A paixão segundo G. H.

A paixão segundo G. H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

vAnicius0 22/06/2023

É que por enquanto a metamorfose de mim em mim mesma não faz nenhum sentido.
É uma metamorfose em que perco tudo o que eu tinha, e o que eu tinha era eu - só tenho o que sou.
E agora o que sou?

Rayssa 22/06/2023

Que livro !
A escrita de Clarice sempre me impressiona , me toca , me dói , me apaixona.
Esse livro é um complexo,
Fica a incógnita de quem é G.H
A própria Clarice?
Gente Humana ?

A história começa quando G.H decide limpar o quarto onde só a empregada de sua casa tinha acesso.
No começo dessa limpeza o clímax da história começa também,
O livro é bom , mais não recomendo começar a ler Clarisse por ele , pela sua complexidade.
( livro foi escrito sob uso de LSD )

Beatriz2268 21/06/2023

A Paixão Segundo G.H.??
G.H. é uma personagem criada por Clarice, uma personagem bem confusa, igual a ela. Nesse livro G.H. decide fazer uma limpeza à um quarto onde só sua empregada tinha acesso, e a partir desse quarto é que começa o "clímax" da história, que se desenvolve numa aparição indesejada.

Não vou dar muitos detalhes pra não estragar sua leitura, mas já aviso que vai ser um desafio ler sem ficar entediado em algumas partes.

Eu gostei do livro, mas dei 3 estrelas porque faltou um sal depois da aparição indesejada, mas nada muito ruim. É bom ter lido outros de Clarice primeiro.

Mauricio 19/06/2023

Entender é limitado...
Depois de ter lido e gostado de dois livros de Clarice Linspector: Felicidade Clandestinae e A hora da Estrela, me arrisquei a ler mais um livro dela.
O começo é bem legal, mescla um enredo com as digressões filosóficas metafísicas, existenciais, intimistas bem ao estilo da autora.
O enredo, entende-se, vida mundana real, consiste numa limpeza que G.H. decide fazer em sua casa, a começar pelo quarto da empregada que encontra-se desocupado. Essa mescla do enredo (a casa, a vida contrastante da empregada, a parede rabiscada, a vida de G.H., a limpeza da casa) com as reflexões intimistas, metafísicas e filosóficas chama muito a atenção e no início é bem legal, de uma genialidade ímpar.
Mas eu achei que o enredo se perde a partir do encontro de G.H. com uma barata no armário do quarto da empregada. É aí que a parte intimista e existencialista da escritora se aflora e praticamente engole a parte do enredo. São tantos pensamentos e digressões que fica até difícil acompanhar e achar algum sentido no meio de todo esse turbilhão de frases muitas vezes desconexas, propositalmente contraditórias e inconclusas mas tenho que admitir que nessa parte tem muitas pérolas no meio, aquelas frases de Clarisse Linspector que muitas vezes lemos em postagens de redes sociais.

Mas é exatamente isso que Clarisse Linspector quer despertar nos seus escritos.
Como ela diz numa parte do livro:

"Só depois é que eu ia entender: o que parece falta de sentido - é o sentido. Todo momento de falta de sentido é exatamente a assustadora certeza de que ali há o sentido.".

Achei o livro bom, mas não muiito fácil de ler do meio pra frente.

Débora 17/06/2023

Nojento, desconfortável, introspectivo e melancólico. Eu não tava no clima pra ler isso e espero nunca mais estar. Quem sabe se tivesse lido na adolescência, acho que gostaria muito.

Tem alguns insights bons seguidos de muita lombra errada.

luiza 16/06/2023

Clarice Lispector segue sendo a mulher mais genial que já pisou nessa terra, é simplesmente absurdo o quanto essa mulher me prende nos livros dela, incrível!!

