Os Amadores

Os Amadores Sara Shepard

Resenhas - Os Amadores

Priih | Blog Infinitas Vidas 02/06/2022

Tenham em mente que é BEM teen
[...] Os Amadores é um livro com narrativa de fácil entendimento e uma pegada BEM teen. Faço esse disclaimer porque, se você não se identifica com esse estilo, talvez acabe se decepcionando – como foi o meu caso. Eu amo tramas investigativas, mas não ando tendo muita afinidade ou paciência para abordagens mais superficiais, e Sara Shepard nos apresenta a personagens bem unidimensionais e previsíveis, ainda que ela tente usar o passado deles como oportunidade de aprofundamento. Outro ponto importante é o uso de recursos inverossímeis para destravar situações impossíveis (um exemplo disso é uma empresa cair em uma engenharia social fraquíssima bolada por um grupo de adolescentes).

Seneca não é uma protagonista cativante, muito pelo contrário. Ao descobrir que Maddy é um garoto, ela muda completamente com ele e permanece assim ao longo da maior parte do livro. Ao mesmo tempo em que ela fica constrangida por ter se aberto com ele na internet imaginando que ele fosse uma garota, ela também se sente atraída por Maddox. Esse clima de “não-romance” não funciona e torna bem difícil não só se envolver com os dois como torcer por eles também. O fato de Maddox ter um rápido romance com sua treinadora também não ajuda, e ele acaba exercendo um papel menos de co-protagonista e mais de coadjuvante.

Aerin é o estereótipo de garota linda e loura que usa o corpo e o álcool pra afogar os sentimentos mais profundos que não deseja enfrentar. A perda da irmã a assombra e a sufoca, e sua solução para lidar com o luto e a ruptura de sua família é sair com o máximo de rapazes possíveis. [...] E já que estamos falando do comportamento de Aerin, a obra me causou uma sensação bem incômoda com relação ao modo que Shepard retrata o gênero feminino. O fato de Aerin ter pouco mais a oferecer do que cenas de flerte somado a vários diálogos que reforçam estereótipos (como quando os irmãos Madison e Maddox falam “garotas sempre mentem” ao se referir à instrutora do segundo) transmitem uma sensação de machismo e misoginia velados na narrativa da escritora, o que me fez ficar de cara fechada em mais de uma ocasião ao longo da leitura.

Como mérito da obra, a investigação do caso de Helena é bem fluida e interessante. A forma como o grupo de amadores vai construindo o caso é bacana e vai adicionando peça por peça ao quebra-cabeça que o caso Kelly representa. Além disso, o plot twist do final é MUITO bom, sendo capaz de me surpreender e me fazer dar uma estrela a mais ao livro. [...]

Os Amadores é uma opção de leitura bem despretensiosa pra quando você estiver buscando um livro investigativo leve, de narrativa simples e sem grandes pretensões. Ele entretém, mas não é uma obra marcante, daquelas que fazem o leitor querer falar sobre sem parar, e também necessita de um olhar crítico para que os estereótipos de gênero não sejam reforçados no imaginário do leitor. Acredito que eu não seja mais o público-alvo dos livros da Sara Shepard, mas muitas pessoas são fãs do estilo de escrita da autora. Fica a seu critério decidir se essa leitura entra na lista.

Pra saber mais, é só conferir a resenha completa no blog. ;)

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2022/06/01/resenha-os-amadores-sara-shepard/

Yasmim Braga 24/05/2022

Prende a atenção!
? A melhor forma de resumir o livro seria: um grupo de jovens que se juntam para desvendar um crime! Porém, só isso não basta, pois a história tem várias camadas. Em Os amadores, conheceremos Seneca, essa jovem universitária que é apaixonada por crimes não resolvidos. Em um site voltado para isso, Seneca faz um amigo - o Maddox - e, juntos, decidem investigar um crime real. Ocorreu há 7 anos, quando Helena, 17, desapareceu e foi encontrada 1 ano depois morta em um lago. À essa dupla se juntam: Aerin (irmã de Helena) Madison (irmã de Maddox) e Brett (um rapaz inteligente que ama investigar). O que poderia dar errado?

? Então, eu amei demais essa história! Tudo poderia dar errado mas temos várias surpresas ao longo do livro. Fui me apegando a esse grupo e fiquei torcendo para que eles conseguissem desvendar. Até tentei chutar quem poderia ter sido o assassino, mas sou péssima nisso. Quando achei que tinha adivinhado, a autora riu na minha cara e me mostrou que fui trouxa.

