A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

J..... 27/10/2023

É um livro com muito sentimento. A escrita da clarice é sem igual, e é impressionante como tem muito da própria clarice na personagem . Recomendo bastante.

Mikaelle 23/10/2023

Um mergulho no EU
?Viver não é coragem, saber que se vive é a coragem!?

Em seu livro ?A paixão Segundo GH", Clarice Lispector escancara, através de uma breve e complexa narrativa, a condição humana.

Nesse livro, a personagem GH nos convida a mergulhar profundamente em nós mesmos e é aí que mora a beleza dessa leitura.

Clarice nos apresenta, através dessa obra, a complexidade da vida e nos mostra que viver não basta, temos que estar cientes da nossa existência, e para que isso aconteça precisamos saber quem de fato somos para além do olhar de outrem.

E essa tarefa não é fácil de se realizar. Derrubar as máscaras do EU já construído é uma tarefa dolorosa, pois muitas vezes precisamos nos perder antes de nos encontrar. E ?perder-se é um achar-se perigoso.?

Ademais, GH também nos convida a viver o momento presente sem enfeitá-lo com um futuro que o redima. Afinal, se estamos aqui e agora, por que não nos permitimos encontrar a alegria nesse instante?! ?Hoje me exige hoje mesmo.?

A Paixão Segundo GH é uma leitura incrível, tem uma narrativa poética, filosófica e por vezes enigmática?

É uma leitura que nos mostra que podemos encontrar beleza até nos momentos mais obscuros?

É uma leitura que questiona a filosofia maniqueísta de bem e mal, certo e errado, afinal, tudo isso depende de um ponto de vista?

É uma leitura que por vezes vai soar incompreensível?

Mas como diz Clarice: ?Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras.?

marcela115 23/10/2023

Intrigante
No início não estava gostando muito mas depois comecei a me "simpatizar" pelo livro, mas as outras obras da Clarice são bem melhores que essa ? essa é sempre a mesma coisa e muito monótona.

Alan.Nina 22/10/2023

Cópia fiel
Um livro extremamente prolixo, e embora tenha ótimas e criativas sacadas, é visualmente pobre e organicamente denso (o que é bom).
Ocorre que essa densidade é toda emulada do pensamento Sartreano de ?O ser é o nada?, num movimento que retoma antíteses (organização/desorganização, luz/trevas, etc) rumo à construção de um sujeito fragmentado.
Inclusive ao falar da barata, vemos o Sartre de ?A náusea? em suas páginas, em um caleidoscópio que, infelizmente, não consegue transpor a masturbação filosófica. Ao menos reconhece sua pequenez, sendo sincera ao final, dedicando-se ao impasse da vida.

Juh 22/10/2023

Um livro que causa estranhamento desde a primeira frase. Um mergulho profundo nas emoções, na essência, na identidade de G.H. Do encontro com uma barata, ela reflete sobre a própria vida congregando passado e futuro naquele exato momento. Esse movimento epifânico suga a gente de modo muito violento. Sentimos a repugnância, o asco, o nojo, alegria comparativa, o gosto neutro da vida de G.H.

"Só então minha natureza é aceita, aceita com o seu suplício espantado, onde a dor não é alguma coisa que nos acontece, mas o que somos. E aceita a nossa condição como a única possível já que ela é o que existe, e não outra. E já que vivê-la é a nossa paixão. A condição humana é a paixão de Cristo. [...] A trajetória somos nós mesmos. Em matéria de viver, nunca se pode chegar antes. A via-crucis não é um descaminho, é a passagem única, não se chega senão através dela e com ela."

jamilidepaula 20/10/2023

Com certeza irei revisitar essa obra
Clarice diz que esse livro é apenas para pessoas com alma já formada, mas penso que esse livro faz parte da formação. irei reler porque acho que fui incapaz de compreender tudo o que esse livro é.

geovanna.pastro 18/10/2023

Clarice linspector
Esse foi meu primeiro livro que li dela, e confesso que me surpreendeu positivamente. Adorei a forma como ela escreve, e coloca seus sentimentos no livro. Mas também foi uma leitura mto difícil de levar a frente

Maria Martini 13/10/2023

O que se passava na cabeça dessa mulher?
O livro é inteiro poesia, cada frase parece milimetricamente pensada, mas ao mesmo tempo flui. Nunca li nada parecido. É uma leitura pesada porque é necessário, de certa forma, entrar na mente dela pra seguir um raciocínio, confesso que as vezes impossível. Foi uma experiência muito boa, recomendo.

