Um Milhão de Finais Felizes

Um Milhão de Finais Felizes Vitor Martins

Resenhas -

Dmattosss 29/09/2022

Um milhão de livros desse homi, por favor!
Eu gostei demais. Eu tava precisando de um livro que me prendesse do início ao fim, e esse, sem nenhuma promessa de plot surpreendente, fez isso.

A escrita do Vitor é muito boa e simples. Esse é o segundo livro dele que eu leio. Amei as referências do primeiro livro dele e ver que Caio e Felipe estão juntos e felizes da um quentinho no coração.

Um milhão de finais felizes é aquela história que faz teu coração ficar feliz, mas ao mesmo tempo, tu sabe que logo vai ficar triste, porque ta acabando. É só uma história acompanhando um cara que tá vivendo o começo da vida adulta. Não tem mais. E ainda assim, é muito bom! Eu amei cada personagem, cada trama e cada problema. Eu ri algumas vezes, mas me identifiquei muito com o Jonas. Acho que isso me fez gostar ainda mais da história. É uma história real, sobre famílias reais.

Eu amei!
art.leitor 30/09/2022minha estante
Os capítulos são curtos ??

Dmattosss 06/10/2022minha estante
São relativamente curtos. Alguns tem só uma página, mas a escrita é tão boa que até os capítulos grandes são bons

art.leitor 06/10/2022minha estante
Entendi obrigado

Giovanna Rossetti 29/12/2022

"Mesmo passando por tanta coisa ruim na vida, você ainda guarda um milhão de finais felizes aí dentro."

O que falar desse livro? Confesso que a primeira frase do livro me influenciou a lê-lo.

"Eu odeio o meu pai."

Sim, essa frase foi o que me deu curiosidade de ler esse livro.

Com uma escrita leve e sem descrições desnecessárias, esse livro foi muito fácil de ler.

Uma história ao mesmo tempo engraçada, triste, feliz e reflexiva.

É incrível que você termina o livro com aquela sensação de esperança, sabe? Que não importa o que aconteça, você encontrará seu final feliz.

As reflexões sobre a família que escolhemos, a ideia do personagem de um livro escrever um livro, sobre amizades que foram tudo na nossa infância mas quando crescemos você perde aquele contato, sobre se cercar de pessoas que te apoiam, entre muitos outros elementos que fizeram o livro ser melhor ainda.

Não vou favoritar esse livro pelo simples fato de não ter chegado a esse ponto pra mim, mas foi sim um ótimo livro e que dependendo da pessoa vale a pena ser lido!
mwnuzitta 29/12/2022minha estante
resenha linda

mwnuzitta 29/12/2022minha estante
quero mto ler esse

Giovanna Rossetti 30/12/2022minha estante
Muito obrigada! E lê sim, é muito bom :)

