Um Milhão de Finais Felizes

Resenhas -

Coffeenguache 07/11/2022

Finais felizes
VITOR VOCÊ É PERFEITO!!
Chorei, dei risada e me apaixonei pela história e os personagens. Ele trata de temas totalmente necessário e difíceis de serem comentados e ainda coloca um romancinho meigo no meio. Acho q a mensagem mais importante que eu vou levar desse livro é que as vezes nosso final feliz não seja do jeitinho planejado mas ainda pode ser feliz.

GabrielVilvertt 21/03/2022

Chorei horrores ? Que história linda de amor e amizade ?
Terminei de ler quinze dias e já engatei mais um livro do autor, nunca amei tanto uma história como essa, além disso eu me apaixonei! Além de romance é um livro sobre amizade e o quanto os amigos são importantes para todos nós!

Confesso que chorei sim! Terminei de ler ele em menos de 24h e foram muitas emoções para o meu coração. Me declarei pra pessoa que eu amo mais que tudo nesse mundo, mas ela fingiu que nada aconteceu e esse livro me fez esquecer de tudo isso e me acolheu com muito amor ?

Com certeza recomendo vocês lerem, a história do Jonas já tem um espaço reservado no meu coração ?

- Algumas frases e anotações que faço questão de deixar anotado aqui!

?A felicidade dela depende da minha infelicidade. A minha felicidade seria a infelicidade dela. E eu não sei qual dos dois cenários seria pior.?

? - Os filhos são a herança do Senhor - ele diz no microfone, "Que merda de herança eu sou", a voz na minha cabeça responde, muito mais alta.?

?E inacreditável a minha habilidade de me jogar para baixo e entrar em uma espiral de desespero e, ainda assim, parecer pleno e equilibrado por fora.?

?No último retiro de que participei, no ano retrasado, pela primeira vez ouvi um dos apóstolos aconselhar outro garoto a não trocar de roupa perto de mim "para não despertar os meus desejos carnais". Aquele foi o fim para mim.?

?Eu preciso entender que é possível ser gay e também ser feliz.?

?Saber que meu pai prefere um filho drogado do que um filho gay me causa uma dor diferente de todas as dores que eu já senti.?

"O mundo só é mundo quando eu estou com você. Eu não quero viver assim para sempre.?

?Durante todo esse tempo ele sempre quis que eu avisasse quando chegasse em casa bem. Hoje ele não pediu. Porque ele me trouxe até aqui. E, logo hoje, eu não estou bem?

?É então que me dou conta de que, sem que a gente perceba, a vida continua acontecendo.
O mundo nunca vai parar para que eu resolva toda a minha vida e recomece do zero.?

?Os nomes de vocês, por favor? - pergunto, para anotar nos copos.
- Felipe - o mais tímido responde primeiro
- E Caio - o outro responde em seguida.?

?Nem sempre a família que nasce com a gente vai nos entender. Nem sempre eles vão ficar do nosso lado pra sempre. Mas isso nunca vai te impedir de escolher uma família nova.?

?Eu te amo e tenho certeza de que, mesmo passando por tanta coisa ruim na vida, você ainda guarda um milhão de finais felizes aí dentro.? ?

priscila.saatmam 19/09/2020

Uma história real.
Um milhão de finais felizes é uma história divertida e emocionante. Fico realmente feliz em poder hoje ler histórias LGBTQIA+ escritas por autores brasileiros, passadas em lugares nós quais podemos nos ver.

A história é linda e merece ser lida e relida. Somos grandes demais pra caber em armários pequenos, que machucam e tentam nos diminuir.
@biblioteca.da.alma 19/09/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso, amo

Jardii 14/04/2023

Não foi pra mim.
Eu queria muito ter gostado desse livro. Fui com muita expectativa e me decepcionei.

Os personagens são muito rasos. Até a metade do livro só conseguia ver o Jonas sendo infantil, e com pensamentos irrelevantes. O livro não tem um tchan, é muito "sem graça".

