Fascismo à brasileira

Resenhas - Fascismo à brasileira

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raah 06/11/2021

Todos deveriam ler.
A história contada de uma forma ficcional, parece que estamos lendo uma ficção, de forma cativante Pedro Doria consegue nos prender nessa que foi parte da história do nosso país e que muito pouco ou nada nos é ensinado na escola. A sensação é de que ele está narrando o Brasil de 2020/2021.

Joao 31/10/2021

A melhor ferramenta para o aprendizado é o passado
Não é à toa, que sábios como Tucídides, pontuam como essencial a leitura do passado, pois muitos erros poderiam ser evitados, assim como os acertos poderiam se tornar algo mais rotineiro. É claro, é sempre bom mudar, inovar, mas até o verbo inovar tem correspondência com o passado, pois sem este, não saberíamos o que já foi tentado ou não.

Aprender a história, além do mais, é mais do que essencial, dado que se não soubermos um pouco dela, estaremos fadados a cometermos os mesmos erros que nossos ancestrais. Este livro segue o mesmo parâmetro, procurando nos mostrar um passado esquecido, do qual, ao lermos, sozinhos conseguimos fazer uma conexão com o presente que vivemos.

Roberta 27/10/2021

O Bolsonarismo é mais velho do que a gente pensa
Muito interessante a forma como ele apresenta o Integralismo, não me lembro de ter escutado muito sobre o assunto nas aulas de história. Às vezes a gente tem a sensação que o Brasil nunca teve seu próprio movimento fascista no passado. O único ponto negativo do livro é que o autor deixa para fazer o paralelo entre o Integralismo e Bolsonarismo só nas últimas páginas do livro, que são a melhor parte dele.

Poli 26/10/2021

Fascismo à Brasileira
Um livro que traz a história do Integralismo Brasileiro e como panorama explica um pouco dos acontecimentos do mundo e principalmente do Brasil na década de 30.
Explica como o integralismo foi tido como um movimento fascista e a relação com o atual governo Bolsonaro.

Kaju 25/10/2021

Eu não sou muito fã de livros relacionados a política ou história do Brasil e acabei lendo esse por conta do Clube do Livro do Karnal e da Prioli. Confesso que, além de me interessar mais pelo tema, é muito bacana entender o Brasil de 70, 80 anos atrás, os reflexos das mudanças hoje em dia e comparações entre os governos dos anos 30, 60 e 2020.
Doria não faz uma análise crua e direta do governo Bolsonaro, da extrema-direita ou do levante fascista que estamos vivendo. Ele apresenta o surgimento do fascismo no Brasil e nos faz refletir e analisar o Integralismo.
Ele fala sobre as origens de Plínio Salgado ? o líder desse movimento e que desejava ser uma espécie de "Mussolini brasileiro" ? e de como o Integralismo se movimentou e se desenvolveu a partir dessas ideias ultranacionalistas de seu líder. É, enfim, um retrato sobre um período da História do Brasil.
Roberta 27/10/2021minha estante
Encontrando uma colega de clube por aqui ?

Kaju 01/11/2021minha estante
Olá, Roberta! Tô amando esse Clibe do Livro!

Laura 24/10/2021

segunda leitura do Clube do Livro da Gabriela Prioli e Karnal 2021. Gostei do tema e a contextualização do Brasil em meados dos anos 1930
Roberta 27/10/2021minha estante
Opa! Mais uma colega do clube! ?

Laura 27/10/2021minha estante
aqui estamos!!! ??

Lucas Viegas 20/10/2021

Jornalístico
O livro é bom para quem procura compreender superficialmente o que foi o integralismo, sua narrativa é fluida, digna de um jornalista. No entanto, o conteúdo possui alguns equívoco teóricos pelo mesmo motivo. No final, é curioso e faz refletir sobre o momento anterior e atual.