10/02/2021minha estante
Linda amei a resenha

10/02/2021minha estante
Melhor booktuber DO MUNDO

Beatriz.Linhales 10/02/2021minha estante
escreve muito

Edmar Lima (@literalgia) 17/06/2020

Um milhão de finais felizes
Jonas mora em Santo André, mas viaja todos os dias até a capital paulista para trabalhar na Rocket Café e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Carrega consigo um caderninho aonde anota ideias para os livros que quer escrever, porém ele nunca conseguiu passar de algumas palavras. Jonas ainda precisa lidar com uma família muito conservadora. Sua mãe é uma religiosa fervorosa e reza diariamente para que o filho volte a frequentar a Igreja com ela e o pai de Jonas dificulta ao máximo a vida do menino com suas discussões, criando um ambiente desconfortável em casa. O único lugar em que Jonas se sente bem é em seu próprio quarto, rodeado de seus livros.
A vida de Jonas se resume aos turnos na Rocket, aos raros encontros com os amigos de escola e aos sonhos sobre sua carreira como escritor até que um rapaz aparece no Café e abala o mundo do protagonista. Arthur é o cara mais bonito que Jonas já conheceu e sua barba ruiva leva o escritor a pensar em piratas gays, uma possível ideia para os seus livros. Quando os dois começam a se relacionar, Jonas percebe que não suporta mais viver sob as expectativas dos pais, fingindo ser uma pessoa totalmente diferente em casa. O que ele vive com Arthur é puro e bonito e não merece ser escondido. Contando com o apoio de seus amigos, de seu namorado e de seus personagens, Jonas entenderá que o conceito de família abrange múltiplos significados e que as histórias que ele cria têm o poder de mudar o mundo (pelo menos, o seu mundo)!
O primeiro dia de junho marca o início do mês do orgulho e é muito importante que demos espaço à literatura LGBTQ em nossa jornada como leitores. Já fazia um tempo que queria ler uma obra de Vitor Martins e percebi que não haveria momento melhor para fazer isso do que agora. Martins é um autor gay, brasileiro e uma das novas vozes da escrita nacional. O livro é narrado pela perspectiva de Jonas, protagonista da história. Ele é um rapaz com muitos sonhos, que mora em um ambiente conservador e sente que está vivendo uma mentira. Todos os dias, ao voltar para casa, quando sobe as escadas do seu prédio, Jonas precisa assumir uma heteronormatividade forçada, que vai contra tudo o que ele pensa. Em diversos momentos da narrativa eu, como leitor LGBTQ, me senti representado por essa dualidade de vida, dentro e fora de casa. Muitas vezes o ambiente em que vivemos não é propício para que possamos nos expressar da maneira que desejamos (e precisamos ser). Por isso repito que não poderia haver melhor tempo para ler esse livro que agora. O autor explora todos os questionamentos que acometem os jovens de hoje, passando pela religião e a autoestima. Um dos pontos mais importantes que considero na leitura é a ideia de família que Martins traz, pois muitas pessoas não encontram acolhimento em seus lares e formam uma nova família com seus amigos, unidos pelo amor e pela empatia. Dito isso, queria deixar claro minha satisfação em conhecer um pouco mais sobre Vitor Martins e já me considero um fã de seus livros. Nada me deixa mais feliz que notar que a literatura queer está encontrando seu espaço no cenário nacional e que somos muito bem representados por esses autores.
Melise.Pagotto 20/06/2020minha estante
Amei demais a sua resenha e já quero ler o livro!

Edmar Lima (@literalgia) 22/06/2020minha estante
Nossa, fico muito feliz que tenha gostado! Aposto que vai adorar o livro! :)

Melise.Pagotto 29/06/2020minha estante
Gostei mesmo é já está na lista para ser lido até o final do ano :)

Donutcapi 11/09/2022

Simplesmente esperando meu final feliz
Que livro sensacional, eu achei que ia começar a ler e simplesmente desistir na metade mais pelo contrário fica presa na história do início ao fim. Ainda não superei que nunca vou poder ler piratas gays (título provisório) por completo nem provar uma das bebidas do rocket. Cada personagem é tão precioso que dá vontade de guardar em um potinho, história simplesmente perfeita.
alilendonada 12/09/2022minha estante
COMO ASSIM TH TWRMINKI ANTES DE MJM

Donutcapi 13/09/2022minha estante
É que eu sou muito incrível e não tenho vida social!!

alilendonada 13/09/2022minha estante
MANOMKJDHDJKD ótima resposta mas é mentir?

Dani do Book Galaxy 14/01/2019

Um presente para a literatura nacional
Primeiro, gostaria de começar essa resenha dizendo como estou feliz por ter feito a leitura de “Um Milhão de Finais Felizes”.

Digo isso porque é maravilhoso encontrar autores nacionais que nos proporcionem uma literatura com tanta qualidade, divertida, sensível e repleta de assuntos importantes e que precisam ser discutidos, como uma família abusiva, homossexualidade e bissexualidade, dúvidas em relação à carreira, problemas financeiros, enfim. Coisas que estão presentes na vida das pessoas, mas nem sempre são expostas abertamente.

[A São Paulo de Jonas é a minha São Paulo]
Uma das coisas que imediatamente me fizeram entrar no círculo imersivo do livro foi o cenário criado pelo autor. Um cenário tão próximo da minha realidade que imaginar as personagens imersas nele não foi apenas fácil – foi natural e divertido.

A história se passa entre a cidade de São Paulo (onde eu moro) e a cidade de Santo André, que já tive a oportunidade de visitar algumas vezes a trabalho. Foi uma delícia ler uma história tão divertida ambientada nesse cenário que conheço (quase) como a palma da minha mão. Já li diversos livros ambientados em São Paulo, mas em nenhum deles a senti de verdade como pude senti-la na história contada por Vitor nesse livro.

A identificação aconteceu principalmente por conta da minha própria juventude e experiência na cidade: as baladas LGBT com os amigos, os rolês na Paulista e na Liberdade, as bebidas temáticas na Starbucks (ou melhor, Rock Café).

