A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Kim 22/07/2023

A Abadia de Northanger
Esse é o segundo livro que eu leio da Jane Austen, e não me arrependo de ter lido.
Gostei do livro, fiquei ansiosa junto com a Catherine para descobrir se as teorias delas estavam certas.
O final me decepcionou um pouco, não ficaram pontas soltas mas confesso que eu esperava mais do romance...

Amorinhaa_ 17/07/2023

Eu gostei bastante desse livro, a história é interessante, não foi 5 estrelas porque a escrita da autora não me prendeu muito, tinham algumas palavras que eu não conseguia entender, acho que a linguagem em si não me prendeu ao livro, mas até entendo né foi de uma época diferente e eu já esperava por isso, eu percebi que a autora escreve mais detalhes e coloca poucas interações, eu esperava mais interação tanto entre o casal quanto os outros personagens. Eu recomendaria porque é um livro com poucas páginas e a história em si é legal.

@umaleituraenadamais 09/07/2023

Adoro o deboche da Jane
Que a Jane é minha escritora favorita disso todo mundo que me conhece já sabe e agora que conheço mais essa obra estou ainda mais viciada em seus livros. Se você que conhece os livros dela sabe o quanto é bem mais divertido que qualquer adaptação cinematográfica. Você consegue conhecer o ser.humank que Austen foi pelos seus livros. Foi divertido demais ler Abadia, adorei a Catherine.

Ely 08/07/2023

Amei, com certeza.
Catherine, nossa heroína, teve um final feliz. Mas o que mais me interessou foi suas aventuras. Fiquei com medo junto com ela quando ela vasculhou o armário. E desconfiei que ela própria tenha trancado ele kkkkk.

Mah 05/07/2023

A Abadia de Northanger
Este foi o livro que li mais rápido da Jane Austen, tirando Orgulho e Preconceito, eu amei a história tive várias sensações lendo, mas recomendo a leitura.

Tati Bertoldo 30/06/2023

Abadia de Northanger
Esse livro é o último que leio de uma compra que fiz a um tempo atrás. Já havia começado a le-lo porém por alguns motivos não consegui ler mais. O que mais me prendeu na leitura foi a sátira feita a todo momento pela autora. Cada comentário que era feito me fazia rir e entender o quanto ela estava a frente do seu tempo. Não se tornou o meu favorito da autora mas sem dúvidas um que recomendo muito.

Boo.ksstar 28/06/2023

A Abadia de Northanger
Muito legal o livro, com boa escrita e uma história fluente. Achei ele realmente como uma história contada e também que foi uma história leve. Protagonista leitora que eu achei incrível!

Belinha 25/06/2023

A Abadia de Northanger
Catherine Morland, tem17 anos, é apaixonado por leitura com castelos etc. Ela vem de uma família de 9 irmãos, não é rica, mas também não é pobre, muito ingênua e não está acostumada com vaidade.
Ela é convidada por amigos para passar uma temporada na abadia de Nothnager. Ela está tão inserida nas leituras góticas, fantasmas, castelos com passagens secretas, que ela acha que vai viver uma aventura fantástica na Abadia.
Ao mesmo tempo que a autora faz uma sátira com o gênero gótico ela também defende e reforça o quanto ela acredita ser importante a leitura e a escrita de romances. Eu gostei muito apesar de não ter afinidade com esse tipo de leitura.

rafamassagardi 19/06/2023

A prova de que fanfiqueiras extistem há mais de dois séculos
A Abadia de Northanger é um romance divertido, bonito e irônico. Acho que o que mais gostei foi a imaginação da protagonista, uma leitora de romances góticos. É bem fácil se identificar com ela.
No geral, carrega o cenário, enredo e narrativa ao melhor estilo da Jane Austen, então recomendo se você gosta da autora ou de romances do século XVIII.
izy :) 19/06/2023minha estante
que resenha simpática, nem gostei mto de "razão e sensibilidade" mas fiquei com vontade de tentar ler esse

rafamassagardi 19/06/2023minha estante
Tenta sim! É muito bom!?

daniela!! 19/06/2023minha estante
Amo esse??

mirianbezerra 20/06/2023minha estante
eu amo os livros da jane austen

mirianbezerra 20/06/2023minha estante
eu já li orgulho e preconceito, emma e persuasão, pretendo ler todos os livros da lenda

AMEI O TÍTULO KSJSKSJSKSKS

rafamassagardi 21/06/2023minha estante
Também pretendo ler todos dela! Já li Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Emma, Persuasão e A Abadia de Northanger!

