A Musa dos Pesadelos

A Musa dos Pesadelos Laini Taylor

Resenhas - A Musa dos Pesadelos

Ella.Ribeiro 11/05/2021

Aqueles que alcançaram as estrelas
???
Os dois livros são muito bem escritos e retratam uma aventura carregada de mistérios, sonhos, deuses, beleza e horror que me fizeram suspirar pedinte por mais dessa impressionante aventura. A escrita da autora não decepciona e te faz suspirar em cada um dos bens escritos parágrafos, o que foi um ponto chave para que eu me apaixonasse na trilogia ? além, é claro, das diverficadas reviravoltas que me fizeram ficar no ?eita? atrás de ?eita?.

Lazlo é um personagem clássico e doce, que carrega um que de tudo que toda leitora sempre sonhou em um namorado. Sarai é a menina agridoce que carrega arrependimentos e um amor gigantesco que transborda pelos irmãos, pela menina mulher que a criou, pela família que ela destruiu e pelo estranho sonhador que a entrega tão adocicadas maravilhas. Além dos protagonistas Feral e Rubi se tornaram uma gostosa descoberta no primeiro livro e Thyon e Ruza minha gostosa descoberta do segundo livro ? e devo dizer que o ponto chave para meus surtos. Pois, eu jamais imaginaria que Thyon Nero iria me fazer amar ele, mas como bom alquimista ele transformou minha aversão em uma grande quantidade de surtos amorosos.

Ademais, Laini quer me deixar louca com todas essas peças de quebra cabeça que me fazem ansiar por mais e mais de cada um dos livros dela para que eu consiga compreender todo os universos que ela consegue conectar por meio de um véu fico como a grinalda de uma noiva e compreender o que será de cada um deles no final da jornada. Eles iram se unir? Os heróis de ?Feita de fumaça e osso? iram se unir aos deuses de ?Um estranho sonhador?? São tantas perguntas flutuando em minha mente e os finais dos livros apenas abrem mais e mais perguntas.

Mas devo admitir que os livros são impressionantes e excederam minhas expectativas (que eram bem altas) então, por enquanto, irei ficar com minha imaginação para preencher essas lacunas maravilhosas.

Luísa 16/01/2021

Amei a história, mas não a escrita
Um estanho sonhador, o primeiro volume dessa duologia, se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Tanto a história quanto a forma como ela foi contada me encantaram profundamente. A Laini Taylor conseguiu me inserir no universo daquele livro de forma completamente imersiva, me fazendo saborear cada palavra.

No entanto, infelizmente não senti o mesmo com Musa dos Pesadelos. O começo do livro foi lento, mas isso em si não foi um grande problema, entendo a necessidade de retomar acontecimentos e características dos personagens do primeiro livro pra garantir o desenvolvimento consistente da história.

Para mim, o problema central foi que, principalmente entre 30% e 60% do livro mais ou menos, a forma como a Laini Taylor conta a história mudou muito. Ela deixou de imergir o leitor nos acontecimentos para apenas narrar, de fora, o que ocorreu. Em vez de sentir que eu estava dentro da história, me senti como mera espectadora daquilo, o que me deixou um pouco entediada.

Depois, nos últimos 30%, a narrativa volta ao ritmo do primeiro livro, o que me prendeu bastante, mas infelizmente foi uma parte muito grande do livro em que não me conectei com a história.

Enfim, a história em si é excelente, o universo criado é incrível e os personagens são complexos e apaixonantes, mas, nesse livro em específico, a forma como os acontecimentos foram narrados não teve a mesma magia do primeiro livro. Fiquei bem triste por não ter amado esse livro, mas não deixo de recomendar porque a história é realmente muito boa.