Fiquei chocada com o assassino e não esperava nada do que rolou. A conclusão termina com uma ponta solta GIGANTE que me deixou morrendo de vontade de ler o segundo! E foi isso que fiz, um mês depois eu peguei e devorei também. Em breve, trago minha opinião sobre.

O que posso dizer é, Sara sabe como construir um bom suspense e fazer com que o leitor fique intrigado e desconfiando de todos. Gostei muito de sua escrita também, flui com facilidade e dá pra ler em um dia, se você tiver tempo.

Por fim, super indico para quem quer um mistério leve mas que, ao mesmo tempo, prenda a atenção do começo ao fim! Ansiosa para o livro 3 haha ??

Leticiavitx 09/05/2022

Eu fiquei simplesmente encantada por esse mistério! É envolvente e apaixonante, algumas coisas e sentimentos poderiam ser mais aprofundados mas num geral é um livro pra se divertir e ficar chocado ao mesmo tempo.

Sil | @uma_dama_dos_livros 05/05/2022

Helena Kelly há cinco anos desapareceu no quintal de sua casa em Dexby, Connecticut. Enquanto a sua irmã tinha ido buscar algo que Helena pediu em seu quarto, desse dia em diante nunca mais foi vista por ninguém, e sua família ficou sem respostas sobre quem possa ter matado ela, sequestrado e o porquê.
??

Agora a sua irmã inconformada até hoje por esse crime, descobre um site chamado "Caso Não Encerrado" onde ela deixa uma mensagem pedindo ajuda deles para tentar achar alguma resposta sobre o que realmente aconteceu a Helena a 5 anos atrás.
??

Seneca Frazier, de dezoito anos, vê a postagem de Aerin no site e decide junto com outros colegas do site, tentar achar novas pistas sobre esse crime, pistas que a polícia deixou passar na época e que talvez possa solucionar esse crime de uma vez por todas.
??

Seneca também passou por algo terrível a 5 anos atrás quando a sua mãe foi achada morta e o crime também nunca foi solucionado, talvez procurando pistas do crime de Helena ela tenha alguma paz no crime de sua mãe.
??

Mais o que Seneca não esperava era que a pessoa que se tornou sua melhor amiga na Internet fosse um garoto enquanto em sua cabeça Maddy fosse uma garota e tudo desse momento em diante parece da errado, e logo de cara Aerin diz que achou que fosse brincadeira e não quer ajuda nenhuma para descobrir nada sobre sua irmã.
??

Quando Seneca decide que vai embora e já desistindo do caso todo, Aerin, Maddy e Brett um gênio do site e colega deles aparece e pedi a Seneca que fique e ajude eles a desvendar os segredos que Helena escondeu e levou para caixão junto com ela.
??

E pelo visto o assassino possa esta mais perto do que eles imaginam e tentando de alguma forma silenciar eles para não o descobrirem.

- Uma leitura que eu não imagina onde poderia chegar mais foi longe e valeu a pena ler, adorei a escrita da autora e já tô curiosa para ler a continuação desse livro. Acompanhar a investigação foi demais e cada nova pista eu só queria descobrir logo o que realmente aconteceu.

isabellsgarcia 27/04/2022

Que sabor, que momento!
"Os Amadores" foi o meu primeiro livro de mistério finalizado e foi uma delicia ler sobre a investigação de Seneca, Maddy, Aerin, Brett e Madison. Acho que o grupo inteiro foi muito bem trabalhado e construído, tanto quanto os outros personagens da trama. Enredo coeso, escrita fluida, plot bem criado... Sara Shepard acertou muito nessa obra.
Durante a leitura, eu tinha uma lista de suspeitos em mente e consegui captar algumas informações antes dos próprios personagens (culpa do meu vício em filmes e séries sobre casos misteriosos), então comecei a achar que a resposta que me entregariam não seria tão surpreendente. E fico grata por ter me enganado.
Chegando nas últimas 30 páginas, eu já havia traçado o top 3 suspeitos e, mesmo com a história se encaminhando para um lado, eu sempre tive uma certa desconfiança em outro. Praticamente devorei esse livro tentando resolver o mistério da morte de Helena e me senti parte da história, criando teorias mirabolantes sobre o que podia ter acontecido com ela. Quando me falaram que o plot twist do livro era incrível, eu não acreditei. Eu, cheia de paranoias e sempre desconfiando de todos os personagens, nunca imaginei que seria pega desprevenida. Achei que estava óbvio, achei que tinha ganhado de Sara Shepard e solucionado o mistério nas últimas 10 páginas. E me orgulho de dizer que liguei os pontos, antes da história se encaminhar para o culpado, e que soube cedo que tinha algo por aquele caminho. Posso dizer que o "quem" não me surpreendeu tanto, mas todos os outros detalhes me fizeram entrar em colapso.
Tiro o chapéu para essa mulher e o quão genial foram as últimas páginas do livro.

