Os Amadores

Resenhas - Os Amadores

Fábbio @omeninoquele 26/01/2021

Esperava mais!
#OMeninoResenhando

"Aerin já tinha ouvido muitas vezes que o amor era capaz de levar uma pessoa a fazer coisas idiotas, que era tão poderoso como uma droga. Mas não conseguia imaginar sua irmã inteligente e determinada caindo nessa baboseira."

Fazia cinco anos que Helena Kelly desaparecera do quintal de sua casa quando brincava com a irmã. Um sumiço que trouxe muita tristeza à família Kelly e a uma cidadezinha pacata em Connecticut que tentou de tudo pra desvendar esse mistério, mas que foi vencida pelo tempo e trouxe nada mais do que a falta de solução a esse caso que mexera com a cidade.

Mas quando o corpo de Helena aparecera na floresta e o caso reavivado, sua irmã mais nova Aerin, entra num fórum na internet chamado Caso Não Encerrado à procura de ajuda e é aí que um grupo formado por Seneca, Maddison e Brett decidem se juntar a Aerin, em busca de desvendar todo esse mistério do caso Helena. E é juntando pequenos pedaços de evidências do dia do sumiço e das coisas pessoais da vítima que eles, vão adentrar numa trama cheia de segredos e se arriscarão pra esclarecer o caso, mesmo que o assassino esteja disposto a dificultar as coisas pra eles.

A trama não tem nada de muito surpreendente em basicamente boa parte da história. O que temos é alguns segredos que moldam os personagens principais e eles de alguma forma sofrem com isso. Mas a narrativa é toda voltada pro caso Helena e a medida que nós conhecemos a história e nos deparamos com o ápice no final do livro, notamos que tudo o que aconteceu tem haver com a maldade humana, e como estamos suscetíveis a isso. Confesso que essa autora sempre me ganha um pouco com suas conclusões e aqui não foi diferente.

Não consegui me envolver muito com os personagens e mesmo que o final tenha me agradado bastante, eu senti que a minha experiência de leitura em boa parte do livro foi meio parada, eu esperava mais impacto, como foi quando li outro livro dessa autora. Mas devo confessar que esse é uma ótima pedida pra quem quer adentrar no gênero e não quer algo mais intenso logo de cara, e ainda que eu acho que a trama tenha deixado a desejar em algumas partes, o arremate final que a autora deu a essa história me deixou muito satisfeito e curioso.

Consigo definir essa leitura como uma leitura parada, com uma boa trama, mas que deixou a desejar e que mesmo assim me surpreendeu pelo final. A gente sempre gosta de levantar altas suspeitas de quem é o assassino dessas histórias e garanto que aqui, é quase impossível descobrir o culpado e suas motivações.

Recomendo se você gosta de thrillers desafiadores, com uma pegada contemporânea e com uma escrita sagaz de uma autora considerada por muitos a rainha dos segredos.

#OsAmadores #SaraShepard #EditoraRocco

site: https://www.instagram.com/p/CKe4ugWDvkF/

Bárbara 31/12/2020

Início bom de trilogia
Helena e Aerin Kelly são irmãs com alguns anos de diferença, mas inseparáveis. Tudo funcionava às mil maravilhas, até que Helena começou a namorar. Da noite para o dia, a garota afastou-se da família, passou a usar roupas completamente diferentes e a ter atitudes agressivas e ríspidas com seus familiares. Certo dia, o inevitável acontece, e Helena desaparece de sua casa, deixando sua irmã sem chão. Sem contato de eventuais sequestradores, sem ligações desesperadas, os dias viraram meses, e a angústia vai fazendo morada na família. Alguns anos depois, a garota é encontrada sem vida.

A polícia não conseguiu encontrar os culpados, sequer traçou os passos do crime. Ninguém foi preso, e o caso ficou sem solução. Aerin descobre um site de investigadores amadores na internet e, num rompante, faz um pedido de socorro, pedindo ajuda para que alguém consiga solucionar o caso, cinco longos anos depois do crime. No fórum de discussão, estão investigadores particulares, policiais aposentados e até mesmo pessoas que investigavam por hobby. O que a adolescente não imaginada, todavia, era ser procurada por 3 concluintes do ensino médio, para atender ao pedido de ajuda.

