A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Maria10430 02/04/2023

Essa leitura de época foi uma das mais difíceis pra eu terminar, parece que a história não desenvolvia, mas não por culpa do livro até pq Jane Austen é extraordinária, mas por conta da minha dificuldade com livro desse tipo, mas é bom.

Clara1470 02/04/2023

é que...
Bom, foi um livro rápido de ler (demorei, fazendo pausas, cerca de 5 horas e meia) e bom, demorei um pouco a entender do que se tratava, até demorei a entender oq acontecia no desenvolvimento da história. Por algum motivo, escolhi esse livro do meu box para ser o primeiro a ler da Jane Austen. Não estava muito acostumada com a escrita dela, apesar de me lembrar um pouco da escrita da Lucy Maud Montgomery. Não é um livro ruim, acho que só é mediano mesmo.

Jessica 29/03/2023

Achei em alguns momentos muito interessante o pensamento da autora sobre as dificuldades das mulheres, sobre o preconceito na época c os livros de romance e é bem legal quando ela fala direto c o leitor, mas a história me deu preguiça no geral

Duda 25/03/2023

Catherine é legal mas senti falta dos conflitos intensos
Essa leitura é fácil, fluída e a conexão com personagens é imediata. Porém, senti falta dos conflitos, acontecia algumas coisas mas nada muito
apocalíptico, então faltou enredo. Gostaria que tivessem desenvolvido melhor a história da Isabella e como isso afetou a Catherine. Além disso, achei o romance meio morno e não gosto 100% do Henry, mas entendo que antigamente os homens conseguiam ser mais chatos que hoje em dia.
Ademais, gostei como a autora defendeu romances góticos e a importância deles para leitores que apreciam esse tipo de leitura.

Não foi um livro que me marcou entretanto posso reler...

PS: tem muito contexto antes de entrar na parte da Abadia de Northanger...

Mille Terra 24/02/2023

A Abadia de Northanger
Terceiro livro que leio da Jane Austen e continuo amando cada obra dessa autora. Nesse em especial fica claro em como os personagens são bem montados e diversificados entre si. A nossa mocinha da vez é mais ingênua e vê muita bondade nas pessoas devido ao seu coração grandioso, mas devido aos acontecimentos presentes nessa história ela acaba mudando e conhecendo um outro lado das pessoas, que por mais que doa a faz amadurecer.
Quanto ao romance, sinto que ficou um pouco de lado e só sendo de fato enfatizado no final.
Mas ao todo é uma obra incrível e como sempre muito bem escrita.

Jessica 22/02/2023

A Abadia de Northanger
Romance, Inglaterra, século XVII e Jane Austen. A combinação perfeita pra um romance. A história de Catherine e Tilney é envolvente e cheia de drama e até mistério. É o segundo livro de Austen que leio e é o meu preferido. Seu toque debochado trás comédia pra história e torna a leitura fluída.
É um ótimo livro pra começar a ler Jane Austen!

Kaylanne.Sibelly 10/02/2023

Jane Austen dispensa apresentações
Adorei a história, apesar de as vezes a ingenuidade da personagem me deixar meio irritada. Ela dificilmente vê mal em alguém, tanto que se deixa viver em uma amizade tóxica. E a abadia, que é o título do livro, só aparece realmente na metade da história, o que é muito bom, porque torna tudo mais bem construído do que se a personagem tivesse, por exemplo, simplesmente sido jogada lá desde o começo. Da escrita não tenho o que dizer, amo a Jane. Foi uma leitura tão rápida e divertida que tive que virar a madrugada para ler todo de uma vez.

Eduarda 09/02/2023

Romance numa vibe de terror
Um romance nada parecido com os romances comuns da Jane Austen. Essa autora arrasa no quesito mistério e emoção.

O terror que me refiro, não é aqueles assustadores, que dão medo. Então, pode ler tranquilamente.

É um clichê emocionante e gostoso de ler.

Mariana 05/02/2023

como é terrível ler uma obra em que a mulher tem um pensamento inocente, dada a época, o contexto, o patriarcado etc

enquanto geral em volta dela tá agindo igual cobra, ela tá tentando ver bondade neles.

queria arrancar Catherine de lá

Fernanda847 04/02/2023

Muito divertido
Não acho que seja o melhor da escritora, mas é um bom livro. Dá pra se identificar com a protagonista do começo ao fim, mesmo as burradas que ela faz.

Maria, lua do Lucy 03/02/2023

Nossa nem tão heroína, Catherine!
Já esperava que o foco do livro fosse o tal Abadia de Northanger.

Nossa heroína Catherine, com 16 anos, com poucas experiências de vida. Senhora Allen a chama para viajar com o seu marido a Bath, para fazer a menina sair da sua cidade natal.
Após, algumas semanas sem ninguém pra puxar o assunto, a Senhora Allen encontra a sua velha amiga da escola, agora casada e com suas três filhas.

Nisso vai contando toda a trajetória da Catherine de como lidar com as primeiras amizades. Lidar com a Isabela, amiga interesseira e traiçoeiras, com um homem desagradável como o irmão dela, o senhor Thorpe e um outro que a chamou atenção, o Henry Tilney. A família dele, a convida a passar algumas semanas com eles na Abadia, para conhecer o lugar, ela não quer perder isso por nada na vida.

As melhores partes foram as expectativas dela do lugar que achava que seria como nós livros, macabro e gótico, encontrando passagens, manuscritos que poderia mudar a opinião que tinha do pai do Henry, como se ele fosse um marido que maltrata-va a antiga esposa e um assassino. Totalmente, quebrando a cara de vergonha!

O casal Catherine e Henry foi fofo de se ler, contudo, faltou mais cenas dos dois e a declaração dele.
Regis 04/02/2023minha estante
Ótima resenha, Maria. Ficou muito boa. ????

Maria, lua do Lucy 04/02/2023minha estante
Obg! ??

Djaniabarbos@ 31/01/2023

Que história perfeita!
Amo romances de época!

Leitura super leve e fluída, a escrita da Jane Austen é realmente maravilhosa e as críticas a sociedade machista da época, claro, não poderiam faltar.

Não esperava a montanha russa de emoções. Hahaha
O final foi esperado e super fofo. ??