Um Milhão de Finais Felizes

Um Milhão de Finais Felizes Vitor Martins

Resenhas -

Victor Almeida 23/07/2018

Eu não me alistei pra esse abuso emocional!
Antes de começar essa ~mini resenha~, quero deixar claro que nada disso está sendo dito só porque o Vitor é meu amigo e blá blá blá. Eu, de fato, nunca senti coisas tão genuínas igual senti com essa leitura. Esse livro, além de estar nos melhores do ano, me destruiu por completo.

Assim como Quinze Dias, é evidente a voz do Vitor na história. Seu senso de humor, sua personalidade, e até as suas opiniões sobre cultura pop. Foi um livro que me fez ir de um extremo ao outro: eu gargalhei, mas também chorei igual um neném. Ele aborda as questões religiosas com maestria, e vindo de uma família que é basicamente A DO JONAS, eu consegui me relacionar DEMAIS. Parecia que estava lendo sobre mim. A leve aproximação da mãe, mas ao mesmo tempo o medo de decepcionar. O distanciamento do pai e do seu jeito explosivo e grotesco. O fato de se sentir constantemente rejeitado por parte de Deus, não se sentir digno, ou simplesmente uma merda pelo o que é como pessoa. Tudo isso apitou como familiar pra mim.

Confesso que estava com medo quanto à parte dos piratas gays EM SI, mas a forma como o Vitor aplicou na história, deixou uma delícia de ler. Divertido, sem ser maçante. Sem contar que é evidente o domínio das palavras em todos os momentos e os personagens colaboram muito pra uma leitura prazerosa por serem todos apaixonantes e charmosos.

Eu e o Vitor temos muito em comum, o que me aproximou ainda mais da história. A forma como o Jonas usa o humor pra se esconder. A famosa técnica de se autodepreciar pra mascarar as inseguranças. E como eu amei e torci por esse personagem... O romance é super empolgante, e me fez querer continuar lendo até terminar, em uma sentada só. Foi maravilhoso acompanhar todas essas coisas de paranoias, as primeiras mensagens trocadas com o boy, o primeiro encontro. Deu aquela saudadinha desses momentos iniciais. Jonas vira um ~molecão~ perto do Arthur e isso foi a coisa mais fofa do mundo. Percebi que estava investido e sentindo intensamente pela história quando vi que meu coração se acelerava junto com o do protagonista em alguns momentos.

Mas vamos ao que realmente interessa aqui: como esse livro destruiu a minha vida. Vitor: POR QUÊ?????? Não quero dar spoilers, mas a partir do capítulo 30 não consegui parar de chorar. De soluçar. De fechar o livro e berrar. Foi uma história que definitivamente deixou uma cicatriz no meu coração. Mais uma vez: tudo isso porque me relacionei com o protagonista e entendi as suas dores. E senti que isso poderia acontecer comigo. E me deu medo.

O amadurecimento do Vitor com essa história foi a coisa que mais me encheu de orgulho. Fiz uma nota mental aqui: dar um abraço bem apertado da próxima vez que o ver. É um livro necessário. Um livro que dá vontade de pegar na livraria e colocar por cima dos outros. Um livro agridoce, um livro que dói, mas um livro que tem uma mensagem de esperança incomparável.
Lívia Câmara 23/07/2018minha estante
Li QUINZE DIAS e achei sensacional! Lembro-me da sua reação! Com certeza, esse livro deve ser tão bom ou até melhor que QUINZE DIAS! O Vitor escreve maravilhosamente bem!

Agross 03/12/2020minha estante
alguém sabe me dizer a classificação indicativa para ler esse livro??

Marcia 17/12/2020minha estante
Não estou conseguindo abrir o livro para a leitura, alguem para orientar?

Iza 04/02/2021minha estante
simplesmente INCRÍVEL! melhor livro que já li na minha vida!

Cristiane.Sntos 22/03/2021minha estante
Eu achei maravilhoso. Me emocionei bastante, se tornou um dos meus favoritos.

Jonas 07/04/2021minha estante
Incrível

bibia 10/03/2021

Ai gente que lindo sério, o início é a maior comédia, no meio foi ficando um romance soft e no final eu fiquei tão triste. A coisa mais importante do livro é a família, a família que a gente escolhe, as amizades.
Eu achei tão lindo as personalidades, sem contar que o personagem principal é o próprio fanfiqueiro.
E a narrativa é perfeita, eu ri muito e entrei na história, recomendo pra quando você precisar rir e se sentir amado .

Let 29/05/2021

Existem muitos tipos de finais felizes!
O que eu mais amo desse livro é que ele mostra como podemos ter um final feliz mesmo quando as coisas não sai 100% como sonhamos! Infelizmente o Jonas tem pais homofobicos e religiosos (como vários de nós LGBTs) e acompanhamos o livro todo como isso afeta a vida dele, inclusive quando ele se apaixona pelo Arthur! Gosto também como autor foca em como os nossos amigos podem ser uma segunda família! Todo adolescente com pais homofóbicos deveria ler esse livro!

