Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Solange Bitencourt 17/07/2023

Ahhh esse livro ??

Um leitura que começa e não tem vontade nenhuma de acabar, um abraço na alma.

Eu sempre amei escrever, era a adolescente que colecionava papéis de cartas, que enviava cartas, que escrevia no diário. Hoje no mundo digital confesso que escrevo bem menos do que gostaria, mas mando textão para pessoas especiais no WhatsApp, escrevo aqui no instagram, escrevo nos prontuários do consultório, mas sinto falta do hábito mais constante, principalmente de escrever à mão; esse livro me fez refletir sobre isso, também.

Todas as emoções são importantes e fazem parte da nossa vida. Dialogar com elas, como fez Xandy no livro, me trouxe muitas reflexões interessantes, algumas lágrimas de emoção e ainda mais felicidade por ser psicóloga. Não vai ter spoiler, mas vai ter dica, leiam esse livro.

Tenho certeza que a alma de vocês também vão se sentir abraçadas ??

Jamilla_mickelly 23/04/2022

Há quanto tempo você não recebe uma carta?
Um livro bom de ler! Trás várias reflexões ao longo da leitura e nos traz a sensação de que seja os próprios sentimentos falando com você e lhe dando conselhos.

Guilherme.Pimenta 03/05/2023

Reflexivo
Cartas escritas por emoções, que nos fazem refletir de forma profunda e intensa. Amor, raiva, tristeza, odio, ciumes, sao algumas das varias emoções que escrevem para nós, de forma que despertam sentimentos que estavam em nosso âmago apenas nos sugando. Um livro para ler, refletir, respirar, e seguir a vida com um ponto de vista diferente sobre ela.

Mari 13/01/2024

Interessante
É um livro que você tem que estar preparado(a) para ler, se não achará que é firula. Tirei bons insights, passagens que me fizeram refletir, outras que só passava.
Como o próprio autor diz o livro foi escrito com o propósito de uma breve reflexão, um momento terapia no nosso dia a dia - acabamos não dando o devido valor a esses momentos de pausa e introspecção.
Vale a leitura

Alyne80 16/02/2023

Em minha opinião esse é o tipo de leitura que a gente deve fazer nos momentos sensíveis porque vai nos fazer ir para o lado racional das coisas fazendo a gente melhorar das situações ruins mais rápido acho super necessário para aquelas pessoas que não consegue resolver os próprios problemas sozinhas e precisa de uma ajuda

thaissdl 05/08/2021

eu estava com muitas expectativas e me decepcionei, mas se reler em outro momento posso ter uma opinião diferente

Franciele.Simonett 27/01/2023

Narrativa através de cartas
Uma narrativa feita através de cartas, cheia de reflexões profundas e cheias de significado.
Eu amei!

Milene61 15/04/2023

Interessante, mas esperava mais.
Eu gostei do livro, ele envia cartas para alguns sentimentos e fala bastante sobre como alguns temas deveriam/poderiam ser trabalhados em terapia. Mas eu tenho a impressão de que a narrativa às vezes se confunde, você não sabe se é o sentimento falando com você ou você com ele. Achei um pouco confuso de entender a perspectiva de uma forma mais clara.

Ste 05/09/2021

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise
"Eis o maior dilema deste século que gira com tanta rapidez: estamos e não estamos, conversamos e não sentimos proximidade, estamos ao alcance dos dedos para estar com os outros e, ao mesmo tempo, sentimos a distância como um lamento."

Como é importante conversar com alguém, nós complicamos tanto nossa existência guardando sentimentos e nos sufocando.

@jana450 12/02/2023

Me lembrou o filme A Diretoria em que ia sentimentos participaram de uma reunião e falavam sobre suas reações o que não difere muito da animação Divertidamente, então recomendo.

ana janga 29/09/2022

PORRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse livro é magnifico em tantos niveis, no começo eu achei q seriam tipo um livro de autoajuda qualquer mas não! Passa uma visão muito realista e pé no chão de como ver os sentimentos ,bons ou ruins.

06/02/2023

Primeira decepção literária do ano
Não esperava muito do livro quando comecei a ler, não conhecia o autor e não conhecia o livro, encontrei aleatoriamente no KU. No entanto, quando li as primeiras 30 páginas comecei a criar uma expectativa alta pro livro, mas o que se seguiu depois não me agradou. A escrita mistura metáfora com realidade, e é em muitos casos funciona bem, mas nesse caso ficou maçante e confuso. Não discordo das discussões que o livro traz, mas acho que poderia ser expresso de outra forma.

whyaninhas 25/11/2022

Terapeuta da feira (brincadeira)
(Faz um tempinho que li esse livro, mas posso falar um pouco sobre ele)
Esse livro se trata de cartas escritas pelos sentimentos mais comuns do ser humano e como eles são expressos em diferentes ocasiões da nossa vida e rotina.
Gostei pra caramba dessa roupagem mais íntima e o diálogo com um suposto ?sentimento? com nós, leitores.
Por outro lado, muitos pontos foram, na minha opinião, utópicos expressando aquilo que não me identifiquei e por isso avaliei com uma nota mais razoável o livro.
No contexto pandêmico que foi publicado, ele aborda pouquíssimo da problemática e como o contexto citado foi motivo de oscilações fortes nas nossas emoções, acho que seria uma boa pedida abordar a pandemia no livro com mais frequência.
O meu livro veio com dedicatória pq comprei na pré-estreia e amei a intimidade autor-leitor ??

Ranya.Fernandes 21/11/2022

É um livro escrito em formato de cartas, cartas dos sentimentos para você. Uma leitura gostosa, mas em alguns momentos dolorosa, fácil, porém só na escrita já que fala-se de algumas coisas difíceis de se ler.

Um livro que indicaria sem sombra de dúvidas, até por ser um livro que não necessariamente precisasse ler todo ou até mesmo de uma vez só, já que cada capitulo é independente e serve pra algum lembro da vida, então é um livro pra ser revisitado.

Tice 01/11/2022

Cartas de um Terapeuta
Encontrei o Alexandre Amaral como indicação de Podcast na tela do Spotify. As palavras Carta e Terapeuta chamaram bastante a minha atenção e fui lá. Que presente eu me dei. Inesperadamente me deparei com o Podcast que indica o livro e irresistível foi o convite de passear por entre essas páginas e não me arrependo. O livro é um sentimento bom de sentir, ele é feito abraço, feito café fresquinho. A conversa que o Amaral traz com as emoções refletem diretamente no leitor que parece sentar no sofá com cada uma delas. Saudade, raiva, tristeza, luto, esperança e outras me fizeram companhia numa prosa inesquecível.

Todo mundo merece ler esse livro.