O Príncipe da Névoa

O Príncipe da Névoa Zafón

Resenhas - O Príncipe da Névoa

Cris.Aguiar 13/06/2022

Uma promessa
Esse foi o primeiro livro escrito por Zafón com 27 anos, e em cada página, cada construção de personagens e história você já percebe a promessa de um grande escritor.

Uma história simples, juvenil, arrepiante até... e com um final diferente.... me impressionou.

Eu recomendo muito a leitura de Zafón e acho que começar por essa saga é começar uma grande amizade.

RECOMENDO: Livro Extra Junho 2022 - Clube de Leitura

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

ADRIANA 16/09/2022

Perfeito
Zafon foi o único autor até hj q me deixou com a famosa ressaca literária.
Tudo q ele escreveu tem aquele gostinho de poesia de tanta perfeição.
Príncipe da névoa é um história simples com um final q destrói qq um.
Não podia ser diferente vindo desse autor maravilhoso.

Kuray 06/10/2022

O principe da Névoa
Bom eu li a serie de "O cemitério dos livros esquecidos" e fiquei completamente apaixonada, porque é incrível, ja li muitas coisas na minha vida, mas nada como essa série!
então quando vi outro livro de Zafón fui muito ansiosa ler kkk mas descobri que foi o primeiro livro que ele escreveu bem no começo de sua carreira, os aspectos que eu mais amo no estilo dele e aquele toque macabro está presente ainda que em desenvolvimento. é uma história boa mas que o inicio é um pouco lento, mas com certeza ja é possivel ver o Zafón que eu amo por tras de cada palavra.

Guilherme 19/03/2023

O príncipe da névoa
Foi o primeiro livro que eu li por livre e espontânea vontade lá em 2019 e agora tive a oportunidade de reler. Eu classificaria ele como sendo um livro de ficção com umas pitadas de suspense. Não é um dos melhores livros que eu já li, mas é um livro legal para passar o tempo)

Vanessa.Bonfa 29/08/2021

Chorando copiosamente.
Segundo livro que leio deste autor, Segundo livro que me acabo em lágrimas. Por que faz isso comigo, Zafón?
Não sou uma crítica literária, nem entendo muito de gêneros literários, mas entendo quando uma história me comove, me prende e me faz entrar em transe.
Leiam, só isso que tenho a dizer: leiam "O Príncipe da Névoa", leiam Carlos Ruiz Zafón.

Gabi Zechel 08/07/2020

Um livro curto, de leitura rápida e fácil. Uma fantasia cheia de mistérios que prende o leitor. Foi meu primeiro contato com a escrita de Zafón e com certeza deixou gostinho de quero mais. Com certeza darei sequência a leitura da trilogia.

PorEssasPáginas 22/12/2014

Resenha: O Príncipe da Névoa - Por Essas Páginas
O que você faz quando está de ressaca literária? Bem, eu passei por uma terrível esse mês e a solução que encontrei foi: apanhar um livro de um dos meus autores favoritos na estante, esquecer por uns dias a pilha de leituras e mergulhar em um universo que eu tinha certeza que me emocionaria. E o resultado? Claro que emocionou, claro que o livro foi perfeito! Como não poderia ser, quando estamos falando de uma obra – e não qualquer uma, mas a primeira! – do magnífico Carlos Ruiz Zafón?

Para mim Zafón é sinônimo de uma boa leitura. O Príncipe da Névoa foi o terceiro livro que li de sua autoria e, a exemplo dos outros livros dele que li, Zafón novamente não me decepcionou e, melhor ainda, conseguiu novamente me encantar e surpreender.

Juvenil, com um certo toque inocente, mas ainda extremamente misterioso, repleto de ação e cenas tocantes, O Príncipe da Névoa foi o primeiro livro escrito pelo autor e, por esse motivo – e por ter lido outros mais maduros, como A Sombra do Vento, por exemplo – percebe-se sim a “imaturidade” do autor, as ansiedades e pequenos defeitos do texto de um escritor iniciante. Porém, o primeiro livro de Zafón poderia facilmente ser o último livro de vários autores; já em sua primeira obra literária, o autor mostra a que veio, com habilidade e um sentimento único, pessoal e inconfundível, em cada linha, cada palavra. Não é à toa que o livro, inclusive, foi premiado no primeiro concurso literário do qual participou.

