Quatro Minutos

Resenhas - Quatro Minutos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Notas da Leitora 24/10/2020

Quarentenando
A quarentena não é fácil pra ninguém. Imagina quando você acaba ao lado de alguém que nem conhece direito?
A jornada de Olívia e Augusto num isolamento compulsório é cheia de momentos fofos, aprendizado mútuo e autoconhecimento.

@cheiade9h 19/10/2020

"Quatro Minutos" foi meu primeiro contato com a escrita da autora e fiquei bem contente com o resultado!
Por mais que Olívia seja a protagonista narradora, meu personagem favorito foi o Augusto uahdusahdusa. Eu gostei bastante da jornada dos dois e fiquei morrendo de medo no final, Vanessa do céu!!!!
E a história tem toda uma pegada fofa e romântica mas terá alguns assuntos mais sensíveis ao longo da narrativa que pode ser gatilho para alguns leitores.

ingrid. 18/10/2020

maravilhoso ?
se tornou um dos meus livros nacionais preferidos, os personagens são muito desenvolvidos e em menos de 200 páginas eu me apeguei bastante a eles, queria muito mesmo que tivesse uma continuação inclusive tem muita história pra isso viu?
um romance bem gostosinho, além de ter sido muito importante pra mim já que me identifiquei com a olívia em questão de personalidade, só leiam e apoiem essa escritora incrível ?

Kami 17/10/2020

Telezé, bom demais!!!!
Eu como uma boa nortista e amante de romances adorei ler a história da Olívia e do Augusto, meu deus como é legal ler algo super atual, com tanta representatividade e tão bem escrito, adorei as gírias e os costumes bem colocados e me conectei tanto com a história que li em horas! Tive que ir trabalhar no outro dia igual um zumbi porque não consegui parar até terminar!!! Me identifico muito com a Olívia, achei perfeita a trajetória dela!!!! Não tenho nada mais a dizer, sou panfleteira de 4 minutos!!!!!!

@analivia_educadora 15/10/2020

Encontro inesperado em época inesperada
Quatro Minutos, de Vanessa Pérola, é um romance leve, divertido e que aborda questões sensíveis sobre anticapacitismo, racismo, relacionamentos abusivos e elos de mães e filhos. Tudo isso no contexto da quarentena decorrente da Pandemia do COVID-19, em Salvador-BA. Como boa baiana já gostei por isso, já que as falas são autênticas e demonstram um pouco da cosmovisão do povo baiano. De um encontro fortuito nasce um amor sincero e maduro, sendo que a trajetória da relação é muito bem construída com os diálogos intensos dos personagens. É uma boa opção de leitura para distração.

softyalvarez 04/10/2020

Me surpreendi um pouco com o desenvolvimento e me apaixonei pelo Augusto.Adoro quando o título do livro é explicado durante a história e dessa vez não foi diferente.

Vany 04/10/2020

Muita bandeira para pouco livro
Bem chatinho, desculpem-me mas me pareceu muita bandeira para pouco livro.
Eu explico: em 130 páginas, a autora quis abordar uma série de temas como preconceito de todas as formas - contra deficientes, gordos, pretos, nordestinos - dependência afetiva, abuso sexual, relacionamento abusivo, pessoas tóxicas, então, infelizmente, quase tudo é tratado apenas superficialmente e o pior - na minha opinião - é que essas questões não são de fato incorporadas à história. Vemos algumas frases prontas aqui e ali nos "diálogos" entre os personagens e só.
No início, ao ler a sinopse, fiquei empolgada com a ideia geral do livro: falar sobre diversidade, preconceito, tendo protagonistas diferentes do padrão, ainda mais sendo ele surdo, pois realmente nunca tinha lido uma história com um personagem principal surdo. E a história se passa em plena pandemia de coronavirus. Parecia bem diferente e atual.
Mas aí... Comecei a ler e veio logo a primeira decepção, a personagem principal feminina já me causou logo antipatia: ela acha um absurdo o motorista do Uber não dar a mínima porque ela terminou com o namorado (certamente ele tem mais com o que se preocupar, filha) e uma mulher reclamar porque ela está sem máscara na rua (é pandemia, quem está errada aqui?). Tudo num modo melodramático um tanto exagerado. Conheço pessoas assim? Sim. Tenho preguiça delas? Sim. Muito drama por pouca coisa. Ao longo da história você até desenvolve uma simpatia por ela - sim, o ATÉ é que mata. rsrs
Depois a vem a parte sem noção (eu realmente não gosto quando duvidam da inteligência do leitor): há um lockdown em Salvador e a menina é impedida pelo porteiro e o síndico de sair do prédio do ex-namorado (detalhe: onde ela não mora!). Aí ela se vê "obrigada" a dividir o apartamento com o amigo do ex que agora mora lá e daí toda a história dos dois se desenrola. Forçou, né? E se fosse um entregador de pizza? Ele seria obrigado pelo porteiro a viver nos corredores do prédio? Ou pedir abrigo no apartamento da entrega? Que autoridade o porteiro ou o síndico tem para proibir alguém de sair do prédio. Eu hein!
Você pode dizer que são só detalhes, mas eu achei defeitos demais para conseguir curtir a história. Tanto que levei uma eternidade para ler apenas 130 páginas. Não me agradou mesmo.
pc9 04/10/2020minha estante
Adorei! Bem ? ?

becka 25/11/2020minha estante
ia fazer uma resenha, mas a sua me representa demais!

