Quatro Minutos

Resenhas - Quatro Minutos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Hellen (@literatucracia) 27/02/2021

Quatro minutos
Primeiro livro lido em fevereiro, viva! (E talvez o único hahaha)
Gostei da proposta da história, das personagens e até do ritmo da narrativa, mas queria mais desenvolvimento de situações e interações.
Augusto é meu mais novo crush. Haha
Leitura bem rapidinha e fácil.

Mari 24/02/2021

Tinha tudo p ser ótimo, mas infelizmente eu achei um pé no saco e só me fez passar raiva e deu dor de cabeça

Primeiro de tudo, ela ficou puta com uber???? ah vei... para!! e outra coisa como assim o porteiro n deixa a menina sair do prédio sem autorização??? como q ela entrou então??? achei forcado demais

Não consegui gostar de nenhum pp... a Olívia me estressava e o Augusto a cada frase q ele proferia parecia q eu estava lendo um artigo de doutorado, SUPER FORMAL

A quantidade de assuntos tb n me agradou, no sentido q a autora quis trazer trocentas coisas (xenofobia, racismo, preconceito com PCD, relacionamento abusivo...) mas eu senti q as coisas só foram jogadas na minha cara de forma superficial, sem serem trabalhadas realmente.

Fiquei triste, porq ele era super recomendado e p mim n rolou :(

Lane 03/02/2021

Adorei
Adorei essa estória, ri bastante, achei muito fofo eles dois, além de ficar com muito vontade de aprender libras, e conhecer um pouco mais sobre essas pessoas, um livro que abre sua mente sobre como a gente vê essa deficiência, leitura super rápida e muito boa.

sadza_ 27/01/2021

Um olhar sobre si mesmo
Quando a Vanessa lançou esse livro, eu fiquei com muita curiosidade para lê-lo, porque sabia que seria maravilhoso. E no fim, não é que foi mesmo?

Me emocionei demais com essa história. Posso não ter chegado a chorar, mas faltou pouco para que isso acontecesse. Ter conhecido Olívia e Augusto foi a melhor coisa do meu 2021, porque juntos, esses dois me ensinaram algo muito importante: o amor próprio.

Muitas vezes na vida, e até hoje, sinto como se fosse uma Olívia, me criticando por inteira por quem sou. No entanto, gostei de ver o crescimento da personagem e espero poder fazer o mesmo comigo mesma.

Augusto, por outro lado, mesmo sendo surdo, sabe muito bem de quem é e do que quer fazer, sem desistir dos seus sonhos por conta da deficiência — o que achei um tema muito importante e fiquei feliz por isso, sentindo uma representatividade por causa de um parente meu. Augusto, ao mesmo tempo que deu algumas lições para a Olívia, deu para mim também e espero colocá-las em prática.

O romance dos dois não é algo forçado ou rápido, ainda mais por ser um conto, mas é leve e você percebe o sentimento surgindo entre ambos. Com toda interação deles, eu morria de amores. Ficava feliz junto deles, triste e outros. Me apaixonei por ambos ao mesmo tempo que acontecia entre eles, e quatro minutos ainda é pouco para me expressar sobre como me sinto com essa história.

Vanessa Pérola arrasou nesse livro e nos deu uma baita aula sobre amor próprio — fora a representatividade que foi super importante para o livro com personagens principais negros, com pessoas gordas e surdas.

Indico demais esse livro para todos e espero que um dia, posso tê-lo em mãos!

Marilis 19/01/2021

Mais um pra conta dos que aqueceram meu coração
Quatro minutos foi o livro que essa quarentena precisava!
É uma leitura fácil e rápida que fala sobre assuntos importantes, com personagens fofos e uma história de amor mais fofa ainda.
Adorei ler uma história com um personagem surdo tão empoderado como o Augusto e tudo que ele falou me fez correr atrás de aprender LIBRAS. A Olívia com todos os seus traumas e inseguranças trilha um caminho muito bonito, e ela no final é quem eu quero ser quando crescer.
Me incomodou um pouco o fato de a gente não saber mais sobre a relação dela, e do Augusto, com o embuste do Rafael. Mais especificamente, queria saber como foi a conversa que o Augusto teve com ele, a gente só vê oq o embuste disse e eu queria mt ver a perspectiva do Augusto dessa conversa. Também fiquei um pouco confusa na parte em que eles se separam, o fato de ela estar sentada na rua, de ela ser levada pela polícia, enfim.
Contudo minha curiosidade e confusão não me impediram de venerar o livro. Adorei e recomendo pra todo mundo que eu puder!

Nanà 14/01/2021

Absolutamente perfeito!!!!
Foi simples e absolutamente perfeito!!! Sério, sem palavras pra isso. Me deu ainda mais vontade de aprender libras e até comecei a estudar.

danielly. 12/01/2021

quatro minutos. resenha @literaturecosmic.
?Não preciso dele por medo de ficar sozinha. Preciso dele porque é bom tê-lo em minha vida.?