Cá Custódio 05/08/2020

Esse é o final da duologia que se iniciou com Um Estranho Sonhador. Estava ansiosa para saber o desfecho a história de Lazlo Estranho e Sarai, a musa dos pesadelos, e que desfecho! Adorei o rumo que a história teve, muito longe do que eu esperava. Laini, além de criar novos arcos, fecha todos de maneira emocionante.
Assim como o primeiro, o livro é narrado em terceira pessoa, onde a Autora escreve os pensamentos e sentimentos de basicamente todos os personagens, o que faz você se envolver com todos, compartilhando de suas angústias e sonhos. O que pode ser um pouco cansativo as vezes, mas não te faz perder o foco.
Nesse livro temos o entendimento de todos os mistérios criados no primeiro livro, sendo que, enquanto o primeiro se resume mais aos sonhos de Lazlo e seu amor com Sarai, este, ao meu ver, foca mais no amor entre duas irmãs, Kora e Nova (personagens não retratadas no primeiro), sem deixar os personagens do primeiro livro de fora, pelo contrário. Retrata uma história de amor e ódio, e até onde sua sede de vingança pode te levar.
Fiquei bastante contente com a leitura, e indico a leitura da duologia para todos que gostam de uma boa fantasia escrita de maneira sensível. Li na forma de Ebook já que o físico tem previsão de lançamento até o fim de 2020.

site: https://www.instagram.com/valeusis

Ingrid664 02/09/2023

Uma duologia de respeito
Neste segundo livro eu tinha várias expectativas sobre os personagens, por ter lido "um estranho sonhador", realmente este segundo livro "a musa dos pesadelos " manteve o nível da obra e expandiu o universo criado; os personagens foram explorados principalmente Minya, por conta de sua busca por vingança, Thyon se redimindo por suas arrogâncias e se modificando convivendo com os personagens secundários e Sarai, redescobrindo seu dom.
Foram apresentados personagens novos que realmente me interessei, Nova e Kora, sendo bem construídos, em minha opinião um ótimo acréscimo na história, mas senti falta de talvez aprofundar nós personagens Feral e Rubi, pois Pardal acabou ganhando uma parte primordial na história .
A escrita da autora é maravilhosa, fiquei muito impressionada com o quanto ela não deixa ponta solta, cada ocorrido por menor, vai ser útil para o futuro dos personagens, por exemplo quando Lazlo corta o metal divino ou quando pardal encosta no lábio de Lazlo.

Natalia.Franca 18/03/2022

Fantástico!!!
Escrita tão envolvente quanto a do primeiro livro! Realmente adoro as descrições maravilhosas que a autora faz.
O rumo da história e o desenrolar do acontecimentos apresentados anteriormente ficaram muito bem explicados, os novos personagens se encaixaram perfeitamente.
A única coisa que não gostei tanto foi o romance de Lazlo e Sarai, achei meloso demais.
O livro é grande e a autora não correu com nada, deixando ainda aberta uma possibilidade para mais histórias (que até fico curiosa para saber mais), mas como duologia funcionou muito bem ! 5 estrelas.

NINHA 06/08/2020

Continuação excelente
Esperada continuação de um estranho sonhador, laini taylor continua com sua escrita lúdica e cheia de charme e não perdeu a mão nesse conto de fadas. Mas senti que em certo ponto do livro a historia da uma quebrada de ritmo e onde deveria ter climax não teve mas isso não tira o brilho que a duologia tem.

kaline 19/11/2020

Feito mágica
"Desejos não se tornam realidade. Eles são apenas o alvo que você pinta em torno do que deseja. Você ainda precisa acertá-lo você mesma."

Que livro maravilhoso, que escrita mágica e que universo incrível.

Confesso que foi me dando certo desespero ao perceber que até metade do livro nenhuma das respostas aguardadas desde "Um estranho sonhador" tinha sido dada. Surgiu o medo de que ficassem pontas soltas, mas a segunda metade respondeu tudo e mais um pouco. Ao mesmo tempo deixou gancho para que a história siga sendo desenvolvida em outros livros (tomara). ?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 01/07/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Um Estranho Sonhador foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Mantendo o mesmo nível de aclamação, A Musa dos Pesadelos superou todas as minhas expectativas.

