Depois do Funeral

Agatha Christie

Resenhas - Depois do funeral

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jess 16/11/2020

A obra é bem construída, a trama bem amarrada, sem furos, um exímio exemplar do gênero. Vale a pena desfrutar desse mistério em volta da família inglesa Abernethie seguindo os passos do exímio investigador Poirot, responsável por nos aprofundar no enigma e reconhecer a afirmação de Agatha Christie: "Como os seres humanos detestam admitir ignorância".

Maria 27/05/2023

Bem mediano
Não é o melhor dela,mas, não é o pior. Como sempre o começo é meio lento e depois do meio pro final ele engata nuam velocidade muito boa, o plot não foi super revelador (tinha pistas muitos óbvias). Se fosse outro autor eu teria dado 3 estrelas,mas, é a rainha do crime então eu esperava mais que isso. Em resumo é um livro esquecivel.

Izabele25 31/01/2024

Espetacular
Mais uma obra magnífica da rainha. Nos prende, leva além da imaginação. Não tem como não gostar de algo que nos motiva e incentiva a ler, sem parar até mesmo quando preciso.

Bruna 05/04/2022

Não é o melhor de poirot mas é bom também
Achei esse livro bem diferente. Ele tem uma introdução longa e poirot aparece bem depois e com a resolução do caso bem no final. Quem lê os livros da agatha sempre vê vários comentários racistas e misóginos e nesse em específico os julgamentos gordofobicos da Cora me deram um pouco de raiva! Mas é um bom livro

@vaisetratarleitora 23/03/2024

Final surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 58º livro, publicado em 1953.

Esse é mais um mistério investigado pelo maravilhoso Poirot.

Confesso que eu gosto bastante de como a Agatha dá toda uma contextualização da história, pra só depois fazer o Poirot entrar em cena. Isso ajuda a ter uma visão completa da história, muito melhor do que ter apenas a versão dos envolvidos sobre ela durante as investigações.

Como sempre, o criminoso não era quem eu esperava, embora por um momento, quando houve o episódio do bolo envenenado, eu tenha desconfiado dessa pessoa, acabei deixando essa suspeita de lado, já que outras pessoas possuíam muito mais indícios e essa pessoa não tinha motivo (até então). Mas quando Poirot revelou os motivos, tudo fez sentido e a gente passa a perceber que os indícios estavam todos lá e que haviam várias pistas falsas que foram lançadas no meio da história pra tentar nos despistar (ou melhor, despistar o Poirot e os investigadores).

Achei interessante que, nesse livro, a autora nos diz que fim levou o criminoso, e achei um fim bem triste, embora a morte na forca não fosse muito mais alegre, apesar de justo segundo a justiça da época pelo que a pessoa havia feito.

Enfim, achei uma história muito boa, com um ótimo desenvolvimento e um final surpreendente. Vale a pena ler.
______________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 3° episódio da 10ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 30 minutos de duração.

Essa foi uma adaptação mediana pra ruim, achei que faltaram elementos importantes pra história e pelo que me lembro (fazem uns dias que vi esse episódio e minha memoria não é muito boa) ficou faltando alguns elementos sobre a vida da criminosa pra poder fazer mais sentido o que ela fez. Não acho que adaptaram bem toda a atmosfera do livro e da história, além de mudarem vários pontos que eram importantes.

Apesar disso, boa parte do principal da história eles mantiveram, então não foi totalmente ruim.

Pra mim, a nota é 2,5/5.

Cristina Huang 27/06/2021

Indecisão
Acredito que esta é uma leitura de difícil classificação.
A leitura é certamente gostosa de ler, o mistério é muito bom de fato e a trajetória do enigma e como ele é resolvido também é agradável.
Mas provavelmente o final é o que me deixou perplexa! Talvez eu tenha desconfiado, mas no meio do livro me pareceu impossível!
E sobre o a morte do senhor Richard, de certo modo ainda não entendi o que aconteceu. Se foi causa natural ou não.
Outro ponto positivo do livro, é que ele é narrado no ponto de vista de várias pessoas, de diferentes categorias e grau de intimidade com o morte. Isso é legal, pois assim podemos acompanhar a história de diversos lados e tirar nossas próprias condições.
Sinto também, que tiveram algumas incoerências e certos pontos que achei um absurdo. E foram esses pontos que me deixaram indecisa, de qual nota deveria dar.
Acho que o livro vale a pena, apesar que no final enrola um pouco para dizer quem de fato é o suspeito. E só pra deixar claro, achei o final meio nhé.
Sinto que perdi o tempo lendo mas a leitura não deixar de boa. Recomendaria, mas não será um dos meus preferidos.