O romance deixou muito a desejar, foi construído sem muita base. O personagem que mais gostei foi a Isa e Karina, e achei que a Isa mal teve visibilidade.

Só gostei mais da parte final, onde a história começa a ficar boa, mas mesmo assim deixou a desejar.

Sobre o livro dos piratas, eu até estava gostando, mas o final foi péssimo.

Acredito que se eu tivesse lido na adolescência, sem ter a bagagem de romances que tenho, eu teria gostado.

Itsgbrl 05/01/2024

Bl muito fofo
A história me prendeu desde o começo e valeu cada minuto que perdi lendo. A história por parte aborda assuntos um tanto quanto triste porém o casal se supera e vivem um final felizes. Foi o primeiro Bl que li e que me fez me interessar em ler, ótimos pra quem ama romances fofos.
nalu.zaksst 05/01/2024minha estante
leia quinze dias, é do mesmo autor e digo sem ressalvas que é o melhor bl que já li

Malu 09/04/2021

Eu não estava preparada para tudo que foi esse livro.

Vitor Martins mais uma vez apresentando um trabalho impecável que envolve o leitor, com uma profundidade em todos os personagens, inclusive os que aparecem em uma cena rápida apenas... Trás uma experiência de realidade para o leitor, que se envolve na trama, nos problemas e torce pelos personagens continuamente.

Essa obra concerteza conquistou um espaço especial no meu ? Toda a necessidade de ler e de conhecer os personagens e suas histórias, a sensação de querer ler mais e mais mas não querer chegar no fim porque a história está tão interessante e você quer saber mais.

Apesar de todos os gatilhos sofridos, especialmente por conta das complicações com a família do Jonas, o livro te conquista, trás leveza e felicidade de uma maneira envolvente. Te faz querer viver parte daquilo, querer conhecer de perto essas pessoas e ignorar completamente que é "apenas" um livro.

É bem verdade que é muito mais que isso, é um pedacinho de realidade, um pedacinho de emoção, são os autos e baixos da própria vida, a facilidade como se encaixa na realidade e por fim você [spoiler ? alert] realmente quer ir na cafeteria onde jonas trabalha, quer ver os desenho do Arthur, ler o livro do Jonas, Assistir a apresentação da Karina, enfim quer se envolver com cada pedacinho dos personagens.

E apesar de ainda estar um pouco indignada por me parecer tanto com o Jonas (uma pessoa que não gosta de Pequeno Príncipe ????? team Karina aqui, afinal é perfeito) fico feliz com isso, porque me sinto mais perto deles, como se eu de fato fizesse parte da história.

Enfim para qualquer pessoa que pensar sobre ler, leia, é incrível, apaixonante e te contagia de uma maneira extraordinária.

#bartodsupremacy

Brenda 21/09/2023

Escrita deliciosa de se ler, o livro é incrível, meu sonho era proteger cada personagem (menos o pai do Jonas), leiam, chorem de amores e dor e aproveitem a leitura

Cinthia59 09/06/2021

acho que não funcionou pra mim.
Tinha altas expectativas pro livro, via várias pessoas o elogiando mas desde o começo não me prendeu. É realmente bem clichê e não senti que teve nenhum plot que me surpreendeu, pareceu uma história simples e "comum", talvez se eu tivesse o lido uns anos atrás eu teria amado por ter aquecido o coração, mas reconheço o porquê de ser o queridinho entre alguns

Queria Estar Lendo 11/09/2018

Resenha: Um milhão de finais felizes
Um milhão de finais felizes é o segundo livro do Vitor Martins - também publicado pela Editora Globo Alt. Tal como Quinze Dias, é uma história jovem sobre amor, família e aceitação. Mais denso e um pouco mais melancólico, e igualmente marcante.

