Primavera em Tchernóbil

Resenhas - Primavera em Tchernóbil

1 | 2 | 3 | 4

Nessa 15/08/2022

Leve tristeza
Quando você começa a pesquisar sobre Tchernobil só se encontra tristeza e desolação.
Ao ler Vozes de Tchernobil, a gente descrê sobre a humanidade e nossa capacidade de fazer mal.
E inspirados nesses relatos Emmanuel lepage vai à Tchernobil para retratar em seus desenhos essa desesperaça.
Além de enfrentar o medo da radiação que toma conta de toda equipe, ele tem que superar desafios pessoais para estar ali.
Chegando lá ele nos mostra que Tchernobil é muito mais que o maior acidente radioativo da história.
Há vida em Tchernobil

Vinicius 15/05/2023

Lindo
É estranho descrever assim algo sobre o futuro do maior acidente nuclear da história, Mas o que vemos aqui é mágico, É lindo ver que um lugar tocado pela morte pode do seu jeito continuar a viver, A vida é assim não importa o que aconteça ela tem que continuar e que forma linda ela foi retratada aqui

@thereader2408 18/05/2022

Tchernóbil pelos olhos de um artista
Em 26 de abril de 1986 uma explosão destruiu o reator nº 4 na fábrica Vladimir Lenin, na Usina Nuclear de Chernobyl, localizada no Norte da Ucrânia, próximo da fronteira com a Bielorrússia e cerca de 130 km de distância de Kiev, 20 km de Chernobyl e a pouco mais de 5 km de Pripyat. Nuvens de material radioativo se espalharam pela Europa, mais de 30 pessoas morreram no acidente e milhares morreram devido a radiação.

As pessoas que viviam perto da usina receberam doses de radiação cerca de 37 mil vezes a dose de um raio-x de tórax. O governo ucraniano evacuou cerca de 135 mil pessoas da área e criou a zona de exclusão de 30 quilômetros ao redor da usina, para que permaneça inabitável e estima-se que serão necessários mais de 20 mil anos para que Chernobyl possa ser habitado por humanos novamente. Entretanto, animais selvagens, até mesmo animais em risco de extinção, estão prosperando e aproveitando a natureza sem se preocupar com a interferência humana.

Depois da tragédia mundo seguiu seu curso e sobre a maior catástrofe nuclear da história muito já foi discutido. A exemplo do livro "Vozes de Tchernobyl" da autora ucraniana Svetlana Alexievich e da série da HBO Chernobyl de 2019, que foi inspirada no livro da Svetlana. Nestas mídias vemos depoimentos e simulações de como o acidente aconteceu. Mas e depois? O que aconteceu depois? É aqui que entra Emmanuel Lepage e sua capacidade de ver beleza nos lugares mais improváveis.

Primavera em Thernóbyl é um documentário em quadrinhos que aborda a tragédia em um ângulo diferente. Na época do ocorrido Lepage tinha 19 anos e 20 anos depois, em 2008 ele e sua equipe de artistas fizeram esse projeto para documentar a vida dos sobreviventes com objetivo produzir material para angariar fundos para as vítimas do acidente. E como resultado temos esse belíssimo quadrinho que vai crescendo à medida que entramos na vila juntamente com Lepage. Vemos as cores de Chernobyl pelos olhos do artista.

Uma parte que me chamou atenção foi quando um dos entrevistados revela que seu sonho é sair de Chernobyl (a cidade) e encontrar um trabalho em Kiev. Hoje sabemos como está Kiev...

@thereader2408

Bruno.Fonseca 23/07/2020

Uma HQ que vai te fazer chorar
Eu já li quadrinhos de diversos gêneros e alguns como o jornalismo em quadrinhos, por exemplo, me chama mais a atenção. Não sei explicar o motivo, talvez possa ser por ver um pouco da minha profissão sendo retratado de outra forma ou por mostrar que há verdade por trás de traços artísticos, balões e recordatórios também.

“Primavera em Tchernóbil” carrega esse gênero em suas páginas e não tinha como ser diferente. Olhar para o maior desastre nuclear da história não pode ser ficcional. O dia 26 de abril de 1986 ficou conhecido como o início do fim para os habitantes que viviam ao redor da usina ucraniana. A região era moderna, cheio de vida, respirava prosperidade e tecnologia, mas tudo que é sólido pode derreter e foi assim que praticamente o mundo acabou. Quer dizer, não o meu e o seu que está lendo esta resenha, mas de mais de cinco milhões de inocentes quando um dos reatores nuclear derreteu.

Enquanto eu que tinha apenas alguns dias de vida – nasci em 10 de abril do mesmo ano -, e outras pessoas do mundo que estavam a milhão vivendo a adolescência, a fase adulta ou a velhice dormiam, uma nuvem de radiação saía do leste europeu e viajava por milhares de quilômetros em várias direções impregnando tudo que via pela frente.

20 anos depois, em abril de 2008, um grupo de ativistas e artistas resolvem voltar a Chernobyl a fim de documentar a vida dos sobreviventes da tragédia, que vivem nas terras contaminadas. O francês Emmanuel Lepage é um deles, e tudo que ele viu nos dias que passou colocando sua vida em risco ao lado de seus parceiros é o resultado de “Primavera em Tchernóbil”.

Continue lendo clicando no link.

site: https://www.proibidoler.com/quadrinhos/critica-analise-review-primavera-em-tchernobil/

Marcelo.Castro 24/07/2023

Sensível
Uma obra artística de sensibilidade ímpar. Seja pela narrativa e os questionamentos trazidos pelo artista, seja pelos traços característicos e jogo de cores e sombras, a obra lança um olhar sensível e único sobre a grande catástrofe de Tchernobil. Obra muito recomendada para quem gosta do tema, ou aprecia boa arte.

Gabriel 17/10/2021

Impressionante
A primavera de tchernobil nos convidando a nossa primavera. Impressionante tirar tanta beleza de um fato tão triste?

Giu 16/10/2023

Um relato doloroso
Como leitora assídua de casos de chernobyl e relatos do que pode ter acontecido lá, comprei esse quadrinho pensando em ter mais uma visão da grande tragédia daqueles dias.
Me surpreendi? Não totalmente.
O livro traz, em sua maioria, a vis]ao do autor/desenhista em sua totalidade de artista em meio ao caos que a explosão seguiu.
Conta magiotariamente sobre a experiência da viagem do artista nas terras dissimadas, mas não aprofunda muito a história de chernobyl; o que aparenta ser um erro vindo de encontro com as expectativas criadas.
Achei o traço bem bonito, as cores escolhidas te levam até o local e te deixam melancólico só de imaginar as cenas desenhadas.
Recomendo para uma imersão nessas terras? Não, mas se você, como eu, gosta desse tema, é um aditivo para a sua coleção pela beleza que temos nas páginas.

Renan 18/02/2024

Documentário
É uma leitura interessante, como diz nele próprio, é um documentário em quadrinho. Não tem.uma grande história, é mais as impressões e relatos de uma experiência de viagem por esse local tão inusitado e perigoso.

1 | 2 | 3 | 4