ClariceSilv@ 12/06/2023

Metamorfose ?
Dona Clarice me impressiona, seus livros são muito muito distintos dos que estou acostumada, e isso é maravilhoso, linguagem um pouco difícil, leitura difícil de ser compreendida pois afinal o negócio precisa ser absorvido e sentido no ínfimo do Interior ! Senti calafrios, como se estivesse encontrando a mim mesma em fragmentos, desse universo que fui levada. Voltarei a ler no futuro e acho que, talvez no cotidiano, reler algumas citações que me fizeram refletir bastante.

Adeola 09/06/2023

Eu nunca imaginei que fosse gostar tanto de um livro com descrições de coisas que eu acho tão nojento como barata e vômito kkk. Eu já tinha lido contos da Lispector em que a personagem tem uma epifânia mas essa epifânia e as reflexões profundas sobre a existência humana foram, talvez, o ápice de todas as epifanias escritas por ela ( não posso afirmar com certeza porque não tenho tanta bagagem de leitura de romances de Lispector) . Conversando com outras pessoas que leram esse livro, concordei que apesar de diferente na linguagem, a narrativa ainda tem um enredo simples e básico, talvez pela personagem ser uma pessoa simples, uma mulher branca de classe média que em sua arrogância foi ao quarto da empregada (uma mulher negra) achando que o local fosse estar sujo e bagunçado e se surpreendeu com a limpeza e organização do local. Interpreto essas como escolhas propositais da narrativa.

Também não esperava que a narrativa fosse ter um tom tão cristão como foi tendo principalmente nas últimas paginas, mas eu gostei, principalmente nos momentos que ela fala sobre existência e sobre linguagem.

Jeane Tertuliano 08/06/2023

Visceral!
A Paixão Segundo G. H. é um romance-monólogo de Clarice Lispector com uma pegada existencialista extremamente profunda. Eu, definitivamente, elegi a obra como uma das minhas favoritas. Amei, senti, metamorfoseei!

vinie 01/06/2023

G. H. em busca do amor como quintaesencia
Ela é humana, como a paixão isso a dói - até se deparar com algo que a impacta e que a faz entrar em conflito com si mesma - o quarto da empregada e a viva e úmida vida-morta no guarda roupa.

Adorei o livro, tive dificuldades na leitura mas depois que engatei foi bem fluida, assim como todos os livros de clarice

O último parágrafo é um de meus trechos favoritos sem dúvida, depois de ter sua epifanía, a personagem chega na conclusão que simplifica e muda nossas vidas :)

Thali 29/05/2023

Gente! Que livro é esse? Entendi o que querem dizer com "não é pra ser entendido e sim sentido". É uma viagem dentro da mente da personagem, seu passado, sua desconstrução, a desconstrução do eu, o cair das máscaras, dos preconceitos, dos significados. Nas suas reflexões, a personagem chega ao mais cru da vida, no mais puro, que é impossível traduzir em palavras, mas é possível sentir. Enfim, é uma leitura bem densa, muito metafórica. Pretendo ler novamente daqui uns anos.

thai 29/05/2023

Jovem de espírito
Ainda, ouso dizer, sem a formação de alma sugerida pela autora aos escritores, embarco na paixão, adentro na G.H e mergulho em Clarice desnuda de muitas coisas.
Perdendo-me de modo existencial ou de modo literal, visto as divagações extremamente complexas propostas por uma alma atormentada pelo vazio de si mesma, leio G.H como uma criança juntando suas primeiras sílabas. Com partes que me tocam, me interessam e me fazem sentir, porém, também, com aquela sensação interna de que nem tudo faz total sentido algumas vezes.
A sensação de precisar ler e reler uma obra para entendê-la melhor, desde pequena, me traz um desgosto necessário no âmago. Ainda que necessário, minha ansiedade emocional me transporta para locais sombrios em que penso ser a minha insensatez causa primordial para a confusão. O tempo, Clarice e a vida em si, no entanto, melhores remédios para cabeças e corações feridos, me dizem com todas as palavras: Espera, criança, que a lucidez vem com a experiência.
Eu, bebê, espero.

bianca 24/05/2023

A paixão segundo G.H
Esse livro é uma doideira muito louca, mas eu gostei, me fez refletir em vários momentos.
te amo clarice.