[Personagens reais e não limitados por estereótipos]
Já deixei claro que o cenário em que vive Jonas e seus amigos foi crucial para a identificação inicial entre mim, leitora, e o livro. Porém, acredito que, mesmo se eu não tivesse tido essas experiências paulistanas, iria amar o livro imediatamente da mesma forma. Afinal, além da ambientação, Vitor criou personagens tão reais que eu conseguia encaixá-los na minha própria turma de amigos.

Em “Um Milhão de Finais Felizes”, temos Danilo, o amigo um pouco escandaloso, mas leal às amizades até a raiz dos cabelos; Isa, aquela amiga meio chata mas que a gente ama; Karina, a amiga sincerona e que se mostra mais compreensiva do que imaginávamos; e, claro, Jonas, o protagonista que é tão carismático em toda a sua humildade que dá vontade de puxá-lo para um abraço.

Mais bacana que a criação desses personagens tão reais, porém, foi o fato de o autor conseguir se manter longe de estereótipos que geralmente incomodam em livros Young adult. Temos personagens LGBT e drag queens, personagens orientais; entretanto, Vitor os constrói de uma forma que não é estereotipada. Todos têm características muito próprias, como se guardassem milhares de histórias dentro de si, e eu achei isso incrível.

E aqui dou mais uma estrelinha dourada de “bom trabalho” para o Vitor no quesito criação de personagens: ele manteve a construção desses personagens adequada à realidade brasileira. Me incomoda demais ler livros escritos por brasileiros com personagens com nomes americanizados, ou com um cenário completamente descolado do qual vivemos hoje em dia. Que adolescente brasileiro de 17 anos já tem carro, vai viajar sem a família e tem nomes como John e Katie?

[A importância da amizade quando a família decepciona]
Um dos pontos centrais da história de “Um Milhão de Finais Felizes” é o relacionamento do protagonista com sua família. A família de Jonas é bastante religiosa e Jonas precisa lidar diariamente com os conceitos arraigados em sua mente, oriundos de sua infância em meio a esse ambiente.

Uma das coisas que mais me tocou foi a confusão da personagem em relação à sua orientação sexual, claramente em conflito com sua educação religiosa. Mesmo não sendo tão próximo da Igreja como um dia já fora, muitas vezes a personagem se via ainda presa aos conceitos que a Igreja um dia lhe ensinara. Afinal, aquela fora uma parte importante de sua vida, que passou a se descolar-se dele, para dar lugar a o que tornou Jonas quem ele realmente era.

Em meio a esse clima familiar pesado, Jonas tinha os amigos – e seu crush – como a válvula de escape que ele precisava para não desmoronar em si mesmo. O papel que os amigos cumprem nesse livro é tão forte e importante que eles passam a ocupar o papel da família de Jonas.

E essa é uma das maiores mensagens que esse livro nos passa: nem sempre a família em que você nasceu é a família que você merece e que te fará feliz. E, como a própria RuPaul já disse algumas vezes: poder escolher a própria família é um privilégio, e quando ela é composta de seus amigos, aí é onde reside o verdadeiro conceito de família.

[Piratas Gays e outras referências fantásticas]
Outro ponto delicioso de se ler na história de Jonas em “Um Milhão de Finais Felizes” foi seu desejo em ser escritor, e o modo como ele desejava isso mas nem sempre tinha coragem de seguir em frente para realizar esse desejo.

Um dos modos de Jonas começar foi escrevendo uma história denominada “Piratas Gays” – e não vou me estender muito nela para não dar nenhum spoiler. Porém, preciso acrescentar que essa história dentro da história principal foi mais um ponto positivo, mais um gancho que me deixou curiosa para continuar acompanhando esse universo tão divertido.

Afinal, não tem como algo denominado “Piratas Gays” ser ruim, certo?