Esta continuação se inicia exatamente do ponto que o livro anterior foi terminando. Também temos o adendo de duas personagens que, de início, não parecem fazer muito sentido mas que ganharão sua importância no decorrer da história.

"Era uma vez um silêncio que sonhava em se tornar uma música, e então eu te encontrei, e agora tudo é música.*"

Lazlo e Sarai continuam sendo aquele casal apaixonante que nos conquistou anteriormente. Depois de todo o ocorrido no livro anterior, eles não pretendem deixar nada e nem ninguém (por ninguém, leia-se Minya) ficar no caminho de sua felicidade e amor. Mas antes eles têm de proteger a cidade de Lamento da fúria de Minya.

De início, eu pensei que a Laini iria focar bastante na nova situação de Sarai, mas não foi bem assim. Claro que em vários momentos nossa Musa do Pesadelo teve sua pós-vida ameaçada, e tanto ela quanto Lazlo estão atrás de respostas, mas nem por isso deixam de aproveitar a companhia um do outro.

Enquanto Um Estranho Sonhador focou bastante no romance entre Sarai e Lazlo, Muse of Nightmares focou nas respostas para várias perguntas levantadas. Aqui ficamos sabendo mais sobre os deuses que chegaram a Lamento, a razão por trás dos sequestros das mulheres da cidade, dentre outras respostas. Tudo isso atrelado a essas duas novas personagens: as irmãs Kora e Nova.

"As pessoas são nossos lugares seguros. Eu tenho uma: uma pessoa que é um lar e um mundo para mim.*"

Foi ousado Laini introduzir duas personagens em um livro de conclusão de história? Sim, mas a autora tirou de letra. Somos apresentados as irmãs logo no início do livro e vemos como o sentimento entre as duas é bastante forte e profundo. Ao longo da narração, descobrimos como elas acabam se interligando aos deuses e à cidade de Lamento.

"Os deuses estavam mortos há quinze anos, afinal, mas seu ódio persistia e reinava em seu lugar.*"

Quanto aos personagens secundários, alguns tiveram mais destaques que outros. Rubi, Feral e Pardal nunca tiveram tanto destaque e desenvolvimento. Senti que aqui eles foram deixamos mais de lado ainda, exceto por Pardal que, apesar do pouco foco, suas ações foram bastante decisivas e importantes.

Minya é uma personagem que entendo completamente suas ações, mas ainda assim sinto vontade de arrancar sua cabeça. Desde o livro passado, apesar de me dar nos nervos com todo esse desejo cego de vingança, entendo bem de onde ele vem justamente por ter as lembranças do dia trágico na cidadela. Nesse livro, também temos algumas revelações sobre como seu poder influenciou toda a sua vida.

"Estamos todos do mesmo lado. Até ela. Você pode estar do mesmo lado e ter idéias diferentes."*

Outro personagem que também possui um desenvolvimento interessante em Thyon. Eu já tinha um pouco de simpatia pelo moço apesar dele ser bem soberbo. Aqui, convivendo com pessoas mais "simples" que as que ele está acostumado a viver, ele vai refletir sobre suas ações e perceber como seu status sempre o fez julgar tudo e todos.

"[...]Thyon, à terra, sentiu todas as escolhas que fez, todas as ações que tomou, como um peso que carregava com ele. Ele se perguntou: seria o peso que ele poderia derramar ou jogar fora, ou seria para sempre uma parte dele, tanto quanto seus ossos e seus corações?"*

A reta final é de tirar o fôlego e ficar com o coração na mão. À medida que ia lendo, ficava desesperada porque tudo parecia que não iria acabar bem para ninguém ali. Mas felizmente, tudo deu certo e eu gostei bastante de como a autora finalizou a história.