Apesar de nunca ter lido nada da autora, sei que essa é uma fórmula já adotada por ela na sua série Pretty Little Liars. É interessante ver o grupo se unir e desvendar todo o mistério, mas pra mim soa estranho alguns adolescentes, sem base em estudos ou meios práticos, conseguir ingressar em alguns ambientes, entrevistar possíveis suspeitos ou testemunhas... Seneca, Maddox e Madison, além de Brett, são sagazes e inteligentes, mas em alguns momentos senti o desenrolar das coisas rápido demais. Não obstante, é um enredo bastante criativo, com um final bem surpreendente.

Este é o primeiro livro de uma série, e confesso que nem nas melhores apostas eu acertaria tudo o que aconteceu nas páginas finais da obra. Fiquei curiosa? De fato, especialmente por conta do gancho que ficou para o próximo volume.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Ley 10/11/2020

Não imaginava que iria me surpreender tanto com esse livro
Iniciar uma leitura sem expectativas e ser surpreendida com um livro viciante é uma das melhores coisas que um leitor pode experimentar. Foi exatamente o que aconteceu comigo enquanto eu lia Os Amadores. O livro é da mesma autora da série de livros Pretty Little Liars, que também foi adaptada para um seriado de TV.

Os Amadores é um livro que contém mistério e suspense, mas não é um livro pesado. É uma Young Adult, protagonizado por jovens. O enredo é bem curioso e se trata de um livro que tem uma linha investigativa em curso.

Em uma cidade simples, houve um caso de desaparecimento e posteriormente a vítima, Helena, foi encontrada morta em um estado degradante. Seneca, a protagonista, acabou envolvida com este caso e passou a entrar em fóruns na internet, e em um deles chamado Caso Não Encerrado, para acompanhar casos semelhantes.

Seu intuito é tentar resolver casos em que a polícia havia deixado de investigar. O fórum é repleto de detetives amadores e, como Seneca, alguns são bem jovens. Após anos do caso de Helena, surge uma oportunidade onde Seneca pretende investigar esse trágico acontecimento.

Como o título sugere, os personagens são amadores no que fazem, porém achei seus palpites plausíveis. Acontece que o livro não é somente sobre a investigação. Ao longo da leitura surgem outros personagens que participam integralmente da trama.

A leitura tem um cunho mais intenso por ter como foco também o desenvolvimento das relações entre os personagens. No livro, eles irão refletir sobre seus atos e rever antigos traumas. O mistério e até suspense estão bem presentes e temos aqui uma leitura rápida.

Contudo, os personagens tiveram altos e baixos e por vezes acabei ficando com raiva de alguns deles. A infantilidade e os dilemas infundados em alguns deles me tiraram do sério. Apesar disso, o livro me surpreendeu bastante por ser uma leitura que iniciei sem nenhuma expectativa e quando dei por mim, já estava teorizando quem seria o culpado enquanto lia desesperadamente.

O final do livro teve um plot que me deixou com vontade de voltar algumas páginas para ver o que eu havia deixado passar ali. Senti que fui enganada desde a primeira página após finalizar este livro. Mas o que me deixou fervendo de raiva, foi finalizar essa belezura com este final. Eu não consegui aceitar o que havia acabado de ler e tive que investigar mais sobre o livro.

Em uma pesquisa aflita, descobri que o livro na verdade é apenas o primeiro volume de uma trilogia e, somente aí, pude respirar com calma novamente. Se o final deste livro fosse definitivo, eu poderia considerá-lo cheio de pontas soltas. Agora me resta ficar levemente desesperada para o próximo volume.

