A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Myllena55 14/09/2023

Minhas Impressões ?
Considerando que esse foi o 1° romance escrito, mas não publicado da Jane Austen, em relação à escrita, não achei tão inferior aos demais. Desde essa 1ª obra, Jane Austen já era uma grande escritora, e, quando observamos seu amadurecimento literário com o passar do tempo, relacionando com a grandiosidade das obras seguintes, percebe-se que a singularidade e característica narrativa da autora, na minha opinião, foram bem representadas na obra em questão. Amei o fato de durante algumas passagens ela se utilizar do narrador personagem, gosto particularmente quando um autor faz isso. ? A leitura foi bem prazerosa e fluida para mim. ?
? Rápida impressão sobre a obra (não tem spoiler):
Jane Austen me fez tombar mais uma vez com as expectativas de romance que foram criadas. Fui com a mesma ilusão de que seria entregue romance para eu suspirar. Estou deveras "decepcionada"!, rsrs. O jeito foi me conformar com as migalhas que apareceram. ? Uma coisa é certa, alguns dos personagens da Jane Austen têm sérios problemas com gente pobre kkkk. Ainda bem que dessa vez não era com um dos enamorados. ?

Maria 12/09/2023

Assim como os outros livros da jane austen( tirando Orgulho e Preconceito) eu demorei para ler e em alguns momentos a história ficou arrastada, porém diferente de Persuasão, esse e os outros livros os personagens me prenderam mais , a história um pouco também.

LahSilva 08/09/2023

Demorei um pouquinho, porém o conclui é um livro leve, acredito que é um ótimo começo para quem quer ler clássicos.

Camila 06/09/2023

Jane você tem meu coração ??
A única coisa que sei dizer sobre esse livro é que eu AMEI! Não acredito que deixei ele parado por tanto tempo na minha estante.
O que falar da nossa heroína Catharine? Me identifiquei em muitos momentos com a protagonista, a sua ingenuidade no começo do livro, sua curiosidade, sua forma muitas vezes fantasiosa de ver as coisas.
Dei muitas risadas com esse livro, ainda mais com os Thorpe. Kkkkkk.
Mesmo o romance tendo ficado em segundo plano, gostei muito do desfecho dele.
E a escrita desse livro é uma maravilha, a forma como a Jane se comunica com o leitor de uma forma tão "natural" não é algo forçado e cansativo como já vi em outros livros.

Luciely 03/09/2023

Esse livro me cativou de uma forma incrível, a escrita é uma das mais simples de entender da Jane e me conquistou por ser uma história de descobertas do muito e foi tão encantador como as críticas sócias do mundo dela era colocadas de forma bem delicada, esse livro foi um livro muito fofo, amei.

AllandaS 30/08/2023

Mais um cinco estrelas!
Mais um livro da Jane que eu adorei, tem um ótimo senso de humor, uma boa critica e uma alfinetada nos costumes da época que só a autora sabe fazer.
Ele é bem curtinho e dinâmico. Acompanhamos o amadurecimento da protagonista que acontece de forma tão natural que parece até que ela é uma pessoa real.
Tem personagens odiosos e personagens apaixonantes.
O romance é um adicional maravilhoso, bem construído e nada forçado, o livro se encerra da melhor forma possível.
Gostaria de ver uma boa adaptação cinematográfica desta obra.

Sarah587 29/08/2023

Foi a meu "primeiro" livro de época e eu gostei, é interessante como se desenrola e a escrita da Jane é sensacional. Eu particularmente gostei dessa história e fiquei extremamente contente com o final, não tava aguentando mais o casal enrolando tanto mas enfim. Queria ter descoberto mais algumas coisa como sobre a Isabella sabe... porém acho que entendi. É muito bom mas pra quem gosta de uns pegas logo quando se conhecem eu não recomendaria.

Yasmin.Pedroso 17/08/2023

Leve..
Não é um dos melhores da Jane, mas é uma leitura gostosa, leve e que você dá umas risadas com a lerdeza da protagonista.

Janaina.Oliveira 15/08/2023

A Abadia de Northanger - Jane Austen
Catherine é uma jovem do interior é convidada para passar uns dias na temporada de Barth, logo uma amizade com Isabella Trorp é formada, e é cada vez mais fortalecida quando James, irmão de Catherine se apaixonado e noivo de Isabella. O irmão de Isabella também demonstrava muito interessante em Catherine, porém seu coração já havia sido requisitado pelo senhor Henry Tilney e ela teve ainda mais oportunidades de conhecê-los quando foi convidada para a Abadia de Northanger, lar dos Tilney onde sua aproximação com Henry era incentivada pelo General Tilney.
Porem subitamente, Catherine é praticamente expulsa da casa pelo General Tilney que tinha saindo em uma viagem e voltado fora de hora, expulsando na primeira hora do dia Catherine, o que poderia ter feito a jovem para ofender tão terrivelmente o General? E sua amor por Henry, como ficaria? E sua amizade com Eleanor?

Layani.Gabrielly 09/08/2023

A Abadia de Northanger
Durante a leitura parecia realmente que a autora estava conversando diretamente comigo, as críticas nele são muito propícias e mostram como Jane Austen provavelmente estava frustrada ao escrevê-lo

Dainara.Coelho 01/08/2023

História muito boa. Levemente diferente das outras que li da Janne A. Doce, leve, suspense, mistérios e romance. Uma leitura agradável.

Mila 30/07/2023

Esse livro é bom, prende sua atenção, você deseja continuar lendo mas não é perfeitoo igual aos outros livros da Jane Austen

Silva 28/07/2023

Ok
A história é rápida sem muito aprofundamento, principalmente no romance. Mas, quem busca uma leitura leve e rápida esse livro é ótimo, mas não é o melhor da autora.