Gabriela Araujo 29/09/2020

Personagens reais, um relacionamento pelo qual torcemos!
A história nos apresenta à Olívia, que está ainda muito machucada depois do término de seu relacionamento e resolve finalmente devolver os pertences de seu ex no apartamento dele.

Contudo, o que ela não esperava era que no mesmo dia o governo implantasse uma ordem de restrição para conter um vírus que se espalhava pelo país, forçando-a a ficar presa no mesmo apartamento que Augusto, o melhor amigo de seu ex-namorado.

Essa história se trata sobre o relacionamento entre dois personagens reais, com suas próprias bagagens e ensinamentos para fornecer ao mundo. É um convite à repensar diferentes vivências, corpos, experiências e formas de habitar o mesmo mundo.

O que Vanessa nos deu foi um baita presente!

fefehoffmann 24/08/2020

Perfeito!!
Não tenho nem palavras pra descrever o quanto gostei dessa história, fui cativada desde as primeiras páginas.
Sei que é uma frase clichê mas "Dentre todos os amores, o próprio." descreve lindamente esse livro. Mesmo o romance entre os protagonistas ser lindo e o Augusto ser o empurrão que faltava para Olívia se encontrar, acredito que a parte mais bela dessa história seja como a autora retratou lindamente a jornada da protagonista, que buscou ser feliz por ela e pra ela!
É um livro recheado de ensinamentos em diferentes áreas, e nos faz repensar nossos preconceito e até algumas de nossas escolhas.

Leticia 23/08/2020

Fofo e educativo.
Eu amei a história e amei que ela trata sobre a surdez de uma forma linda, natural e cheia de ensinamentos. Além de se passar durante e quarentena e me trouxe ensinamentos importantes para sobreviver a esse momento difícil.

Denise 19/08/2020

Uma fofurinha!
Quatro Minutos trata do inesperado da melhor maneira possível, e apresenta o nascimento de uma história de amor com interações divertidas e personagens cativantes. Eu adorei acompanhar as peripécias da Olivia e do Augusto durante sua convivência e queria ver mais deles em outras histórias, de tanto que me apaixonei. Pra quem gosta de comédia romântica, eis uma história imperdível.

Sarah.Almeida 13/08/2020

leve, divertido e emocionante
me identifiquei com a personalidade de Olívia assim que a conheci e me apaixonei por Augusto ao longo da história. uma leitura leve, com temas atuais e vivenciada no cenário dos dias de hoje.

Raianne Viana 31/07/2020

Leitura leve e perfeita pra essa quarentena
Quatro Minutos é um romance leve, fofo, e tudo que há de bom. Nos conta a história de Olívia que, em plena pandemia, decide ir até a casa do ex devolver presentes que ele lhe deu para dar um fechamento à relação. Duas coisas ela não esperava: que o ex tivesse passado o apartamento para um amigo, e que ela tivesse que passar quinze dias de sua vida lá devido ao Lockdown.

Augusto é o protagonista masculino, fofo, e surdo. Olívia estranha a princípio a forma de comunicação entre os dois, mas com o tempo se adapta, e as coisas fluem muito bem entre os dois. É claro, tudo se encaminha para um romance. Olívia se vê hesitante, com todas as suas inseguranças, e Augusto não quer fazer nada que possa comprometer a amizade com o ex dela, que é um amigo querido.

Amei o desenvolvimento, as interações deles, a pesquisa das perguntas que os dois decidem responder na brincadeira. Curti bastante como tudo se desenrolou, e o final pode não ter agradado a muitos, mas achei bem coerente. Acho que gostaria de ter visto uma conversa de Augusto com Rafael sobre a situação, já que era uma amizade tão importante para ele.

As únicas coisas negativas que tenho a dizer: primeiro, Olívia vivia comentando que seu relacionamento era abusivo. Sim, eu acredito nela, mas além da lembrança que ela tem do término, não vimos mais exemplos do porquê o relacionamento dela ser assim. Segundo, me incomodou um pouco a reação das pessoas à linguagem de sinais... Olívia tem acesso a informação, como assim chamar as LIBRAS de "gestos aleatórios"? Entendo que a intenção era mostrar que ela não conhecia muito sobre o universo surdo e que ia aprender devido a convivência com Augusto, mas ainda assim, achei um tanto esquisito o comentário.

No entanto, essas críticas que fiz não interferiram em nada na minha leitura. É um livro bem curtinho, dá para ler em uma sentada (como eu fiz). Recomendo demais para quem quer um romance fofo para passar o dia!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6