Durante o livro, a autora joga algumas referências a Feita de Fumaça e Osso. Logo nas primeiras páginas já temos o que seria um indício de conexão entre as duas séries. Já aviso que não temos participação de Karou e afins aqui, mas quem sabe um futuro encontro entre os dois mundos não está por vir...

"De todos os deuses que existem por aí, em todos os mundos, com todos os seus dons, poderia haver alguém que... eu não sei." [...] "Alguém que ... faz novos corpos para almas que precisam deles?" [...] "Quais são as chances?
[...]De centenas de mundos? Seria mais estranho se não houvesse alguém assim por aí."*

Atualmente quem possui os direitos de publicação da duologia aqui no Brasil é a editora Universo dos Livros, mas até o momento não se tem nenhuma notícia da publicação dessa continuação.

"Esta é Lamento. Você não pode esperar que as coisas façam sentido aqui.*"

* Quotes traduzidos por mim.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/05/resenha-521-muse-of-nightmares.html

Luu 18/03/2021

Destruiu todas as minhas expectativas. Se vc acha que sabe para onde essa história vai seguir, saiba que vc está redondamente enganado. Me apaixonei demais.

Isa 12/10/2022

A musa dos pesadelos
Que delicinha de história gente!!!
A sequência de "Um estranho sonhador" responde todas as nossa dúvidas. Descobrimos a origem dos deuses e de suas crias. Lazlo e principalmente Sarai, com seus corações puros e extremamente bondosos, são os únicos que podem ajudar Mynia e Nova a superarem o desejo de vingança que as consomem. Inclusive, a história de Nova e Kora é simplesmente fantástica. É um livro mágico, que nos enche de esperança e outros sentimentos bons quando chegamos no final. Mas isso não quer dizer que não tenha suspense, batalhas e ação no livro. Foi uma história completa e que me deixou com um grande desejo de que tenha mais histórias pela frente.

Maria Paula 10/01/2022

"Não era nem uma versão alternativa de sua vida. Ele não havia voltado no tempo e feito tudo diferente para chegar ali. Acontece que às vezes é suficiente começar a fazer as coisas diferente agora."

Daniely.Cruz 17/04/2021

Surpresas
Fiquei muito feliz em voltar para esse mundo, porém o início do livro foi bem lento.
Algumas coisas sendo bastante repetidas, principalmente o romance dos personagens lazlo e sarai. Eu gostaria que outros personagens tivessem um pouco mais de espaço como thyon e Ruza.
Fiquei empolgada com a introdução de personagens novos, e conhecer os "deuses" de um ponto de vista mais próximo.
O final abri possibilidade para muitas outras histórias que podem ser contadas ......

readsmel0 18/06/2021

Final que deixa saudade
Assim como o primeiro volume da duologia, Um estranho sonhador, A musa dos pesadelos me deixou totalmente imersa no universo e conectada com os personagens. Toda a magia de Laini Taylor prossegue aqui, te fazendo se perguntar como a autora conseguiu imaginar algo tão genial e único como essa história. Para mim, o único defeito desse livro é que infelizmente ele só começa a "acontecer" de fato lá pela metade do livro...(não que o começo não tenha sido importante ou envolvente, só foi mais parado). Mas no âmbito geral, isso não atrapalhou em nenhum momento minha leitura. A autora te entrega todas as respostas pendentes do primeiro livro e ainda mais, te entrega um universo mais completo do que você imaginava. Acho que com esse livro eu me vi mais apegada a uma certa personagem que no primeiro eu tinha asco, e eu acho que isso é um dos muitos pontos altos dessa série: não há vilões. Há apenas pessoas quebradas que tinham seus ideais e fizeram o que acreditavam ser certo para o seu povo, mesmo que exagerando de certa forma. Com certeza se tornou uma das minhas histórias de fantasia favoritas, se não a mais. A história ainda está fresca na minha cabeça e vai continuar por um bom tempo, e obviamente pretendo reler em breve. Todos precisam conhecer essa história!

