Fascismo à brasileira

Fascismo à brasileira Pedro Doria

Resenhas - Fascismo à brasileira

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Caroles2 21/03/2023

Ótima análise do surgimento, amadurecimento e apogeu do Integralismo. Foi interessante conhecer um pouco mais do burburinho que foi os anos 30, do embate entre posições políticas antagônicas. Além da conexão desse período com o que vivemos nos tempos atuais, apresentando dessa forma a importância de se conhecer a História Brasileira.

Recomendo leitura!

Lara 13/03/2023

A primeira leitura do ano. Só consegui começar esse livro porque já tínhamos um novo presidente em exercício, senão acho que antes, no meio da tensão eleições/manifestação golpistas, eu não teria estômago. Uma das coisas mais doidas da história são os seus ciclos. Esse livro traz muito bem um contexto do que foi o (minhas palavras) avó do movimento que estamos vivendo agora, trazendo aquilo que de mais fundamental o movimento fascista trouxe como ideologia e modus operandi e como isso se deu no Brasil da época. Vários desses mecanismos nós vimos em prática ao longo dos últimos anos. No entanto, a história pode ser cíclica, mas ela não se repete, isso é fato. O que a Europa viveu foi uma coisa, o que o Brasil viveu na essa época, foi outra, apesar de bem próxima, e o que vivemos hoje, tem contextos, motivações, proporções e consequências diferentes. Trazer esse panorama é muito interessante pra gente entender sim o que tem de parecido em cada um desses momentos, o que tem de diferente, mas principalmente ajuda a gente a ver como as pessoas agem, como operam e como respondem, talvez assim, a gente esteja um pouquinho mais preparado quando precisar sufocar um movimento que ataca a democracia e as nossas liberdades. Aliás, deixo ressaltado aqui que esse é o ponto crucial desse livro, definir bem o que é cada conceito, em cada contexto. Afinal, a palavra liberdade significa coisas bem diferentes para mim e pra quem fica protestanto em porta de quartel.

Tigmartins 04/03/2023

Bomba de história
Se você não gosta de história, aprenda a gostar! Um livro cheio de informações relevantes da história do brasil e do mundo.

Acontecimentos que vieram do velho mundo e interferiram muito a política brasileira e o que ela se tornou hoje.

Achei incrível a como o jogo político não mudou nada de lá pra cá. Vim de área pública e achei surreal ué nada mudou. Os poderosos ainda tem vários controles social e político.

Leiam, por mais que seja com detalhes e a leitura densa.

Liza 20/02/2023

Sempre bom aprender sobre a história do mundo e do seu país
Esse livro lhe dá uma breve passada sobre como o fascismo surgiu na Europa e como isso influenciou o surgimento do Intraglismo aqui no Brasil.

É contada de forma detalhada as principais situações, movimentos e histórias do AIB e de forma parcial.

No livro é contado fatos que realmente aconteceram. A linguagem para o próprio tema é super leve e tranquila. É uma leitura rápida, fluída e de extrema importância (não importa seu posicionamento político).

O livro além de contar uma história do passado, conta como esse passado chegou ao nosso presente, ou seja, conta um pouco sobre o país atual ou que foi até o momento em que o livro foi escrito - 2020.

Recomendo!

GraAa18 20/02/2023

Um bom livro, o qual relata períodos autoritários no Brasil, antes e durante o período Vargas, com interface com o período de 2018 a 2022.

Amanda Guelso 16/02/2023

É um bom livro para entender o básico sobre o Integralismo. Pra quem pretende se aprofundar mais no tema, recomendo fazer uma busca bibliográfica, principalmente buscando livros escritos por historiadores. Este livro possuí um foco narrativo conteudista, não trazendo uma análise do processo histórico do fascismo brasileiro.

LucasMallmann 15/02/2023

Livro necessário
Fascismo a Brasileira de Pedro Doria é uma análise perspicaz e perturbadora do atual cenário político brasileiro. O autor apresenta um estudo cuidadoso dos elementos que compõem o fascismo e mostra como eles se manifestam na realidade brasileira. Uma leitura essencial para entender o contexto político do país.

Milena 03/02/2023

Intregralismo jamais
Quem quer começar a ler sobre política é um ótimo livro,gosto de como é escrito e desenvolvido,algumas partes ainda são meio abstratas e confusas mas nada se me atrapalhou na leitura.
Apesar de ter gostado muito tenho ressalvas no 3 capítulo onde o autor fala de ditadura comunista,pra mim foi uma visão totalmente errônea ,mas enfim
Gostei do livro e acho uma leitura totalmente válida

joaoaranha 31/01/2023

O ótimo livro de @pedrodoria "Fascismo à Brasileira", da @planetadelivrosbrasil, mostra, de forma bem detalhada e fluida, a história do Integralismo no Brasil.