O Príncipe da Névoa conta a história de Max, um menino que precisou se mudar com a família para uma misteriosa casa à beira do mar, em uma cidadezinha pequena com um farol cheio de segredos. A casa de Max também esconde seus próprios mistérios; quando chegam lá, o pai do menino conta que ali viveu uma família com uma história muito triste: um casal que não conseguia ter filhos e, quando finalmente conseguiram, o menino morreu na mais tenra idade, destroçando os pais. Mas há ainda segredos mais profundos, envolvendo uma entidade maligna, chamado “O Príncipe da Névoa” e também o amigo que Max faz na cidade, Roland.

“O relógio não estava desregulado; funcionava perfeitamente, mas com uma peculiaridade: andava para trás.” Página 17

Todos os personagens são incríveis e especiais nesse livro. É de impressionar como Zafón consegue dar voz própria e sentimento a todos os personagens em suas obras, desde os protagonistas, nesse caso, Max, Roland e a irmã de Max, Alicia, até os personagens menos expressivos, como a pequena irmãzinha mais nova de Max, Irina. Todos, todos parecem reais, e o leitor se apega a cada um deles.

Nem preciso dizer o quanto o tal do Príncipe da Névoa é de arrepiar. Aliás, nesse livro, Zafón conseguiu me fazer atingir um nível de medo que eu não sentia há muito tempo. Não sou uma pessoa fácil de assustar, mas houve um momento nesse livro que gelou minha espinha e me fez ter, de verdade, aquele medo real, sólido, frio. Mas não pense que esse é um livro de terror; como em suas demais obras, Zafón consegue ser mestre em misturar gêneros, tornando impossível classificar o livro, já que o mesmo envolve terror, romance, drama, fantasia, mistério, suspense, em uma mistura arriscada para autores comuns, mas que no final dá muito certo para o autor espanhol. É como um prato cheio de ingredientes que tinham tudo para se perderem na refeição, mas, misturados, geram um prato com um sabor sem igual. Esse é Zafón.

A edição da Suma das Letras é competente, sem nenhum problema de revisão, com uma capa simples, mas que faz sentido no contexto da história, páginas e diagramação que propiciam uma leitura confortável, e pequenos detalhes em cada capítulo que dão um toque suave e especial à obra. É claro que Zafón é tão incrível que é brilhante até mesmo rabiscado em papel de pão, mas uma boa edição sempre agiganta um livro que já é maravilhoso.

Se você nunca leu nada do autor, não sabe o que está perdendo. O Príncipe da Névoa é um ótimo começo para quem procura uma leitura menos densa, mas ainda com o toque pessoal e brilhante de Carlos Ruiz Zafón.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-principe-da-nevoa

marcelgianni 26/02/2015

Primeira obra de Zafón.
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para ver a resenha da trilogia, acesse o link no fim do texto), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Primeiro livro de Zafón, já mostra alguns traços do autor que o tornariam tão apreciado pelos seus leitores anos mais tarde (com a Trilogia do Cemitério dos Livros Esquecidos), como o seu humor sarcástico e forte, assim como as tramas repletas de mistério e suspense. O livro possui uma linguagem simples, com a leitura correndo de forma muito rápida, em que o leitor consegue terminá-lo em um dia (são apenas 180 páginas). Para quem já leu sua trilogia mais famosa e estiver esperando o mesmo nível pode se decepcionar um pouco, até mesmo por estar repleta de magia, misticismo e/ou sobrenaturalidade, mas a obra já nos enleva e nos faz querer acompanhar o desenvolvimento literário do autor.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2016/07/06/breves-analises-2015-parte-ii-zafon/

Diogo Matos 28/05/2021

Excelente já em sua primeira obra
A prosa espetacular de Záfon se encontra presente nessa obra, mesmo não possuindo possuindo a mesma habilidade que se mostrou presente na série do Cemitério dos Livros Esquecidos, é possível notar traços que o tornariam um dos melhores escritores de sua geração.