Há outros pontos que gostei do livro, como a amizade feita entre os personagens enquanto tentam resolver o assassinato. Eles parecem partilhar de dores e infortúnios, e são um bom exemplo de que não podemos julgar os outros apenas no que as aparências mostram. A leitura nos dá indícios de romance, que acredito ser algo mais desenvolvido nos próximos livros.

Se você leu e curtiu Mortos Não Contam Segredos, pode gostar dessa leitura, já que alguns tópicos entre eles foram familiares para mim. Ambos são protagonizados por jovens, e os dois tem uma investigação em curso por eles. Na leitura também podemos contar com vários pontos de vista, que dá uma ampla visão dos acontecimentos.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/08/resenha-os-amadores-livro-1.html

Pipoca Nerd 14/10/2020

Resenha Os amadores de Sara Shepard
Olá pipoqueiros, turubooom?

Estamos todos bem nessa quarentena? Lendo muito ou travando nas leituras?

Hoje vamos falar de livro com plot twist? AMAMOS, né?

O lançamento Os Amadores da Editora Rocco, nossa parceira incrível, abalou nossas estruturas.

Escrito por Sara Shepard, autora reconhecida pela obra de Pretty Little Liers (repita comigo rápido e três vezes), o livro conta uma narrativa investigativa jovem, bem característico da autora. Vem que te conto o que achei.

O livro
Os amadores conta a história de Helena, uma jovem que desaparece e seu corpo só é encontrado 5 anos depois, com marcas de abuso. A irmã dela, uma menina na época, está desesperada por resposta, e assim Aerin posta num fórum de Casos Não Encerrados, procurando ajuda para entender o que aconteceu de fato com sua irmã.

Preciso ressaltar aqui que ODEIO personagens com nomes difíceis e fico lendo como sduhgvuidbvhbgjb na minha mente. Mais alguém?

O fórum
Casos Não Encerrados é um fórum na internet que reúne amantes de investigação. Tem de tudo, jovens, policiais, peritos, familiares de vítimas… E assim Seneca (sduhgvuidbvhbgjb) aparece na narrativa. Ela é bem obcecada com a história da Helena e vê a mensagem de Aerin como uma ótima oportunidade de investigar. Ela decide encontrar uma amiga de fórum, a Maddy (e descobre que na verdade é O Maddy). Brett, um outro usuário também decide se juntar a turma.

A investigação
O livro é super fluido, a investigação é divertida e tudo encaixa tão direitinho que dá até medo. Uma coisa que a gente lê no começo e depois faz um sentido enorme. Adoro livros com esse poder. E a escrita da autora é muito boa.

Os personagens são legais, embora tenham nomes estranhos. A irmã do Maddy é maravilhosa demais para descrever. É um livro jovem, então não me venha esperando um Sherlock Holmes, okay?

O que achei?
Eu comi o livro em poucas horas, de tão bom de ler. E confesso que estava doida pra ler, mas com um receio de não curtir. O livro tem uma estrutura bem feita e organizada e um plot twist para ninguém botar defeito. Minha cara no final do livro foi: WHAT?

E como uma amante de bons plots, indico a leitura. E o melhor (pelo menos pra mim), teremos série. Porque com o final desse livro, eu preciso do próximo na minha mesa pra ontem, dona Rocco. Por favorzinho.

Quem já leu? Vamos conversar sobre? E se não leu, tá esperando o quê?