Na trama, acompanhamos Jonas. Ele trabalha em um café na Avenida Paulista - que é todo ambientado com tema de galáxias e astronautas e tem o nome de Rocket Café - não sabe muito bem o que quer para o seu futuro, mas talvez tenha alguma coisa a ver com escrever livros. Jonas convive com algumas situações desconfortáveis em casa, envolvendo o comportamento agressivo do pai e a postura ultra-religiosa da mãe, mas, longe daquelas paredes, ele encontra tranquilidade para seguir a vida.

Eis que, um dia, um moço bonitinho de barba ruiva aparece no café e uma ideia aparece na cabeça do protagonista. A ideia é, basicamente, escrever um livro sobre piratas gays - que pode, ou não, ser inspirado nesse primeiro encontro dele e do novo crush. Em meio a dramas familiares, apoio dos amigos e o desenvolvimento do que pode ser uma crush recíproca, a história de Jonas fala muito sobre o significado de família.

Um milhão de finais felizes é o tipo de livro pra te fazer sorrir muitas vezes sem nem perceber. Vai mexer com as suas emoções das melhores maneiras, e também vai te deixar triste. É uma história bastante realista e impactante; mais melancólica, como eu disse, porque lida com a homofobia de maneira mais aberta.

"Enquanto andamos juntos, é impossível não pensar que nossa relação virou um jogo de vida ou morte. A felicidade dela depende da minha infelicidade."

Jonas é um dos protagonistas mais carismáticos e doces que li este ano. Simpático, divertido (desde as piadas auto-depreciativas feitas com sutileza até o humor simples e natural da narrativa) e com uma presença marcante, Jonas conta sua história e você se sente parte dela. É fácil se sentir interagindo com todos os personagens, se sentir parte daquele mundo de cafés espaciais, piratas gays e insegurança.

A narrativa dele se mescla a alguns (poucos, eu diria, porque queria mais!) capítulos do livro que está escrevendo. A partir do momento em que encontra a inspiração para dar vida aos seus piratas, Jonas trilha uma história que faz paralelo ao que está vivendo e sentindo. No universo fantástico, a aproximação de Tod com Bart, o jovem e atraente pirata Barba Ruiva, espelha o que Jonas queria para a sua vida.

"Ele riu porque estar sozinho sob as estrelas com Bart fazia seu coração se comportar de um jeito estranho."

Mas não é só na fantasia que o ship está zarpando.

Arthur apareceu na vida do Jonas de repente, mas não para sair dela de repente também. O desenvolvimento da relação entre os dois é a coisa mais AJFABSKJGBAUOGSBAOA por falta de palavra na língua portuguesa que expresse o quanto eu surtei e mordi minha mão e gritei pelas fofuras que eles viveram. É aquele tipo de romance pra aquecer o coração e a alma e te fazer abraçar o livro porque é TÃO FELIZ e tão simpático e tão vivo. Eles existem e é isto.

"Arthur responde com um sorriso e uma piscadinha, porque o objetivo desse garoto é acabar com a minha vida."

Ao mesmo tempo em que tem todas essas alegrias, Jonas precisa conviver com os pais. A mãe é um grande amor em sua vida, mas a religiosidade absurda é tóxica e perturbadora para o garoto. E o pai, um embuste abusivo de quinta categoria. É de revoltar e tirar do sério as situações pesadas que o protagonista vive; é a mostra de um lar carregado em abuso e como isso afeta não apenas o psicológico, mas o emocional também.

No quadro de coadjuvantes, as histórias paralelas que permeiam a do Jonas são complementos bem-vindos que enriquecem o livro. Karina, sua colega de trabalho, foi minha favorita em disparada. Cheia de personalidade e atitude, é uma atriz recém-formada com o sonho de seguir carreira e a determinação para fazer isso acontecer. Eu amei a amizade estabelecida entre os dois e como ela cresceu até uma irmandade e companheirismo lindos de ler.

