Um Milhão de Finais Felizes

Um Milhão de Finais Felizes Vitor Martins

Resenhas -

IsbelaMarih 26/12/2022

Ok, eu chorei
Se eu contasse pra vocês quantas vezes eu tive que pausar a leitura e ficar olhando pro teto enquanto filosofafa (essa palavra existe???) sobre a vida, vocês acreditariam?

Eu amei cada pedacinho desse livro, tudo me fez sentir acolhido, não sei explicar, mas a história do Jonas é ao mesmo tempo identificável e admirável, e talvez eu esteja um pouco louco, mas talvez tenha até um pouco do Vitor no personagem, a relação dele com seus amigos e em como eles tem problemas REAIS me deixou..... Feliz? Triste? Eu não sei dizer ao certo.

Posso dizer também que amei cada detalhezinho, como por exemplo os botons na capa ( o que foi motivo para eu surtar enquanto lia o Jonas recebendo esse presente ) ou as milhares de referências durante o livro.

Eu nunca tinha lido nenhum livro do Vitor Martins antes, mas depois desse livro eu afirmo com toda certeza do mundo que esse não vai ser o último que eu vou favoritar ?

bibliobia 02/01/2023

Muito mais que um livro de romance!!!
Comecei esse esperando só um romance fofinho e recebi isso e MUITO MAIS. Me surpreendeu muito o tanto de temas tensos e pesados que o livro trata de maneira leve mas que ao mesmo tempo te faz querer chorar até desidratar.

A relação do Jonas e do Arthur é a coisa mais fofa do mundo e ver eles bobinhos e apaixonados um pelo outro fez os meus dias, mas ao mesmo tempo eu senti que o romance em si não é o ponto principal desse livro e que ele fala muito mais sobre auto aceitação, amizade e problemas com a família, além de muitas outras coisas. Inclusive, uma das coisas que eu mais amei foi ver o Jonas encontrando nos amigos o conforto que ele não tinha em casa, chorei demais.

Além de tudo isso, a história dos piratas gays do Jonas é INCRÍVEL e eu adorei ver ele escrevendo algo que representava o que ele estava vivendo para compreender melhor os sentimentos e lidar com as coisas (como escritora me identifiquei horrores).

Enfim, acho que esse livro vale DEMAIS a pena. Foi um 5 estrelas favoritado e com certeza uma das minhas melhores leituras de 2022. Juntando um casal muito fofo, frases lindas e uma found family de deixar o coração quentinho, não tinha como dar errado!
Gleison Marques 02/01/2023minha estante
Eu terminei esse livro no ônibus e fiquei abraçando ele até chegar em casa ??

bibliobia 02/01/2023minha estante
eu terminei ele e também fiquei abraçando por uns 10 minutos porque sabia que ia ficar com saudade dele ?

Jimy.Pepe 20/03/2024

MEU DEUS QUE LIVRO FOI ESSE??????
Eu amei de um jeito completamente absurdo, me identifiquei em muitas partes com Jonas e estou querendo saber aonde encontro um Arthur para mim... Será que vende na shopee?
Esse livro me deu uma mistura de sentimentos enorme, tristeza, alegria, raiva, confusão e tudo que você possa imaginar.
Eu indico esse livro pra todo mundo e principalmente para escritores que precisam de um empurrãozinho e pessoas LGBTs que precisam de um livro de apoio.

Renatinha8899 01/05/2023

Um milhão de finais felizes e piratas gays
Eu peguei esse livro em um momento ruim pensei que seria uma boa ideia distrair minha cabeça com um ?romancezinho levinho?, e oque eu recebi foi na verdade um soco no estômago, da melhor forma possível. Eu queria poder ler esse
livro de novo, como se fosse a primeira vez. Esse livro consegue ser tão real que eu na sentia que estava lendo um livro me sentia honestamente parte da história, como se eu fosse amiga deles todos e sinceramente esse é o melhor tipo de livro que existe. Acho que essa história vai ficar pra sempre marcada no meu coração. ???

