As Três Marias

As Três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

Nado 20/05/2021

As Três Marias é uma das obras mais conhecidas dessa autora brasileira e que foi adaptado em formato de telenovela na década de 80.
A trama é narrada por Maria Augusta, conhecida por todos como Guta e que foi enviada para um internato. Lá ela conheceu Maria José e Maria da Glória, e rapidamente ficaram conhecidas no colégio como As Três Marias, uma por conta de seus nomes e outra porque elas ficaram inseparáveis desde a chegada de Guta.
No decorrer da trama o leitor vai acompanhar as descobertas vividas pelas personagens sob o ponto de vista de Guta. O tempo passa, elas ficam adultas e cada uma delas tem um destino diferente, mas nada abala a amizade que elas construíram no orfanato e que foi tão importante para elas passarem por alguns momentos tão difíceis e cheios de dúvidas.
O fato de Rachel de Queiroz colocar três mulheres protagonizando um romance nos anos 30, quando os romances eram dominados por protagonistas masculinos, é um dos pontos altos da obra e um diferencial na literatura brasileira. A escolha do nome Maria, o nome mais popular do país, principalmente naquela época, é algo a ser considerado também. A autora pôde dar voz às tantas ?Marias? do Brasil que em um período arcaico tinham tantos questionamentos e sede de viver, mas eram barradas pelo patriarcado que era muito mais presente do que ainda é.
Por mais que a obra tenha sua relevada importância e tantas mensagens primorosas na história das três protagonistas, não foi uma leitura que me prendeu tanto. A leitura é superfluida e pode ser lido rapidamente sem cansar, a escrita de Rachel de Queiroz é fantástica e ela se prova mais uma vez como uma excelente contadora de histórias.
A leitura de As Três Marias faz parte do projeto ?Lendo Mulheres Nacionais? do @eu_rafaprado. Grupo formado por amigos leitores que promovem os mais enriquecidos debates.

Rodrigo 05/05/2021

Uma história muito boa
Muito bom conhecer as histórias das Três Marias. Cada uma com suas particularidades e emoção.

Ana 05/05/2021

se rachel de queiroz pensa q eu vou perdoá-la por esse final a gata tá muito da enganada. assim, cabe à clotilde de queiroz fazer uma continuação da obra. obrigada.

rayssagurjao 14/04/2021

Fé, amor, escolhas
Três marias é um livro escrito por uma mulher e muito bem escrito, trata não só das três estudantes que se encontraram no internato de Fortaleza e tornaram-se amigas, mas também apresenta a vida de uma delas que narra todos os acontecimentos do seu ponto de vista, desde que chegou no internato até o momento que volta pra casa após muitas aventuras.

É uma narrativa que nós faz questionar a fé, as escolhas, os sentimentos e os tabus de vidas no Ceará desse período, o lugar destinado as mulheres e o quanto era imprescindível o casamento e imperdoável a "perdição".

Frank 11/04/2021

Uma ficção que tem um que de autobiográfico, segundo entendedores de Rachel de Queiroz. Conta a história das três amigas com nome em comum que cresceram juntas em um internato de freiras. Maria augusta (narradora), Maria José e Maria da Glória. A história acompanha a infância e vida adulta das três. Apesar de recusar a alcunha de feminista, a autora entrega uam personagem forte e independente para a época, com autonomia emocional e sem amarras sexuais.
Ótima obra que dizem ser um dos livros que mais refletem a personalidade da autora.

Grace @arteaoseuredor 04/04/2021

?As Três Marias, de Rachel de Queiroz.

?Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma escritora cearense. A primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras e a primeira mulher a receber o Prêmio Camões. Foi também jornalista, tradutora e teatróloga. Seu primeiro romance "O Quinze", ganhou o prêmio da Fundação Graça Aranha.

?O livro é narrado por Maria Augusta, a Guta. Ela estuda em um colégio de freiras, logo que chega ela conhece Maria José e Maria da Glória, juntas são chamadas de as três Marias. Glória se casa, Maria José se dedica a religião e Guta tenta se tornar independente, se envolve com um pintor, homem mais velho, depois vive um romance de verão, um de seus amigos se suicida, ela mesmo tem pensamentos suicidas. Guta também fala sobre outros personagens, que fazem parte de seu mundo, pode parecer assuntos corriqueiros, mas é interessante como nos anos 30, Rachel de Queiroz já pensava a frente de seu tempo.