Ana :P 21/08/2023minha estante
Já li orgulho e preconceito, qual vc me indica pra ler depois?

rafamassagardi 21/08/2023minha estante
Acho que Emma! É bom demais!!?

Joy 15/06/2023

Eu não gostei muito, tive dificuldade de ler! Achei chatinho, paradinho e afins. Foi meu primeiro livro da Jane e para ser sincera, não sei se terá o segundo kkkkk

Menezes 13/06/2023

Esse é o meu 5° livro da jane e eu tava acostumada com o modelo dos outros livros dela e fui esperando ser o mesmo nesse mas ele é diferente, de todos o que eu menos gostei (ela é uma das minhas autoras favoritas mas esse livro não me prendeu muito, achei meio monótono e a história parecia que não ia pra lugar nenhum)

Amanda.Izabella 12/06/2023

Em uma sátira genuína aos romances góticos, Jane Austen constrói um narrativa com reviravoltas inesperadas. Ela consegue nos arrastar pelos corredores da abadia e pelas maquinações de Catherine.

cardign 08/06/2023

É um livro lindo
Eu amei o livro, achei muito levinho e bom de ler, mas eu esperava um desenvolvimento melhor deles, eles são fofos mas eu realmente gostaria de saber mais deles.

Rafaela 05/06/2023

LIVRO PERFEITOOOO
Esse sim é um livro de romance de época! Que história maravilhosa!
Ele se passa durante a Temporada da Alta Sociedade Londrina, então quem gosta de Os Brigertons, e já sabe como funciona as festas e cortejos, vai se sentir em casa com esse livro!

O romance é bem desenvolvido, a protagonista tem momentos de dúvida sobre com quem ficar, há várias tramas durante a história, que são desenroladas de pouco em pouco. É maravilhoso!
Esse livro sem dúvidas entrou para os meus favoritos.
Eu não sei como descrever o quão bom eu achei esse livro. O protagonista masculino é o sonho de muitas leitoras, assim como eu, então é natural que a gente torça para eles ficarem juntos. É um livro que não te deixa parar de ler até terminá-lo.

Marques 31/05/2023

Meu fav da Jane Austen
Esse é o primeiro livro da Jane Austen que eu li. Apesar de ter sido um dos últimos publicados - é, inclusive, um livro póstumo -, foi o primeiro que a Austen concluiu, entre 1798 e 1799. Escolhi ele como primeiro justamente para ver a evolução da autora ao longo dos quase 20 anos de escrita de romances.

Jane Austen foi uma das primeiras mulheres escritoras a criar heroínas em suas histórias, em uma época em que as mulheres não eram criadas para ganhar seu próprio dinheiro - muito menos trabalhando com arte. Histórias que, à época, eram contemporâneas, hoje nos abrilhantam os olhos com romances da época Elizabetana.

Justamente por isso, nos Séculos XIX e início do XX foi muitas vezes criticada por colocar suas heroínas sempre com os mesmos costumes e modos. Hoje podemos notar como, mesmo seguindo os costumes do Século XVIII, as heroínas de Austen buscam reconhecimento e um tratamento de igual para igual com os personagens do gênero masculino.

Esse é o caso de Catharine, a protagonista de "A Abadia de Northanger", uma garota que é uma leitora ávida, com uma curiosidade incessável e, claro, uma paixão por um nobre rapaz - ou não seria uma obra de Jane Austen.

O mais curioso na escrita desse primeiro romance é a forma como, mesmo em ocasiões triviais, como um almoço em família ou uma tarde no campo, Austen consegue prender a atenção do leitor, não com diálogos ou descrições, mas com a onisciência da narradora, que tira suas próprias conclusões e participa da história, mesmo não sendo personagem.

Para você que quer começar a leitura de romances de época, com certeza "A abadia de Northanger" é uma ótima pedida!