site: https://pipocanerd.com/resenha-os-amadores-de-sara-shepard/

Deborah.Paula 24/09/2020

Valeu a Releitura
? Quando li os amadores pela primeira vez, ainda não tinha tradução dos outros livros aqui no Brasil e fiquei louca para saber a continuação da história com esse final chocante, agora que os dois últimos da trilogia estão disponíveis aqui no Brasil, corri para fazer a releitura e poder ler os outros e finalmente saber como termina essa história. Bom, o começo é meio lento, e nada parece fazer sentido, mas no desenrolar da história, as coisas que descobrimos vai deixando a leitura frenética e bem interessante. Qual a chance de um bando de adolescentes resolverem o crime? Nenhuma, mas eles conseguiram e conseguiram desvendar todos os segredos de Helena. Cada personagem teve seu papel crucial na história e ajudou a desvendar alguma coisa. Seneca era a "cabeça" do grupo e sempre tinha a resposta na ponta da língua, e ajudou encaminhar bastante o caso. Mesmo depois de 5 anos os segredos foram expostos e as pessoas foram pegas. No começo do livro achamos que nada faz sentido, porém as peças vão se encaixando e no final você fica "MEU DEUS QUE PLOT TWIST É ESSE?????" e realmente eu não estava esperando por aquele final. Sara Sheperd adora nos fazer de idiota e colocar um plot twist nos seus livros. Quando li pela primeira vez, dei apenas 3 estrelas, mas relendo agora aumentei minha nota. É como eu sempre digo, sempre faça uma releitura de um livro e descubra algo novo.
Flora Airbender 24/09/2020minha estante
A Sara é minha autora favorita mas concordo que nesse livro o melhor é o final mesmo. Também dei 3 estrelas.

Deborah.Paula 25/09/2020minha estante
Acho que ela fez isso de propósito kkk

leferraz 24/09/2020

Perfeito!!!!
Li o livro em menos de 24 horas!
É o primeiro livro da Sara Shepard que eu leio, e amei a forma como ela escreve.
Livro que te prende do começo ao fim!

Desireé (@UpLiterario) 20/09/2020

Segredos, assassinatos e mentiras. (@upliterario)
Há cinco anos, a adolescente Helena Kelly desapareceu do jardim de sua casa, deixando sua irmã mais nova sem respostas sobre o seu desaparecimento e sua violenta morte. Agora, ainda em busca de um final para o caso, Aerin decide pedir ajuda em um site de investigadores amadores que tentam solucionar crimes arquivados. E o grupo que se forma, apesar de bastante peculiar, parece realmente ser capaz de chegar ao assassino.
Serena Frazier tem um hobbie secreto. Ela adora ler e desvendar casos que a polícia não conseguiu solucionar. Atormentada pelo seu próprio passado, Serena sempre teve uma curiosidade particular sobre o assassinato de Helena Kelly e quando Aerin pede por ajuda, ela vê a oportunidade perfeita. Mas Serena mal poderia imaginar que a verdade poderia ser tão cruel.
Esse foi meu primeiro contato com a Sara Shepard, mas certamente não será o último. Amante da série Pretty Little Liars, eu me senti grudada nas páginas de Os Amadores e, agora, quero ler todas as outras séries da autora! Sua narrativa é ágil e instigante e vai te conquistando aos poucos, até que se torna impossível deixar o livro de lado. Você precisa saber o final! E acreditem, ele vai te surpreender!
Uma história incrível! Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Valerya insta @leslivres_ 05/09/2020

Surpreendente....
Um livro de suspense eletrizante.... se não fosse pelo cenário de patricinhas, seria um ótimo concorrente à Jø Nesbo.... e que vai lhe deixar de queixo caído no final.

Nath Correia @bibliotecadanath 27/08/2020

Os amadores (Livro #1) l Sara Shepard l @editorarocco
Há cinco anos, Helena Kelly desapareceu do quintal de casa e sua família nunca soube a razão do seu desaparecimento nem quem a matou. Quando Seneca lê uma postagem desesperada no site Caso não encerrado de Aerin, irmã de Helena, ela decide passar o recesso de primavera em Dexby e ajudar a desvendar o mistério que envolve o assassinato de Helena. Apesar da resistência de Aerin em participar da investigação, Seneca se unirá a Maddy e Brett para trabalhar no caso e descobrir que segredos Helena escondia e como eles podem estar relacionados com a sua morte.