A história inteira é de cair o queixo, e eu mal posso esperar para ler o segundo volume e ver como ela continua.

- Isabella :)

118 27/04/2022

Os amadores
Esse livro é perfeito, a leitura foi incrível! Eu devorei o livro e li em uma semana, porque a curiosidade para saber quem matou era muito grande e o final é surpreendente. Os amadores não é aquele livro de suspense onde você simplesmente sabe quem matou na primeira página, cada capítulo você fica com dúvida de quem matou, tem muitos suspeitos. Eu amo o grupinho que resolve o mistério, eles são um pouco diferente uns dos outros, mas se completam e formam uma equipe maravilhosa!

Eu amei esse livro!! Para quem é fã de suspenses/mistérios sobre assassinato é um ótimo livro! E sem contar que tem o segundo livro "Os seguidores", o de deixa tudo melhor!
Leo1310 27/04/2022minha estante
Q resenha ótima amggg

audrey 25/04/2022

sara shepard, amo a escrita dela, muito fluída que você consegue ler em um dia, ou menos, quando vi esse livro e vi que era escrito por ela, quis imediatamente comprar, porque sabia que eu iria amar, e...

?eu queria muito gostar dele, mas eu percebi que estava me esforçando e não estava obtendo nenhum resultado.?

ela é muito conhecida por fazer mistérios adolescentes, mas acho que ela poderia ousar mais e tentar sair um pouco dessa temática, e partir para um horror mais sério e adulto. eu amaria ler. ela sabe narrar muito bem uma história, que você se sente dentro dela.

sobre a revelação... eu já esperava. desde os primeiros capítulos eu já suspeitava que essa pessoa havia matado a helena, se você olhar muito bem entre as entrelinhas você consegue perceber ? estou surpreso que poucas pessoas conseguiram descobrir ou se quer suspeitaram, estava um tanto óbvio.

o fluxo da leitura é mediano, um tanto bobo, quis parar várias vezes mas continuei, muitos plots irrelevantes pra sustentar a história. não é o melhor dela com certeza, e não fiquei com muita curiosidade para ler o próximo, este já foi o suficiente.
audrey 25/04/2022minha estante
p.s: podia facilmente ser encerrado em um livro so, na minha opinião nao era necessário uma saga.

gogotomag0 01/04/2022

os amadores
cacete, que livro foi esse???!
o livro me prendeu dês do início ao fim, me tirou da ressaca literária e ainda tem um plot incrivel (apesar que eu descobri o plot).
amei o desenvolvimento dos personagens, o enredo, como tudo foi tratado em geral.
é o meu primeiro contato com a escrita da autora, já assisti pretty little liars mas nunca li o livro, e juro que esse livro entregou tudo.
ansiosa pra ler a segunda parte, mds!

folksaya 31/03/2022

não é um livro bom nem ruim, é bem razoável. tentaram fazer um monte de plot twist que não me chocou, muita coisa bastante enrolada porém o final foi muito bom.

@maarianaraamos 13/03/2022

Mas essa sarah é uma malandrona memo
Gente? eu tô um pouco balançada com essa história! Eu ia ter furos pra falar, mas ai cheguei no final de todos os furos fizeram sentido kkkkkkkk entao é isso. Em breve vídeo no canal, nome do canal: Mari Ramos

Ana 06/03/2022

Não tem muita profundidade, mas é divertido
O livro claramente foi escrito para um público adolescente/jovem adulto. O enredo não tem lá muita profundidade, os personagens tem zero complexidade. Mas confesso que o final me surpreendeu, não esperava mesmo. Não é um livrão, mas até que foi divertido.