A Guerra dos Mundos

Resenhas - A Guerra dos Mundos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sassa 08/09/2021

Livro essencial
Esse livro me fez apaixonar cada vez mais pelo gênero, é indescritível a sensação de lê-lo, era como assistir uma boa série ou filme, escrita fluída e otima descrição. Wells, vc me conquistou com esse.

Camilli.Meirelles 21/04/2021

Um marco na história da ficção científica
"A Guerra dos Mundos" é um livro de extremos.

Apesar de ser construída em cima de uma proposta inovadora e fenomenal, a narrativa é um tanto arrastada e cansativa. É difícil avançar mais do que algumas poucas páginas por vez e, mesmo sendo um livro bastante curto, foi uma das minhas leituras recentes mais demoradas.

O livro vale a pena e é uma obra merecedora de toda a glória que lhe é atribuída, mas o leitor precisa estar ciente de que o estilo de H. G. Wells não é um dos mais cadenciados e ler grandes porções pode causar um certo esgotamento.

macloie 19/02/2022

Os marcianos chegaram
Primeiro livro do H.G. Wells que li e me surpreendeu bastante. É incrível imaginar que antes dele simplesmente não tínhamos a presença de extraterrestres em obras. Ele representou o estopim para a representação desses seres na cultura pop.
Eu gostei bastante do desenvolvimento da história, apesar de que em alguns momentos, principalmente quando ele descrevia o armamento, me senti um pouco cansada e tinha que tirar um tempo para pensar em toda a informação que tinha absorvido (não é um ponto negativo porque gostei de imaginar todo o universo que Wells criou). Além disso, eu amei o final porque o autor trouxe reflexões mais intimistas sobre a humanidade e concluiu a história de forma tão tão tão inteligente, não imagino outro final.

Recomendo demais!
Rafael Kerr 19/02/2022minha estante

Cheile.Silva 15/05/2021

Marcianos por toda parte
Reler livros que você leu mais jovem é uma nova experiência. Não me lembro de ter aproveitado tanto a leitura de Guerra dos Mundos na primeira vez. A narrativa é excelente, mesmo com linguagem um tanto formal ainda sim é muito fluida. Vale muito a leitura (ou releitura)!

Eukaua 31/12/2021

Clássico do Sci-fi
H.G. Wells é um autor que me encanta, por se pioneiro na literatura de ficção científica.

Tenho muito afeto por suas obras. No entanto "A guerra dos mundos" foi o que menos me prendeu, por ter uma narrativa lenta. Mas é um livro que eu indico para todos os amantes de um bom Sci-fi!
Eukaua 20/01/2022minha estante
Da ficção científica moderna*

geovana.plens 04/02/2022

A ideia é mt original pra época em que o livro foi lançado, mas ele acaba sendo um pouco maçante, em algumas partes parece que vc tá lendo um livro didático.

helotop 19/06/2021

Eu esperava um livro mais difícil de ler e chato até hahaha mas é um ótimo livro, fácil de ler com uma leitura fluida
Demorei mais pra ler do que o necessário mas foi pq eu estava com preguiça
Recomendo :)

Guilh_ 05/10/2022

Uma história a frente do seu tempo
É claro que as ideias de Wells foram completamente inovadoras para a época, entre tecnologias avançadas e evoluções Darwinistas. A forma como Wells narra as suas histórias são intrigantes e ao mesmo tempo totalmente viciantes! Entretanto, para esta obra, achei a primeira parte da história um pouco lenta e exageradamente descritiva, o que acabou a tornando maçante após alguns capítulos. A segunda foi fenomenal e o final realmente muito inesperado e bem pensado. Recomendo a leitura, porém o leitor deve estar ciente destes detalhes para uma leitura mais proveitosa.

Rayhan Chamoun 02/09/2021

Então, eles chegaram...
Para quem não sabe, ''A Guerra dos Mundos'' foi a primeira obra de ficção (1898) a retratar uma invasão alienígena ao planeta Terra, e posso dizer, a obra envelheceu como um bom vinho. A atenção aos detalhes pré-invasão (como descrever as propulsões dos foguetes utilizados para invadir a Terra na superfície de Marte vista através de um telescópio) até a condução narrativa e a estrutura de acontecimentos dinâmica contribuem para um ritmo acelerado e satisfatório de leitura, e posso dizer que foi muito prazeroso experienciar este clássico.

