Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Samu in Oz 14/04/2023

Bem melhor do que parece
De início devo dizer que se você deseja ler Nona Casa esperando semelhanças com o Grishaverso, então este não é o livro para você. Ao mesmo tempo que temos a escrita impecável da Leigh Bardugo, nós também temos uma obra original e com total desvinculo ao universo que ela criou anteriormente.

Pelo que notei com as resenhas do skoob, ele é bem 8 ou 80.

Nona Casa é daqueles livros que você não pode julgar pelas primeiras 50 páginas. No começo, ele é de fato um pouco confuso e a personagem pode parecer apática. Mas quando você pega o ritmo, começa a se conectar com o mundo e a história da Alex, é simplesmente IMPOSSÍVEL parar de ler.

Há um sistema mágico complexo, uma protagonista imperfeita, um mistério bem construído e temas sensíveis (nesse ponto, é sempre bom se ligar aos possíveis gatilhos que o livro pode gerar). A sinopse do livro é vaga e não apresenta realmente o conteúdo da obra, então basicamente eu senti como se estivesse lendo um livro as escuras.

Não me arrependo, pelo contrário, se tornou uma das melhores leitura do ano.

E vamos falar do plot-twist? Eu tive um palpite sobre quem era o pivô da trama, o que me deixou com o sentimento de que estragaria a experiência do final, mas então a Leigh foi lá e PUFF! rodou a mesa e me deixou sem palavras.

Estou mega ansioso para a continuação, preciso saber como vai desenrolar o gancho final e até onde a jornada da Alex vai parar.

5/5 ? + ??

Karen 06/04/2023

No começo eu não estava entendendo nada, terminei o livro e parece que eu continuo no começo.
Não achei um livro ruim, muito pelo contrário, é um livro bom, ele tem todo o esqueleto de uma história boa. O problema é que é um livro muito 8 ou 80, ou ele tá em um ritmo muito rápido, tudo acontecendo de uma vez, ou nada acontece.
Desde o início tem uma narrativa confusa, o universo todo não é introduzido ao leitor, é forçado garganta a dentro e se você conseguir digerir, parabéns, caso contrário... sinto muito.
É um livro que possui muitos gatilhos, como: abuso, drogas, assassinato, tortura... se você for sensível a qualquer um desses temas eu sugiro que EVITE esse livro.
Só falei dos lados ruins mas o enredo do assassinato prende bastante na leitura, acho que é um dos motivos das pessoas não desistirem do livro, porque por mais que seja cansativo, você quer saber o que aconteceu com a Tara. Outro lado bom é a conexão que você faz com os personagens, Alex, Dawes, Darlington...
Achei o plot twist mal elaborado, odeio quando o vilão confessa tudo como se fosse ok, acho que é uma forma bem preguiçosa de revelar quem era o (ou "os vilões" rs) vilão e o que ele fez.
Em relação ao Darlington e a abertura para um segundo livro... acho que ficou bem claro que isso iria acontecer quando ela sugeriu isso lá pra uns 85% do livro, acabou sendo meio previsível.
Enfim, é um livro mediano que promete muito e que se você for com muitas expectativas de algo revolucionário, você vai odiar. Eu quero ler o segundo livro "Hell Bent" e ver se a autora vai conseguir desenvolver o universo melhor no segundo livro.

Nathalia184 31/03/2023

Releitura
Releitura em preparação para o Hell Bent.

Não tenho palavras para descrever o quanto eu amo esse livro e o quão eu admiro a progressão da Leigh em narrativa e construção de histórias/personagens. Um livro completíssimo, com uma protagonista foda e desenvolvimento bem feito.

JessMo - @livratario 27/03/2023

FUI ESPERANDO CENTAVOS, GANHEI MILHÕES
Alerta de conteúdo: violência gráfica, violência sexual, mutilação, gore

"Deixei que você morresse. Para me salvar, deixei que você morresse. Esse era o perigo de se andar com sobreviventes."