??...nossa comparação com as estrelas foi como uma embriaguez nova, um pretexto para fantasias, e devaneios. (?) À noite, ficávamos no pátio, olhando as nossas estrelas, identificando-nos com elas. Glória era a primeira, rutilante e próxima. Maria José escolheu a da outra ponta, pequenina e tremente. E a mim me coube a do meio, a melhor delas, talvez; uma estrela serena de luz azulada, que seria decerto algum tranquilo sol aquecendo mundos distantes, mundos felizes, que eu só imaginava noturnos e lunares.?

Ferferferfer 31/03/2021

Longe de ser um conto de fadas
O primeiro livro de Rachel de Queiroz que leio. A sinopse muito me agradou, e decidi começar por esse, e não por "O Quinze", como muito se faz. A edição deve ser enaltecida pela belíssima capa, documentos da autora digitalizados e a qualidade da Fortuna Crítica que consta no final do livro.
Gostei muito de ler mais sobre as três jovens amigas. Nessa narrativa, é impossível o leitor não se sentir contemplado por experiência similar, de poder contar com um grupo de amigos muito fielmente. Posteriormente, vamos observando mais a caminhada solitária de Guta.
O final me surpreendeu bastante, talvez porque fui iludida pelo modo inocente de levar a vida, até certo ponto, de Guta.
Fico com o gosto agridoce.

Sayd 21/03/2021

Livro maravilhoso
Rachel de Queiroz nunca decepciona, desde o início até o fim, a história é bem amarrada e interessantes acompanhando a vida das três marias e de outras meninas do colégio.

Sara 18/03/2021

Plangente e contemporânea.
O ano é 1936 e Rachel(mais uma vez), consegue trazer em um romance, questões tão atuais, dores, medos, alegrias e anseios e de uma maneira tão profunda, própria de Rachel. Ela não me decepciona, pelo contrário, só surpreende.

Enfim, Recomendo SIM.

Pandora 07/03/2021

Li "As três Marias" em busca de reencontro, então, como explicar minha satisfação ao me vê diante de um livro tão autobiografico como esse?

Rachel de Queiroz foi uma das autoras marcantes da minha adolescência de leitora de biblioteca pública e escolar. O primeiro livro dela que li foi "O Quinze", mas meu coração foi arrebatado mesmo pelo "Memorial de Maria Moura", um livro preferido mesmo agora.

Me sinto em casa na companhia da Raquel, ainda mais quando ela ficciona em cima de sua própria vida de menina, de jovem, de mulher no Brasil do início do século XX, no nordeste. Do isolamento do colégio interno para a vida na cidade, os amores, os desenganos a presencia constante da amizade.

Como a Heloísa Buarque bem disse, esse é um livro de escrita sóbria, rigorosa, avessa a demagogia. Lendo isso entendo de onde vem meu amor a autoras como Michele Ginsburg, Elena Ferrante, Buchi Emecheta, Herta Muller, afinal meu olhar foi educado por esse tipo de narrativa feminina poderosa por ser capaz de narrar as minuncias íntimas das nossas complexas, castrativas e silenciosamente violentas experiências no mundo.

E sim, não passa despercebido a mim que a Raquel não fala da camada sociail nordestina a qual pertenço como neta de retirantes/pessoas faveladas. A vida das Três Marias se comparada com as das minhas avós. Jesus! São madames, apesar de não serem privadas de sofrimentos. No entanto, foi maravilhoso reencontrar essa narrativa atrozmente concisa, lúcida, implacável e, de bônus, conhecer um pouco mais sobre essa voz que me fez tanta companhia.

mariaf.skumagai 24/02/2021

Rachel
Uma das maiores escritoras brasileiras, nordestina, tratando de temas que a sei tempo eram tabu.
Um livro leve, fluido, mas com uma profundidade constante, desde do título até a última frase.

Christiane 17/02/2021

Rachel, a contraditória
O livro flui muito bem até o meio, mas depois fica desinteressante, não me tocou, eu não queria mais saber dos personagens, pouco me importava o que ia acontecer com eles. Talvez leia outro para tirar essa impressão ruim que fiquei da autora. Ela não me passou nenhuma emoção. Nem de raiva.

duda 04/02/2021

As três Marias
Leitura muito boa, a escrita da Rachel é lindíssima e têm diversas partes bem impactantes, é um livro que vai ficar no meu coração. Ver a jornada das três Marias, desde crianças, foi muito interessante e emocionante, principalmente acompanhar todo o sofrimento de Maria Augusta...

Carolina 13/01/2021

No começo foi bom
No começo foi bom, me senti na minha adolescência. No meio houve um salto no tempo das meninas. Lá pro final não foi muito bom mas ao mesmo tempo foi surpreendente os acontecimentos na vida de Guta. Grande Rachel.