Geo Franco 03/12/2021

"Essa é a minha família. E o melhor de tudo é que foram eles que me escolheram."
Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro e quando finalmente consegui fiquei apaixonada
Todos os personagens são extremamente cativantes, é impossível não se identificar com pelo menos um deles (eu sou uma mistura do Jonas, com o Arthur, com a Karina e com a Isa). A escrita é muito fluida e é praticamente impossível parar de ler, o livro aborda diversos temas importantes, como a passagem da adolescência para a vida adulta, amor, família e amizade, Vitor Martins consegue passar por todos esses temas de um jeito que nos faça refletir
Enfim, me apeguei demais por esse livro e agora minha missão na vida é panfletar sobre ele por aí
Ps: Cheetos melhor personagem
Ps 2: eu necessito de um livro só com a história de Piratas Gays (também necessito que mude esse nome akakka)
Dani Mel 03/12/2021minha estante
amo muito esse

Edmar Lima (@literalgia) 17/06/2020

Um milhão de finais felizes
Jonas mora em Santo André, mas viaja todos os dias até a capital paulista para trabalhar na Rocket Café e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Carrega consigo um caderninho aonde anota ideias para os livros que quer escrever, porém ele nunca conseguiu passar de algumas palavras. Jonas ainda precisa lidar com uma família muito conservadora. Sua mãe é uma religiosa fervorosa e reza diariamente para que o filho volte a frequentar a Igreja com ela e o pai de Jonas dificulta ao máximo a vida do menino com suas discussões, criando um ambiente desconfortável em casa. O único lugar em que Jonas se sente bem é em seu próprio quarto, rodeado de seus livros.
A vida de Jonas se resume aos turnos na Rocket, aos raros encontros com os amigos de escola e aos sonhos sobre sua carreira como escritor até que um rapaz aparece no Café e abala o mundo do protagonista. Arthur é o cara mais bonito que Jonas já conheceu e sua barba ruiva leva o escritor a pensar em piratas gays, uma possível ideia para os seus livros. Quando os dois começam a se relacionar, Jonas percebe que não suporta mais viver sob as expectativas dos pais, fingindo ser uma pessoa totalmente diferente em casa. O que ele vive com Arthur é puro e bonito e não merece ser escondido. Contando com o apoio de seus amigos, de seu namorado e de seus personagens, Jonas entenderá que o conceito de família abrange múltiplos significados e que as histórias que ele cria têm o poder de mudar o mundo (pelo menos, o seu mundo)!
O primeiro dia de junho marca o início do mês do orgulho e é muito importante que demos espaço à literatura LGBTQ em nossa jornada como leitores. Já fazia um tempo que queria ler uma obra de Vitor Martins e percebi que não haveria momento melhor para fazer isso do que agora. Martins é um autor gay, brasileiro e uma das novas vozes da escrita nacional. O livro é narrado pela perspectiva de Jonas, protagonista da história. Ele é um rapaz com muitos sonhos, que mora em um ambiente conservador e sente que está vivendo uma mentira. Todos os dias, ao voltar para casa, quando sobe as escadas do seu prédio, Jonas precisa assumir uma heteronormatividade forçada, que vai contra tudo o que ele pensa. Em diversos momentos da narrativa eu, como leitor LGBTQ, me senti representado por essa dualidade de vida, dentro e fora de casa. Muitas vezes o ambiente em que vivemos não é propício para que possamos nos expressar da maneira que desejamos (e precisamos ser). Por isso repito que não poderia haver melhor tempo para ler esse livro que agora. O autor explora todos os questionamentos que acometem os jovens de hoje, passando pela religião e a autoestima. Um dos pontos mais importantes que considero na leitura é a ideia de família que Martins traz, pois muitas pessoas não encontram acolhimento em seus lares e formam uma nova família com seus amigos, unidos pelo amor e pela empatia. Dito isso, queria deixar claro minha satisfação em conhecer um pouco mais sobre Vitor Martins e já me considero um fã de seus livros. Nada me deixa mais feliz que notar que a literatura queer está encontrando seu espaço no cenário nacional e que somos muito bem representados por esses autores.
Melise.Pagotto 20/06/2020minha estante
Amei demais a sua resenha e já quero ler o livro!