Eu fui para esse livro com 34 pés atrás por todas as opiniões negativas e relatos de abandono da leitura que já tinha ouvido… BUT, confesso que essa foi uma boa leitura pra mim. Não sei se a razão foi justamente a baixíssima expectativa, mas seguir Alex em sua investigação, toda aura meio macabra da fantasia que o livro traz, os mistérios que me envolveram e me deixaram curiosa até o final… Tudo isso fez com que fosse um livro que me prendeu na leitura e me fez terminar querendo MUITO o próximo livro.

“Mas Jess, e todas as reclamações?” Não acho que foram infundadas: a autora trouxe algumas cenas desnecessárias, uma em específico é pesada e achei que o fato da personagem ficar se questionando “se foi ou não” totalmente desconfortável… BUT, entendi a autora querer nos mostrar o nível de trauma da personagem. Poderia ser de outra forma? Sim, inclusive gostaria que fosse, mas não foi algo que me fizesse abandonar a história.

Um livro polêmico, com situações e cenas pesadas sim, moroso e cheio de explicações, mas que me prendeu pelos personagens, por todos os mistérios e me fez ver que o gênero dark academia funciona pra mim.

site: https://www.instagram.com/p/CqI2A80raUa/

whoisreavy 22/03/2023

Interessante, mas medíocre
A premissa de "Nona Casa" é envolvente. O problema é que o plot não é.

Pulando a parte que eu resumo a sinopse, temos aqui mais uma tentativa rasa de Leigh Bardugo de produzir algo consistente. Começo a acreditar que Six of Crows é o único milagre realmente bom da vida dela. Nem quero entrar na discussão de Shadow and Bones, meh.

Focando em "Nona Casa", a sinopse te promete tantas coisas. Alex, uma protagonista com um passado misterioso que te promete perigo e diversão. Darlington, o cavalheiro prodígio obcecado por fazer parte de algo maior. Casa de Lethe, sussurrando mistérios, mortos, tumbas, intrigas, algo obscuro e intenso. E os elogios, que garantem plot twists e investigação de te tirar o fôlego. Em resumo, tudo te garante que Bardugo entrou no gênero adulto "com o pé direito".

O que eu digo sobre tudo isso? .... Mais ou menos...

A história é e não é o que eu imaginava. Fiz questão de manter minhas expectativas baixas, e ainda bem por isso, porque a decepção foi menor. O livro que todas as premissas que eu adoro simplesmente não estava me agradando o suficiente. Todos os detalhes estavam lá, e ainda assim, durante 30% do livro, eu ainda estava me forçando a tentar me importar com essa história.

O mistério? Fraco. As casas do véu? Mal explicadas. Passado da Alex? Muleta conveniente para o plot. Investigação? Meia boca. O livro intercala entre presente e passado, e o passado é infimamente mais interessante, porque o passado significa algo narrado pelo Daniel. Esse é um personagem especial. De certa maneira, ele É o livro, a fonte que amarrada tudo. E vou dizer, a química entre ele e a Alex foi o que me prendeu nessa história. Apenas esperem pela cena deles juntos em certa festa. Aquilo ainda está na minha cabeça.

Alex é uma boa principal, mas não exatamente. Demorei para me aquecer com ela, mas uma vez que consegui, criei conexões. O problema é que o passado dela é manipulado pela autora pra server ao plot quando ela julga ser melhor, prejudicando um desenvolvimento real da personagem. Entretanto, tem algo nela, um brilho, uma chama, que provoca e faz a história seguir. Isso é algo que protagonistas precisam ter, então estou esperando para ver no próximo livro. Entretanto, há muitos gatilhos a se observar, e eu sugiro dar uma pesquisa antes de ler. Nona Casa definitivamente não é um livro delicado.

O problema real é que a história te promete, através da Alex, uma análise profunda sobre privilégio e poder nas instituições, classes sociais e raças, e na ausência de consequências do abuso dessas duas coisas. Alex provoca e provoca essas temas, mas nada nunca realmente acontece. São boas observações, mas Leigh não aprofunda nada disso, e a crítica se torna uma mera observação.