O triste é comparar e saber que o Bolsonarismo é uma cópia mal feita do Integralismo (pior do que já era). O que dá esperança é saber que onde houverem raizes diabólicas, como essas, nascendo, haverá gente que defenderá a democracia em sua plenitude.

Para quem gosta de história do Brasil, é uma boa pedida. Recomendado.

Tamires 18/01/2023

O autor reconstrói a década de 30 numa prosa simples e coesa, a narrativa é instigante e o livro é uma boa escolha pra quem não está habituado aos livros que tratam de um período histórico de maneira não-ficcional.

Emi 12/01/2023

De leitura fácil, o livro traz a história brasileira da década de 30, quando o integralismo (nosso fascismo a brasileira) ganhou força no país. É incrível traçar um paralelo e ver que os mesmos ideais são usados no (des)governo Bolsonaro e por seus apoiadores.

kath.stolze 11/01/2023

achei que ia ter mais analogias com os dias de hoje, fiquei decepcionada
pra o gênero jornalístico, achei fora da realidade do público leigo. muito denso, cheio de informações (por vezes desnecessárias)
esperava mais
gustavo 11/01/2023minha estante
afff

Gybz 09/01/2023

Livro denso
Sempre gostei de Pedro Doria, acompanho suas participações no ?Segunda Chamada? o sigo nas redes sociais e leio algumas colunas aqui outras ali, por isso quando vi um livro sobre esta temática, escrito por ele não pensei duas vezes.

Confesso que achei o livro um pouco denso, algumas partes um pouco confusas, outras com voltas e dados desnecessários que me faziam perder a linha de raciocínio, dificultando minha concentração, o que achei um pouco desgastante, Pedro é jornalista, seu material deveria ser uma leitura mais simples, leve, para leigos.

Mas de forma geral gostei do que li, me surpreendeu muito pensar o quanto a AIB não é ensinada nas escolas, como podemos terminar o ensino médio sem saber detalhamento o que foi esse movimento?

Me diverti muito imaginando um monte de gente sem noção, fardada, com camisas verdes e o símbolo de sigma no braço gritando: ? Anauê, anauê, anauê?. Tenho certeza que na época deve ter sido muito impactante, mas hoje me parece muito ridículo kkkkkk

De qualquer forma, aqueles que não conhecem a história estão fadados a repetí-la e após o governo que tivemos e as loucuras que estão acontecendo em nosso país, sugiro muito que busquemos entender o que foi o fascismo, para que nunca mais aconteça de novo.

Davi.Aquino 29/12/2022

Integralismo nunca mais!
Ao contrário do que estudamos em História no ensino médio, o Integralismo não foi um curto movimento de uns poucos malucos apelidados de galinhas verdes. Nesse livro o autor detalha e contextualiza o movimento que teve muita força nos anos 1930. Ao final há uma útil comparação com o bolsonarismo.
Só não dou 5 estrelas pq às vezes o autor se divaga em detalhes desnecessários sobre a vida de uns personagens e a abordagem dá muitas idas e vindas cronológicas, o que dificultou minha compreensão.
Leitura necessária!

Italo 27/12/2022

Simplesmente fantástico
O título resume o que eu preciso dizer sobre o livro. Uma releitura do nosso passado, do nosso importante, vergonhoso e, propositalmente apagado, passado que simpatizou com o fascismo. Plinio Salgado, homenageado e reverenciado em vários lugares, foi o fundador da AIB, que assim como o Partido Nacional-Socialista Alemão, União Nacional, o BJP e o partido falangista, simpatizava com o partido Fascista de Mussolini.

Os camisas-verdes, em referencia aos camisas negras e marrons, simpatizantes dos partido nazi-fascistas, estiveram nas ruas do Brasil a partir de 1932, quando a Ação Integralista Brasileira foi fundada. Por mais que dissolvida pelo próprio Vargas - também fascista - em 1937, eternizou bordões como o grito "Anauê", junto à saudação romana, e uma frase reproduzida e referenciada por um grande nome da política atual, adorado pela família tradicional e o cidadão de bem: "Deus, Pátria e Família" - o lema da AIB.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6