Amayzure 09/10/2023

Um livro um tanto peculiar
Um livro sobre a própria consciência e solidão humana. Uma escrita e ambiente um quanto peculiar, mas um livro de sentimento. Um livro de pensamentos, é um livro que tem de ser lido como se fosse você mesmo pensando, e gerando crises existenciais.
O final para mim foi bem confuso, mas fora isso, achei incrível o livro. 3,5

Caroline1432 08/10/2023

Muito bommm!! Que mulher!!! Indico a leitura.
Nos faz refletir bastante. Leitura densa, mas ao mesmo tempo poética.

"Quando se realiza o viver, pergunta-se: mas era só isto? E a resposta é: não é só isto, é exatamente isto"

bibia 08/10/2023

A paixão segundo G.H.
Com meus míseros 15 anos, eu não diria que sou exatamente o tipo de pessoa adequada para essa leitura, não me considero uma pessoa de alma já formada. Mas entrei na aventura de sentir todas as emoções destacadas por G.H.

G.H. era uma mulher que tinha tudo que uma pessoa pode querer na vida: boa condição financeira, uma casa de luxo, sucesso profissional. Mas ao ver suas próprias fotos, ela não se identificava com si mesma, não acreditava na veracidade do sorriso estampado no seu rosto. Ao demitir sua empregada, resolve limpar o quarto da mesma para a chegada para próxima empregada. No armário do quarto ela se depara com uma barata e, a partir desse trama, G.H. experimenta várias sensações numa busca por si mesma, numa busca por amor.

A leitura gira em torno de existência, desilusão, pecados, coisas imundas e amor.

Tentar entender o que Clarice quis dizer com uma livro onde ?a mulher come a barata? é impossível. O livro é para ser sentido. A leitura faz você entrar em um mix de sentimentos na busca por sentir de G.H.

G.H queria sentir. Ela queria buscar sensações além da vida humana. Queria entender o sentimento do amor e se encontrar com esse desafio.

Como disse a própria protagonista, ?um amor que não senão aquilo que sente? e A paixão segundo G.H. é exatamente isso.

Essa é a segunda obra que eu leio de Clarice Lispector, a confusão na mente foi esperada, mas com cada livro eu sinto ainda mais necessidade de ler o tanto que Clarice que eu conseguir na vida.

Indico muito muito!

Riley.Yazaki 02/10/2023

Eita como essa barata deu trabalho
Demorei horrores para terminar essa leitura porque, como já era de se esperar, é muito densa e existencialslista.

Até certa parte você sente que entende alguma coisa que está sendo dita e por vários capítulos parece que não tem um neurônio funcionando sequer porque não consegue traduzir as palavras. Mesmo tendo lido devagar, sempre tentando me concentrar, lá pela metade já tinha cansado do fluxo de consciência e desisti de me concentrar em alguns pontos.

Ainda assim, me apaixonei pela escrita de Clarice. Foi meu primeiro romance lido por completo da autora e definitivamente vou atrás de todos os outros. A Paixão Segudo G.H. me fez pensar sobre muitas coisas, desde nosso lugar no mundo e no universo, a constante transformação de tudo, até questões religiosas e sociais. No fim, gostei de como tive várias interpretações e como um tema parecia não ter absolutamente nada a ver com outro, ao mesmo tempo que se complementavam de alguma forma.

Sei que não li um dos mais indicados para iniciar a leitura de Clarice, mas senti que foi bastante motivador e por isso funcionou comigo. Mais para frente pretendo reler a obra (provavelmente mais de uma ou duas vezes) para absorver ao máximo do que ela pode proporcionar ?
Sarah587 27/04/2024minha estante
Olá eu sou nova aq pode me ajudar, eu escolhi um livro mas n sei onde apertar pra começar a ler

Théo 01/10/2023

Terminar de ler esse livro foi uma experiência
Coisas do tipo que são escritas por mulheres e só pessoas que viveram como mulheres entendem e sentimentos de carne e osso e cerne e Deus e todo o Pudor do mundo