É bem frustrante porque essa história tinha tanto potencial. Algo realmente mágico poderia ser criado aqui, e não foi. A verdade é que vou continuar pelo Darlington e pela promessa do romance slow burn entre ele e Alex.

Araujo 18/03/2023

Dark Academy
Existem alguns pormenores do livro que me fizeram não classificar como uma obra cinco estrelas, mas gostei muito da forma como o livro mostra uma protagonista crua, realista e que não "saboneta" em sua personalidade. Gosto da linha que o livro segue em questão de ação ascendente e estou ansiosa por uma continuação!

julha 13/03/2023

Minha mãe (leigh bardugo) nunca erra mesmo né

A MENTE DESSA MULHER É DOENTE COMO ELA PODE ESCREVER TANTA COISA ? ASSIM. primeiro o passado do kaz em soc, agora o da alex, que sinceramente me deixou com vontade de vomitar, arrancar os cabelos, gritar, só o básico mesmo.

a história toda é muito boa, são vários paralelos incríveis (o do dante e do virgílio, no começo do livro e no final foi meu favorito) e o plot do final não é óbvio, só tirei meia estrela porque a introdução do universo é meio confusa, você vai entendendo enquanto vai lendo, mas poderia ser melhor contextualizada naquele comecinho do livro.

darlingtonstern.

Malu 17/02/2023

Que experiência
Eu estou sem palavras pra descrever esse livro. É simplesmente uma mistura de fantasia e suspense incrivelmente bem escrita ( não esperava menos da rainha ). A trama de não saber oq acontece com o Darlington até o final é muito agonizante e te faz querer engolir o livro de uma vez só. Eu amei
Thai lendo 22/02/2023minha estante
não vejo a hora de lança o próximo ??esse foi tão boom

Keli Ane 17/02/2023

Mil estrelas
Cara, eu amei esse livro, mto mesmo

a escrita, a historia....

é extremamente envolvente, se conecta com a personagem, virou um dos meus favoritos

único ponto negativo: TEM CONTINUAÇÃO

se eu quiser saber oq aconteceu, VOU TER QUE LER O OUTRO

Heloisa758 16/02/2023

A história é muito interessante, mas é escrita de forma confusa e arrastada. Só fiquei envolvida com a história na metade do livro.

Uinayara 13/02/2023

?Há coisas piores que a morte, senhorita Stern.?
Alex Stern teve uma infância conturbada, refletindo na sua vida adulta. Após mais um acontecimento traumático em sua vida, ela recebe um convite para fazer parte da Casa
Lethe. Considerada a nona casa de uma sociedade secreta, a Casa Lethe monitora todas as atividades sobrenaturais de Yale.
Desde pequena Alex consegue enxergar os "Cinzentos", (fantasmas), e essa rara capacidade a torna alguém preciosa para a Lethe, pois os que conseguem enxerga-los são raros.

E é quando uma moca aparece mort@ que Alex começa a investigar, por conta própria, o crime e se dá conta que existe muitos segredos e mistérios envolvendo todas as sociedades.
Nona casa foi uma leitura, ao mesmo tempo maravilhosa e dificil. Eu demorei a pegar o ritmo devido a estrutura e a condução da narrativa. Mas assim que tudo foi se encaixado, a história flue muitíssimo bem.

?Quando se faz um acordo, com os vivos ou os mortos, é melhor não descumprir sua parte.?

A autora criou um universo totalmente diferente do Grishaverso. Nona casa possui uma temática sombria, carregada de acontecimentos traumáticos e situações desconfortáveis e se você não está acostumado com esse tipo de livro, pense bem antes de se aventurar nesse universo de New Haven.

Mas eu amei essa leitura e estou super ansiosa para ler o segundo volume, Hell Bent, ainda sem previsão de lancamento por aqui.

?Talvez as coisas boas fossem iguais às ruins. Às vezes, a gente simplesmente precisa deixar que elas aconteçam.?