Kayky 21/01/2023minha estante
Meu Deus, quero ler muitoo!!

softstydia 22/01/2023minha estante
Lê siiim é bom demais sério ??

@azevedo.augusto 12/01/2021

Vitor Martins destrói meu emocional!
E em mais uma obra Vitor Martins, que também escreveu “Quinze Dias” segue sem errar. A narrativa da história é fluida e fácil de assimilar. O protagonista Jonas é o mais comum de todas as pessoas que poderiam existir, e é justamente isso que torna tudo tão interessante. A identificação com ele pode ser imediata por diversos motivos. Desde a família complicada até as expectativas (Próprias e Alheias) que tenta suprir, faz com que nos conectamos com o rapaz de uma maneira que não tem muito o que explicar. Me vi identificando-me com ele em vários momentos, incluindo na família! É incrível como os fatos do cotidiano podem se tornar interessantes e curiosos quando aplicamos isso a uma narrativa. O namorado de Jonas, Arthur, consegue fazer você não apenas se apaixonar por ele, mas torcer para que ele possa confortar e proteger Jonas em todos os momentos. Vitor parece ter um apresso especial por amigas incríveis. Se na obra “Quinze Dias” nós tínhamos Rebeca, nessa nova história nós temos Karina! Ao final desse livro, que li até os agradecimentos, me peguei torcendo para que todos tenham uma amiga Karina em sua vida. Que de aquele suporte, não apenas tangível, mas também mental e emocional. Essa foi uma história que realmente mexeu comigo, fazendo chorar no finalzinho. O Plot twist é um dos pontos altos e faz com que você queria devorar tudo de uma vez para ver seu menino Jonas são e salvo, tomando um café e cercado de amigos como ele merece. Inseguranças se fazem presentes em todos os personagens, e é incrível como tudo é descrito de uma maneira linda. Como se tudo isso não bastasse, o autor ainda consegue um crossover no meio da história que me faz reler umas trinta vezes o mesmo capítulo, só pra matar a saudade. Eu particularmente não mudaria absolutamente nada dessa história, pois no final ela acaba retratando a realidade de muitas pessoas. Uma das frases que mais me marcou foi a de que “Nós podemos escolher a nossa família” e no final é sobre isso mesmo, neh? Você tomar os cuidados para não magoar aqueles que você ama, mas também se preocupar com os seus sentimentos, os seus objetivos, o seu futuro! Não sei se é muito aceito, agradecer o autor em resenhas, mas seja como for: Muito obrigado Vitor, por essa história que entra no hall das minhas favoritas!
Danilo Augusto 13/01/2021minha estante
Amei a resenha! Vou ler! :D

@azevedo.augusto 13/01/2021minha estante
Não vai se arrepender ?

Rafa.Meyer 26/06/2021

esse livro é incrível, os personagens são muito reais e humanos, e traz uma mistura de sentimentos e reflexões, pois aborda vários assuntos muito importantes! eu indico muito, com certeza virou meu comfort book!!! ???????
Vitor.ConceiAAo 26/06/2021minha estante
Fiquei curioso, vou guarda p ller dps

Rafa.Meyer 26/06/2021minha estante
@vitor acho q você vai gostar amg!

lucsnt 01/02/2022

PERFEITO!
Esse livro me deixou em gigante explosão de amor que até agora estou sem reação com o quão incrível ele é. Só consigo dizer que toda a história é sensacional, é refrescante, leve, mas ao mesmo tempo com problemáticas sérias e reais, além de ter personagens bem desenvolvidos e que cativam. Um Milhão de Finais Felizes é um livro emocionante e verdadeiro. É um dos melhores livros LGBTQIA+ que li em tempos. PERFEITO.
rozenblum 01/02/2022minha estante
AAAAA to lendo esse agr, tô amandooooo

lucsnt 01/02/2022minha estante
é bom demais AAAA e só melhora em!

annacsfraccaro 05/05/2022

Eu simplesmente amei esse livro, amei a escrita, amei a fluidez, amei a história, amei a história dentro da história.
Esse livro é sensacional, não tem como falar muito sem dar spoiler, mas é um livro muito gostoso de ler, e a história flui muito bem.
Eu amei todos os personagens, e como nem tudo é tão óbvio.
Por mais que o livro seja leve tem alguns pontos ?pesados? que pode ser gatilhos para algumas pessoas.
E o final não é óbvio, não é um final que o leitor espera.
Obs: o nome do título é explicado no meio do livro e a capa faz total sentido com a história.

Maria 05/02/2023

P-E-R-F-E-I-T-O
Amei o livro, me identifiquei um pouco com a história e me fez querer esquecer a história pra ler dnv como li na primeira vez, e me fez querer ler mais livros LGBTQIA+

Melinda4 16/07/2022

UM MILHÃO DE FINAIS FELIZES?????
muuito bom, mas nada incrível! super clichê

o jeito q eles se conheceram e depois se encontraram é muito fofo!!!!

o livro que o Jonas fez baseado no Arthur sobre piratas lá, é muuito bommm

o livro mostra que nem sempre as famílias de sangue são só as que importam, podemos sim escolher nossa própria família que realmente se importa e nos aceita!!!

o livro não é só sobre o romance do Jonas e do Arthur, o livro mostra inúmeros problemas reais de um jeito super leve, amei demais isso!!!

indico muuito pra quem quer sair de uma ressaca literária ou se tá procurando algo mais leve.

