A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

amandabcca 28/08/2021

Catherine eu te amo!
Como já diz o título, Catherine é uma personagem incrível! Ela é forte, quando quer algo corre atrás, não importa o que os outros digam, mesmo se for considerada imprudente. E quando erra, assume e se arrepende. Ela é uma pessoa que eu adoraria conhecer..

Passei bastante raiva lendo o livro por causa de certos personagens aí, e fiquei

Anna Beatriz 23/08/2021

Jane Austen era uma gênia
Quinto livro que li dela, não me decepcionou, as críticas sociais de Jane Austen são sempre necessárias, ela sabia como escrever uma história fascinante com elementos simples, muito bom.

Lívia 23/08/2021

um dos livros mais divertidos que já li!
a abadia de northanger me surpreendeu com esse caráter divertido e, às vezes, um tanto sombrio.

embora não tenham muitos momentos sombrios, a protagonista faz questão de criá-los! e eu amei isso! muito engraçada, essa catherine...

novamente, romances de jane austen não são romances contemporâneos! eles foram escritos como críticas à época, então não espere um casal de tirar o fôlego.

não previa o final, mas até que gostei ? embora tenha sido meio apressado, como a própria autora comenta.

se precisar sair de uma ressaca literária, esse pode ser o livro perfeito!

Mi Rubin 15/08/2021

Catherine é uma personagem e tanto.
Se impõe, busca o que quer. Não abaixa a cabeça facilmente.

Porém acho que faltou romance e até um pouco de drama rs

Ela merecia um romance arrebatador!
E ele foi bem distante e confuso, uma pena.

iamdudis 11/08/2021

Mistério da Abadia
Foi o primeiro livro da Jane Austen que eu li. Devo dizer que não foi tão empolgante o quanto eu acreditava, pois vejo muitas pessoas fazendo juras de melhores livros. Tenho outros 4 livros que tenho vontade de conhecer e farei logo a partir.

Referente a este livro nossa heroína Catherine Morland é uma jovem carismática, leitora voraz de livros de terror e muito ingênua, porém nada manipulável. Gostei da forma que Catherine lidava com os problemas que acontecia, principalmente com as amizades que tentavam ter controle dela.

Henry Tilney é uma homem inteligente, afetuoso e carismático de uma família abastada de cavalheiros. Gostei da Eleanor Tilney também (sua irmã).

A parte de suspense achei legal, mas de forma geral não me encantou. Devido a época a Jane escreveu livro de como os casamentos eram realizados de fato, normalmente o mais perto de uma história de amor era afeição pelo(a) parceiro(a).

Luana Karla Nogueira 11/08/2021

Abadia De Northanger
Jane Austen não decepciona. A leveza dessa história me encanta. Acompanhar a doce Catherine com sua fixação pelo romance e pelo mundo fantasioso descobre sobre caráter e da força de suas convicções.

Brunna.Urbanski 04/08/2021

Decepcionada
Nossa estava muito ansiosa para ler essa história...mas faltou história na verdade...terminei pensando que poderia ter lido um livro melhor
ranacstll 04/08/2021minha estante
É o livro que menos gosto da Jane ?

Brunna.Urbanski 04/08/2021minha estante
Fiquei até com preguiça de ler o resto na verdade..????

ranacstll 04/08/2021minha estante
Ah, nãooo. Não desanime, os outros são bem melhores (pelo menos pra mim)

Lilian.Cava 02/08/2021

O mais fraquinho até agora...
Não sei se é porque esse é o quinto livro da Jane Austen que eu li esse ano, mas achei que ele meio que vai pra lugar nenhum.

Gostei muito de como ela mudou a forma de narrativa, conversando com o leitor e também trouxe uma protagonista mais molecona.

Mas não achei que o livro se sustenta e suas reviravoltas não surpreendem.

risi 21/07/2021

O mais diferente da autora
De cara a gente vê uma diferença na escrita da autora nesse livro (pra quem já leu Jane Austen antes). Aqui ela fala com o leitor em alguns momentos, o que é muito interessante. Além disso, esse mecanismo torna as criticas sociais da autora muito mais diretas nesse livro, já que ela não só coloca isso na história como também para de narrar a historia apenas para fazer suas criticas.

Desde o começo eu me envolvi com a historia e os personagens, sendo esse meu terceiro livro da autora estou acostumada a rotina das pessoas da época e a ficar de olho nos personagens da autora pois eles tendem a ser muito mais do que a primeira impressão mostra. E com isso a história só cresceu pra mim, e o tom de mistério de quando ela vai pra abadia foi muito bom também. Sempre que pegava o livro eu não conseguia parar de ler.
Pra mim esse livro está atrás apenas de orgulho e preconceito, e tenho certeza que mesmo depois de ler os outros livros da autora esse aqui ainda vai está como um dos meus favoritos.

sés 16/07/2021

o livro é bom mas...
a história ficou tão gostosinha no final, demorou bastante para eu me apegar ao livro, um pouco depois da metade consegui entender o que tava acontecendo, e os vários acontecimentos que me chocaram um pouco, mas o livro é adorável, só o início que me deixou confuso

Clara 05/07/2021

Parado, monótono e previsível!
É o primeiro livro da Jane Austen que leio e confesso que fiquei muito decepcionada, achei a história muito rasa e fútil, poderia ser muito bem um conto pois nessas 240 páginas não aconteceu nada que não fosse previsível.
A autora nem se aprofundou nos sentimentos do casal principal, eu entendo que em romance de época as coisas sejam mais lentas, mas eles nem chegam a ter mais de uns dois ou três momentos sozinhos!
Ler esse livro foi nada mais nada menos que entediante e cansativo, apesar de eu gostar bastante da estética do cenário do livro definitivamente não foi de fato uma leitura prazerosa. Talvez eu só não esteja acostumada com esse gênero literário, por isso pretendo ler outro livro da autora futuramente para ver se tiro outras conclusões.

-Frases que gostei:
''A amizade é certamente o melhor bálsamo para as dores do amor frustrado.''
''Ninguém pode querer roubar a atenção de um sem ferir os direitos do outro.''
''Tais sentimentos deveriam ser examinados, para que tomem ciência de sua própria existência.''
''Uma perda as vezes pode ser um ganho...''
''Havia uma boa dose de bom senso em tudo aquilo, mas há algumas circunstâncias da mente humana em que o bom senso tem pouca influência.''

Francieli57 02/07/2021

O início tava assim.... ?
Eu comprei pelo preço, e achei q ia gostar da história e tudo mais...ok, terminei.
No início do livro até umas 150 pág, a leitura tava tédio. Só quando cat foi pra abadia que ficou interessante, daí pra frente eu li tudo de uma vez só!
Adoro os tilney (menos o pai deles)
Peguei ranço dos thorpe, que menina FALSA.

Dèèh 02/07/2021

A Ábadia de Northanger
Eu achei a leitura muito arrastada no início, até o meio pra ser precisa. Mais depois em certo ponto, eu achei a leitura muito melhor comecei a me apaixonar por Catherine, não é um dos meus livros preferidos, porém pra começar a ler livro de época pode ser até uma boa indicação. Vou ler outros livros da autora pra decide qual é o melhor
Francieli57 02/07/2021minha estante
Eu li arrastando ate a página 150 por aí meu Deus