Edmar Lima (@literalgia) 22/06/2020minha estante
Nossa, fico muito feliz que tenha gostado! Aposto que vai adorar o livro! :)

Melise.Pagotto 29/06/2020minha estante
Gostei mesmo é já está na lista para ser lido até o final do ano :)

thainexplicavel 09/01/2022

não tenho o que dizer
o livro não tem UM defeito sério
que livro gostoso, que personagens incríveis, que história envolvente
todo mundo tem personalidade bem definida e eu AMO isso, é simplesmente sensacional
esse livro é perfeito e eu queria TANTO que meus pais lessem pra entender mais o que significa ser lgbt num mundo de merda
poderia colocar esse livro no meu top 10 facilmente
Milly 10/01/2022minha estante
acabei de terminar ele também, livro maravilhoso. :)

Alysonx3 11/05/2021

Um milhão de finais felizes!!!
Doce, meigo e gentil qualidades que são facilmente atribuídas ao personagem principal, mas também ao livro, que constrói com delicadeza e seriedade a vida de Jonas, e que pode ser também de tantos outros jovens LGBTQIA+.
Recomendo muito!

Entre1 26/03/2022

Um milhão de finais felizes
Eu amei como esse livro me fez sentir vários sentimentos na mesma página e como me identifico 90% com a história, que é muito envolvente, alegre, triste e muito bem conduzida e escrita. Valeu muito apena essa releitura.

wanessalucca_ 11/04/2021

Amei d+ ?
Nossa acho que não sei nem o que falar sobre esse livro.
Perfeito, perfeito, perfeito!
E ainda me fez chorar muito emocionante
Amei d+ o Jonas.
Uns do melhores livro que já li com toda certeza
dig 11/04/2021minha estante
amo quando falam do meu livro favorito

Lulu 05/07/2021

Um turbilhão de emoções!
Eu não sei nem por onde começar, antes de ler eu já estava com uma certa expectativa, mas esse livro não só supriu como ultrapassou todas elas!
Jonas e Arthur formam um casal incrível, eu me diverti muito com eles, eles são extremamente fofos e diversos momentos nos deixa com o coração quentinho! Mas ao mesmo tempo eu chorei junto com o Jonas, o meu humor oscilava entre raiva, indignação e tristeza quando as coisas envolviam a família dele. Os personagens secundários são incríveis e eu fiquei super feliz em ver um casalzinho aí, a aparição foi coisa pequena mas me deixou feliz demais!

mariah71 29/03/2024

Um Milhão de Finais Felizes. ????
Um livro cheio de representatividade, que toca na alma e faz com que seu coração fique quentinho em diversos momentos.
"Um Milhão de Finais Felizes" é um livro que te faz repensar, que te faz refletir sobre a vida e que te obriga a pensar como você reagiria em determinada situação.
A história é fluída, concreta e muito bem escrita. Os personagens são encantadores e você encontra uma parte de si mesmo em todos eles.
duda ð¤ 29/03/2024minha estante
como eu amo esse livro, sério.... é perfeito (principalmente o barba ruiva)

mariah71 29/03/2024minha estante
Ele é simplesmente maravilhoso! Criei um apego enorme por todos os personagens. ??

luxcas0 09/06/2022

Muito bom, nossa, eu até mesmo chorei lendo o final, e me arrependi de tê-lo lido tão rápido, esse é um dos meus livros favoritos e eu amei as referências à cultura pop

llynxlight0 16/01/2023

gays mt fofos
adorei esse livro, ele é tão leve e doloroso de um jeito bom, é o primeiro que li do Vitor, mas gostei bastante. Gostei que foram retratados os problemas de todos os personagens, e como eles foram resolvidos de uma forma bonita, e que no fundo, o livro não é só sobre romance, é sobre a família, a aceitação consigo mesmo, e isso é lindo.