Liceâ¡ 28/07/2021

A família que a gnt escolhe...
Esse foi o meu primeiro livro nacional que eu li e eu gostei muito, a escrita de Vitor Martins é muito leve e te prende desde o início

Por ser um livro nacional eu consigo me ver e identificar em diversos contextos dá história, e por falar na história, fiquei impressionado na maneira como Vitor conseguiu por momentos cotidianos em uma história incrível cheia de emoções, eu amei cada momento desse livro incrível

Luiza 20/02/2022minha estante
Os pais dele tem uma cara de TJ real

O que seria TJ? Skskskkskksksks

Luiza 21/02/2022minha estante
Testemunha de Jeová, C deve ter ideia

Aaaaaaaaa skskskskskksksks, entendiiii

Luiza 21/02/2022minha estante
Tão conservadores como tais pais do personagem

Deny.Gabriel 21/02/2022minha estante
Simmmm, nossa, isso foi muito trsite

(Spoiler)
Ainda bem que a mãe dele começou a tentar entender e "destruir" esse conservadorismo dentro dela skskk

Luiza 22/02/2022minha estante
Q bom q iniciou a quebra desse conservadorismo,amém amg

Maria.sofre 30/12/2021

Já começo dizendo que esse é um livro nacional q eu gostei muito. Todos os personagens são bem estruturados e tem um bom enredo. Apesar de tudo, acho que eu não tava na vibe desse livro, demorei muito pra ler e não senti uma real conexão com os personagens.
Quero tentar lê-lo de novo em outro momento, vou dar outra chance pra essa leitura que muitos tinham me indicado
com amor, beca 30/12/2021minha estante
esse livro é mt bom, mas ele tem um enredo MT específico que nem todas as pessoas vão se identificar e sentir aquela conexão com os personagens! Depois tenta dar outra chance, um dos meus livros favoritos

Vania.Cristina 17/10/2023

Família, religião, diversidade, dignidade e... piratas
Esse livro de Vitor Martins é diferente dos outros que ele escreveu e que já li porque é direcionado a um público jovem adulto, com cenas de sexo (singelas e sutis) e conflitos familiares pesados. As relações entre as pessoas são um tanto complicadas, com dificuldades de comunicação e relacionamento. Mas assim como nos seus outros livros, encontramos aqui o aconchego do primeiro amor e o empoderamento da autodescoberta. A luta Lgbtqia+ é apresentada de forma engajada e positiva. Se as relações familiares são tóxicas, fora de casa é possível encontrar o acolhimento e construir uma nova família, aquela que é capaz de aceitar e amar sem impor condição. Os protagonistas de Vitor Martins são jovens cheios de sabedoria porque são maduros quanto à compreensão da diversidade. E estão cheios de dignidade, construída através do esforço, do trabalho e do diálogo. Aqui, Vitor Martins faz uso do recurso narrativo da "história dentro da história", porque seu protagonista quer ser escritor e encontramos, em alguns capítulos do livro, a perspectiva e a trajetória dos personagens que ele criou: os piratas gays. Num primeiro momento essa escolha narrativa não me convenceu (o forte de Vitor Martins, a meu ver, são os personagens comuns e as descrições do cotidiano), até que comecei a perceber que havia na história dos piratas, paralelos com o mito bíblico de Jonas e com a história principal. E aí alcancei outra camada da obra, bastante importante: as relações do personagem com a religião. Porque de um lado temos o Deus que oprime e sufoca, de outro aquele (ou aquela) que afetuosamente valoriza, ama e acolhe.
alice 17/10/2023minha estante
Esse livro é um abraço aconchegante... Resenha linda e sensível ??

Vania.Cristina 18/10/2023minha estante
Obrigada Alice ?

Giovanna.Caparica 15/12/2022

esse foi o primeiro livro de romance que eu li, e sinceramente, me fez entrar pro ramo da leitura.
sou completamente apaixonada por esse livro, indico sempre que posso, não vejo a hora de reler!
duda tavares 15/12/2022minha estante
lê mais desse autor, ele escreve ótimos livros

duda tavares 15/12/2022minha estante
eu tbm recomendo mto hqs lgbts tipo heartstopper e bloom, vc iria amar

Rennata Everton 15/12/2022minha estante
Eu amo o Vitor, ele me conquistou com Quinze dias, mais meio que me decepcionei com "Se a casa 8 falasse". Mas vendo sua resenha vou colocar esse na listinha de leitura de 2023.

duda tavares 15/12/2022minha estante
eu adorei quinze dias tbm mto gostosinho, ate li a versão em ingles