"Os amadores" é o primeiro livro de uma trilogia de mesmo nome da autora Sara Shepard, famosa por sua série Pretty littlle liars, que traz um suspense bem envolvente, com algumas reviravoltas e bastante segredos escondidos na pequena cidade de Dexby. Tendo como pano de fundo a investigação da morte de Helena Kelly por um grupo de jovens curiosos e apaixonados por desvendar crimes não resolvidos, a autora conduz o leitor por uma trama instigante, com personagens que precisam lidar com traumas do passado e com um assassino disposto a tudo para que o caso em questão continue sem solução.

Quanto ao grupo de investigadores amadores, alguns receberam um maior destaque durante a narrativa e podemos conhecer um pouco do trágico passado de Seneca e como a garota ainda luta para superar o que aconteceu; vemos como o desaparecimento de Helena mudou Aerin, fazendo com que ela precisasse aprender a se virar sozinha e criasse um escudo para se defender do mundo que a envolve; acompanhamos Maddy ter que lidar com uma chantagem emocional enquanto ver as chances de ter uma carreira promissora nos esportes fugir das suas mãos.

Mesmo sendo o primeiro livro de uma trilogia, a autora conseguiu construir um suspense que prende, jogando pistas, levantando suspeitos e construindo álibis que confundem o leitor e o fazem desconfiar de tudo e de todos, afinal todos escondem algum segredo e precisam protegê-lo. O final me surpreendeu, apesar de ter desconfiado em algum momento que aquilo aconteceria... agora é sofrer esperando pela continuação.

Nota: 3,5/5

Livro recebido em parceria com a Editora Rocco

Instagram: @bibliotecadanath

Monique Nóbrega 25/08/2020

Os Amadores
"Você vai ter o que merece, H." (p.86)
"Casos não Resolvidos" é um fórum no qual pessoas de todos os tipos se reúnem para investigar e tentar solucionar crimes terríveis que ficaram em aberto.
Nossa protagonista, Seneca Frazier, é frequentadora assídua e, através dele, tenta resolver crimes e se distrair do próprio passado. Ela é inteligente, astuta e perspicaz, mas tem seus próprios dilemas.
Ao ver um pedido de ajuda no fórum, Seneca resolve ir até uma cidadezinha em Connecticut para tentar encontrar o assassino da jovem Helena Kelly. Para isso, ela envia um convite para Maddy, também participante do fórum, e fica surpresa ao ver que foi aceito.
Ela vai até Dexby (CO) e, ao chegar, tudo começa a se complicar imediatamente.
Descobertas, avisos, sustos, pessoas que vivem de aparências, mentiras, romances inesperados e muita gente que precisa de um psicólogo dos bons: tudo isso você encontra nas 317 páginas desse livro fantástico.
Gente, que thriller maravilhoso. Li o resumo dele no Skoob e fiquei um pouco cismada. Protagonistas adolescentes sempre testam os meus nervos. No entanto, me surpreendi com o livro.
Achei muito bem escrito e sempre queria ler mais.
As trocas de 1a pessoa são suaves e não deixam a desejar quando se trata de timing. Eu NUNCA cheguei nem perto de descobrir o assassino e quase enfartei no final por causa disso.
Se você curte romances policiais modernos vai fundo.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 21/08/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Minha única referência à Sara Shepard é a série Pretty Little Liars, uma das adaptações de seus livros. Os Amadores foi minha primeira leitura da autora e, apesar de algumas ressalvas, fui surpreendida por um suspense bem envolvente.

Logo no prólogo somos inseridos nas circunstâncias em que Helena Kelly desapareceu. Avance cinco anos e sua irmã, Aerin, posta um pedido de ajuda para investigar a morte da irmã em um site chamado Caso Não Encerrado. Em sua maior parte, os usuários desse site são pessoas comuns querendo desvendar casos.

De forma um tanto lenta, mas sem ser maçante, Sara vai te familiarizando tanto com a ambientação do lugar quanto aos personagens. Para quem pelo menos conhece Pretty Little Liars, outros que já leram suas outras histórias, vão perceber a velha semelhança sobre o local onde se passa a história ser uma cidade pequena/condado onde todo mundo tem um segredo a esconder.

