A paixão segundo G. H.

A paixão segundo G. H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

giovana 27/04/2024

Infelizmente não consegui aproveitar muito esse livro porque ficava perdida em meio às divagações de G.H. e por fim acabei torcendo para acabar logo.

Loh 27/04/2024

A Paixão Segundo G.H
Clarice não se compreende
Clarice não se entende
Clarice transcende.

Um dos livros mais difíceis já escrito por Clarice, tive muita dificuldade para compreender a mensagem passada por ele, mas quando você entende que G.H não fala especificamente sobre baratas, há a compreensão da vastidão de Clarice. Entendo-te autora, o mundo é cruel, o mundo é confuso, as vezes parece que somos como as baratas?

gigika 26/04/2024

Ser-se o mundo é crueldade
Em risos de dor, Clarice me prende num quarto ( deserto úmido) e, de mãos dadas, eu e ela, atravessamos um escuro alegre à caminho do outro lado. A caminho do encontro comigo. Não com ela, comigo. Dançamos no irreal, descobrimos o segredo do mundo, e procuramos pelo tesouro que é o tal sentido da vida. O segredo do mundo é um pedaço opaco de coisa. O tesouro é a madeira, o trinco da porta, a parede pintada, o móvel empoeirado e o gozo da vida: o ençoso branco que sai da barata.
Eu não sabia ver que isso, esse livro, é um amor delicado. Um amor que se vomita de nojo. Um amor que se desespera com o que é, e se cospe, mas continua eu. Um amor que desiste. E após lê-lo sinto falta como quem morre.

Chiara 25/04/2024

Tortura de uma alegria
Inacreditavelmente ler um livro sobre uma barata conseguiu ser extremamente fluido. Mas o livro apesar de ser sobre uma barata, acaba não sendo sobre uma barata. O livro trás quase que uma crise existencial, o que é a moralidade, a existência, o neutro e o inferno afinal? São perguntas sem respostas que nos fazem refletir, o livro no final acaba sendo uma interpretação do mundo, uma metáfora e um sentir.

Lady Rita 24/04/2024

Intenso
Que Clarice Lispector tinha um jeito único de escrever, não é novidade para ninguém, porém, que livro forte, que vai da sutileza a mais grotesca das coisas.
Do sentimento neutro ao mais repugnante.
Enfim, é uma leitura excelente, mas os sensíveis que evitem.

comenttnat 24/04/2024

O livro é interessante e demonstra muito bem as nuances dos sentimentos da personagem, o âmago, o sofrimento, enfim Clarice!

maxine. 23/04/2024

"Por te falar eu te assustarei e te perderei? mas se eu não falar eu me perderei, e por me perder eu te perderia."

SammyaLC 23/04/2024

Um relato minucioso e intricado de uma crise existencial, cheio de trechos bem bonitos? mas de certas formas tão cheio, que é vazio e nos obriga a sentir o nosso vazio?

Olívia Farias 23/04/2024

?A paixão segundo G.H.? segundo Olivia
Fluxo de pensamentos muito intensos, Clarice escreve parecendo um mar revolto cheio de ondas fortes.
A paixão segundo G.H. revela o martírio de uma mulher ao se deparar com uma barata e a partir desse ponto começa uma crise existencial ou algumas crises existenciais que a leva ressignificar o que foi vivido, visto e aprendido ao longo de sua vida. É muito intenso e cheio de citações interessantes, mas requer bastante atenção e a leitura por não ser dividida em capítulos pode parecer um pouco desafiadora.

Luana834 23/04/2024

A paixão segundo G.H
Muito bom, um processo extenso e lindo de auto-conhecimento e auto-entedimento, a paixão que ela cria por si mesma, porém até chegar na plenitude ela passa por um completo caos, é confuso no começo e pacifico no final, a forma como clarice escreve é linda, indo do divino ao impuro, é lindo

Ingryd58 23/04/2024

Eu confesso que ler mais de 30 páginas sobre matar uma barata foi um desafio e conseguir adentrar na mente da personagem e entender como matar uma barata trouxe um momento de autoconhecimento foi um desafio ainda maior ,mas seria injusto da minha parte não assumir que foi tudo bem escrito .São 179 páginas de uma alma sendo formada da busca pelo real sendo que essa submersão foi cheia de antíteses e paradoxos o que fez muitas vezes a leitura ser cansativa, confesso, mas é inegável o quão bem escrito é esse livro

isa 22/04/2024

Eu poderia ficar aqui por um bom tempo falando sobre minhas citações favoritas nesse livro, porque marquei muita coisa, mas vou deixar aqui a que mais senti em mim: "É preciso coragem para me aventurar numa tentativa de concretização do que sinto. É como se eu tivesse uma moeda e não soubesse em que país ela vale."
Sempre fico encantada com a genialidade da Clarice e é uma honra sentir o que ela escreve. Fico mal pelas pessoas que não tem essa capacidade...

Gabriele487 21/04/2024

Quando comecei a ler a paixão segundo G.H me vi ali, quando Clarice escreve:

?É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo?

?Eu não tinha coragem de deixar de ser uma promessa, e eu me prometia, assim como um adulto não tem coragem de se ver adulto e continua a se prometer a maturidade.?

Idayane.Ferreira 21/04/2024

Falta apenas o golpe de graça- que se chama paixão
Finalizando o 12? livro do box especial da Clarice Lispector me dou conta de que dei 5 estrelas para mais um livro dela. Isso significa que amei profundamente cada um dos livros até agora? Não. Mas tenho amado a experiência, esta tem se mostrado profunda e imersiva. A sensação é que nunca retorno das leituras a mesma que era ao início. A paixão segundo G.H é desses livro que a gente acessa com os sentidos e como Clarice já avisa no início, ?a possíveis leitores?: ?Aquelas que sabem que a aproximação do que quer que seja, se faz gradualmente e penosamente - atravessando inclusive o oposto daquilo que se vai aproximar?, ao final é realmente um livro que nos vai ?dando pouco a pouco uma alegria difícil; mas chama-se alegria.?

Chego ao final da leitura com várias sensações, inclusive de que há, verdadeiramente, muitas forma de falar de uma barata.