Se tem mais um ponto alto que posso destacar desse livro incrível, são as referências muito bem utilizadas. Indo desde The Sims a RuPaul’s Drag Race e Stephen King, Vitor consegue nos situar no cenário do jovem brasileiro contemporâneo sem fazer nenhum esforço. Se esse não é um livro feito para mim, eu não sei para quem mais seria!

site: https://bookgalaxy.com.br/um-milhao-de-finais-felizes-de-vitor-martins-resenha/
Pedro H. S. Carvalho 15/01/2019minha estante
Eu geralmente não comento em posts, mas esta resenha fluiu de forma tão divertida que eu tive que vir dar os meus parabéns! =)

Dani do Book Galaxy 15/01/2019minha estante
Oi Pedro! Ahh, muito obrigada! Que bom que gostou! Confesso que me empolguei um pouco na hora de escrever essa resenha hahahah

Pedro H. S. Carvalho 15/01/2019minha estante
As resenhas empolgadas são as melhores, rsrs
Abraços!

fer.nanda 15/12/2021

Piratas Gays <3
Eu adorei esse livrooo!
Inclusive, li ele bem rapidinho (foram 10 dias, mas isso é rápido para mim KKKKKKKK).

Esse livro é muito fofo (apesar de ter vários tapas na cara e alguns gatilhos) e eu adorei acompanhar a história de Jonas, foi divertido, rápido e eu realmente gostaria que o livro tivesse mais páginas só para eu conseguir continuar lendo ele.

Recomendo para todos/as/es, de verdade. E é isso. Adorei :))
becky. 15/12/2021minha estante
Quero muito ler aaaaa

Raíssa 15/12/2021minha estante
Ele tem a narrativa do arthur tbm?

Anna 10/01/2023minha estante
eu achei a escrita muito chata bestie, a história também não me prendeu

BeDelanos 04/02/2021

Incrível
Me deu vontade de viver um romance????..................
Uri 04/02/2021minha estante
nossa finalmente um livro lido esse ano né amor

BeDelanos 04/02/2021minha estante
Já li it tbm seu filho da puta

Uri 05/02/2021minha estante
kkkkkkkkkkk

Juliasc 21/10/2022

Take Me To Church
Primeiramente, obrigada Vitor, por transcrever esses sentimentos através de um livro. É realmente complicado perceber que está amadurecendo, ter tantos conflitos internos e sequer sabe por onde começar. Certos momentos da vida, onde as mudanças são bruscas, acaba sendo difícil acompanhar. Mas tudo isso faz parte e independente do que aconteça, o tempo continuará seguindo (querendo ou não).

O protagonista representa os fanfiqueiros. Amooo!
art.leitor 24/10/2022minha estante
Sim o Jonas representa os fanfiqueiros e amei a sua resenha

Juliasc 24/10/2022minha estante
Obrigada :)

art.leitor 24/10/2022minha estante
De nada

Maikele.Jardim 30/07/2022

Vitor Martins prometeu tudo e entregou tudo!
Eu não sei nem como começar a resenha dessa OBRA PRIMA chamada Um milhão de finais felizes! Esse livro tava na minha estante há algum tempo e eu sempre deixava pra depois, até o dia que eu olhei com mais atenção e disse pra mim mesma que não iria esperar mais para ler. E meu Deus, se eu soubesse a dimensão da história perfeita que estava perdendo teria lido há muito mais tempo!

Enfim, sobre o livro, a história é sobre Jonas, um rapaz criado em uma família temente a Deus (e preconceituosa com quem é lgbtqia+) e ele passa sua vida escondendo que é gay de seus pais até o dia que seu namorado o leva em casa e seus pais vêem da janela o beijo entre os dois. E aí, muita coisa acontece meus amigos e infelizmente nem tudo são flores. Como lésbica que fui criada num meio religioso e já ouvi muito que duas pessoas do mesmo sexo se amarem é pecado e esconder isso de todos -ate de mim mesma, numa tentativa de "virar hetero"-. Eu sei EXATAMENTE como Jonas se sente. E ler um livro com um personagem que sente o que eu VIVI na pele (por mais negativo que seja o sentimento/experiência) é de uma magia surreal: é simplesmente um sentimento maravilhoso me ver representada nessas páginas. Pois sim, o livro tem MUITA representatividade lgbtqia+ e informações importantes para nós. Esse livro foi meu companheiro num momento delicado da minha vida, onde pude rir, sorrir, sonhar e me emocionar com cada capítulo. Recomendo pra todo mundo esse livro PERFEITO!
Picles 30/07/2022minha estante
RESENHA MAIS QUE INCRÍVEL

Picles 30/07/2022minha estante
Me fez ter mta vontade de ler sério ?