Quanto aos personagens, por serem vários a dividir o holofote, eu senti que alguns tiveram mais destaques do que outros. Vemos como Aerin e Seneca ainda não conseguem seguir em frente, ainda tentando lidar com as fatalidades que ocorreram em sua vida. Maddy (apelido de Maddox) é um jovem com uma carreira promissora mas se vê envolvido em uma chantagem emocional. Fechando o grupo, temos Maddison (irmã de Maddox) e Brett, que pra mim não faria muita diferença se não estivessem na história.

Quanto ao suspense, confesso que Sara soube me envolver muito bem. A autora jogou com pistas e suspeitos e alibis que eu já estava chegando ao final do livro e não tinha a mínima ideia de quem realmente seria o culpado. Tudo bem que algumas situações foram um tanto fáceis demais para os jovens, mas isso não atrapalhou no mistério. Ainda mais com o fato de alguém não querer que eles descubram a verdade e está disposto a tudo para calar o grupo.

A escrita da Sara é bem envolvente e fluída. Com os capítulos não sendo tão longos, a leitura se torna bem rápida e ela tem um bom ritmo. À medida que vai se chegando na reta final, mais verdades aparecem. Porém, a grande reviravolta vem no último capítulo do livro. Isso sim foi algo que eu nunca nem desconfiei durante toda a leitura.

Os Amadores é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome. Foi uma boa experiência, ainda mais pelo fato que eu não tive boas leituras nos últimos suspenses que li. Com um final bem instigante, a autora sabe prende sua atenção e vontade de ler a continuação.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/08/resenha-568-os-amadores.html

Gramatura Alta 12/08/2020

A autora Sara Shepard criou uma febre chamada PRETTY LITTLE LIARS, que dominou a literatura e também a TV, graças a um seriado de sucesso de audiência. Suas histórias sempre envolvem jovens, segredos, crimes e mentiras, e aqui, no seu novo livro, OS AMADORES, o esquema é o mesmo. Bora resolver esse mistério comigo?

Seneca é uma jovem que adora se aventurar na criminologia. Sua ocupação de estudante se divide com outra na vida on line, onde ela participa de um site onde pessoas colocam casos reais de crimes que não foram solucionados. As pessoas aceitam essa exposição na esperança de alguém aceitar mergulhar nesse caso mais uma vez e, talvez, quem sabe, achar alguma nova pista e um tão sonhado desfecho para anos de martírio.

Aerin é uma jovem que está no fundo do poço, se passaram cinco anos desde que sua irmã, Helena, foi morta e até hoje não se tem certeza de nada sobre o desfecho da moça, que no começou estava desaparecida e depois apenas seus restos mortais foram encontrados. Seu último recurso foi expor o caso da irmã nesse site de detetives na esperança de receber ajuda, mas quem a procura são quatro adolescentes com idades parecidas. Eles têm boa vontade, mas como levá-los a sério? Mesmo com relutância, Aerin aceita a ajuda deles e todos embarcam nas provas mais uma vez, e essa jornada não será tão fácil, já que alguém está focado em não deixar que eles se aprofundarem no caso Helena.

A trama segue um esquema interessante de apresentar um personagem de cada vez. Primeiro temos Aerin, a jovem cujo a irmã está desaparecida/morta. Ela se culpa por tudo o que aconteceu e não consegue superar. Ela vive com traumas pesados que moldam suas relações e, principalmente, ainda não sabe como mantém esperanças de pelo menos saber o que aconteceu com a irmã. De longe a personagem mais complexa do livro.

Seneca é a protagonista, a estudante que vem de longe para uma cidadezinha pequena ajudar na investigação do caso. Ela tem um segredo doloroso e é extremamente focada, seu defeito está em ter expectativas demais, e isso é posto em xeque quando ela conhece Maddy. Seneca tinha uma grande amizade virtual com Maddy, que na sua cabeça era uma menina, mas ao se conhecerem pessoalmente, ela se vê diante de um menino. Sua grande amiga e confidente da Internet, parceira nesse site de investigação, era um menino, ainda por cima um menino bonito e aparentemente popular. Logo essa investigação que era um programa incrível para eles se conhecerem, se torna uma experiência estranha, com ambos ficando totalmente sem graça na presença do outro.

