A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Maharet Sys 15/01/2024

Adoravel!
Esse livro é simplesmente adorável, cara!!!
A Jane se superou! A personagem principal, Catherine, é cativante. O modo de narrativa da história prende do início ao fim! Até o jogo dela com romances e a forma que isso afeta a Catherine foi genial! Uma verdadeira sacada de mestre!!

Eu não sei porque demorei tanto pra ler!
Sem dúvidas cinco estrelas! Indico super!!!

Eliane406 10/01/2024

Uma paródia
?A Abadia de Northanger é um romance da escritora inglesa Jane Austen, publicado postumamente em dezembro de 1817 e escrito entre 1798 e 1799, inicialmente intitulado Susan. A obra descreve a vida social em Bath, que Jane Austen conhecera em 1797, e parodia os romances góticos, muito apreciados na época: sua heroína, a jovem Catherine Morland, que imagina suas aventuras sombrias em antigos castelos ou mosteiros de arquitetura gótica, acredita que pode viver um desses sonhos quando é convidada a permanecer na Abadia de Northanger. Um romance se desenvolve entre ela e Henry Tilney, o filho do proprietário do lugar.
?O confronto das ideias românticas de Catherine e a realidade, durante suas discussões com Henry Tilney e Eleanor, a irmã dele, faz com que pouco ela ultrapasse a adolescência, o que pode ter transformado ?A Abadia de Northanger ? em um romance de aprendizagem.
?Além das características estilísticas de Jane Austen (ironia, discurso indireto livre) e o aspecto de paródia da obra, há também a crítica aos romances góticos no tocante à sua influência na imaginação fértil de meninas jovens, assim como uma defesa incondicional dos romances em geral, que na época eram principalmente escritos por mulheres e considerados um gênero de segunda categoria.
?No geral, gostei do tom ácido de Jane Austen, a crítica aos romances que despertavam imaginações nas "mocinhas", mas, se for pensar a época em que viviam e como viviam, tem até uma fala de Henry falando sobre isso.
?As meninas, começavam a viver e a única opção era se casar logo, o propósito da vida era se endireitar para encontrar um marido e esses maridos sempre bem mais velhos. A realidade era disfarçada com romances e a constante vigília para não sair do caminho, bem cansativo e tedioso esse tempo.

Melissa.Vargas 06/01/2024

Sem dúvidas uma das melhores obras da jane austen, gostei mais do que orgulho e preconceito inclusive
ele é uma romance divertido e é uma leitura bem leve, acabei em 3 dias pq tava meio ocupada mas se eu não estivesse teria acabado antes, eu ADOREI esse livro

Katiuscia Tenaccioli 04/01/2024

Gostei bem pouco.

Achei a leitura difícil, por ser uma escrita bem diferente da escrita atual. Pois foi uma obra escrita nos anos 1800 e publicado posteriormente. Um romance vago, sem desenvolvimento. Só não posso dizer que não gostei, porque no final tem um plot bem legal no final.

Vitória Belicio 28/12/2023

Engraçado, fofo, reflexivo.
Eu amei o tom cômico do livro, eu gostei muito da Catherine, mas o final eu esperava mais detalhes sobre o que aconteceu.
As críticas sobre a discriminação de romance na época deu ao livro uma das melhores histórias.

mariana 20/12/2023

Lacracao
Eu fico pasma como a jane austen sempre consegue colocar em seus romances as questões sociais da época, e além de colocar essas questões, relaciona elas de forma perfeita e coerente com o enredo
livro simplesmente incrível, tem umas partes meio nada ver pq a protagonista é meio maluquinha (mas é uma querida), mas nossa eu amei, é mta coisa acontecendo e tem um plotzinho bom. só não merece 5 estrelas pq eu queria mais desenvolvimento e diálogos exclusivos do henry e da cat!

Hellen 20/12/2023

Eu esperava mais romance, mais detalhes do final feliz, mas entendi que nesse livro Jane Austen traz a tona a importância da valorização dos romances, ela mostra o preconceito que rondava esse gênero e que ainda acontece.
Foi uma leitura boa, teve horas que me deixou com muita vontade de saber o que aconteceria a seguir e horas que me deixava com muita raiva de uns personagens, um em específico kkk

aninha ald. 14/12/2023

Não é muito bom
Conta um romance sem contexto, sem vivências e sem nenhum tipo de conexão, dialogos e detalhes perdidos que não se encaixam nem um pouco, sinceramente não gostei nadinha desse livro, e me deu uma ressaca literária enorme, passei uns 7 meses pra terminar ele (geralmente termino em 2)

Larissagris 14/12/2023

A ABADIA DE NORTHANGER (JANE AUSTEN)
Se ela pensou muito nele, enquanto bebia seu vinho com água e se preparava para dormir, ou se sonhou com ele quando já estava deitada, não pode ser averiguado. Mas espero que não tenha sido mais do que um leve sono ou no máximo um cochilo matinal, pois, se é verdade, como um célebre escritor sustentou, que nenhuma jovem pode ser justificada ao se apaixonar antes que o amor do cavalheiro seja declarado, deve ser muito impróprio que uma jovem sonhe com um cavalheiro antes de saber que este sonhou primeiro com ela. (Pág. 23)

A amizade é certamente o melhor bálsamo para as dores do amor frustrado. (Pág. 27)

Sim, romances, pois não adotarei aquele costume pouco generoso e pouco educado, tão comum entre os romancistas, de diminuir, pela censura desdenhosa, seu próprio trabalho [...] (Pág. 31)

Onde o coração está realmente apegado, sei muito bem que não é possível satisfazê-lo com a atenção de qualquer outra pessoa. Tudo é tão insípido, tão desinteressante, se não se relacionar com o objeto amado! (Pág. 35)

- Sequer os cumprimentarei, lhe asseguro. Não tenho nenhum desejo de tratar os homens com tanto respeito. Essa é a maneira de estragá-los. (Pág. 37)

- A pessoa, seja cavalheiro ou dama, que não sente prazer em um bom romance, deve ser intoleravelmente estúpida. (Pág. 99)

Quando as pessoas realmente se amam, a pobreza em si é riqueza. (Pág. 111)

[...] não há nada que mais engane as pessoas do que o estado dos próprios afetos delas [...] (Pág. 134)

Nenhum homem se ofende por outro homem admirar a mulher que ele ama; é somente a mulher que pode fazer disso um tormento. (Pág. 138)

Onde quer que esteja, deve sempre se sentir contente, especialmente em casa, pois é lá que vai passar a maior parte de sua vida. (Pág. 229)

Leticia.Dorneles 06/12/2023

Romance
Não sou uma pessoa muita adequa a romance, e devo dizer que pra mim foi de fato muito difícil de acompanhar, mas em geral a história é cativante, da uma certa raivinha, mas acredito que seja algo totalmente pessoal meu.

Thcylla 06/12/2023

Maravilhoso
A abadia de Northanger representa toda a capacidade de Jane Austen em parodiar a sociedade de seu tempo com um humor sutil.

Galathynyus 03/12/2023

"A senhorita sente, como sempre faz, e isso é fruto da natureza humana. Tais sentimentos deveriam ser examinados, para que eles tomem ciência de sua própria existência."

Juliane4 02/12/2023

Ao longo do romance, Jane Austen satiriza não apenas os romances góticos populares da época, mas também critica as convenções sociais e as expectativas em torno do papel das mulheres na sociedade.

Nicole.Stheffany 02/12/2023

Melhor do que esperava, Jane Austen problematizando questões de escritas super necessárias e o romance não foi tão morno quanto esperava