? Alerta gatilhos: depressão, dependência emocional.

? ?Quatro minutos?, da autora Vanessa Pérola, é um nacional que me encantou totalmente! O livro conta a história de Olívia, que após sair de um relacionamento abusivo, decide devolver todos os presentes aos seu ex, Rafael. Chegando no apartamento, ela nota que o apartamento está um pouco diferente (e vazio), por isso decide esperar até que o dono chegue. Entretanto, o que ela não esperava é que Rafael tinha se mudado, e agora o novo residente do apê é Augusto, um amigo de Rafael.

? A partir desse momento que a história vai tomando forma, infelizmente, após descobrir do paradeiro de seu ex, Olívia ? muito constrangida ? não consegue voltar para sua casa, pois a história se passa no período de pandemia, quando o lockdown começou! Por isso, ela precisa ficar durante 15 dias na casa de Augusto, um completo desconhecido para ela.

? Dentre tantas adversidades, a maior dificuldade enfrentada foi a comunicação, pois Augusto é surdo e Olívia não sabe se comunicar por LIBRAS. Assim, eles se comunicam somente pelo celular.

? No início, a relação deles é super complicada (não só devido a comunicação), mas conforme os dias vão passando, eles engatam numa amizade... Enfim, a partir daqui é sem spoilers!

? Partindo para outros detalhes, eu amei o plot que Vanessa criou, além de várias reflexões e lições sobre a comunidade deficiente auditiva! Aprendi bastante com os protagonistas e desejo aprender Libras agora, tudo graças a esse livro, que abriu meus olhos para a importância da inclusão.

? Enfim, você consegue contar a história da sua vida em quatro minutos? O livro é, acima de tudo, sobre o autoconhecimento.

?Ele não é mais uma necessidade, mas sim uma escolha.?

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 31/12/2020

"Só porque temos fé em algo, não significa que não possamos ficar tristes."
Ahhh sem dúvidas não tinha livro melhor para ser meu último lido em 2020. Eu simplesmente amei TUDO nessa leitura. Os personagens são encantadores e apaixonantes, suuuper reais e mega bem escritos. Todos os temas abordados foram lindamente escritos e com uma sensibilidade tamanha. To tão apaixonada que nem sei, amei tudo tudo e já estou mega curiosa para conhecer mais obras da autora. MARAVILHOSO!!! E olha que sou difícil de achar livro curtinho bom, mas esse entrou para lista de melhores do ano sem dúvidas e meus conhecidos que lutem porque panfletarei por muito tempo ainda.

Franci 30/12/2020

Bom.
O livro se passa no começo da quarentena e é cheio de representatividade, tanto pelo casal principal que é constituído por pessoas pretas, quanto pelo protagonista que faz parte da comunidade surda.

A história nos faz questionar muito o papel de nós ouvintes na inclusão de surdos e as ações mínimas que podemos adotar para não segregar essas pessoas.

Minha única crítica ao livro é sobre alguns diálogos que pareceram um pouco forçados ao abordar temas MUITO importantes, mas é só um pequeno detalhe que vai se tornando irrelevante ao decorrer do enredo.

Ana 30/12/2020

Apaixonante!
Ai ai, achei tão incrível esse livro... Mesmo sendo curto foi tão completo e emocionante e lindo... Enfim, amei!??

Gabi @entrelidos 30/12/2020

Após um término doloroso, Olívia está decidida a se livrar de todos os presentes que ganhou do seu ex e por isso decide ir ao apartamento dele, no meio de uma pandemia, para devolver tudo.

Mas o que ela não imaginava era que Rafael havia se mudado e o novo morador do imóvel era o melhor amigo dele e que, devido a decisão do Governador sobre fazer o Lockdown, ela seria obrigada a conviver com Augusto por 15 dias.

E enquanto os dias vão passando, eles vão aprendendo a se comunicar e criando uma amizade, mas as coisas começam a ficar complicadas quando uma atração começa a surgir entre eles.

Não estava nos meus planos ler uma outra história que se passe na pandemia nesse momento, mas eu fiquei tão interessada nessa história que resolvi abrir uma exceção.

No início, apesar de estar gostando, eu demorei um pouquinho para engatar a leitura, até chegar o momento em que eu não queria largar o livro.

Essa é a segunda história que eu leio em que um dos protagonistas é surdo e isso me deixou com ainda mais vontade de aprender Libras.
Eu adorei o Augusto, a forma como ele era confiante, engraçado e estava sempre tentando mostrar para a Olívia que ela era incrível. E por falar na Olívia, foi triste ler o que ela passou e a forma como ela mesma se diminuía, mas fiquei feliz por ela ter evoluído, ter aprendido a se amar e ter procurado ajuda profissional. E eu adorei também o motivo por trás do título.