Maddy, o diminutivo de Maddox, é um jovem e popular atleta que está apaixonado pela sua treinadora, e que também tem sentimentos por Seneca, e esconde de todo mundo a sua paixão por mistérios e a criminologia. O jovem tem muitos problemas e toda a hora arruma novos. Mas as suas desventuras são interessantes de se acompanhar, pois ele tem um bom coração, um dos personagens mais queridos do livro.

Ainda nessa “equipe” de investigação temos a irmã de Maddox, uma jovem irritante, mas que quebra muitos galhos; e Brett, outro que só ajuda e encoraja a todos. E essa equipe parte para os fatos tentando achar algo que tenha passado despercebido, alguma nova pista para seguir, e eles realmente acham o que estavam procurando.

Fora a apresentação dos personagens, que é bacana, o esquema do livro é bem simples, com um grande mistério, provas que estavam ali e que ninguém viu e suspeitos inimagináveis. A autora perde a mão na hora de apresentar as novas provas, pois elas surgem com muita facilidade. Todos dizem que a policia fez de tudo e não achou nada, mas fica difícil acreditar nisso. Essa desventura acaba cansando, pois demora muito para as coisas fazerem sentido, até lá o leitor é enrolado durante muito tempo com a típica vivencia de adolescentes no auge da puberdade.

O desfecho desse mistério acaba sendo um pouco previsível, pois no inicio são apresentados diversos suspeitos, mas conforme a trama avança, fica claro que esses nomes só estão lá para encher linguiça. E o próprio leitor chega nessa conclusão com muita rapidez, ai cem paginas depois, quando o livro vem querer nos contar essas grandes novidades, fica sem graça, pois a gente já sabia disso há muito tempo. A conclusão já foi feita diversas vezes e talvez seja interessante só para quem não assiste muitos filmes e seriados, por exemplo, pois tudo ali é muito familiar.

O livro se encerra com um gancho gigante para uma continuação, com uma virada de trezentos e sessenta graus. Essa sim é imprevisível, indo do ponto de vista de ligar essa pessoa a essa coisa. As pistas estavam lá, não dá pra falar que foi um plot twist gratuito, mas novamente é um clichê enorme que não empolga. A gente termina o livro revirando os olhos.

No final, OS AMADORES é um livro bem fluido, bem dividido e que pode ser devorado com muita rapidez, mas é como experimentar um pão dormido, dá pra comer de boa, mas aposto que se você pudesse, iria degustar algo bem mais saboroso.

Resenha scrita pelo Rafael para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/08/12/os-amadores/

Feh 10/08/2020

Sara voltou com um Thriller voltado para os adolescentes novamente e como sempre, ela conseguiu me surpreender com a sua escrita maravilhosa e com o enredo que te prende do começo ao fim.

Nessa história, Seneca e alguns colegas estão pesquisando o sequestro e assassinato da irmã de um deles, que acontecera há cinco anos e nunca foi resolvido totalmente e a partir daí a história se desenrola.

Eu já conhecia a escrita da Sarah, eu sei o quão bom ela é no que faz e mais uma vez, ela não decepcionou. O que poderia ter me incomodado seria o fato da história ser em terceira pessoa, mas na perspectiva dos protagonistas principais. Eu não gosto de terceira pessoa, eu sinto que não me prende tanto, mas foi algo bem pequeno comparado ao livro em si que me satisfez do início ao fim.

Eu amo a surpreendida em livros e isso foi surpresa atrás de surpresa. Eu não esperava nada daquilo. Eu comecei a leitura pensando em uma coisa e terminei com outra coisa na cabeça.

Só não dei cinco estrelas porque algumas coisas não foram bem explicadas, mas em geral, foi um ótimo livro.