Emanuel Xampy Fontinhas 18/09/2022

Como sempre uma ótima leitura de entretenimiento. Um livro policial muito bem construído, com muito suspense e um desfecho inesperado, como é característico da obra da autora.

daniel.vasco.716 29/03/2024

Após a misteriosa e repentina morte do Sr. Richard Abernethie, seus irmãos e irmãs se reúnem depois do funeral para a leitura do testamento deixado por ele. Entre seus irmãos está Cora, a quem seus familiares não veem há mais de vinte anos. Cora é uma mulher excessivamente tola — diria até mesmo quase infantil — e, após a leitura do testamento, faz um comentário infeliz em torno da morte de seu irmão Richard: a de que ele fora assassinado. Já conhecida por seus comentários constrangedores e inoportunos, os irmãos e sobrinhos de Richard Abernethie lhe dão pouca atenção para sua insinuação tola e absurda, no entanto, o questionamento de Cora

Raíssa Sabóia 09/08/2020

Muito bom, uma leitura ótima e rápida.
Sinopse: Considerada desequilibrada e tola pelos parentes. Cora Albernethie tem o estranho costume de sempre acertar em seus inusitados palpites. Se este “hábito” muitas vezes lhe traz pequenos problemas e inimizades, um dia ocorre o pior: ela acaba tendo que enfrentar a própria família quando decide afirmar, após o enterro de seu irmão Richard, que ele foi assassinado. Todas as evidências estão contra esta nova “intuição” de Cora, mas o incansável detetive Hercule Poirot sabe que os fatos mais evidentes podem às vezes funcionar como uma cortina de fumaça, por trás da qual a verdade costuma se esconder.

Minhas obervações: A história vai se desenvolvendo em no estilo clássico de Agatha Christie, levando não apenas os fatos, mas o próprio psicológico e os motivos e oportunidades que cada membro da família teria para assassinar Richard. O final também, como o de todos os livros da Agatha, é sempre surpreendente. Apesar de nesse livro, ao contrário dos outros que li da autora, eu suspeitar e adivinhar o assassino e motivo antes de serem revelados por Poirot, não cheguei nem perto de descobrir toda a engenhosidade de como ocorreu e como tudo se encaixa. E, por mais que pra mim não seja um dos melhores da autora, super recomendo esse e os outros livros da Agatha Christie.

aninhadelemos 09/12/2020

Achei a leitura diferente dos outros livros de Agatha q já li, mas com o mesmo final surpreendente. Quanto mais vc acha q conhece de Agatha menos vc conhece.

Nat Aparecida 11/01/2022

Perfeita.
Agatha como sempre sendo perfeita, o plot twist desse livro... eu fiquei pasma, principalmente pelo motivo, chega ser inacreditável a forma como as pessoas podem agir pela ganância e vontade de ter algo! Não me arrependo da leitura e de fato deveria ter lido antes.

Carol 28/06/2020

Poirot e o "perigo das conversas."
Será que algum dia irei descobrir o assassino de algum livro desta Rainha?
Uma família cheia de gente problemática, surtada, derrotada, hipocondríaca, desnorteada, picareta, desonesta e gananciosa. Família Abernethie
Até onde os Abernethie chegariam pelo poder de ter a fortuna ou uma parte dela em mãos? ..... Bom só Agatha para contornar a situação e me deixar com a cara no chão . Claro que devemos muito ao nosso detetive preferido Poirot que vai a fundo nas conversas e pega até assassino mais capaz.
Eu amei o livro como sempre, gostei muito dos personagens porém desconfiando de todos o tempo todo. Agora que li o livro posso ficar tranquila porque sei que estou pronta para mais um mistério da Rainha.

Wanessa_Gabriela 15/11/2022

Essa mulher é incrível
Quando será que eu vou desvendar outro criminoso da maravilhosa dama do crime?? Até agora só um, e mesmo assim, foi no ?bambo?. Que danada!! Amo demais essa mulher!! ???

Jules 14/07/2018

Depois do funeral
Como tantos livros da Agatha Christie esse livro vai se tratar do conhecimento do comportamento humano nas mais diversas situações e de que forma esse conhecimento é empregado pelo autora no desenvolvimento da estória para a construção de conflitos para a trama.

A história tem como início quando o advogado da família Albernethie, Sr. Entwhistle fica cismado com um comentário feito durante a leitura do testamento do sr. Richard Albernethie, por sua irmã mais nova Cora Lansquenet (outrora Cora Albernethie).

Cora sempre fora conhecida por fazer comentários inoportunos e em momentos inoportunos... "Mas ele não foi assassinado?". Cora sugerindo que o grande provedor de riqueza da família Albernethie foi assassinado causou grande desconforto nos familiares presentes.

Talvez esse comentário passasse despercebido , pela natureza já conhecida da Sra Lansquenet, se não fosse, ela, assassinada a golpes de machadadas no dia seguinte ao funeral. Ao que tudo indicava a sua morte tinha sido causada pela insegurança do assassino de Richard Albernethie.
Com tudo isso em mente o meditabuno advogado Entwhistle pede ajuda ao seu amigo e detetive Hercule Poirot para ajudar na resolução das questão envolvendo os assassinatos na família Albernethie.

Depois do funeral não é desses livros que surpreendem com finais mirabolantes. Não, na verdade o final é previsível e um pouco frívolo .
A todo momento somos dissuadidos de nossas suspeitas, porém o caso é bastante óbvio, mas ao mesmo tempo surpreende ,se nossas suspeitas nos levavam a um personagem com o passar da trama somos distraídos pela autora através de pistas que desviam nosso foco e que ao mesmo tempo o entregam (freiras, espelho, flor de cera, tinta).
É uma boa e curta estória que te prende do início ao fim (como todos os livros da Agatha Christie).

1 | 2 | 3 | 4 | 5