"- Eu não posso prever o futuro, e ninguém tem felicidade garantida pro resto da vida. Pode ser que amanhã as coisas piorem. Pode ser que você ganhe na loteria e as coisas melhorem mais ainda. A gente não tem controle de nada. Mas você não pode deixar essa falta de controle te impedir de viver o agora."

Danilo e Isadora, outros dois amigos do Jonas, também têm momentos importantes. Danilo principalmente, já que ele está lá pelo Jonas o tempo todo - com seus dramas individuais e problemas românticos; vou falar que o Danilo foi uma das POC mais adoráveis que já li e queria poder abraçar esse menino pra sempre. Isadora, por outro lado... Por boa parte da história, eu só queria dar um empurrão. Depois de entender algumas atitudes dela, a simpatia voltou.

Toda a questão do significado de "família" e "lar" permeiam os questionamentos e as situações vividas pelo Jonas. Conforme a sua jornada avança, conforme coisas boas e ruins acontecem em sua rotina, seus pensamentos começam a se ordenar para entender o que significa quando seu coração pertence a um lugar ou a um grupo de pessoas; qual o real significado de família em tudo o que ele viveu, vive e ainda vai viver.

A edição da Globo Alt tá a coisa mais linda de minha deusa. Eu sou completamente apaixonada por essa capa e a simplicidade da diagramação combinou em muito com a história.

"- Eu queria que você entendesse que nem sempre a família que nasce com a gente vai nos entender. Nem sempre eles vão ficar do nosso lado pra sempre. Mas isso nunca vai te impedir de escolher uma família nova."

Um milhão de finais felizes é a leitura perfeita pra rir e se emocionar, para se apaixonar por personagens reais, com suas histórias emotivas, alegres e críveis, acima de tudo. Um livro jovem, autêntico e atual que merece espaço nas estantes de todo mundo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/09/resenha-um-milhao-de-finais-felizes.html

brenda 15/05/2021

Assim como quinze dias, "um milhão de finais felizes" é um ótimo livro. Nunca havia ouvido falar desse autor, mas depois de algumas buscas na amazon resolvi comprar ambos os livros. Não me arrependo, gostei muito desse livro e cheguei até a chorar em algumas partes, todo esse papo de aceitação dos pais me quebra fácil.

Talvez por possuir uma linguagem mais informal foi uma leitura fácil e rápida, que fluiu bem para mim.

Lady 12/06/2022

Sinceramente? O livro é perfeito! Fala muito sobre aceitação e mostra bem a realidade de hoje em dia.
Não sei mais o dizer para convencer vocês de lerem ele, apenas leiam.

Tâmara Moya 23/10/2021

Essa é a terceira história de Vitor Martins que leio e preciso dizer o quanto amo sua narrativa e suas histórias.
Neste livro conhecemos Jonas, um jovem divertido, doce e carismático. Ele trabalha em um café na Avenida Paulista e acha que quer ser escritor. Jonas convive com o comportamento agressivo e abusivo do pai e a religiosidade absurda da mãe, mas, longe de casa, ele encontra uma forma para seguir a vida. Em um dia no trabalho Jonas conhece Arthur, um garoto que vira tema para uma de suas histórias. O relacionamento de Jonas e Arthur é tão fofo e aquece o coração e a alma. Os personagens secundários são maravilhosos e enriqueceram ainda mais a trama. Karina foi a minha favorita, com certeza.
Um milhão de finais felizes é um livro doloroso, doce, necessário que traz muita representatividade, fala sobre o amor, a família, sobre aceitação e deixa uma mensagem linda de esperança.
Digo 23/10/2021minha estante
Amo Vitor Martins! Ainda nao dei uma segunda chance pra esse livro, mas depois desse texto, vou ler.

Edu 10/08/2021

?????/5 ??
Um livro que me identifiquei desde o início e amei cada pedaço, Vitor Martins obrigadooooo?? você fez tudo!!!