Com personagens cativantes e um romance fofo, Quatro Minutos é uma história leve, rápida, com representatividade e que também traz alguns ensinamentos.

vasilisamorozko 25/12/2020

Ainda Tentado Entender O Que Aconteceu Aqui
“Os lugares que a gente não ilumina, não arruma, acabam acumulando poeira e nos impedem de ver as pessoas que vale a pena lutar. Não devemos entrar em batalhas por todo mundo, mas nunca podemos recuar quando encontramos alguém que sabe que é diferente.”

#202 - Eu não gostei desse livro, isso é uma merda!
Eu fiquei tão ansiosa quando fiquei sabendo dele que assim que ele ficou disponível no Kindle eu aluguei, mas rapaz como uma tempestade que vem logo depois de você construir sua casinha de galhos e folhas eu fui devastada. Detestei tudo! Achei o romance meio sem pé nem cabeça ou o fato dela ficar na casa de um desconhecido super de boas - não sei se eu sou desconfiada ao nível paranoica ou só tenho senso mas vamos lá - uma coisa meio preocupante - e ela é chata também meu deus.

Acho que o único lado positivo é a representatividade porque de resto…

Laura.Oliveira 25/12/2020

Poderia ser melhor
É bom deixar claro logo de início que o livro não é ruim. No geral, a história é boa e me prendeu de maneira fluida até a metade dela, que foi quando eu senti que a autora quis fazer muito e acabou não fazendo nada.
De início, quatro minutos parecia ser uma comédia romântica com uma protagonista meio sem noção e um protagonista fofo, o que combinaria perfeitamente com o número de páginas que o livro tem. No entanto, da metade para o final a autora embarcou em assuntos que mereciam muito mais atenção do que tiveram: gordofobia, racismo, relacionamento abusivo e até abuso sexual.
Sinceramente, a maneira como tudo isso apareceu na história ficou MUITO superficial. A autora não dá muitas pistas a respeito dos traumas da Olivia, eles simplesmente aparecem do nada na história e são citados um atrás do outro, o que fez com que eu mal conseguisse absorver tudo e sentir a empatia que a personagem merecia.
Outra coisa que me incomou é que pareceu que só a Olivia tinha defeitos e que o Augusto era perfeito. Talvez a autora quisesse fazer com que a gente enxergasse dessa forma por causa dos problemas de autoestima da Olivia, mas até nos pontos de vista do Augusto eu sentia isso. A Olivia foi egoísta e nada empática em diversos momentos (principalmente quando o Augusto ficou relutante sobre o que ela revelou a respeito do Rafael e a Olivia o tratou como se ele não devesse ficar, mas, caramba, eles eram amigos. É claro que ele iria querer ouvir o amigo e ficar relutante. Todo mundo fica em choque quando descobre que alguém próximo, a quem você confiava, não é como você pensa), enquanto o Augusto SEMPRE era compreensivo, gentil e bonzinho.
Para não dizer que não gostei de nada, achei muito bacana o fato da história se passar durante a pandemia (apesar da Olivia ser meio sem noção sobre a covid no início) e mais ainda a representatividade que a autora trouxe acerca da surdez do Augusto. Foi muito bacana de ler sobre o ponto de vista de um surdo acerca de suas relações familiares, de trabalho e de amizade com ouvintes. Diferente dos demais assuntos, esse foi bem trabalhado nas poucas páginas do livro e não deixa o sentimento de falta.
Para quem procura um livro rápido de se ler e sem grandes pretenções, esse é perfeito. Mas se você gosta de algo mais bem trabalhado, talvez não seja exatamente a melhor opção.

Luah 22/12/2020

Ameii
Um livro que me prendeu em poucas páginas e me deixou completamente bobinha kkkkkk

Terminei muito rápido, já que é bem cativante e pelas poucas páginas, que não atrapalharam em nada, já que ao meu ver a história é bem "completinha", quando eu pisquei já tinha acabado.

Em contrapartida, eu tive um pequeno incomodo pela autora explicar demais, tudo, e as vezes nem tinha necessidade, eu entendo que ela quis passar conhecimento e ensinar as pessoas, mas deixar algumas coisas implícitas ou fazer de outra forma que não seja literalmente um personagem explicando para o outro, seria mais interessante.

Mas tirando isso, o livro é maravilhoso, adorei a representatividade, os conflitos tratados e a forma como foram tratados, eu recomendo muito e como tem no unlimited é uma boa oportunidade de aproveitar.

Inclusive, amei a divisão da história no final, o período de tempo que eles PRECISAVAM, foi bem consciente e eu fiquei muito feliz por ela ter dado atenção a isso.

Enfim, acho que foi isso, uma resenha meio grande talvez, perdão kkkkkkk

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6