Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Alícia 30/08/2023

Quase 1 mês pra ler um livro que não tem nem 200 páginas? a ressaca veio e veio bonito. Mas no geral, gostei desse. Marquei bastante e gostei muito das reflexões.

Márcia Régia 29/08/2023

Adoro livros sobre cartas, pois amo escrever e recebê-las!
Tudo bem que hoje é muito mais fácil escrever um e-mail, ou uma mensagem pelo Instagram ou pelas redes sociais. Hoje as cartas não são fundamentais para a comunicação, mas são fontes de afeto, de amor e de carinho. Isso nunca desaparecerá.
O livro traz cartas cujos remetentes são as emoções humanas.
"Uma carta é sempre uma promessa de futuro, um abraço que ainda acontecerá em alguma esquina da vida. Há muito tempo eu não escrevia uma carta para alguém, e sou tomado de uma alegria enorme ao me ver aqui, escrevendo esta carta para você."
As cartas mostram que ninguém está só, que há espaço para uma escuta atenta e empática, que é possível refletir, melhorar e crescer sempre.
E é neste tom de conversa entre amigos que Alexandre apresenta seu livro e suas cartas.
Eu amei, refleti e me emocionei com todas. A da morte me tocou de forma profunda e intensa. Nela, assim como nas outras, percebo a escrita especial do autor. Ler estas cartas me ajudou profundamente .

whluiza 25/08/2023

"Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise [...]"
Eu li esse livro em ligação com uma pessoa muito importante, em uma noite eu li esse livro todo.
O livro tem vários capítulos, e cada um deles é uma carta "para os seus momentos de crise" e cada uma tem seu sentimento predominante, para quando estiver tendo uma crise e se sentindo daquele jeito.
Eu gostei muito de todas as cartas, mas gostaria de dizer que a carta do amor me decepcionou muito, isso porque eu esperava tanto e não recebi nem metade.

Helô 25/08/2023

O livro é bom, mas a escrita é poética, sentimentalista. É preciso estar aberto para esse tipo de leitura, e se sentir confortável em abordar temas sensíveis.

Priscila 08/08/2023

Pensei, pensei e repensei no que poderia ser dito aqui e ainda estou sem palavras. Me lembro de consultas que tive com o psicólogo e respondia quase tudo com monossílabos, e então o Doutor teve a ideia de passar livros para que debatessemos depois, isso ajudou na comunicação, mas não consegui continuar o tratamento. Enfim, sobre o livro, há uma reunião de cartas sobre sentimentos e a vida, que contribuem para a reflexão, do olhar para si e analisar-se. Foi uma leitura interessante, com altos e baixos, pois enquanto umas me envolviam, outras cartas eram repetitivas e longas.

Mareufq 06/08/2023

Me instigou a escrever!
Veio no momento certo. Pra mim fora uma leitura reflexiva e li com a velocidade adequada aos surgimentos de meus questionamentos. No geral, aproveitei o livro e foi uma experiência interessante.

?você é uma carta à espera de ser escrita, para então poder existir além do anúncio de toda e qualquer palavra.?

Oliveira208 30/07/2023

O livro não é ruim, eu que não gostei.
Eu me senti lendo conversas intermináveis e que iam se desprendendo do sentido em formato de cartas. Um dos únicos livros que não consegui terminar de ler os agradecimentos, a curiosidade foi exterminada.

Vini 27/07/2023

Ok, sei lá
Não sei se eu estava meio apático quando li, o livro é bom, mas não me impactou tanto, acho que tem um pouco a ver com o momento que estava, mesmo assim acho que não vou reeler......

"você é uma carta à espera de ser escrita, para então poder existir além do anúncio de toda e qualquer palavra"

Thaís 23/07/2023

Existem livros que te fazem rir, chorar, pensar. Esse só não me fez rir. Mas também não era o propósito.

Raisa Martins 22/07/2023

Livro incrível! Cada carta fala muito com o leitor. A forma que o autor conseguiu nos mostrar o sentimento, foi incrível.

Jennifer.Ernesto 18/07/2023

Cartas
De forma bastante reflexiva e abstrata, o autor escreve cartas - nomeadas pelos sentimentos, emoções ou fatos como o amor, a raiva, a vergonha, e o diálogo, a morte (...) - ao leitor, com a finalidade de dialogar e trazer reflexões.

O livro é bom, mas só consegui terminá-lo na terceira vez que peguei para ler. Isto porque o livro tem a finalidade de conversar com uma coletividade de pessoas, e em alguns momentos soa impessoal.

Ainda, a minha mente viajou muito para momentos da minha vida, ou seja... Me perdi na leitura muitas vezes, o que demonstra que não é um livro para ser lido numa sentada e de forma corrida. É um livro para ser vivido, elaborado e refletido, tal qual a análise terapêutica pode ser.

Provável que seja um livro que eu deseje voltar na leitura algumas vezes, isto porque têm perguntas que apenas psicólogos fazem, as quais podem ajudar em momentos de crise, de fato.

Solange Bitencourt 17/07/2023

Ahhh esse livro ??

Um leitura que começa e não tem vontade nenhuma de acabar, um abraço na alma.

Eu sempre amei escrever, era a adolescente que colecionava papéis de cartas, que enviava cartas, que escrevia no diário. Hoje no mundo digital confesso que escrevo bem menos do que gostaria, mas mando textão para pessoas especiais no WhatsApp, escrevo aqui no instagram, escrevo nos prontuários do consultório, mas sinto falta do hábito mais constante, principalmente de escrever à mão; esse livro me fez refletir sobre isso, também.

Todas as emoções são importantes e fazem parte da nossa vida. Dialogar com elas, como fez Xandy no livro, me trouxe muitas reflexões interessantes, algumas lágrimas de emoção e ainda mais felicidade por ser psicóloga. Não vai ter spoiler, mas vai ter dica, leiam esse livro.

Tenho certeza que a alma de vocês também vão se sentir abraçadas ??

Marilia.Ducatti 13/07/2023

Falhei, tardei mas conclui. Mesmo a leitura sendo dinâmica e fácil, com assuntos q eu gosto. Gostei

Caroline1402 12/07/2023

6/10
Começo justificando que a nota baixa é pela escrita não ser o meu estilo. O livro em si não é ruim, na verdade é algo bem inovador e interessante proposto pelo autor.

Trata-se de um psicólogo que escreve cartas como se os autores fossem sentimentos, que tomam forma e voz, e conversam conosco.

Vale a pena ter como livro de cabeceira, para quando bater aquela bad.
Infelizmente não é algo que goste de ler, mas fica a indicação.

cecilia vai a roma 07/07/2023

Cartas (que não são para mim)
No geral achei um livro de poesias clichês e umas falas repetitivas. Definitivamente não sou o público alvo, muita coisa não conversou comigo e achei umas ideias meio 'filósofos de instagram'.