@semprelendodapri 08/08/2020

A escrita da autora é muito envolvente e clara, mesmo com uma narrativa em terceira pessoa e vários pontos de vista. Confesso que algumas partes foram previsíveis mas o desfecho eu não esperava e estou torcendo para ser uma série, quero mais!!!!

Flora Airbender 03/08/2020

Põe amadores nisso...
Como eu já li todos os livros da Sara Shepard (Pretty little liars, O jogo da mentira, As perfeccionistas e As Elizas) eu tinha grandes expectativas com Os amadores, ainda mais porque eu gosto de histórias com pessoas leigas investigando assassinatos.

A motivação do grupo para investigar o assassinato de Helena é questionável. A mãe de Seneca foi assassinada e o crime ficou sem solução. Ela até chega a demonstrar raiva pelos policiais terem perdido o interesse no caso de sua mãe para focarem em Helena pelos Kelly serem uma família rica ao contrário de ela e o pai que são negros e não são ricos. O que me fez perguntar por que ela não se dedicou a investigar o misterioso caso de sua mãe ao invés de se dedicar a Helena. O mesmo acontece com Brett. A avó dele foi assassinada e nunca descobriram o assassino.

Maddox não tem nenhum motivo aparente para se interessar em ser detetive já que ele é um bom atleta e ex nerd preocupado com sua atual popularidade. Apesar de ele ter conhecido Helena, eles nunca foram muito próximos.

E a pior de todos, Madison, a irmã de Maddox, a garota que ama a cor rosa e Hello kitty e fuma maconha (que combinação estranha, eu também gosto de coisas "menininhas" mas tenho pavor de drogas, hahaha) entra na investigação como se investigar um assassinato fosse superdivertido.

Aerin é a única excessão, obviamente, por ser a irmã da Helena. E Helena não é uma vítima charmosa e marcante como Alison de PLL, está mais para uma adolescente em crise que se meteu em encrenca.

Não há nada neles que mostre que poderiam ser melhor que a polícia que eles tanto desprezam. A investigação começa com uma suspeita sobre o Kevin, o namorado de Helena e sobre ela ter um amante, como se a polícia não desconfiasse primeiro do namorado/marido atual ou ex quando uma mulher morre, e a polícia já tinha inocentado Kevin. Na verdade eles ignoram totalmente tudo o que a polícia havia averiguado, inclusive coisas importantíssimas para a investigação de um assassinato como o local onde Helena foi encontrada e como foi morta. O caso é levado muitas vezes por uma lembrança de um deles ou de outro personagem que convenientemente acrescenta algo na investigação. Os segredos que eles vão descobrindo sobre Helena não são lá muito criativos, nada que já não tenha em outros livros e até na vida real. O fato de o assassino estar supostamente seguindo eles foi desnecessário. Eles poderiam ter pensado em quem da lista de suspeitos realmente teria tempo hábil para persegui-los e pronto! encontrariam o assassino. Mas eles passam a maior parte da história duvidando de estarem mesmo sendo seguidos.

Lá para o final acontece um monte de reviravoltas que acabam justificando alguns "furos" e coisas aparentemente desnecessárias na trama exceto o fato de eles terem ignorado a forma como Helena morreu, que é justamente o que os levará a um outro suspeito. As pessoas que rodeavam Helena foram bem exploradas como suspeitas apesar de terem sido muitos suspeitos num curto espaço de tempo dentro da história e em apenas um livro considerando que ainda terão mais dois. O final deixa mais dúvidas ainda além do assassinato de Helena, de uma forma que leva a investigação para um rumo inimaginável.

De qualquer forma, devo confessar que as informações foram bem usadas no final. Coisas que eu nem percebi durante a história que de repente se tornaram assustadoras, surpreendendo já que a história até então estava superficial. É claro que vou querer ler a continuação e apesar de não ter gostado muito de Os Amadores ainda quero que a Rocco traga todos os livros da Sara Shepard e ela ainda é a minha autora favorita.