A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

Lucas 05/11/2019

O segundo que torna-se uma eternidade
Incrível as reflexões que podem aparecer a partir de uma situação tão ordinária quanto encontrar uma barata. É de uma leitura extremamente confusa, metafísica e densa.
Até o momento não consigo digerir o que li, nem sei se entendi o que li. Talvez nunca entenda.

Alice Guedes 16/12/2019

Visceral e intenso
Tentei ler esse livro por anos a partir do momento que foi recomendado no ensino médio. Primeiramente, gostaria de usar o espaço pra dizer que ALUNO NENHUM DE ENSINO MÉDIO (principalmente público) TEM CONDIÇÕES DE LER ESSE LIVRO E ENTENDER.
Muito complexo, de dificílima compreensão. Tenho a impressão de ter lido e ao mesmo tempo não ter lido nada. Terminei com uma grande interrogação na cara e só depois é que as reflexões fazem (ou não) um pouco de sentido.

Eu como catsaridafóbica não via a hora de terminar. Foi quase insuportável ler um livro inteiro falando sobre baratas. As descrições eram terríveis (no sentido de serem fortes e precisas) e a parte em que G.H. de fato come a barata dá arrepios.

Clarice era melancólica, intensa e muito caótica. Como a mesma já havia dito em uma entrevista à TV Cultura, ela sabia que as obras dela "tocam ou não tocam", não tem meio termo. No meu caso, não tocou. Não pelas incriveis reflexões mas pela agonia que sentia lendo sobre baratas.

Além disso, a obra é de uma complexidade enorme. Apesar do pouco número de páginas, a leitura é difícil e demorada. Eu precisava parar a cada 10 ou 15 páginas por que chegava ao ponto de ser tão dificil que eu começava a pensar: "mas o que é que eu estou lendo?". Pra mim foram necessárias pausas de uma ou mais horas a cada mais ou menos 15 páginas, por que o livro chega a um nível de complexidade que o leitor se perde muito facilmente.

Como a mesma propõe no início do livro, seria melhor que esta obra fosse lida por pessoas de "alma formada", e eu realmente confio que Clarice sabia o que estava falando ao recomendar isso. Acredito que eu precisarei de algumas releituras ao longo da vida pra continuar tentando entender a mensagem da obra.

De qualquer forma, apesar de considerada a "grande obra de Clarice", meu coração ainda é de "A Hora da Estrela".
Aos que lerão "A Paixão segundo G.H.", recomendo paciência, interpretação, mente aberta e muito, muito estômago. E claro, alma formada.

bobbie 06/01/2020

Leitura extremamente exigente.
Este é um daqueles livros que sugam o leitor. Minha segunda leitura de Clarice Lispector (a primeira tendo sido A hora da estrela), A paixão segundo G.H. exige uma abstração e paciência enorme dos leitores. Uma obra existencialista, o livro abusa da metafísica para investigar a fundo a existência, o sentido da vida e da morte, do ser, do não ser, do desejo, além de ter uma carga excessiva do abjeto: a trama se desenrola provavelmente em um mesmo dia, ao longo do qual G.H., depois da demissão de sua diarista, decide limpar o quarto da ex-empregada. Lá, ela tem um encontro com uma barata no armário e, a partir do medo, do nojo, do asco e da fascinação exercida pela barata, todos esses questionamentos acima mencionados surgem e vão sendo destrinchados pela narradora-protagonista, até o ápice de suas indagações, que é quando o indizível acontece.

Dani 29/01/2020

Eu li a mim no passado/presente e espero ter lido o futuro também.

Cinara... 15/02/2020

"Entendi então que, de qualquer modo, viver é uma grande bondade para com os outros. Basta viver, e por si mesmo isso resulta na grande bondade. Quem vive totalmente está vivendo para os outros, quem vive a própria largueza está fazendo uma dádiva, mesmo que sua vida se passe dentro da incomunicabilidade de uma cela. Viver é dádiva tão grande que milhares de pessoas se beneficiam com cada vida vivida.

Perfeito! Mas se você tem fobia de baratas fique longe hahah

Rodrigo 16/02/2020

Intensidade
Há anos procurava esse livro e só em 2020 o encontrei e sia leitura aconteceu de forma intensa e repleta de significados.
Mais feliz estou ao saber que no ano do seu centenário, Clarice Lispector terá essa grande obra retratada no cinema.
Aguardando intensamente!

Hewe 21/02/2020

E eu sou só mais uma que estava imaginando um livro totalmente diferente... Agora entendo quando as pessoas afirmam não ser um livro para todos, como a própria Clarice disse.

João 29/02/2020

Sempre quis ler algo da autora, porem não gostei muito realmente como é avisado no começo da leitura. Lerei quando estiver mais maduro

@juliusverse 08/03/2020

Uma literatura bastante intensa e que pode causar estranheza no início, mas as reflexões que essa obra traz, são excepcionais. Uma leitura muito forte.

Nota de releitura: A segunda leitura que fiz desse livro me fez conseguir acompanhar melhor as ideias que foram desenvolvidas no livro, foi uma experiência ainda melhor.

Alice @leituras_da_alice 18/03/2020

Já tinha tido um primeiro contato com Clarice com o livro ?Legião estrangeira?, e ela me surpreendeu bastante por ser um livro de contos em que eu fiquei extasiada com a maneira de pensar e de escrever.
O mesmo aconteceu com esse livro, em que não são contos, mas que leva o leitor a momentos incríveis, eu amei a leitura, apesar de ser um livro curto, eu optei por ler ele devagar pra que eu pudesse apreciar devidamente, sendo que em diversas vezes eu tive que ler de novo pra tentar entender( já adianto que não tem como) aliás, imagino que casa pessoa terá uma experiência diferente e única.
A profundidade em que os fatos vão ocorrendo é imensa e tenho que dizer que com certeza investirei mais nas leituras dessa autora..

Prinup 29/03/2020

Sensivel
A autora traz a sensibilidade à flor da pele, com frases reflexivas, da um quentinho no coração muito gostoso. Com certeza irei ler as outras obras ?

A.Wesendonck 01/04/2020

Segunda leitura desse livro. A primeira foi na adolescência e tive uma visão um tanto diferente nessa segunda vez. Diferentes pontos me chamaram atenção.

nataliaknows 02/04/2020

É que um mundo todo vivo tem a força de um inferno.
A Paixão Segundo G.H é um abismo. Uma experiência metafórica que não busca conversar com a realidade, mas com abstrações da alma: neutralidade, a maldição de estar vivo e ser livre, os portais para outras dimensões que surgem no dia-a-dia.

Não leia com a mente, ela pouco lhe servirá na queda profunda. E espere a hora certa, é preciso estar pronto. Emocional e espiritualmente.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Quase intragável. Talvez por um descompasso de ânimos eu não tenha conseguido gostar.