Qual, as crianças iniciam uma perigosa jornada para um planeta que possui todo o mal no universo.

Como o livro é em quadrinhos é super rápido de ler, não foi o tipo de livro no qual a me prendeu mas eu diria que é um livro "legal" de se ler.

Luiza737 24/06/2022

Uma Dobra no Tempo
Como eu amo esse livro!!! Personagens interessantes, uma ótima protagonistas, fantasia misturada com ficção científica, viagens por outros planetas, não teria como ser melhor.

Bea 13/06/2022

Foi o livro mais legal que eu li desse gênero, até então.
Apenas achei muito sem noção colocar crianças pra salvar o pai e o universo, além de romantizar uma criança beijar um adolescente.
Acho que a pressão em cima de Meg foi muito grande também, a sabia o que tinha que fazer e ela ia, mas estava com medo. Isso não significava que as Sras. tinham o direito de falar o que ela tinha ou não o que fazer, muito menos falar de forma tão ignorante com uma criança.

Sofi_drevek 05/06/2022

Esperava mais...
Foi muito difícil avaliar esse livro: 3 estrelas parecia muito; 2,5 parecia pouco.

A proposta da história em si é boa, porém o livro não é muito bem escrito. Diálogos ruins, relações forçadas (como a do Calvin com a família Murry ou a da Meg com a criatura). A narrativa às vezes é muito fraca, parece que a autora estava com pressa quando escreveu, deixando muitas coisas confusas para o leitor.

Alguma das críticas ao livro reclamam da mistura de religião e ciência e confesso que isso havia me incomodado um pouco também, mas, após ler um discurso no qual a autora justifica isso, falando que a fé não necessariamente se separa da ciência - "o que há de maravilhoso no Gênesis não está no que ele foge da ciência, mas em como ele é incrivelmente preciso." - eu revi minha opinião e ela realmente conseguiu abordar isso no livro de uma forma sutil apesar de, novamente, confusa.

Enfim, a partir do capítulo 9, o livro começa a ficar um pouco mais envolvente, mas ainda assim com aquela sensação de que foi escrito com pressa. Confeso que esperava mais dessa obra tão estimada, considerada clássica e com adaptações. Talvez a Sofia de 12 anos tivesse gostado mais; Talvez para época que foi escrito (década de 60) essa bagunça de viagens no tempo, aliens e teletransporte sem demais explicações estivesse bom. Mas, para mim, deixou muito a desejar. Ainda estou pensado se vou ler o próximo livro da série - "Um vento à porta" - ou abandoná-la por completo.

LuDosLivros12 04/06/2022

Uma dobra no tempo
QUE LIVRO PERFEITO!

Para mim, Uma Dobra no Tempo é uma mistura perfeita de ficção científica com fantasia, duas coisas que eu amo. Adoro as mensagens sobre amor, liberdade, esperança e da luta do bem contra o mal abordadas na história.

Os personagens são ótimos e o enredo me prendeu do primeiro capítulo ao último. Com certeza é um dos melhores livros que já li.

Em 2022 o livro faz 60 anos mas continua inspirador.

Evy 04/05/2022

Uma viagem maravilhosa!
"Eu também não entendi o que aconteceu, mas uma coisa que aprendi é que você não tem que entender as coisas para elas existirem".

Antes de ser publicado pela primeira vez em 1962, o livro infanto-juvenil Uma Dobra no Tempo foi rejeitado mais de 30 vezes pelas editoras e Madeleine L'Engle, uma escritora muito à frente de seu tempo, quase desistiu de ser escritora. Ainda bem que não o fez. Após a publicação, o livro encantou os leitores e críticos e recebeu 4 prêmios importantes: Medalha Newbery, Prêmio Sequoyah Book, Prêmio Lewis Carroll Shelf e 2º lugar no Prêmio Hans Christian Andersen.

Essa adaptação para os quadrinhos, reimaginada e ricamente ilustrada por Hope Larson, traz a história de Madeleine numa edição lindíssima da Darkside (novidade!) e nos mostra o porquê de suas histórias terem atravessado o tempo e as gerações e ser até hoje considerada um clássico! Uma Dobra no tempo conta a história de uma família diferente: um casal de cientistas e seus filhos peculiares e com inteligência acima da média e aborda temas importantes como o bullying e o ódio semeado pelas diferenças.

"Somos felizes porque somos todos iguais. Diferenças geram problemas. Você sabe disso, não sabe, cara irmã?""

O pai cientista, o físico Dr. Murry, está desaparecido há 2 anos em uma missão no espaço e numa noite de tempestade, a família recebe a visita super esquisita da Sra. Quequeé. Charles, o filho mais novo e "peculiar", parece conhecê-la e convence a irmã Meg e seu mais novo amigo, Calvin a visitá-la em sua casa, onde conhecem também a Sra. Quem e a Sra. Qual. Juntos, eles partirão para uma jornada em busca de qualquer indício do paradeiro do pai, mas acabam mesmo é descobrindo algo maior: o universo está sendo atacado por uma força perigosa que suga a luz dos planetas e das estrelas, chamada Escuridão.

"Terrivel. É terrível. Ver aquilo faz eu me sentir como se nunca mais fosse ser feliz".

De forma sutil e muito bem trabalhada, a autora nos leva para um mundo de fantasia mas cheio de reflexões sobre o ser humano. E foi nisso que o livro me ganhou. É sim, uma história bem diferente, cheia de viagens, mas entre uma loucura e outra (que eu nem gosto de classificar dessa forma, afinal as histórias trazem essa abertura e é a gente, muito ligado ao que é normal e real que reluta em mergulhar no desconhecido e vivenciar novas experiências que podem até parecer malucas, mas sempre tem algo a nos ensinar), há sempre uma reflexão importante.

Inclusive, em um determinado ponto, a autora nos mostra um mundo onde todas as pessoas são iguais e deixa uma mensagem essencial sobre a importância de ser único. A autora é simplesmente genial na narrativa, traz uma história cheia de camadas e nuances e apesar de ser classificada como infanto-juvenil, é para todas as idades e pode trazer interpretações e percepções diferentes dependendo do momento de leitura.

"Eu não entendi o que ela disse, mas acho que era pra eu não me odiar por ser apenas eu, nem por ser do jeito que sou".

A graphic novel além de belíssima, traz uma experiência de leitura ainda mais fantástica com as ilustrações compondo as descrições e diálogos do texto. Uma história que deveria estar próxima de todas as crianças e adolescentes tanto para incentivar a leitura, como para sentirem-se acolhidos em contato com temas tão atuais e cotidianos. E também dos adultos para trazer reflexões importantes, além do encantamento que a rotina do dia a dia muitas vezes tira dos nossos olhares.

Me apaixonei pela história e pela autora. Super recomendo a leitura!!

venusarellano 01/05/2022

Queria muito dizer que entendi esse livro
é confuso, eu sou muito burro pra entender perfeitamente o que se passa e me senti muito deslocado. Mas a proposta é muito boa, e queria muito ver o desenvolvimento da história... Porém, sinceramente não estou com interesse de ler, confuso, eu sei, mas esse livro em si é confuso.
De qualquer forma, eu gostei muito, mas achei os personagens mal explorados e a narrativa maçante