Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Ana 21/10/2021

A construção de caráter dos personagens é incrível, Lionor é um exemplo de nobreza (de caráter), e uma inspiração pra mim. A relação familiar, as personalidades diferentes, os hábitos sociais são coisas que me encantam observar, e Jane sempre é muito dedicada nessas descrições. O início da leitura foi meio cansativo mas depois de um tempo engata.

Gisinha 14/10/2020

Atemporal e muito necessário!
Razão e sensibilidade é uma leitura proveitosa e muito necessária que mostra como o caráter do ser humano é o mesmo, só mudando a época.

Vanderlete 23/04/2022

[...] O que têm riqueza ou grandeza a ver com a felicidade?
[...]
"O dinheiro só pode dar felicidade onde não há mais nada que a proporcione."

Romance lindo e emocionante.
Nos ensina sobre o verdadeiro valor das coisas e aquilo que realmente importa, o amor!!
Vale muito a pena ler esse clássico de Jane Austen.

Danielly75 03/12/2023

É....
Eu esperava mais intensidade nesse livro , em diversos aspectos como o romance e até um plot melhor, mas para um clássico tá de bom tamanho e se você enxergar as coisas pode ver que vale a pena , apenas procure esse livro para ler coisas que é cotidiana não vá na expectativa de algo enorme...

Lembrando isso é minha opinião

Lia 08/09/2022

Muito imprevisível e bonito
Nesse livro acompanhamos as irmãs Elionor e Marianne Dashwood, a Elionor vemos no início é a figura de jovem centrada e que busca fazer o correto, Marianne, a romântica incurável, sensível e dramática. Nesse livro(como sempre nos da Jane) o ramance não é assunto principal, e vai começar a se desenrolar realmente nos 85% do livro. Ele é mais sobre erros, arrependimentos, críticas sociais óbvio e o desenvolvimento e crescimento de todos os personagens.

Eu não faço a menor ideia do que sinto pela Jane e os livros dela.
Não sei se é por ser muito nova, nos meus poucos 16, não sei se é minha personalidade mas eu só não entendo nada do que está acontecendo no livro KKKK
TUDO o que eu pego para ler da Jane (A abadia de Nothanger, Persuasão, Orgulho e Preconceito) eu só consigo enterder realmente a história depois dos 70%.

Eu passo o livro todo tentando entender o porquê de estar lendo aquilo kkkk É muito, muito frustrante. Mas claro que consigo ver as críticas do meu amor, eu só fico irritada pela ansiedade.

Mas esse livro... Meu Deus, eu acho que é o meu favorito dela.
Mas cara , até 80%, eu não sabia quem era a protagonista, quem era o moçinho. Eu simplesmente não sabia o que ia acontecer KKKKKKK
E não sei se foi bom ou ruim pois apesar de ser frustrante e confuso, é algo bom o foco ter sido totalmente o desenvolvimento dos personagens.

Nesse livro, eu simplesmente gritei e pulei com esse casal dando certo, eu já havia perdido as esperanças totalmente KKK
Esses são os meus casais favoritos da Austen

Carol 31/12/2021

Como sempre Jane Austen não decepcionou, nesse livro vemos a história de duas irmãs com personalidades completamente distintas, Elinor a razão e Marianne a sensibilidade. Eu gostei muito das duas, cada uma com uma construção diferente e profunda, e é nítido no decorrer da história a cumplicidade e o amor entre elas.
Uma característica marcante da Jane que é muito presente nesse livro é o tom irônico que ela retrata o cinismo da sociedade contemporânea a ela, com certeza uma mulher a frente do seu tempo.

Nem tudo são flores, infelizmente vou ter que dar essa nota para o livro pelo fato de ter sido muito arrastado, a leitura não rendia de jeito nenhum e parecia que eu ficava 10 min na mesma página. Eu realmente não sei se é devido a escrita em si, ou se foi por causa dessa edição.

Enfim, apesar de ter demorado quase um mês pra ler eu gostei da história, recomendo o livro mas não essa edição.

iamdudis 21/08/2021

Meu favorito!
Depois de ler 5 livros da Jane Austen, posso dizer que Razão e Sensibilidade é meu favorito dela. Primeiro porque a narrativa foi a mais simples de se apegar e também por conta dos personagens.

Nessa história temos duas irmãs que estão envolvidas fortemente no enredo. Confesso que não gostava muito da Marianne, mas na reta final passei a gostar mais dela.

Elinor Dashwood é a minha personagem favorita da Jane. Ela é pura "Razão" do livro, inteligente, leal e observadora. Gostei da forma que ela lidava com as circunstâncias e o quanto se preocupava com as outras pessoas, mesmo que se aproveitassem dela. Sua resiliência e empatia eram a maior marca na sua personalidade.

