A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

Marcinhow 28/01/2022

Há umidade no deserto...
Sabe aquele livro que só cresce a cada releitura? Esse é o caso...
Reler A Paixão Segundo G.H depois de tanto tempo e ter uma experiência ainda melhor do que a primeira vez, faz desse livro um dos meus favoritos da vida!

Anita 02/02/2023

Você precisa sentir
A paixão segundo GH é um livro para você sentir e não pensar, se você começa pensar demais todo o brilho se perde. Os livros da Clarice são muito conhecidos pela escrita no fluxo de consciência, é basicamente um monólogo interno.

Ao acompanhar todos os pensamentos de GH, podemos nos perder, porque a mente humana não trabalha de forma linear. Entretanto, eu te garanto que você sairá desse livro uma pessoa diferente, você só precisa se permitir.

A narrativa trabalha a ideia de um trauma, de um amor, da neutralidade e, de repente, caímos numa despersonalização, uma desumanização. A barata vai muito além de um animal, a barata é eterna. Aqui você entende muito além do que você pode ver com os olhos, não só sobre o individual, mas também sobre a realidade.

Em muitos momentos a leitura me fez pensar no Mito da Caverna, de Platão, pois a realidade, a verdade e essa sensação de um pertencimento ou até mesmo de humanidade, está muito além do que é visto nos reflexos projetados na parede da caverna.

Shirley.Peixe 25/03/2021

Consegui finalizar...
Lido para cumprir uma LC, mas definitivamente não estava pronta para essas divagações.
Muito reflexivo, existencialista. Até consegui entender alguns questionamentos da personagem e confesso que alguns são coisas que até eu mesma já tinha pensado, porém ainda é demais pra mim a razão pra que tudo chegasse aonde chegou.
Pretendo dar outra oportunidade pra Clarice, mas vai demorar...

Kecia.Viana 19/02/2022

Só sente e vai
Ler Clarice nunca é fácil para mim. Eu sempre pego um livro dela quando não estou bem.

Em meio à crise de ansiedade ela é perfeita. Ela me fez refletir, me sentir, me enxergar e me compreender.

Nos entendemos nas nossas loucuras.

Fabi 02/11/2020

Caramba, Clarice!
Este é um livro difícil de resenhar, pois a cada vez que vc o lê, passa por uma experiência diferente. Escolhi a época certa para ler. E tenho certeza que, se eu o reler em outra fase de minha vida, novas ideias surgirão.

Guilhermo del Toró 01/07/2023

O que é refletido e a forma que o livro reflete é incrível. Um livro complexo, mas uma leitura que vale muito a pena, simplesmente uma obra de arte.

Raul 17/12/2020

Talvez eu na?o seja uma ?pessoa de alma ja? formada?. Consegui extrair muito pouco da mensagem desse livro. Passei a maior parte da leitura me esforc?ando para tentar entender o mi?nimo do que ela queria dizer com aquilo.

Por mais desafiador que um livro seja, notamos o desejo do autor de se fazer compreendido. Mas parece que Clarice na?o quer ser compreendida (talvez nem mesmo por si pro?pria).

Na?o foi uma boa experie?ncia de leitura pra mim, mas tambe?m na?o me fez desistir de Clarice. Entendo que so? na?o foi um livro pra mim.

Kael.Paulino 06/12/2021

Simplesmente incrível, uma das coisas mais sensíveis que li em toda a minha vida. Simplesmente único. Clarice é Clarice. ?

Léia Viana 17/02/2011minha estante
Clarice é a minha paixão literária!

Adoro descobrir o mundo através de suas palavras, adoro desvendar os mistérios de seus textos.
Ela é hermética, perturbadora e filosófica, uma verdadeira bruxa literária, que consegue nos agitar sentimentalmente através de seus escritos.

É impossível ser a mesma pessoa sempre ao ler Clarice.

Neste livro mesmo, em que ela narra a descoberta da paixão através de seus personagens, de uma maneira tão intensa e quase que selvagem, é de tirar o fôlego e de nos deixar com a boca cheia d'água!

São muitos, os conflitos existenciais propostos por Clarice neste livro, o que dá uma oportunidade imensa ao leitor se identificar com o texto e com as sensações experimentadas através dos personagens.

Creio que seja por isso que Clarice não seja fácil de se ler, porque ela nos perturba, nos deixa despido de nós mesmos, de nossos sentimentos.

Adoro ler suas resenhas, mesmo que nossas leituras não sejam assim, tão compatíveis, adoro ler a maneira que você descreve a sensação que um livro exerce em você.

Fabio Shiva 19/02/2011minha estante
Oi meu bem!!!
O seu comentário é uma linda e maravilhosa resenha! Aprendo muito com você, gosto muito de seu jeito de se expressar!!

Léia Viana 20/02/2011minha estante
Por isso que repito sempre: É impossível ser a mesma pessoa ao ler Clarice.
Descobrir quem sê é, proposto o tempo todo por Lispector nesta obra é um desafio e tanto!
Ela faz com que vasculhemos a nossa alma, que nos viremos ao avesso de nós mesmos!
Impossível não se perturbar! Sair imune disso tudo!