Renata.Badaro 17/10/2021

Livro bom, porém confuso
O livro é um pouco confuso de ler, num vai e volta no tempo, muitos personagens, e exige uma razoável base de história para que se faça compreender. Sem uma base de história, a leitura fica mais difícil e truncada. Mas o livro é interessante. O último capítulo é maravilhoso. No geral, acho que o autor deixou passar a oportunidade de explicar os acontecimentos de forma mais clara, mais conceitual, para que alcançasse um público maior. Se vc gosta do assunto, vale a pena. Só por curiosidade, não.

Ilmar 14/10/2021

Um passeio na história
Não sou muito de livros de história mas gostei. Saber um pouco mais sobre esse período, por outra abordagem que não os livros do ensino médio, foi interessante. O que mais gostei foi a discussão dos termos: fascismo, comunismo, socialismo, direita, esquerda. Costumamos aprender que cada um tem uma cor e não abordam muito as matizes dentro.

Sol 12/10/2021

Não sei se me faltou atenção às aulas de história na escola, mas muitos fatos que li nesse livro foram novidades para mim. Sempre bom resgatar a história para não cometer, ou na medida do possível tentar não cometer, os mesmos erros.

Lilly 05/10/2021

Confuso
Não é uma leitura fluida, precisa de pré-requisitos, ou precisa que se leia com tempo para buscar materiais de apoio.

O último capítulo é superficial, coloca julgamentos sem embasar mais adequadamente com os dados e fatos que levaram o autor àquelas conclusões.
almeidalewis 05/10/2021minha estante
Olha vc aí ???

Lilly 27/10/2021minha estante
Oi Almeida! Minha vida de leitora decaiu muito nos últimos 3 meses ...

almeidalewis 27/10/2021minha estante
Sério lillymm ?! ?,correria da vida mesmo,cotidiano ou ressaca literária? Eu pensei q esse ano não ia ler como pensei por conta de compromissos,mas me surpreendi positivamente ???. Torço para q volte ???

Lilly 12/12/2021minha estante
No meu caso foi fim da licença maternidade haha

almeidalewis 12/12/2021minha estante
Compreendi ??.

Eric 05/10/2021

Bom, mas esperava mais
O livro nos faz conhecer o intregralismo e os eventos políticos importantes daquela época, e como ajuda a compreender um pouco o bolsonarismo. Mas a forma de escrever o autor, o excesso de detalhes, não gostei muito. Só faltou dizer a cor da cueca do Plínio Salgado.

Lari 04/10/2021

ótimo livro para o momento
Pedro faz uma trajetória, como ele promete com narração de novela, pelos principais acontecimentos históricos desde o fim da monarquia até a tentativa frustrada de contra golpe da AIB. livro sensacional, onde pude aprender bastante sobre o que os regimes autoritários podem produzir, além da ligação inevitável entre o fascismo e o bolsonarismo tudo com um olhar crítico, sem favorecer lados.
Saio muito alerta sobre a falta de limite do ser humano em subjugar e submeter o outro às suas vontades. Além, claro de perceber que estamos vivendo história nesse momento, onde o facismo ganha uma nova roupagem (como sempre) no Brasil.

Indico muito!

Ruttiere 04/10/2021

Facismo
O facismo não é algo tão simples de se entender. E antes é necessário é necessário definir o que é facismo e suas perspectivas.
Para mim, não foi uma leitura fácil me desafiando a cada página.
Foi uma jornada muito gostosa de ler pois o autor descreve até o clima nas cenas e nos envolve muito.

Tyssia.Rayol 03/10/2021

Um elo entre o passado e a atualidade
A frase ?um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la? cai como uma luva nesse livro.
Ele faz uma correlação direta entre os governos passados, em uma época de extrema direita, e o atual Governo.
O autor Demonstra os riscos do nacionalismo, da aversão e desrespeito à opiniões contrárias e mostra as consequências que os atos anti liberdade de impressa, ou antiesquerdistas trouxeram no passado e podem voltar a acontecer se os ritos e escritos da democracia não permanecerem firmes.
No livro resta claro que mesmo que algumas decisões sejam amargas ou opiniões sejam difíceis de engolir?. Devemos aceita-las em nome do bom debate democrático e para o bem da sobrevivência da democracia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6