Fascismo à brasileira

Fascismo à brasileira Pedro Doria

Resenhas - Fascismo à brasileira

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruna.Bandeira 03/10/2021

Leitura importante nos dias de hoje
Narrativa fácil e que nos ensina sobre um fenômeno histórico muito pouco conhecido e estudado.
Como jornalista o autor ainda tenta trazer paralelos com a atualidade.
Livro curto e de muito valor para o processo de tentar entender o mundo pra nele se posicionar.
Recomendo!

Mari 03/10/2021

Preenchendo as lacunas da nossa história
Indignada com a situação atual do nosso país me questionava "O que aconteceu pra Jair Bolsonaro ter sido eleito presidente?" Ele sempre deixou claro suas intenções então que é esse povo que o segue cegamente?"
Esse livro veio para responder a estas perguntas. Como chegamos até aqui?

Na escola não nos ensinam sobre o fascismo no Brasil e eu tão pouco tinha conhecimento sobre o movimento dos camisas verdes no nosso país.

A linguagem do livro é fácil mas o conteúdo é complexo, muitas vezes tive que usar o Google pra me aprofundar melhor e obtive o auxílio do Clube do livro Prioli e Karnal que também ajudou muito.

Este livro é necessário.

Alice Braga 02/10/2021

Decepcionada
Conheci o livro pelo clube do livro da Gabi e do karnal. A leitura não foi fluida, capítulos muuuito longos, tive dificuldade de voltar a leitura após pausas, pois não conseguia terminar um capítulo antes de parar de ler. Muitos nomes, muitas tramas, fiquei confusa. Somente no final, bem no final se fez um paralelo com o Brasil atual. Espera muito mais do livro, não gostei, talvez não tenha abandonado por causa do clube.

Bru 02/10/2021

Pedro Doria traz o contexto histórico da Ação Intregralista Brasileira (AIB), fazendo ao final uma comparação com o atual governo.

Apesar de ter tido uma dificuldade com a escrita do autor, aprendi sobre a história política pouco abordada.

Mariana 02/10/2021

Revivemos o fascismo?
Sobre o livro da semana, vivemos o fascismo?

Este livro (Fascismo à brasileira) me fez lembrar muito as minhas aulas de história (melhor matéria ever e na qual sem fui melhor!)...mas a lembrança repousou nas páginas das apostilas e livros em que me debrucei...chego a lembrar o local, a cor da página, em que a Nova República era explicada. E concluo que a história a mim contada foi, no mínimo, mal contada. Poderia ser resquícios da Ditadura Militar? Mas que interesse os militares teriam em encobrir o verdadeiro papel de G. Vargas na nossa história? Então, este livro nos dá algumas pistas. Me impressionei com as fake news de Hitler e do Plano Cohen de Plínio Salgado, com as maracutaias do Integralismo para distorcer a visão que se tinha (e que perdura até hj) dos comunistas (isso não os exime de culpa tbm). Me impressionei com um Vargas frio e extremamente calculistas. Me impressionei com um Prestes o apoiando, mesmo depois de tudo. Mais ainda me marcou a questão de Mussolini ter sido um socialista convicto até seus 20 anos. Me marcou (mesmo já sabendo) que não importa a ideologia do poder, importa estar no poder. Achei o último capítulo muito breve, superficial. Deve ser difícil se falar da história se vivendo o momento. A falta de distância temporal talvez tenha sido a razão para Pedro Doria só arranhar o que vivemos no Brasil hj. A sua conclusão é pedir para que o leitor conclua, depois do seu relato, se o fascismo, ou o de Mussolini ou o de Salgado, ecoa sobre nós brasileiros. Esperava mais. Faltou um "punch". Assim, importa saber que o "fascismo acredita que a sociedade está em declínio, que ele se enxerga humilhado, que se percebe como uma vítima do sistema. Que aí contra-ataca com nacionalismo, que arma seus militantes, cultua unidade e exige total fidelidade. Que se relaciona com as elites tradicionais, mas há desconforto nesse relacionamento. Respira violência. No momento em que tem força suficiente para tal, atropela restrições éticas ou legais". (Definição baseada em Robert Paxton)

Gustavo.Garcia 01/10/2021

Recomendo muito....
Muito interessante para entender o cenário político e até social do país, como surgiu grupos políticos e por que certas coisas estão como estão.
Para ser justo li este livro em um clube de leitura, então grande parte do entendimento do livro foi com os debates dos outros membros do clube o que faz total diferença.
Removem muitíssimo!

Jubaeta 01/10/2021

Nada de novo no Brasil de hoje
Análise histórica de um movimento que deixou marcas profundas na sociedade brasileira. Impressionante como a história tem movimentos cíclicos e, no caso da extrema direita, como falta criatividade... O texto tem ótimas referências mas é um pouco atropelado. Muitas informações soltas, acontecimentos densos emendados. Vale, porém, pela riqueza de dados e pela análise crítica.

Isis Michele 01/10/2021

Interessante, porém chatinho de ler
O livro traz informações sobre o Integralismo, versão brasileira do fascismo, com fatos históricos em sua narrativa, por vezes um tanto enfadonha e com uma forma de escrita que torna a leitura um pouco maçante. É impossível não relacionar com a atual fase política no Brasil e com o bolsonarismo. Ao fim, o escritor faz uma relação entre bolsonarismo /integralismo/fascismo.

Larissa 30/09/2021

Um livro necessário!
Ao mesmo tempo que foi ótimo conhecer mais sobre o fascismo e uma certa fase da história do Brasil foi muito assustador ver como muuitas das coisas estão se repetindo.

Luh 29/09/2021

Indico a leitura
O autor teve a ideia de contar a História como se fosse uma narrativa, porém apesar da ideia ser ótima, em alguns momentos essa técnica deixou o texto um pouco confuso. Vale a pena ler o livro fazendo uma pesquisa em paralelo junto com outras fontes. Acredito que uma releitura também torne a leitura muito mais rica.

No geral gostei do livro, ele ilumina sobre uma época do Brasil que não é conhecida e nem divulgada e, portanto, indico a leitura.

Bruna.Dietrich 27/09/2021

Senti um pouco de dificuldade em manter a leitura, não é um gênero literário que eu costumo ler. Mas acabou sendo uma boa experiência! A forma como o autor escreve o livro é interessante

J^! 26/09/2021

Sobre olhar pra trás
A história nos alimenta no presente com fatos do passado. Importante destaque histórico que ilumina o facismo à moda brasileira.

Simone 26/09/2021

Para quem gosta de política e história do Brasil recomendo.
Aprendi muito sobre o Integralismo, não me recordo de ter estudado na escola.
É um livro de linguagem fácil, parecia que estava lendo um romance de ficção.
Gostei muito!

Marcianeysa 24/09/2021minha estante
Tava na minha lista, mas nao sei se quero ler...rs

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6