A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

sophiataylors 07/05/2023

SR. TILNEY CASA CMG?
Segundo livro q eu leio da Jane austen. E eh MIL VEZES melhor q o 1? q eu li. OS PLOTS MEU SENHOOOOOR. Os únicos pontos negativos foram q n me apeguei a nenhum personagem tirando o sr. Tilney e a Isabella ( ? ) e q em uma parte eu achei mto arrastado

Lana 05/05/2023

"A abadia de Northanger" é um romance escrito por Jane Austen em 1798, depois revisado e publicado postumamente em 1817. A história gira em torno de Catherine Morland, uma jovem ingênua que é convidada por amigos da família para passar uma temporada em Bath, cidade de moda da aristocracia inglesa do século XVIII. Lá, ela conhece o jovem Henry Tilney e sua família, que a convidam para visitar a Abadia de Northanger, uma antiga mansão isolada que supostamente é assombrada por fantasmas e segredos sombrios. Catherine se encanta com a ideia de explorar a abadia e descobrir seus mistérios, mas ao chegar lá percebe que a realidade é bem diferente do que imaginava. Ela acaba se vendo envolvida em uma trama de intrigas, invejas e escândalos, e precisa aprender a lidar com as consequências de suas ações e percepções equivocadas. Ao final, Catherine consegue esclarecer os mal-entendidos e encontrar a felicidade ao lado de seu amado Henry. O livro é considerado uma crítica mordaz aos romances góticos da época, que se concentravam em tramas sobrenaturais e melodramáticas. Jane Austen usa sua narrativa para destacar a importância da honestidade, da simplicidade e da moderação em contraposição à falsidade, à vaidade e ao excesso de imaginação.

izabelly 20/04/2023

Minha inserção ao mundo de Austen
O primeiro livro da Jane Austen que leio e assumo que gostei mais do que esperava. É um romance clássico, cheio de referências à época em que foi escrito, porém, com uma leitura fácil e "fluída", apresentando uma protagonista com uma imaginação bastante fértil que gera momentos de curiosidades e até cômicos, deixando a narrativa mais divertida aos leitores.
Admito que senti falta de mais interações de Catherine com os irmãos Tilney, principalmente com o Henry, mas isso não deixou o esperado romance entre eles menos interessante de ler ou a amizade dela com Eleanor menos verdadeira.
Por fim, foi uma leitura que realmente valeu a pena!

Nathalia.Ottaiano 16/04/2023

A Abadia de Northanger
O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a tranquila e, por vezes, tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz de romances góticos.

Eu gostei muito da história, principalmente como cada coisa era descrita!!!
A Cat às vezes era bem ingênua mesmo, não via o mal nas pessoas e se deixava levar facilmente!
Para chegar no ponto de Abadia antes tem muita história e contexto, então se você pensa que o livro começa logo de cara com a abadia, sinto muito, você pensou bem errado!
O ritmo vai indo as poucos, claro, para também fazer parte do contexto antes de ela ir para a abadia, mas, eu gostei de como foi se desenvolvendo aos poucos! ;)

Do meio ao fim eu achei mais perfeitinho ainda, mas achei que o livro em si poderia ter se desenvolvido mais (por isso as 4 estrelas) mas ainda assim, gostei!
Não vi muito romance, mas o que teve eu gostei bastante.
Gostei da leitura por ser de poucas páginas e também que foi o livro que eu li bem rápido se comparar com os outros que já li da Jane!
Então, eu possivelmente iria recomendar esse livro para quem quer começar a ler mais clássicos!
E sim, a leitura vale a pena

"(...) Tais sentimentos deveriam ser examinados, para aqueles que tomem ciência de sua própria existência."

mmarcela 15/04/2023

Primeiro livro que li da autora
Catherine era um pouco ingênua em certos momentos, não via maldade nas pessoas. Tanto que larga de mão si mesma e convive com uma amizade tóxica.
Senti em certos momentos que o romance foi deixado de lado, faltou detalhes.
A escrita em si me prendeu muito, tenho certa dificuldade em ler romance de época, mas com esse a leitura foi deslizando levemente.

Recomendo :)

isa eaton 12/04/2023

Em quem confiar?
Meu Deus que você precisa ter muita paciência pra não deixar os personagens insuportáveis desse livro atrapalharem a sua experiência.
Também estressa o fato que a Catherine é ingênua e não acreditava quando tinham provas que as pessoas que ela confiava não eram de boa índole, o que atrasa muito o desenvolvimento geral do livro.

Fiquei beem decepcionada com a Abadia, porque eu esperava um lugar incrível, enorme, cheio de segredos, parecido com os romances góticos que a protagonista lia, fiquei bem surpresa quando já tinha passado a metade do livro e ela nem tinha mencionado a abadia ainda. Fiquei triste quando as teorias mirabolantes da Catherine eram um surto e na verdade a estadia dela na abadia foi bem comum.

As últimas páginas do livro que tiveram "bastante" ação e reviravoltas foram muito mais interessantes, achei o final ali meio confuso e apressado, mas foi de acordo com o que eu esperava e queria que acontecesse.
4 estrelas porque acho que poderia ser melhor, mas gostei muito da leitura!!

"Recomendar a tirania parental ou recompensar a desobediência filial?"

daniela!! 09/04/2023

220 anos de lacre
Com certeza esse é um dos melhores livros que eu já li!! Apesar de ser bem antigo tem um ritmo muito bom. Os personagens são maravilhosos, cheios de vida, opinião e românticos demaisssss! (claro, né?)
Terminei o livro apaixonada, iludida e querendo visitar uma abadia velha.?

Hevelyn27 07/04/2023

Não tenho muito o que dizer
Eu gostei até mas sei lá achei os machos desse livro chatos kkkk mas marquei todos os livros citados nesse livro hehe

Maria10430 02/04/2023

Essa leitura de época foi uma das mais difíceis pra eu terminar, parece que a história não desenvolvia, mas não por culpa do livro até pq Jane Austen é extraordinária, mas por conta da minha dificuldade com livro desse tipo, mas é bom.

Clara1470 02/04/2023

é que...
Bom, foi um livro rápido de ler (demorei, fazendo pausas, cerca de 5 horas e meia) e bom, demorei um pouco a entender do que se tratava, até demorei a entender oq acontecia no desenvolvimento da história. Por algum motivo, escolhi esse livro do meu box para ser o primeiro a ler da Jane Austen. Não estava muito acostumada com a escrita dela, apesar de me lembrar um pouco da escrita da Lucy Maud Montgomery. Não é um livro ruim, acho que só é mediano mesmo.

Jessica 29/03/2023

Achei em alguns momentos muito interessante o pensamento da autora sobre as dificuldades das mulheres, sobre o preconceito na época c os livros de romance e é bem legal quando ela fala direto c o leitor, mas a história me deu preguiça no geral

Duda 25/03/2023

Catherine é legal mas senti falta dos conflitos intensos
Essa leitura é fácil, fluída e a conexão com personagens é imediata. Porém, senti falta dos conflitos, acontecia algumas coisas mas nada muito
apocalíptico, então faltou enredo. Gostaria que tivessem desenvolvido melhor a história da Isabella e como isso afetou a Catherine. Além disso, achei o romance meio morno e não gosto 100% do Henry, mas entendo que antigamente os homens conseguiam ser mais chatos que hoje em dia.
Ademais, gostei como a autora defendeu romances góticos e a importância deles para leitores que apreciam esse tipo de leitura.

Não foi um livro que me marcou entretanto posso reler...

PS: tem muito contexto antes de entrar na parte da Abadia de Northanger...