A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tiago.Salles 15/08/2021

Bom, mas poderia ser melhor!
Uma ideia muito interessante, inovadoras e espetacular para época, porém na visão de hoje, poderia ser mais desenvolvida e menos detalhada sobre as atrocidades marcianas .

Chagas 03/07/2021

Obra completa
Muito mais do que eu esperava, Wells nos trás o pensamento de que não estamos sozinhos e que mesmo seguro, nós mesmo somos os monstros do nosso planeta.
Abordado de forma totalmente atrativa, Wells definitivamente sabia o que estava escrevendo quando criou essa obra

Estevam.Moraes 15/11/2021minha estante
Só alegria de ver vc lendo ele rs um dos iniciais dos primórdios da ficção científica, mostrando a insignificância humana contra a devastadora força inimiga e que no fim a terra sabe se defender melhor sozinha do q nos. Ponta pé inicial ótimo! Espero ver mais resenhas sobre esse tipo de literatura s2

daniella16 27/06/2022

Um pioneiro que não me encantou
Eu já havia lido anteriormente duas outras obras desse autor aclamado que veio no box da editora pandorga, e por fim restava-me ler guerra dos mundos.
Dias antes eu assisti o filme baseado no livro, mas é claro que ambos apesar de terem a mesma premissa são completamente diferentes.
Guerra dos Mundos foi um livro que me interessou nas primeiras 20 páginas e nas últimas 20 também, fora isso esse vão foi muito cansativo para mim.
Foi uma leitura arrastada, e mesmo eu reconhecendo a importância dessa obra para o desenvolvimento de tantas outras com esse mesmo objetivo, ainda assim eu me senti cansada lendo, talvez seja pela descrição quase minuciosa que o narrador faz o que nos deixa mais entediados do que interessados pela leitura.
Enfim, foi um livro que não gostei/aproveitei tanto, mas pude identificar elementos percursores nesse ramo de invasão de aliens no planeta terra

Thiago.Moreira 23/03/2022

200 páginas que pareciam 2000
Que livro arrastado! O autor é muito detalhista e isso cansa. Reconheço a importância da obra, mas não foi minha melhor experiência.

Vanessa 03/02/2021

Ficção mais realista
Eu amei a leitura de Guerra dos Mundos, sempre gostei da narrativa de Wells é a obra mais detalhada dele. Foi incrível poder ver a visão dele se o mundo fosse atacado por vida extraterrestre. A riqueza de detalhes nessa obra é o que a deixa quase real, como se tudo realmente tivesse acontecido. As emoções e surpresas e desespero dos personagens, você consegue sentir tudo isso junto com eles.
A única coisa que me incomodou um pouco e fez com que a minha leitura se pronlongasse mais, foi detalhes de lugares, ré e coisas desnecessárias, apesar de entender que para a época e público que ele escreveu, fazia todo sentido.
De resto, o livro é incrível e vale super a pena, porque mesmo você pensando que já assistiu muitos filmes ou livros inspirados nessa obra, nem se compara você ler a original. Vale super a pena pra quem gosta desse estilo de leitura.

cherry.pie 30/11/2021

uma história viciante e intrigante. consigo entender porque as pessoas se assustaram tanto com sua narração nós anos 30...

rianke 17/03/2022

O primeiro ponto muito curioso da história é que ela foi narrada de forma tão realista pela rádio que uma boa parte dos Estados Unidos acreditou que era verdade. Aquela famosa fake news, logo desencadeou uma série de problemas com supostos marcianos que invadem a terra e nuvens de fumaça de gás letal, todas essas fake news se alastraram por diversos lugares do mundo.

A Guerra dos Mundos, de H.G Whells é mais uma daquelas histórias de ficção que passam dos limites do seu tempo e se eternizam. Durante a leitura temos que lembrar que a história foi escrita em 1898, portanto foi a primeira vez em que uma história falou sobre a Terra ser invadida por seres de outros planetas.

A história tem um contexto em que a terra é invadida por ETs que estavam buscando sobrevivência, nesse momento você começa a notar o quanto esses seres de outro planeta tem muitas vantagens sobre os humanos, pois eles não ficam cansados, não sentem fome e não perdem o foco, então quando é sobre sobrevivência, eles não hesitam, além da tecnologia deles que são muito superiores a tecnologia dos humanos.

Outro ponto muito interessante é a estética que Whells deu para os marcianos, suas peles moles e babosas, seus olhos grandes, seus crânios muito maiores que o dos humanos por terem uma inteligência muito superior a nossa, etc.
Essas aparências tiveram algumas distorções durante filmes que em seguida foram lançados, revistas e livros, mas todos eles vem do fruto da imaginação que um dia o Whells escreveu, e esse tipo de aparência sempre vai ficar nas nossas mentes.