Fiz algumas referências a outro grande livro dela: "Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres", creio que você vai adorar a maneira filosófica em que Lispector narra, através de seus personagens, a descoberta do amor. É lindo demais este livro, vale e muito a pena ler.

Tarsila 11/05/2011minha estante
Fantásticos seus comentários sobre o livro! Clarice é magnífica! Minha escritora preferida, quero ler toda a obra dela...

Fabio Shiva 11/05/2011minha estante
Oi Tarsila querida!
Valeu pelas palavras e boas energias!
E olha que sincronicidade: vi seu comentário justamente quando ia iniciar a resenha de "Água Viva"! Clarice é irresistível!!!

Juliana 21/10/2016minha estante
Fábio Shiva, só tenho a agradecer. Suas resenhas muitas vezes me norteiam a escolher qual será minha próxima viagem, no momento estou entre Clarice e Hesse, lendo G.H e Sidarta...belas coincidências, ou não.

Alan360 07/09/2020

Tentei mas infelizmente não deu liga
Este foi o terceiro livro que li da Clarice. Gostei de A hora da estrela, não gostei de Felicidade Clandestina nem de Paixão segundo GH. Tentei mas infelizmente não deu liga com a autora.

Mauro Mendes 20/03/2021

"Uma viagem pela mente da G.H."
Uma mulher de classe média alta, tem um momento de epifania ao encontrar uma barata antes mesmo de iniciar a faxina que havia programado para aquele dia no quarto da empregada que se havia demitido no dia anterior, G.H. teve uma momento de introspecção fazendo-a acessar lugares em seu subconsciente, com assuntos, questionamentos e fases da sua vida que ela sempre negou. Nós leitores faremos uma imersão na cabeça de G.H. durante os 33 capítulos que compõem esta obra de arte, a linha de raciocínio é pouco linear o que nos faz ter um pouco de trabalho para seguir sua lógica e fluxo de ideia porém ao terminar a leitura e meditar sobre o texto é fácil assimilar e compreender algumas coisas.

Gaby 23/01/2023

Clarice Lispector
Eu amo a escrita da clarice, principalmente das suas epifanias, a forma como um acontecimento comum é rotineiro se torna a fonte de uma grande reflexão sobre a vida.

Bheatriz.Lessa 21/03/2021

De forma poética e até científica, G.H entra em conflito interno e através de uma simples experiência de observar uma barata, vê toda sua existência colocada em check.
Não é spoiler, ja que faz parte da sinopse do livro, que ela mesma tenta dar um clímax a sua enxurrada de pensamentos comendo a barata.
O que ela descobre daí é que, apesar de qualquer semelhança material com aquele animal, eles são diferentes. Ela é um ser humano, que compreende agora o seu lugar no universo e está disposta a cumpri-lo.
Essa foi a conclusão que eu cheguei, mas no decorrer da leitura além da experiência metafisica que a protagonista se propõe, também é possível observar críticas socias e políticas que a autora, Clarice Lispector, faz através dessa personagem; uma mulher rica e aos olhos dos outros bem resolvida.

Heitor 13/01/2021

O melhor livro que já li da escritora.
A demissão da empregada doméstica faz com que G.H visite seu quarto e lá encontre uma mobilia que difere do restante da casa, por ser mais simples, bem como espera encontrar um ambiente sujo (leia isso com toda a crítica social possível). A aparição de uma barata faz G.H. refletir sobre as mais diversas perspectivas de sua vida e da natureza humana e divina. O que é o amor? Qual o bônus da paixão? Por que tornamos Deus tão invisível? O medo nos paralisa, mas também nos faz refletir, então por que optar sempre pela paralisia? A Reflexão sobre a criação do mundo, dos animais, das impurezas, do pecado original nutrem os devaneios de G.H. A natureza humana, bem como a sua desvirtuosidade, a sua inumanização são amplamente discutidas e questionadas por G.H. Mãe, animais, amor, paixão, tudo isso não fora criado por Deus? Então por que tanto ousamos desvirtuar tais elementos? Um livro que não fala diretamente sobre romance, ou sobre paixão, mas que consegue falar mais sobre tais temáticas do que um romance ordinário. As críticas sociais que não são inicialmente enxergadas, mas que passam a ser, faz G.H ser uma personagem que se mostra apta a mudar sua mentalidade e sua sensibilidade. Um livro sobre a vida, sobre sociedade, Deus, animais, história, amor, paixão, enfim, um livro sobre o que habita uma pessoa que teme se conhecer por não se conhecer, se não pela visão dos outros. Recomendo ouvir o episódio do Podcast da Clarice, disponível no Spotify, para um diálogo complementar à obra.

Dilaine 07/09/2020

Esperei o momento certo
Eu queria ler esse livro desde os 15 anos, mas agora vi que escolhi o momento certo para lê-lo, esse livro foi uma conversa comigo mesma, ao mesmo tempo que a personagem conversava com ela mesma.