A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Maria 25/11/2023

Obra de jane austen que mais gostei
E creio que isso se deve ao fato de que todos os outros livros dela (que vem nesse box) tem filmes, os quais eu ja tinha assistido, e por isso a experiência de lê-los não foi tão emocionante.

gostei da personagem, da história, das reviravoltas e do enredo, só o general me desagradou no final, mas enfim, no geral eu gostei (isso pq eu n dava nada pra esse livro, só li pra bater a meta do ano).

Taissa 24/11/2023

O título não explica totalmente o enredo
Romance escrito por Jane Austen, a obra apresenta como protagonista Catherine Morland. Uma jovem que aos seus dezessete anos sem chance de conseguir um pretendente no vilarejo onde a família mora, inicia uma viagem com amigos da família para a conhecida Bath em busca de uma mudança.

A partir dessa viagem somos introduzidos para conhecer alguns pontos turísticos da cidade inglesa e um pouco da rotina da população da época. Não sendo meu primeiro contato com a autora, mas sim meu terceiro livro de Jane Austen, gostaria de detalhar minha experiência de leitura comparando com as outras duas obras que já li: Persuasão (meu favorito até o momento) e Orgulho e Preconceito.

O enredo segue com um narrador onipresente no processo da história, isso me deixou extremamente envolvida ao decorrer das páginas ao observar os comentários da própria Jane sobre sua heroína (forma que optou por chamá-la durante a história). Na reta final da história isso se mostrou mais forte e para mim, um ponto chave para minha avaliação positiva sobre a obra. As obras anteriormente citadas não apresentaram isso.

Jane conseguiu, como sempre, colocar os valores cristãos nas atitudes de seus personagens e assim mostrar as faces cruéis e fúteis que as pessoas conseguem tomar de acordo com seu caráter e julgamento da mesma forma que expressar suas qualidades através das palavras descritas ao longo das páginas. O general Tilney, forte personagem a partir de quase toda a história, demonstrou as duas fases de forma impressionante e impactou de forma direta na viagem de nossa heroína.

A ideia de explorar um pouco o suspense/terror em seu romance me surpreendeu de forma positiva, eu não esperava as descrições que estava lendo e me diverti bastante. Catherine e sua louca imaginação sobre a Abadia de Northanger e seu passado foram hilários, além das belas descrições do edifício interna e externamente.

Os títulos das obras da Jane sempre entregam exatamente o que ela irá explorar em seu enredo e aqui não foi diferente, talvez um pouco mais de esforço já que não se referia à um sentimento, atitude ou habilidades de uma pessoa. Porém, remete diretamente à uma paixão da protagonista: coisas antigas.

Para finalizar, Henry Tilney é tema do último parágrafo desta resenha. No final demonstrou ser um personagem de forte vontade e valores em comparação à seu pai. Carismático, bem humorado, atencioso e querido pela irmã, Henry foi mais um dos homens modelos criados por Jane Austen dentre os homens daquela época.

Jessica1248 22/11/2023

Resenha: A abadia Northanger
? Esse foi o segundo livro que li da autora e como no primeiro que eu li, a minha opinião sobre a escrita da autora só mudou um pouco.

? Estou pensando que os clássicos realmente não são para mim. A história começa muito lenta, apesar do ritmo de leitura ter sido um pouco mais rápido e fluido, mais fora isso a leitura não rendeu, apenas alguns trechos que me chamaram a atenção.

? No geral a leitura foi normal e consegui ler um pouco mais rápido devido ao livro ter menos páginas do que o primeiro que eu li.

Nota: 3/5

Lizandra24 19/11/2023

Jane
Bom o que tenho para dizer além que Isabella e o irmão são insuportáveis. A principal é uma fofa, mas meio burrinha.

Nati 30/10/2023

Essa foi uma releitura muito legal, porque realmente não lembrava de nada que havia lido da primeira vez kkkkkkkk

Com certeza não é meu livro favorito da Jane Austen, mas ele é bom, super interessante e vai prendendo a atenção conforme o livro vai chegando ao fim.
Eu amo a Jane Austen e nesse livro especialmente, ela parece conversar com o leitor, o que torna tudo mais legal e intimista, além de genial como sempre.

miladc_ 26/10/2023

Como os outros livros que já li da Jane Austen a escrita, as descrições e os personagens são simplesmente perfeitos.

Esse livro eu achei a leitura muito fluída e empolgante, desde o primeiro capítulo já me interessei muito pela história, apesar da heroína retratada não ser a típica jovem bela, inteligente, talentosa e de temperamento forte como a própria Jane a descreve, eu gostei muito da Catherine.