Marianne Dashwood é a irmã totalmente "Sensibilidade". Ela é uma romântica incorrigível, imatura e muito fácil em julgar os outros. Ela cresce muito na narrativa depois de uma situação infeliz que acontece.

De forma geral é um livro com diálogos inteligentes e bem desenvolvido. Você sofre muito com as situações que ocorrem com a Elinor, e fica muito feliz pelo que acontece no final. Os personagens secundários deram o drama necessário para o livro. Sendo a minha favorita também a Senhora Jennings.

Em questão histórica vemos também o quanto era difícil para as damas que não eram da aristocracia. A falta de dinheiro não as faziam nem mesmo uma opção e que se apaixonar era pior ainda. Os romances da Jane Austen são crus no quesito paixão, mas são intensos.

brendaflleal 10/01/2023

Muito bom!
Julgo-me suspeita, pois sempre fico extremamente encantada com a escrita da Jane Austen, mas ?Razão e Sensibilidade? também é realmente muito bom!
Vários sentimentos são despertados com uma facilidade quase assustadora, gostei do final, que pode parecer clichê para algumas pessoas, mas eu não imaginava esse final para a Marianne.

alaneprado_ 11/04/2022

eu definitivamente não curto romance de época
esperava muito mais por ser jane austenKKKKK aff me decepcionei tanto que to meio xoxa agora
sempre vi muita gente falando bem sobre as obras da autora, mas não era nada que eu esperava! ainda vou insistir em ler Orgulho e Preconceito para ver no que dá, e aí ja começo preparada sem colocar tantas expectativas.

Sabrina669 18/04/2023

Difícil de definir...
Aos que pretendem ler Razão e Sensibilidade, é indispensável dizer que, se você espera uma boa história de amor, vai se decepcionar. Essa história não tem foco no amor romântico, mas sim em mostrar a sociedade da época, especialmente as suas hipocrisias e falsidades. Se você quer começar essa leitura por ter gostado de Orgulho e Preconceito, saiba que as duas obras tem narrativas semelhantes a respeito do contexto social, mas as características pessoais dos personagens de RS não se assemelham em nada com os Bennet e seus familiares/amigos.
Para ler esse livro me foi necessária certa insistência, pois no início achei bem tedioso e confuso. Levei um tempo para assimilar os nomes e os parentescos entre as pessoas, mas depois de alguns capítulos o livro ganha mais emoção. Os últimos capítulos podem parecer um pouco apressados, mas são suficientes para dar uma explicação para os fatos, e reafirmam a proposta de mostrar como a sociedade onde Jane Austen vivia era superficial e mesquinha.
Depois de quase um mês esticando essa leitura, acabei gostando das irmãs Dashwood. A forma como cada uma reage de formas completamente diferentes aos acontecimentos faz com que o leitor observe os fatos de forma diferente também. É preciso estar preparado para vários "plot twist", e gostar muito de histórias dessa época, mas se você preenche esses "requisitos", provavelmente vai, no mínimo, simpatizar com esse livro.

Taty.alves 08/09/2022

Elinor e Mariane são irmãs de personalidades bem diferentes: uma é racional e a outra é emotiva; uma é prudente e a outra é romântica.
Após a morte do pai, as duas precisam viver em uma sociedade cheia de convenções, regras e injustiças, enquanto sonham com o verdadeiro amor. Duas irmãs, dois olhares para o mesmo mundo.

beyah 09/01/2022

socorro
meu primeiro contato com a Jane foi com Orgulho e Preconceito,e eu gostei muito(mas continuo preferindo a Abadia de Northanger),por isso esperava mais desse!

eu definitivamente não gostei,foi o livro que eu menos simpatizei com os personagens,que a história não foi envolvente ao ponto de virar a noite lendo e sinceramente,se esse fosse meu primeiro contato com as obras da Jane com certeza teria desistido!
não indico
??

Anna 11/12/2021

CAI DE PARAQUEDAS ( RAZÃO E SENSIBILIDADE)
O meu primeiro contato com a Jane Austen foi através de "orgulho e preconceito" e eu amei, fiquei encantada e por isso decide ler mais uma obra.

Confesso que tive todas as minhas expectativas desoladas, pois esperava algo que o livro não me ofereceu.
Demorei horrores para ler esse livro, com certeza foi o livro que eu mais demorei para ler. E quando terminei fiquei com um "q" de "que m***".

A história não me cativou, não me conectei com os personagem e não consegui me envolver.
Graças a Deus esse não foi o meu primeiro contato com a J.A ou eu teria desistido totalmente.