Poucos escritores conseguem desenvolver personagens tão bem quanto Záfon, e o mais admirável, é que essa obra é seu primeiro livro.

Záfon é uma lenda!

Gramatura Alta 26/03/2015

Movidos pelo início da guerra, a família de Max Carver se muda para uma pequena cidade no litoral. Assim que chegam, Max encontra um jardim com uma misteriosa estátua, sua irmã mais nova, Irina, começa a ouvir vozes, e a irmã mais velha, Alicia, tem sonhos estranhos e assustadores. Quando Max e Alicia conhecem Roland, um garoto que trabalha em um pesqueiro e possui um pequeno barco de passeio, os três começam uma amizade que irá colocá-los dentro de um barco naufragado e diante da volta do Príncipe da Névoa, um homem que possui poderes do tamanho de sua maldade. E ele volta para cobrar seu pagamento por um desejo concedido anos atrás.

Este foi o primeiro livro Zafón e nele podemos encontrar diversos elementos que foram inseridos nas obras posteriores. Temos o homem misterioso dono de poderes sobre-humanos, os pedidos concedidos em troca de um favor, a nuvem negra, o farol, o barco, o relojoeiro e inventor, a cidade a beira-mar, o romance adolescente de Alicia e Roland e o herói Max, que foi copiado nos livros posteriores, inclusive no mais famoso, A SOMBRA DO VENTO.

Por tudo isso, O PRÍNCIPE DA NÉVOA é interessante para compreendermos como Zafón não ficou satisfeito com os livros posteriores: AS LUZES DE SETEMBRO, O PALÁCIO DA MEIA-NOITE e MARINA. Ele tentou criar versões diferentes para ações presentes na primeira obra, e só conseguiu com total sucesso em A SOMBRA DO VENTO, que, exatamente por isso, é seu livro mais famoso.

Isso quer dizer que as obras anteriores são ruins? Claro que não! Quer dizer apenas que Zafón não se deu por satisfeito com alguma coisa. E para quem leu os quatro livros, pode conseguir identificar os pontos repetidos e o que foi modificado neles. Por exemplo, o final de O PRÍNCIPE DA NÉVOA é de cortar corações e apresenta uma situação limite que poderia ser evitada facilmente se ocorresse no mundo real. O final de AS LUZES DE SETEMBRO também possui um espaço de tempo tão grande para a solução da situação dos dois personagens principais, que fica forçado. O vilão é usado em vários dos livros com pequenas modificações, mas seus poderes são mantidos quase que de forma igual. O relojoeiro está sempre presente. O herói tem apenas sua aparência modificada, ou idade, mas seus comportamentos são idênticos.

E poderia citar vários mais, mas a resenha se tornaria maçante.

O que vale dizer, é que já no seu primeiro livro, Zafón sabia usar as palavras para criar uma combinação harmoniosa. Ainda estava longe da perfeição que é a escrita de A Sombra do Vento, mas os diálogos, principalmente, já eram cheios de sarcasmo e graça.

Max, Alicia e Roland formam um trio mais equilibrado que os dos livros seguintes. O romance entre Alicia e Roland é gostoso de acompanhar, e o fato de Max, o personagem principal, ser remetido a coadjuvante em certos momentos, chega a ser interessante pela novidade. Inclusive existe um pequeno trecho entre o casal adolescente que é belo de acompanhar e emociona.

O embate final dos três heróis com o Príncipe da Névoa é muito emocionante, e a constatação do resultado e do valor cobrado é agoniante, porque percebemos a inevitabilidade do que está por vir, e queremos gritar para Zafón não fazer isso como nossos corações.

Mas ele faz! E é doloroso ler.

Não preciso dizer que a leitura é recomendada. É Zafón, afinal!

site: http://gramaturaalta.com.br/2019/02/25/o-principe-da-nevoa/

saturnodemari 16/06/2021

Muito Bom
Eu gostei muito da escrita desse autor, ele sabe como construir capítulos fluidos e nada cansativos. Embora o livro seja considerado "Romance", eu não achei que ele foca muito nisso, mas sim no grande vilão.
É concentrado na parte fantasiosa, mas isso não me fez gostar menos do livro. Pelo contrário, fez com que eu me apaixonasse por livros nesse estilo. ?

