Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Franciele.Simonett 27/01/2023

Narrativa através de cartas
Uma narrativa feita através de cartas, cheia de reflexões profundas e cheias de significado.
Eu amei!

lipelimma 26/01/2023

2.5*
Não é ruim, mas não me marcou nem me envolveu, coloquei na categoria do OK. Estou meio desgastado dessa proposta de livro então acabou parecendo mais do mesmo pra mim.

Ana Júlia Coelho 26/01/2023

Psicólogo e já tendo acompanhado centenas de pacientes contando milhares de histórias, Alexandre decidiu juntar em um livro cartas. Cartas, essas, escritas, em sua maioria, por sentimentos, que nos convidam para um diálogo. Me senti num monólogo onde intercalava os personagens de divertidamente.

São cartas escritas, por exemplo, pelo medo, tristeza, culpa, ciúme, vergonha, diálogo, morte e esperança. A importância dessas cartas é mostrar que todos somos humanos e temos sentimentos, temos altos e baixos, temos momentos de crise, e que tá tudo bem, o importante é se respeitar e dialogar com o que sentimos no momento.

Eu achei a ideia do livro genial: afinal, quem escreve cartas hoje em dia? Ainda mais de tantos remetentes icônicos. Mesmo usando metáforas ótimas e com uma linguagem super adequada pra proposta do livro, eu não consegui me conectar. Demorou muito pro autor começar as cartas de fato, e acabou rápido. Poucas cartas me tocaram a ponto de me fazer refletir, a maioria passou batido e indiferente, do tipo não faria falta se não tivesse lido. Mas posso ter lido na hora errada, porque achei único esse formato e conteúdo e, com certeza, serve pra várias pessoas em vários momentos diferentes. Fui sem expectativa e o livro, infelizmente, ainda conseguiu me decepcionar.

Para mais resenhas, me siga no instagram @livrodebolsa

Sandy Nicolly 25/01/2023

Eu esperava mais desse livro.
Criei bastante expectativas e não era o que imaginei ser. O livro não é ruim, porém é muito repetitivo na questão de sugestões em o leitor escrever uma carta de volta. Gostei dos temas, bem escrito, mas não foi algo que me tocou profundamente.

Thais.Coletto 24/01/2023

Esperava mais aprontamento. O livro é produzido através de cartas das emoções/sentimentos falando com o leitor, porém, sinto que essas cartas acabaram caindo no clichê, do que já sabemos.

Marina H. 24/01/2023

Não bateu.
Não me fisgou. Li com carinho, tentando me envolver no texto, mas de todas as cartas, a primeira e a última foram as únicas que falaram algo a mim. Me incomoda o excesso de referências musicais... é repetitivo. Assim como cansa a ideia de escrever de volta ao autor, algo que é sugerido por quatro (!) vezes em momentos distintos do livro. Uma pena, estava realmente cheia de expectativa com a leitura.

Monique 22/01/2023

Um abraço um convite
Esse livro é gentil, acolhedor e carinhoso como um abraço. A escrita é acessível e fluida. Excelente para ler, reler e levantar questionamentos em um processo de autorreflexão. O autor Alexandre Coimbra instiga o leitor a externar sentimentos, sofrimentos e a buscar o apoio tão necessário. ?Falar sobre o que faz sofrer é parte da experiência de colocar esse sofrimento em um lugar menos árido e mais esperançoso.?
Em alguns trechos, principalmente no início achei o livro sutilmente repetitivo mas isso não compromete a obra nem torna a leitura enfadonha.

guidix3 17/01/2023

Propositalmente escolhi ler esse livro bem devagar, tentando saborear cada palavra, cada reflexão. Esse livro é escrito pelo psicólogo Alexandre Coimbra, e nele encontramos reflexões sobre emoções e sentimentos que nos rodeiam em forma de cartas. O destinatário somos nós. Acredito que deveria ser livro de cabeceira de todos.

Lidiane Veras 16/01/2023

"Quando é vergonha de algo que você fez, vá lá e restaure a relação. Quando é vergonha do que você é, o mundo é que está errado."

Amanda.Contiero 16/01/2023

Poético e reflexivo.
Você gosta de cartas? Esse livro é um abraço a todos aqueles que gostam da prática. E para aqueles mais distantes de tanto, um convite especial para resgatar aqueles diálogos mansos. Calmos. De fim de tarde. Em que olhamos para dentro de nós. Um livro poético e reflexivo, em que o autor escreve em forma de cartas ao leitor, em nome de sentimentos/emoções humanas diversas como o amor, ancestralidade, culpa, ciúme, luto, dentre outros, debatendo as profundidas envolvidas em cada um destes territórios. Linguagem acessível e simples para todos os públicos. Recomendo!

Lorena Carneiro 16/01/2023

Curisosidade
Li esse livro por pura curiosidade e gostei, é um livro bom, com linguagem simples e fluída!

O livro se torna importante porque muitas pessoas não entendem sobre as emoções humanas e o autor trás essa compreensão, falando da importância real que deve ser atribuída e quando tendemos ao exagero.

Camila 14/01/2023

Boas cartas para consultar quando preciso
Acho que vale uma leitura pontual, são cartas que acalentam nos pontos precisos. Eu gostei. Vale a pena consultar por assunto que seja mais condizente com o que você precisa no momento.

Kazherondale 12/01/2023

Bom livro... mas na hora errada
Esse é um bom livro, mas sinto que não consegui me conectar com ele, pois, não estou nesse momento
Se você quiser ler esse livro, é bom ir sabendo que são temas relacionado as emoções, então se você não tiver focado nelas nesse momento da vida vai ser difícil conseguir se conectar com o que tá escrito.
mas isso não muda o fato do livro ser bom, só não deu certo para mim.

Paulo 11/01/2023

Um livro que te abraça?
As cartas são sensíveis e acolhedoras. Sempre deixam reflexões interessantes, te fazem repensar como encara as situações da vida.
É o tipo de livro para revisitar periodicamente e ler as cartas que se encaixarem no momento.

Arsantes 11/01/2023

As cartas me fizeram refletir bastante sobre a vida e sobre os sentimentos apresentados por ela. Foi um livro que li no momento certo e que pode ser revistado outras vezes em outros momentos da vida.