A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

liabatistak 06/05/2024

Baratamente
Com a escrita que é mais que desafiadora, Clarice Lispector me levou no fundo de uma história de G.H em sua busca questionável sobre sua identidade e algum propósito.
G.H encontra uma barata e assim começa com a gigante jornada de muitas descobertas.
com esse mundo misterioso e particularmente incrível, esse livro é perfeito para pessoas que querem ver o mundo de uma forma diferente, mais profunda e emocionante.
baratamente falando ??

jjuniecode 05/05/2024

"como poderei dizer senão timidamente assim: a vida se me é. A vida se me é, e eu não entendo o que digo. E então adoro."

alpaco 30/04/2024

A Paixão Segundo G.H.
Clarice fala aqui sobre muita coisa, tendo um olhar bem de bióloga, o que achei particularmente interessante. G.H. vai ao quarto da empregada que acabou de deixar a casa, mata uma barata e come enquanto reflete sobre a permanência, a neutralidade, Deus e muito do que percorre a vida e o que nos constitui como seres humanos. É uma boa viagem para qualquer um.

marygoore 28/04/2024

Samsa adoraria ter conhecido G.H.
O máximo que eu teria feito no lugar da G.H. teria sido matar a barata (ou chamar alguém pra matar a barata) e seguir minha vida.

Acho que foi por isso que a Clarice disse que é melhor que pessoas de alma já formada lessem o livro, porque eles iam entender melhor a agonia do que foi a epifania que aconteceu no quarto da empregada.

Por isso que um especialista não entenda, mas uma menina de 17 anos pode ter esse livro como o seu favorito.

bia 28/04/2024

Além da compreensão
Para mim esse livro está além do nível da compreensão, diz respeito à ordem da intuição. Ler Clarice é, como ela mesma diz nessa obra, ter a grande coragem de resistir à tentação de inventar uma forma. Temos o costume de tentar compreender cada trecho de um livro, e quando algo está além da nossa capacidade, isso nos frustra. Isso aconteceu comigo ao longo da leitura: por vezes eu me pegava pensando em desistir. Por isso acho que é importante superar nosso ego, desistir de tentar entender tudo (ou de achar que temos a capacidade de tal) e se permitir apenas sentir a leitura.
A famosa barata desse obra é apenas um pretexto para desenrolar uma grande crise existencial na qual a narradora nos convida à participar. Para mim, foi por vezes muito difícil acompanhar o fluxo de pensamento da narradora. Percebi que isso se dava quando não existia muita identificação entre mim e o que ela trazia.
Já que , como disse Záfon ? Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro.?
Quando eu conseguia sentir o que a narradora estava trazendo, era como um soco no estômago, e como resultado meu livro está todo cheio de marcações e anotações.
Definitivamente é uma leitura para revisitar, relembrar e redescobrir dentro da obra.
Clarice tem uma forma de dizer as coisas que a faz parecer sobrenatural. Assim como disse o New York times ?Ninguém soa como Clarice. Ninguém pensa como ela.? A mulher é realmente insuperável?
Vou finalizar essa resenha (se é que pode ser chamada disso kkk) com o trecho que me fez ler esse livro, e que vai sempre ser muito especial pra mim:
?Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar.?
????

giovana 27/04/2024

Infelizmente não consegui aproveitar muito esse livro porque ficava perdida em meio às divagações de G.H. e por fim acabei torcendo para acabar logo.

Loh 27/04/2024

A Paixão Segundo G.H
Clarice não se compreende
Clarice não se entende
Clarice transcende.

Um dos livros mais difíceis já escrito por Clarice, tive muita dificuldade para compreender a mensagem passada por ele, mas quando você entende que G.H não fala especificamente sobre baratas, há a compreensão da vastidão de Clarice. Entendo-te autora, o mundo é cruel, o mundo é confuso, as vezes parece que somos como as baratas?

gigika 26/04/2024

Ser-se o mundo é crueldade
Em risos de dor, Clarice me prende num quarto ( deserto úmido) e, de mãos dadas, eu e ela, atravessamos um escuro alegre à caminho do outro lado. A caminho do encontro comigo. Não com ela, comigo. Dançamos no irreal, descobrimos o segredo do mundo, e procuramos pelo tesouro que é o tal sentido da vida. O segredo do mundo é um pedaço opaco de coisa. O tesouro é a madeira, o trinco da porta, a parede pintada, o móvel empoeirado e o gozo da vida: o ençoso branco que sai da barata.
Eu não sabia ver que isso, esse livro, é um amor delicado. Um amor que se vomita de nojo. Um amor que se desespera com o que é, e se cospe, mas continua eu. Um amor que desiste. E após lê-lo sinto falta como quem morre.

Chiara 25/04/2024

Tortura de uma alegria
Inacreditavelmente ler um livro sobre uma barata conseguiu ser extremamente fluido. Mas o livro apesar de ser sobre uma barata, acaba não sendo sobre uma barata. O livro trás quase que uma crise existencial, o que é a moralidade, a existência, o neutro e o inferno afinal? São perguntas sem respostas que nos fazem refletir, o livro no final acaba sendo uma interpretação do mundo, uma metáfora e um sentir.

Lady Rita 24/04/2024

Intenso
Que Clarice Lispector tinha um jeito único de escrever, não é novidade para ninguém, porém, que livro forte, que vai da sutileza a mais grotesca das coisas.
Do sentimento neutro ao mais repugnante.
Enfim, é uma leitura excelente, mas os sensíveis que evitem.

comenttnat 24/04/2024

O livro é interessante e demonstra muito bem as nuances dos sentimentos da personagem, o âmago, o sofrimento, enfim Clarice!

maxine. 23/04/2024

"Por te falar eu te assustarei e te perderei? mas se eu não falar eu me perderei, e por me perder eu te perderia."

SammyaLC 23/04/2024

Um relato minucioso e intricado de uma crise existencial, cheio de trechos bem bonitos? mas de certas formas tão cheio, que é vazio e nos obriga a sentir o nosso vazio?