Lucas.Santos 09/06/2023

Um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Esse homem se tornou um dos meus autores favoritos.
Ele não te joga ou te coloca, ele te atrai até a atmosfera desse livro, te faz se envolver na história, no mistério e nos personagens como se fosse realmente uma névoa te envolvendo.
É muito bom.

João 07/01/2022

Cuidado com seus desejos
O livro conta a história de uma família que se muda, fugindo da guerra, para uma pacata cidade, sendo contada pelo ponto de vista do filho do meio, Max. Tudo parece novo e interessante de início, mas logo coisas estranhas começam a acontecer e a família, mais especificamente os dois filhos mais velhos, se descobre no meio de uma confusão que dura décadas e envolve até mesmo o sobrenatural.

Romance de estreia de Zafón, O Príncipe da Névoa apresenta uma história intrigante, que prende a atenção do leitor com seu suspense e mistério. Porém, em alguns momentos, a narrativa parece correr muito com a história, cabendo um melhor desenvolvimento.

É um ótimo livro, voltado para o público mais juvenil, mas que prende um leitor de qualquer idade. Vale a leitura da obra deste grande escritor.

chayaleluia 22/02/2022

O Príncipe da Névoa - Carlos Ruiz Zafón, @sumadasletras ? #OpiniõesRL

"Max tinha lido uma vez, num dos livros do pai, que certas imagens da infância ficam gravadas no álbum da mente como fotografias, como cenários aos quais, não importa o tempo que passe, a pessoa sempre volta e nunca esquece."

Em 1943, a família do jovem Max Carver muda-se para um vilarejo no litoral, porém, a nova casa está cercada de mistérios. Atrás do imóvel, Max descobre um jardim abandonado, contendo uma estranha estátua e símbolos desconhecidos. A irmã de Max, Alicia, tem sonhos perturbadores, enquanto a outra irmã, Irina, ouve vozes que sussurram para ela de um velho armário.

Com a ajuda de Roland, um novo amigo, Max também descobre os restos de um barco que afundou há muitos anos, numa tempestade. Todos a bordo morreram na ocasião, menos um homem - um engenheiro que construiu o farol no fim da praia. Enquanto os adolescentes exploram o naufrágio, investigam os mistérios, um diabólico personagem surge na trama. Trata-se do Príncipe da Névoa, um ser capaz de conceder desejos, mas que talvez o preço seja a vida.

"O Príncipe da Névoa" elevou minhas expectativas, nos primeiros capítulos já estava fascinada e presa com tudo que estava acontecendo. Zafón cria personagens encantadores, fofos e que queremos proteger de todo mal.

Além de nos proteger, afinal o Príncipe da Névoa ficou no meus pensamentos durante dias, friozinho.

E olhe que sofri muito com tudo que aconteceu com essas crianças. Depois de ler toda "Trilogia da Névoa" eu afirmo, Carlos não tinha limites nas suas histórias! Você se apega aos personagens, sofre, sorrir e sofre novamente. Mas ainda assim, vale a pena cada momento da história.

Esse livro me deixou com um friozinho na espinha, a construção da cidade e o suspense em volta que o autor faz, é um fascínio! Uma névoa de suspense e horror, que é impossível parar de ler, o leitor simplesmente devora o livro.

Meu maior arrependimento foi não ter lido Carlos Ruiz Zafón antes. A escrita dele é simples, porém mágica, surpreendente e com nostalgia da infância.

Paulo.Nunes 24/10/2020

Para gostar de ler
Segundo livro lido do Zafón. Diferente do livro "Marina" que foi uma EXCELENTE experiência, o livro "O Príncipe da névoa" foi uma BOA experiência. E isso não desmerece em nada a boa história contada nesse livro. Nele há uma boa ambientação, bons personagens e um bom mistério, tudo muito típico do Zafón. Esse é um livro para gostar de ler ou sair de uma ressaca literária com certeza.