Ao chegar a terra por cilindros metálicos os marcianos começam a construir máquinas que tinham um linha de calor letal, que hoje conhecemos como arma laser, e todos que se aproximam do local morriam.
Logo após ao primeiro ataque dos marcianos o narrador leva sua esposa para uma cidade distante, para que ela fique próxima da sua família e fique segura até que os marcianos sejam destruídos. Quando o narrador volta a sua casa vê os ETS em máquinas com tripés metálicos, usando armas como raios carbonizadores e fumaças intoxicantes, se alimentando de humanos e destruindo tudo que encontram pela frente.
Á única coisa que me deixou um pouco decepcionado foi o final, pois o narrador ao levar sua esposa conta que um navio conseguiu derrota duas máquinas, ao ler isso achei que a derrota dos marcianos seria através da luta contra humanos, mas não foi bem assim?.
De certa forma, o livro é magnífico, sua história é muito boa, também fala sobre o egoísmo dos humanos na questão do ?cada um por si?, mas também fala de quando os humanos se juntam para ajudar o próximo, essa obra não deixa de ser incrível principalmente quando pensamos na imaginação que desencadeou tantas histórias futuras, obras, entre outros. Por isso é importante fazer a leitura do mesmo.
Gaab '-' 03/04/2022minha estante
Obra única... vejo apos a conclusão do box que o ator realmente seguia a frente do seu tempo... agora digo que ele me fez me interessar muito mais no assunto ficção científica...

Nuza 29/01/2021

"-Isto não é uma guerra -"
Como um pré cursor da descrição de como seria um ataque alienígena, Wells usa de detalhes que, podem parecer, a alguns olhos, desnecessários e maçantes, mas que nessa obra enriquecem o cenários do que poderíamos ver, sentir ou até fazer caso ouvesse uma invasão alienígena. Nós como seres inferiores, não seria uma Guerra. Embora muitos possa meio que conhecer a história por filmes ou ouvir falar, nada pode substituir a incrível sensação que é ler esse livro.

neia 22/06/2021

Maravilhoso
Esse livro me arrebatou desde as primeiras páginas, as ações dos personagens diante do objeto que caiu do céu, mesmo depois que já se sabia do que se tratava o objeto, a curiosidade prevalece mesmo diante do perigo eminente, é claro que achei que demorou para os Ets começarem a destruição, mas não foi nem um pouco tedioso acompanhar essa narrativa, fica bem claro o que o autor queria um grande exercício de empatia, afinal somos como humanidade, impiedosos quando se trata de outros animais.
Ao aceitar ler esse livro como uma indicação e convite para leitura coletiva, descubro que gosto de ficção Cientifica, e gosto muito!!! E começo com o pai da coisa toda!!!

Alyne 19/05/2021

É minha primeira experiência com a escrita do H. G. Wells e gostei bastante. O livro não possui uma narrativa alucinante e cheia de ação pois sua proposta é diferente, mas não deixa de ser boa.
Em muitos momentos eu ficava me imaginando naquela situação junto com o personagem, o que eu faria e como seria pois as suas descrições instigam nossa curiosidade e imaginação.
O que deixa a obra ainda melhor é saber que foi um marco pra época. Esse é sem dúvida um clássico da ficção científica que vale a pena ler.

Ravena 12/12/2020

Super Atual
Este livro é um ótimo livro para quem gosta de ficção científica.
Engana-se quem acredita que por ser um livro relativamente pequeno (200 páginas) contenha uma história Rasa.
H.G.Wells foi realmente um visionário criativo, criando ambientes ricos em detalhes em que se é possível uma ótima imersão na trama, o começo é um pouco lento no entanto não é o suficiente para atrapalhar a experiência de leitura.
É incrível que um livro do século 19 ainda seja tão atual.

Quanto a edição: o livro tem uma capa de brochura texturizada de ótima qualidade as orelhas são grandes contendo a da frente uma citação do livro e a de trás informações sobre o escritor, as páginas tem uma boa gramatura e são amareladas que evita o cansaço ao ler, encontrei apenas erro ortográfico o que provavelmente será corrigida em uma edição posterior, Ah também um capítulo especial com curiosidades sobre o livro que é muito legal, editora PandorgA está de parabéns.

Leo - Blog Livreiro. 31/05/2022

Wells soube finalizar essa obra
Esse foi meu segundo contato com obras do H. G. Wells e posso dizer que fez bem eu não ter desistido do autor. Ele comprova mais uma vez a inteligência e a sagacidade de Wells na elaboração de enredos de ficção científica. Esse livro é muito bem construído e finalizado, principalmente quando se leva em conta a época em que foi concebido, há mais de 120 anos.

E tudo se inicia quando sondas caem nas proximidades de Londres e causam um cenário de guerra. A destruição vivida de forma imaginária pelos ingleses naquela região é quase um presságio do que a Europa viria a viver anos depois com a 1ª Guerra Mundial. E tudo é narrado por um cidadão londrino comum e em alguns momentos por seu irmão desaparecido.

Entre idas e vindas, o narrador precisa se esquivar de monstros trípodes e multidões agitadas, fugir a pé ou sobre carroças, lutar para sobreviver e ajudar outras pessoas, enquanto tudo é dizimado pelos marcianos. São intensos dias narrados até o declínio da invasão.

O autor descreve de forma detalhada as características dos alienígenas, algo comum no nosso imaginário, mas que são revolucionários para a época. E tudo é constantemente embasado nas descobertas científicas e nas teorias evolutivas humanas. Pontos que ajudam o autor a criar um desfecho excelente para a obra, me deixando completamente surpreso.

Embora seja um livro melhor do que “A Máquina do Tempo”, o fator que prejudica a obra de Wells é o mesmo, a sua escrita. Com poucos diálogos e cheia de parágrafos generosos, eu me senti um pouco cansado em ler muitas páginas seguidas, o que me fez demorar mais com a obra. Porém, ainda assim, recomendo bastante a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6