Fernando Lafaiete 28/11/2020

A Musa dos Pesadelos (Um Estranho Sonhador #02) | Laini Taylor
*****************************NÃO contém spoiler*******************************
Resenha postada originalmente em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

Autora: Laini Taylor

Editora: Universo dos Livros / Gênero: Fantasia YA / Idioma: Português / 522 páginas

Um serafim gigante feito de um misterioso metal pairando sobre uma amedrontada cidade. Um grupo de jovens liderado por uma vingativa criança que deseja eliminar aqueles que embaixo estão. Um estranho sonhador possuidor de um misterioso poder, duas enigmáticas irmãs, fantasmas, um passado a ser explorado e um futuro a se construir. Em Lamento, inimigos podem ser sua salvação e amigos sua ruína... cada movimento, cada decisão ou atitude colocada em prática pode selar o destino de muitos. Mais mistérios a serem solucionados, muitas respostas entregues e um desfecho que nos faz surtar ao mesmo tempo que indagamos ao lermos a última frase; o que virá agora?

Esperava muito do segundo e último volume da duologia Um Estranho Sonhador; e é com sorriso no rosto e com extrema satisfação que digo que A Musa dos Pesadelos supriu com êxito minhas expectativas. Tão lírica e bela quanto o primeiro, a aguardada conclusão se aprofunda no passado de personagens chaves, nos fazendo entender de forma ainda mais palpável suas motivações, medos  e desejos. Mesclando passado e presente, Laini Taylor expande sua mitologia de forrma muito mais que satisfatória, ligando os pontos e entregando conexões excelentes com o universo de Feita de Fumaça & Osso. As diversas referências, citações e suposições, fizeram com que eu me apegasse e amasse ainda mais esta fabulosa duologia. Mas você precisa ler a trilogia mencionada para entender Um Estranho Sonhador? Não se preocupe, os dois livros que compõem a mais nova dupla fantástica da autora, se sustentam sozinhos e não tratam-se de uma continuação do universo dos anjos e quimeras presentes na "trilogia antecessora". Contudo, referências existem e podem te despertar sentimentos nostálgicos e sorrisos involuntários se você já tiver lido os livros supracitados.

A escrita é fabulosa, os personagens tridimensionais, e citações metafóricas e momentos de pura adrenalina e emoção fazem parte desta jornada onde sonhos se tornam realidade e onde pesadelos são controlados. Tanto o primeiro quanto este segundo não são livros repletos de cenas de ação desenfreadas. Tratam-se de romances onde o foco são os personagens e os sentimentos que os movem. tratam-se de histórias de vingança, amizade, amor, esperança e redenção. São livros em que a poesia toma forma ao ponto de nos envolver como casulos envolvem as mariposas em seus estados brutos. Instigam, emocionam, assustam e deixam sensações conflituosas quanto aos caminhos narrativos que a autora nos entrega. Amei e odiei os personagens com tanta intensidade, que em certos momentos me senti constrangido com minhas ebulições emocionais. Sem vergonha de admitir, chorei enquanto lia os últimos cápitulos e me senti liberto ao deixar as lágrimas fluírem.

Se nunca leu Laini Taylor, não perca mais tempo. A emoção te aguarda, os personagens te esperam e o mundo de anjos, quimeras, deuses, romances proibidos e sonhos e pesadelos irão te conquistar. O mundo de Um Estranho Sonhador é esquisito, imaginativo, um excelente lugar para ser explorado e o lar de jovens que nunca desistem de seus sonhos. Um lugar de pessoas que entre guerras e inseguranças, nunca deixam de acreditar que em algum lugar por aí, existe um local para chamarem de seu. Que eu durma e que meus sonhos tomem forma de maneira visceral, me deixando extasiado, assim como foi minha jornada lendo A Musa dos Pesadelos. Um livro que indico até dormindo... sonhar é uma dádiva e ler Laini Taylor é um prazer inexplicável.