Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Geovana 09/07/2022

Não sei se gostei muito desse, mas acho que é bastante forte as diferenças da Elinor e da Marianne e mesmo sendo tão diferentes partilham de uma cumplicidade muito bonito de se ler, mesmo em situações parecidas a diferença de ações é gigantesca. Fiquei surpresa com o final do Edward e até que gostei bastante.

Raina.Ruiz 18/01/2024

Razão e Sensibilidade
Possuem boa educação e um círculo privilegiado, mas estão longe de serem ricas.

Após a morte do pai,elas precisam se mudar juntamente com a mãe para uma casa na propriedade de Sir John Middleton, um parente distante.

Sempre cercadas por pessoas boas, acabam se interessando por certas pessoas, onde teremos muito drama no desenrolar da história.

Jane é bem detalhistas em sua narrativa, então a história acaba ficando cansativa, porém, para quem gosta de detalhes e situações diárias, vale a pena ler e conhecer mais sobre os pensamentos e situações da época, com seus dramas e ensinamentos.

A mesma retrata bem as situações da época, expondo a hipocrisia das famílias, a ambição em famílias de boas condições, sempre em busca de relações bem posicionadas com posses e muita fofoca envolvidas durante a história.

tali 11/05/2022

razão e sensibilidade, jane austen. 1811.
Razão e Sensibilidade conta a história de uma família, Dashwood, mais centrada nas duas irmãs, Elinor e Marianne, que após a morte do pai são obrigadas, juntas de sua mãe e irmã mais nova, a mudarem de casa e cidade, enfrentando novos desafios, os quais não pertenciam a realidade a qual estavam acostumadas.

sobre o livro em si, confesso que me desanimei por achar certas semelhanças repetitivas na obra de Jane, mas apesar disso a história é muito boa. a dualidade das duas irmãs foi algo interessante de acompanhar, como o modo de ambas reagirem completamente diferentes a situações semelhantes, identifiquei-me muito mais com a Elinor, confesso rsrsrs. a escrita da Jane é bem marcante, ao se colocar à época e notar a doce ironia da Jane ao criar seus personagens e colocá-los em certas situações, alias ri muito com esse.

Gigihfernandes 18/06/2022

Outra obra de arte da Jane Austen.
Eu amo como eu sempre me identifico com algum personagem nos livros dela, e dessa vez foi sem duvidas a Elinor.
Elinor roubou meu coração, e eu amei o contraste entre a personalidade dela e da Marianne.
E sobre aos personagens masculinos, eu realmente não sei se estou mais apaixonada pelo Coronel ou pelo Edward.
Em outras palavras, um livro lindo que eu com certeza vou ler de novo.

Adriny.Jescilyn 31/01/2022

O modo como a Jane Austen retrata a vida e as angústias das duas irmãs é simplesmente perfeito . Mostra duas maneiras de ação em uma situação parecida

Kethy 07/06/2022

Maravilhoso
Esse é o segundo livro da autora que eu leio, e a escrita da Jane é maravilhosa e muito leve, eu amei a história, me apaixonei pelos personagens e óbvio que tive vontade de enforcar alguns kkkk o final me deixou muito satisfeita.