Maikele.Jardim 30/07/2022minha estante
Obrigada! Por favor leia esse livro, você não vai se arrepender ?

amanda 02/09/2021

gostei. leiam. PAPAPUPU??PAPUL????FIIILLLPUUUUUPOWPOWPOWPOW??????PAPAPAPATRATRATRATRATRA?????????TATATATATAFIIIIILLLFIIIIILLLLFIIIIIIILLLPOOOWWWWWW????????????????PAPAPAPAPUPUPUPUPU?????????????PATAPUTRAPULFILPATAPATRAPAPOWPULFILPOWPOW
Victor108 03/09/2021minha estante
Achei sua resenha muito boa, mas não acho que na parte do ?FIIILLLLPUUUUUUUPOWPOWPOW??? ele quis dizer isso, e a PAPAPUPU? não é ???TATATATATATATATAFIIIIILLLFIIIIIILPOOOOWWWWWWWW??? quanto você falou, mas esse livro é realmente PATAPUTRAPULFILPATAPATATAPOWPOWPOWFIL?????????????

Victor108 03/09/2021minha estante
(Agora falando sério o que foi isso? A minha filha bateu com a cabeça no teclado?

amanda 03/09/2021minha estante
nao é que PAPAPUPU??PAPUL????FIIILLLPUUUUUPOWPOWPOWPOW??????PAPAPAPATRATRATRATRATRA?????????TATATATATAFIIIIILLLFIIIIILLLLFIIIIIIILLLPOOOWWWWWW????????????????PAPAPAPAPUPUPUPUPU?????????????PATAPUTRAPULFILPATAPATRAPAPOWPULFILPOWPOW

belle 06/08/2021

esse livro me destruiu, uma facada doeria menos
Esse livro me deu 3 tiros no peito e depois um beijinho p sarar. Acabou comigo, amei.
Foi meu primeiro contato com a escrita do Vitor Martins e eu amei muito, ansiosa p ler mais obras dele.

Me identifiquei várias vezes com o Jonas e com os questionamentos dele. Ri diversas vezes e solucei de tanto chorar em outras.

De maneira geral, apesar de ter demorado para acabar a leitura (que eu considero que foi por ter sido muito identificável p mim em partes mais reflexivas), gostei bastante do livro!
Beca 30/09/2021minha estante
Kkkkkk amei a resenha

belle 30/09/2021minha estante
kkkkk obrigadaa :)

Gabriel 01/10/2021minha estante
Q resenha meu pai

Irisinha 18/05/2021

Um milhão de amores por esse livro
Esse é o 2° melhor livro LGBT que eu leio, sentirei saudades dos personagens e da história. Jonas é tão maravilhoso, tudo o que ele passou com os pais é tão real, sua confusão com Deus. E sua história de Piratas Gays é muito incrível. E seus amigos são tão preciosos, como eles o ajudam no momento difícil da vida de Jonas, mas também o Jonas os ajuda e os entende. E eu não consegui imaginar o Jonas branco, sério.

A leitura é tão rápida e gostosa. E saber que a história é nacional deixa ela muito incrível. Recomendo bastante, e leve, vai te fazer rir e chorar.
mDeiga 18/05/2021minha estante
Sim, muito bom esse livro!!! Qual foi o melhor livro lgbt que vc já leu?

Irisinha 18/05/2021minha estante
Vermelho, branco e sangue azul. É o meu favorito até agr

mDeiga 18/05/2021minha estante
Ah, sim, sei. Pretendo ler esse também

Bia Oliver 29/09/2022

Você me paga Martins
Acompanhar a vida de Jonas nos mostra que, além dos amigos também serem parte da família, a sua vida pode mudar totalmente de um dia para outro, mas sempre haverá alguém para estender a mão.

Vitor Martins realmente não decepciona.
Nem consegui chorar de tanto choque, fiquei uns três capítulos sem conseguir esboçar nenhuma reação de tão abalada de fiquei, mas isso só mostra o quanto a leitura é incrível.

As relações aqui são tão preciosas que dá vontade de guardar para sempre no coração, até mesmo aquelas que duraram apenas alguns minutos.

"(...) Nem sempre a família que nasce com a gente vai nos entender. Nem sempre eles vão ficar do nosso lado para sempre. Mas isso nunca vai ter impedir de escolher uma família nova." ?Tia Dalva
art.leitor 30/09/2022minha estante
Os capítulos são curtos ???

Bia Oliver 30/09/2022minha estante
Se eu não me engano, todos os livros deste autor são de capítulos curtos

Entendi obrigado