E apesar de ser um livro pequeno e em alguns momentos a história ocorrer de forma muito rápida o desenvolvimento dos personagens foram muito bons, assim como o romance da Catherine com Henry. Amei muito a leitura e foi maravilhoso conhecer mais uma obra da incrível Jane Austen ??

Super recomendo esse livro ??

Kris 14/10/2023

Segundo preferido Jane Austen
Esse é um dos livros com menos visibilidade da Jane Austen e após o fim da leitura eu não consigo entender o porquê, ele é simplesmente perfeito.
Uma moça do Interior vai até a cidade grande com um casal de amigos da família para sua primeira aventura. Catherine ainda muito ingênua, não consegue discernir caráter e acaba com o coração magoado por isso, ainda bem q não foi sua honra.
Jane trás um assunto muito delicado nesse livro, assunto que é polêmico até hoje, que é sobre julgamentos de pessoas pela sua leitura, na época os romances eram tidos como tolos e leitura de gente frívola, Jane logo faz sua crítica social e expõe o tipo de pessoa que tem esse comportamento, e não é das melhores.
Um dos melhores livros que já li da Austen, esse desde o início capturou minha atenção por ser uma história bem divertida. Amei muito.

Rayllana0 12/10/2023

O final ??
Por ser o primeiro livro da Jane Austen eu entendo que seja meio parado e não tão bem desenvolvido.

Ele no geral é um bom livro ,você consegue se relacionar com os personagens ,o mocinho da história tem aquele charme ,o único problema é a conclusão do livro que fica meio perdida.

Parece q o meio do livro e a conclusão não se casam e fica um final bem aberto ,de certa forma é um livro que vale a pena ler.

Todos os livros da Jane valem a pena e te fazem ver a revolução dessa mente naquela época ,enfim leiam clássicos

copaluna 10/10/2023

Que isso mulher
Eu sou apaixonada pela Jane Austen, mesmo. Posso até passar pano pra uns erros pessoais dela aí se um dia ficar sabendo, mas não passo pano pra esse livro não. Meu Deus que enrolação, que perturbação. Os personagens são terríveis, as mulheres desse livro são irritantes demais. E as passagens racistas do livro??? "Ah mas é que na época-" CAGUEI SABE

Não gostei, próximo

Alessandra.Grasel 07/10/2023

Gostei do livro. Estava como meta pois quando iniciei ele, não gostei muito e deixei parado um tempão. É um livro simples e juvenil, mas no fim gostei da história.

Nichele 30/09/2023

É uma leitura super rápida, bem gostosa de ler, a personagem cativa muito, eu realmente adoro muito as tramas do início entre suas amizades e depois a estadia dela na Abadia, o romance é ótimo e existe um desenvolvimento do casal, ela finalmente encontra uma pessoa parecida com ela no Henry. Recomendo bastante!

srta.carstairs 21/09/2023

Inicialmente, pensei que fosse ter um toque de terror. Mas muito pelo contrário, trata-se de um belo romance, gostoso de ler (bom, Jane Austen, né). Amei a leitura. Dentre os livros dessa escritora que já li, esse com certeza se tornou um dos meus favoritos!

Jessica Moraes 21/09/2023

2,5 é bem escrito, mas chato;
Não gostei nada desse livro; não sei se é a edição, mas foi uma das leituras mais empurradas que fiz neste ano (2023);
conta a historia de uma moça que sai de uma cidade considerada como se fosse do interior, para uma cidade mais agitada e urbana. O que mais me irritou nisso é de como 60% desse livro é sobre bailes, vestidos e essas coisas superficiais de pessoas mais ricas; não me parece critica alguma sobre e afins;
O interesse da personagem principal com o mocinho da historia eu não comprei, é de uma preguiça sem fim.. e até ela ir pra essa abadia.. gente do céu, chato demais; o que acontece depois é viajado e não me importei menos com o que aconteceu com ela e de como se resolveu.

Mari 17/09/2023

Previsível, mas bonitinho
Com algumas variações, quem leu um livro de Jane Austen, leu todos. Romances com protagonistas femininas, histórias de amor que parecem inalcançáveis em bucólicos cenários do interior inglês, um mal entendido, e a resolução de tudo na última página. É uma fórmula que se distanciou dos padrões de 1800 e colocou as protagonistas em lugares mais ativos. Mas hoje em dia não tem esse impacto, e os livros se tornam previsíveis, similares entre si, e francamente com um final apressado. Você sabe o que vai acontecer, mas a resolução fica para a última página. Enfim, bonitinho.