A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Laura.Michelangelo 06/05/2024

Esse foi um dos que eu mais gostei da Jane Austen, porém ainda continuo achando a leitura cansativa e alguns personagens são muito irritantes, só pensam em si e ficam armando para a principal.

Heitor144 05/05/2024

Não recomendo
O último que leio, pelo menos por enquanto, da Jane Austen, e o que posso dizer é que esse é o pior.
A escrita é totalmente monótona, assim como nos outros livros, e como sempre bem enrolada.

Lendo os livros da autora, lembrei da novela/série malhação, que iam mudando os personagens mas seguia-se sempre o mesmo cenário e a mesma história.

Helena 28/04/2024

Meio confuso
Esse livro começou muito bem mas vai piorando, raras são as cenas a partir da metade que são realmente relevantes.
O casal aqui fica junto muito do nada tipo nem faz sentido a paixão deles.

flavisy 02/04/2024

Tentei ler outro livro da autora para não julga-la sem ter muito conhecimento, resultado: a estrutura é a mesma.
Acho a escrita dela monótona e ela enrola muito até que o casal fique junto e quando finalmente ficam, ela finaliza o livro rapidamente. Sinto falta de um maior detalhamento da história quando o casal finalmente se declara.
Além disso, os personagens masculinos dela (os que li até o momento) são problematicos e geralmente tem falas que diminuem as mulheres.

Abner47 19/03/2024

Uma obra que encanta
"Abadia de Northanger", uma obra encantadora escrita por Jane Austen, nos transporta para o mundo da jovem Catherine Morland, uma heroína cativante que nos guia através de sua jornada de descoberta e autoconhecimento.

A história começa com Catherine, uma moça simples e inocente, sendo convidada para passar uma temporada na Abadia de Northanger, com a família Tilney. Logo de início, somos introduzidos ao charme da sociedade inglesa do século XIX, com seus costumes e convenções.

A escrita de Austen é elegante e perspicaz, nos permitindo mergulhar nas intricadas teias sociais e nos dilemas interiores dos personagens. Catherine, com sua imaginação vívida e ingenuidade, nos leva a enxergar o mundo através de seus olhos, tornando-se uma companheira encantadora ao longo da narrativa.

O enredo se desenrola com uma combinação habilidosa de romance, mistério e comédia. À medida que Catherine se envolve em intrigas e mal-entendidos na Abadia de Northanger, somos levados por uma montanha-russa de emoções, desde momentos de puro encantamento até situações de desconcerto e confusão.

Austen nos presenteia com uma galeria de personagens memoráveis, cada um com sua própria personalidade e peculiaridades. Henry Tilney, com seu charme e inteligência, conquista não apenas o coração de Catherine, mas também o nosso. E Isabella Thorpe, com sua manipulação sutil, nos lembra das armadilhas da sociedade.

O cenário da Abadia de Northanger se torna quase um personagem por si só, com seus corredores sombrios e segredos ocultos, proporcionando um pano de fundo perfeito para os acontecimentos da trama.

Ao longo da leitura, somos confrontados com questões atemporais sobre amor, amizade, decepção e autoconhecimento. Jane Austen nos lembra, de maneira sutil, da importância de enxergar além das aparências e das ilusões criadas pela nossa própria imaginação.

"Abadia de Northanger" é uma obra que encanta e inspira, uma verdadeira joia da literatura inglesa. Com sua escrita envolvente e personagens cativantes, Jane Austen nos presenteia com uma história que permanece viva em nossos corações muito depois de fecharmos o livro.

Ellen707 21/04/2024minha estante
Seu eu pudesse, queria esquecer deste livro AKAKKAKAKAKAK

Jessi Dante 21/04/2024minha estante
Ellen, bem isso kkkk

Jaina 28/02/2024

Esperava mais
A história é bem legal, mas não acho que se encaixe bem na categoria romance, pois o mesmo é bastante raso. A história com foco na Catherine e como ela vai se desenvolvendo no mundo, descobrindo os primeiros amores, as primeiras decepções, formando sua opinião e aprendendo a identificar o que é "bom" e o que "não é bom" é muito divertido, facilmente da pra ver que a personagem evolui na história. O romance em si e a parte da abadia, sendo muito sincera, foram rasos e arrisco a dizer que um pouco decepcionante. Mas de toda forma é uma história muito divertida, com reviravoltas bem interessantes.

Gabiashu 03/02/2024

Fim
"...deixo que seja decidido, a quem quer que isso compita, se o objetivo desta obra, no todo, é recomendar a tirania parental ou recompensar a desobediência filial."

UM beijo Jane Austen, pelo menos UM beijo poderia ter ?

Afinal, o irmão de Henry era um galinha, sem carácter que a situação o julgou, ou foi por conta da história ter sido contada pelo ponto de vista da ignorante, no ocorrido entre ele e Isabella, Catherine?

Elly.KP 01/02/2024

É um livro muito bom, dos que eu li da Jane até agora é um dos que eu mais gostei.
Único ponto negativo é os Thorpe(Isabella e o irmão dela), dois chatos otarios.

Fernanda697 31/01/2024

Catherine Morland, uma jovem descrita como não muito bonita, sem bons modos e fã de romances góticos (mal vistos na época), mas que crê sempre no lado bom de cada pessoa. Ela passa um período em Bath, na qual conhece Isabella Thorpe e se tornam amigas inseparáveis.

Daniely2 30/01/2024

A abadia de northranger
Eu amei esse livro, facilmente um dos meus preferidos da Jane, apesar de ter achado o casal meio blé e sem química, senti falta da interação entre eles.

Solidade. 28/01/2024

Gostei da história, só acho que por não estar acostumada com o tipo de escrita conseguir me prender a leitura foi difícil, a leitura foi cansativa, fiquei meio confusa com o excesso de detalhes narrados em alguns momentos.
Eu recomendo para quem gosta de romances de época e já está acostumado com o vocabulário usado.

Ratinha de Biblioteca 26/01/2024

Austen ironizando os romances!
Neste romance divertido e cheio da ironia fina de Jane Austen, a autora conta-nos a história de Catherine, uma heroína sem quaisquer qualidades especiais, mas que adora um romance!
Os romances são discutidos aqui e apresentados ou como perda de tempo ou uma excelente diversão. Catherine é bastante impressionada por "Os Mistérios de Udolpho", um livro real, escrito por Ann Radcliffe em 1794. Ela vai para Bath, a famosa cidade de águas termais, com uma família amiga, os Allen, e irá viver aventuras dignas de suas histórias favoritas dos romances!
Ah, e detalhe: Abadia de Northanger do título só aparece lá pela metade para o fim do livro!