@umaleituraenadamais 07/10/2021

Muito mais que um romance
Os livros que Jane Austen escreveu são muito mais que personagens românticos e histórias de amor. Suas histórias são uma verdadeira crítica social para sua época. Percebo que a autora é subestimada em suas obras pq uma parcela de leitores que leem seus livros pela primeira vez (e estou dentro dessa categoria) querem a semelhança das adaptações cinematográficas qd na minha opinião a um grave equívoco aí e é onde vejo muito as decepções desses leitores. Jane Austen escreveu para sua época e como disse antes, ela criou histórias para falar a sociedade da sua época. Todos os costumes obrigações que era imposto vemos em todas as narrações de seus livros. Razão e Sensibilidade foi o exemplo muito claro que se o jovem ñ aceitasse o que os pais o obrigavam a fazer o resultado era ser banido da família e ser deserdada. Em todos os livros os casamentos eram um negócio. Famílias ricas uniam seus filhos para que o status perpetuasse ali entre os nobres. Uma jovem de família mais humilde conseguia um casamento "vantajoso" qd a proposta vinha de um homem por vezes viúvo e duas ou até três vezes mais velho que ela, pq o intuito era que ela desse um herdeiro. Em tudo havia um interesse. Vários são os personagens desse livro que me causa repugnância. O jovem Willoughby sem comentários. A criatura conseguiu o troféu de mais escroto de todos os personagens antagônicos da autora. O cara é uma mistura de calhorda com hipocrisia que dá nojo.Falando em hipocrisia lembramos da rainha da picaretagem a jovem Lucy. Sim, aquela que dp de atormentar a Elinor o livro inteiro ao perceber o destino pobre que iria ter com Edward Ferrars , ñ pensou duas vezes ao aceitar a proposta do irmão mais novo Robert Ferrars. a quem ficou todo a herança da família. Sabe aquela história do "beijo do amor vwrdadeiro" se encaixa perfeitamente aqui ....kkkkkkkkkkkkk. Enfim, meu conselho para quem nunca leu ou leu e se decepcionou pq ñ viu a adaptação representada nos livros, parem de fazer comparação. Os livros de Jane Austen não são romances de época, não há clichês românticos. Vc quer ler Jane Austen e aproveitar bem leitura? Leia com um olhar crítico, do quanto às mulheres eram reprimidas naquela época. Jane Austen foi uma revolucionária ela negou vários pedidos de casamento pq ñ aceitou um casamento sem amor, uma união por conveniência. Ela ñ se casou pq odiava ps homens. Ela n se casou pq quis se dedicar aquilo que amava fazer. Escrever. Criar histórias. E que as pessoas pudessem ver através de seus olhos.o mundo que ela vivia.

Amos.Alves 14/11/2023

Uma história sobre controle emocional, duas irmãs que veem as vida de maneiras distintas tem suas emoções postas a prova. Austen é incrível em descrever temperamentos.

paolapw 18/11/2020

Coração Quentinho
Jane Austen se consagrando minha autora favorita real!!! tenho cada vez mais vontade de ler todas as obras dela, porque o jeito que deixam meu coração romântico feliz não tem igual ?

nesse livro eu tive um misto de emoções enorme porque aconteceu tudo o que eu não queria no desenvolvimento e os personagens sofrem muito porque pessoas que não merecem, pessoas essas que peguei um RANÇO.

mas no final, como sempre, tudo se ajeita e meu coração fica quentinho. no capítulo 47 (vai até o 50), acontece uma reviravolta na história que eu não imaginava e meu queixo caiu lá no chão, juro que chorei de emoção!

enfim, um clássico que você lê com calma, dá boas risadas com as confusões familiares, sofre com os dramas e fica com o coração transbordando amor depois de ler ?

odi 30/03/2022

Excelente!
Meu primeiro livro lido focado em romance em muitos anos e eu adorei a experiência, uns personagens são tão legais, que, apesar da escrita ser difícil por ser formal demais e a história chegar a ser muito pacata, carregam a história facilmente, e ela segue um caminho legal no geral, com escolhas que aposto que foram algo inusitado na época tratando de relacionamentos de forma diferente. Elinor você sempre será famosa! E a Sra. Jennings também, diva fofoqueira.

Viih 05/06/2021

Um dos melhores de Jane Austen sem dúvida, a leitura é um pouco lenta principalmente em certas Partes, mas um livro surprendente. Ao decorrer do livro eu já achava que sabia tudo o que aconteceria mas acabaram acontecendo cada vez mais revelações que mudaram o que estava esperando pro final e ainda assim tivemos um na minha opinião ótimo final, deixando a desejar um pouco mais de detalhes em relação a Marianne. Um livro ótimo entrou pra lista dos favoritos

Clara 30/03/2021

Sou suspeita para falar, a Jane é uma das minhas escritoras favoritas, mas essa obra é incrível. Percebi nesse livro uma diferença quanto aos outros, ele não tem um momento parado como os lidos anteriormente da autora. Apesar de tudo, Persuasão continua sendo o meu favorito da mesma!

Ana 21/10/2021

A construção de caráter dos personagens é incrível, Lionor é um exemplo de nobreza (de caráter), e uma inspiração pra mim. A relação familiar, as personalidades diferentes, os hábitos sociais são coisas que me encantam observar, e Jane sempre é muito dedicada nessas descrições. O início da leitura foi meio cansativo mas depois de um tempo engata.