A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Mille Terra 24/02/2023

A Abadia de Northanger
Terceiro livro que leio da Jane Austen e continuo amando cada obra dessa autora. Nesse em especial fica claro em como os personagens são bem montados e diversificados entre si. A nossa mocinha da vez é mais ingênua e vê muita bondade nas pessoas devido ao seu coração grandioso, mas devido aos acontecimentos presentes nessa história ela acaba mudando e conhecendo um outro lado das pessoas, que por mais que doa a faz amadurecer.
Quanto ao romance, sinto que ficou um pouco de lado e só sendo de fato enfatizado no final.
Mas ao todo é uma obra incrível e como sempre muito bem escrita.

Jessica 22/02/2023

A Abadia de Northanger
Romance, Inglaterra, século XVII e Jane Austen. A combinação perfeita pra um romance. A história de Catherine e Tilney é envolvente e cheia de drama e até mistério. É o segundo livro de Austen que leio e é o meu preferido. Seu toque debochado trás comédia pra história e torna a leitura fluída.
É um ótimo livro pra começar a ler Jane Austen!

Kaylanne.Sibelly 10/02/2023

Jane Austen dispensa apresentações
Adorei a história, apesar de as vezes a ingenuidade da personagem me deixar meio irritada. Ela dificilmente vê mal em alguém, tanto que se deixa viver em uma amizade tóxica. E a abadia, que é o título do livro, só aparece realmente na metade da história, o que é muito bom, porque torna tudo mais bem construído do que se a personagem tivesse, por exemplo, simplesmente sido jogada lá desde o começo. Da escrita não tenho o que dizer, amo a Jane. Foi uma leitura tão rápida e divertida que tive que virar a madrugada para ler todo de uma vez.

Eduarda 09/02/2023

Romance numa vibe de terror
Um romance nada parecido com os romances comuns da Jane Austen. Essa autora arrasa no quesito mistério e emoção.

O terror que me refiro, não é aqueles assustadores, que dão medo. Então, pode ler tranquilamente.

É um clichê emocionante e gostoso de ler.

Mariana 05/02/2023

como é terrível ler uma obra em que a mulher tem um pensamento inocente, dada a época, o contexto, o patriarcado etc

enquanto geral em volta dela tá agindo igual cobra, ela tá tentando ver bondade neles.

queria arrancar Catherine de lá

Fernanda847 04/02/2023

Muito divertido
Não acho que seja o melhor da escritora, mas é um bom livro. Dá pra se identificar com a protagonista do começo ao fim, mesmo as burradas que ela faz.

Maria, lua do Lucy 03/02/2023

Nossa nem tão heroína, Catherine!
Já esperava que o foco do livro fosse o tal Abadia de Northanger.

Nossa heroína Catherine, com 16 anos, com poucas experiências de vida. Senhora Allen a chama para viajar com o seu marido a Bath, para fazer a menina sair da sua cidade natal.
Após, algumas semanas sem ninguém pra puxar o assunto, a Senhora Allen encontra a sua velha amiga da escola, agora casada e com suas três filhas.

Nisso vai contando toda a trajetória da Catherine de como lidar com as primeiras amizades. Lidar com a Isabela, amiga interesseira e traiçoeiras, com um homem desagradável como o irmão dela, o senhor Thorpe e um outro que a chamou atenção, o Henry Tilney. A família dele, a convida a passar algumas semanas com eles na Abadia, para conhecer o lugar, ela não quer perder isso por nada na vida.

As melhores partes foram as expectativas dela do lugar que achava que seria como nós livros, macabro e gótico, encontrando passagens, manuscritos que poderia mudar a opinião que tinha do pai do Henry, como se ele fosse um marido que maltrata-va a antiga esposa e um assassino. Totalmente, quebrando a cara de vergonha!

O casal Catherine e Henry foi fofo de se ler, contudo, faltou mais cenas dos dois e a declaração dele.
Regis 04/02/2023minha estante
Ótima resenha, Maria. Ficou muito boa. ????

Maria, lua do Lucy 04/02/2023minha estante
Obg! ??

Djaniabarbos@ 31/01/2023

Que história perfeita!
Amo romances de época!

Leitura super leve e fluída, a escrita da Jane Austen é realmente maravilhosa e as críticas a sociedade machista da época, claro, não poderiam faltar.

Não esperava a montanha russa de emoções. Hahaha
O final foi esperado e super fofo. ??

Elen Ximenes @quemleganhamais 24/01/2023

A abadia de Northanger
Jane Austen me encantou com sua ironia! Um romance com uma protagonista normal, sem grandes habilidades ou atributos físicos encantadores.

A autora constrói sua história a partir de elementos comuns da sociedade em que ela estava inserida. Uma sociedade focada em aparências (nada novo debaixo do sol), mesquinhez, arrogância, onde o valor e dignidade da mulher estavam completamente ligados à figura masculina e os casamentos pareciam mais contratos financeiros. Morri de tédio com o fato da protagonista ficar viajando para casa dos outros, como se a vida resumisse a bailes, vestidos, penteados e busca de pretendentes. Ainda bem que não vivi nessa época!

Este romance me fez ser muito grata! Grata pela liberdade de ser o que eu quiser ser. Grata por meu valor e dignidade não depender de uma figura masculina. Grata por poder gostar do que eu quiser, e não precisar seguir uma cartilha de "coisas de mulher" (que para mim, são um monte de frescuras). Grata por ter a liberdade de escolher com quem me casaria. Grata por minhas preferências e opiniões serem consideradas dentro do meu círculo familiar.

Kananda.Rayra 22/01/2023

uma perda de tempo ?
ainda tô tentando entender qual o propósito desse livro além de me deixar com sono enquanto lia. O Henry carregou ele nas costas, isso é fato.

clara 21/01/2023

Demorei quase um ano pra ler esse livro, pelo amor que livro ruims coloquei essa nota só oq é Jane austen