É incrível como H.G. Wells mantém um texto que sempre permanece visual em sua prosa, ao mesmo que reforçando sugestões relacionadas às consequências diretas e indiretas de uma invasão de proporção continental, se atendo tanto em uma escala introspectiva (ou seja, focando os sentimentos dos personagens que vivenciam o ocorrido) como macro em termos de posições governamentais e atitudes e reações mediante constatações que são observadas primeiramente pelos protagonistas da história.

Se atendo a desenvolver uma cadeia de consequências e especulações de acordo com o avanço dos alienígenas, desde simples especulações até excelentes e intrigantes reflexões abordadas ao longo do segundo livro, somado a uma conclusão bem articulada, meu retorno à ficção científica não poderia ter sido melhor e fica a recomendação para qualquer um que queira conhecer a inspiração que deu origem a muitas batalhas entre extraterrestres e humanos!

site: instagram/rayhan_chamoun

GoomesH 22/08/2023

Uma experiência incrível!
Desesperador, sufocante e solitário. Guerra dos Mundos me prendeu do início ao fim, eu era o protagonista. O autor encerra a jornada de maneira excepcional ao final do livro.

Mila 07/04/2023

Por ser.um livro escrito há muitos anos, utiliza uma escrita rebuscada e um pouco difícil de compreender e isso não gostei muito pois procurava uma leitura mais leve.

No entanto me surpreendi, a história é muito boa e a cada capítulo senti mais e mais vontade de continuar lendo. A escrita me incomodou no início, mas depois me acostumei e fluiu.

Alan Santana 20/03/2021

Ficção científica com ênfase na ciência!
Não é à toa que Wells é considerado o pai da ficção científica, ele mescla a ciência com a fantasia de modo genial e original. A história é crua e monótona, nada daquelas cenas de ação e tecnologia que geralmente encontramos nesse gênero; Wells expõe o conhecimento sobre anatomia, fisiologia, microbiologia e astronomia que detinham no final do século XIX, encaixa tudo isso numa invasão alienígena e propõe como seria a reação da humanidade frente a isso, além de criticar a ideia de superioridade do ser humano frente à outras espécies. O mais interessante, porém, se dá no final, na resolução da invasão alienígena: é abrupto, direto e absolutamente genial! Faz muito mais sentido do que um confronto direto entre humanos e alienígenas e uso excessivo de armas e explosivos.
O problema da obra é o mesmo que há em muitas obras do século XIX: o lenga-lenga. Autores como Wilde, Stendhal, Victor Hugo (esse então, nem se fale) e muitos outros da mesma época criaram obras geniais, clássicos, mas abusavam ao extremo da dissertação detalhista. Com Wells não é diferente, o autor gasta muito tempo detalhando coisas absurdamente inúteis, no nível de ?olhei pra cima, olhei pra baixo, virei pra rua x, desci pela rua y, olhei pro lado, tomei banho gelado, tomei whiskey, depois voltei pra rua z e vi um cachorro?, tudo isso enquanto ocorre uma invasão alienígena que está dizimando a humanidade (???). Isso acaba tornando a leitura maçante e difícil de ler mais do que 20/30 páginas por vez.
Mas a leitura é muito mais do que válida e recomendada para qualquer um que goste de ficção cientifica!

Chagas 03/07/2021

Obra completa
Muito mais do que eu esperava, Wells nos trás o pensamento de que não estamos sozinhos e que mesmo seguro, nós mesmo somos os monstros do nosso planeta.
Abordado de forma totalmente atrativa, Wells definitivamente sabia o que estava escrevendo quando criou essa obra

Tiago.Salles 15/08/2021

Bom, mas poderia ser melhor!
Uma ideia muito interessante, inovadoras e espetacular para época, porém na visão de hoje, poderia ser mais desenvolvida e menos detalhada sobre as atrocidades marcianas .

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6