A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Egídio Pizarro 12/07/2022

Muito mais que ficção científica
"A guerra dos mundos" escancara a pequenez da humanidade e a soberba dos humanos enquanto espécie. Leiam!

hilljmo 30/05/2022

Marcianos: por que tão brancos??
O último desse box da editora Pandorga. Em a guerra dos mundos, podemos ver como Wells é visionário e criativo. A história é simples, acompanha nosso personagem principal durante uma invasão alienígena na Londres do século XIX e pode até parecer batida por conta das inúmeras histórias de aliens que já vimos na história do cinema, mas na verdade ela é precursora de muitas ideias que vemos hoje em dia. Por conta de já ter visto essa abordagem em muitas formas, achei a leitura um pouco arrastada e o final um pouco anti-climático, mas a ciência que embasa o narrador poderia muito bem ser realidade (uma vez que Wells era biólogo). Uma parte muito interessante de se destacar é a forma como a invasão vai começando lentamente até se tornar uma realidade aterradora, principalmente por conta do lapso do sistema de comunicação da época, isso transmite o sentimento de desespero de quem já sabe o que está acontecendo e a ignorância de quem não tem conhecimento ou não leva a sério as informações passadas. Há também de se destacar o cunho político da história, uma vez que os marcianos podem ser vistos como os colonizadores que chegaram em solo africanos e americanos. Em suma, temos uma caracterização de personagens muito interessantes, mas uma história que passou um pouco arrastada para os dias de hoje.

cosmic hobo 05/02/2021

A Guerra dos Mundos
Eu acho que criei muitas expectativas para esse livro. Fui presenteado por uma narrativa que, por mais que não deixe de ser interessante, me pareceu muito monótona na maior parte das vezes. Talvez eu esteja muito mal acostumado com histórias de invasão alienígena cheias de ação e que foquem mais nas consequências físicas ao invés das consequências psicológicas e sociais, como foi apresentada no livro. Me pareceu que o começo da história estava construindo um grande desfecho, porém a derrota dos marcianos foi tão súbita que fiquei um pouco insatisfeito.
No entanto, eu estaria mentindo se eu dissesse que a história não é interessante e recomendável. Há elementos fundamentais da ficção científica em A Guerra dos Mundos, e na minha opinião é fundamental que um simpatizante do "Sci-Fi" leia essa obra ao menos uma vez. A reação dos humanos ao tomarem conhecimento dos inovadores de outro planeta é bastante compreensível, e pude visualizar como a sociedade inglesa do final do século XIX reagiria aos alienígenas.

Luiza.Castro 17/08/2020

Clássico da ficção científica
É a minha terceira leitura do autor, e que prazer poder ler a origem de várias referências que já presenciei. Com a escrita em primeira pessoa, Wells nos presenteia com um dos maiores clássicos da ficção científica: a invasão extraterrestre. Para quem se está acostumado a imaginar ETs como humanoides, é um presente tê-los não só de uma forma completamente desconhecida como seres com ideais violentos e hostis.

Gaab '-' 03/04/2022

Imaginar que H. G. Wells em 1898 eternizou a base das aparências de um alienígena... sua criatividade me surpreendeu... além da capacidade de abordar assuntos científicos de forma simples...

Vieram para nosso mundo e apenas tentaram fazer o que homens com poder fazem uns aos outros... assim como ja ocorreu em diversos momentos na história da humanidade...

Saber da curiosidade do fake no radio feito por Orson Welles em 1938 mostra o tanto que a obra tem peso mesmo apos muitos anos da sua publicação... nos deixando com raízes para formação de outras obras e até filmes no presente...

Podemos ver citações sobre a Teoria de Darwin e militância política de forma didática, sendo também considerada uma obra que prevê o futuro...

Recomendo sem sobra de dúvidas, e para quem gosta de títulos sobre esse assunto, recomendo em dobro...

Capeleti 15/11/2023

A invasão marciana
Que livro bom, sinceramente, a experiência de leitura é outra nível, a fluidez da sua escrita é espetacular, além de ser rico em detalhes, é uma nova perspectiva de história num contexto diferente do comum.

O livro é uma narrativa do personagem principal, com suas emoções sendo expostas de forma sincera e clara, somos cativados pela história e somos levados junto pela emoção do personagem.

Os detalhes da escrita do livro são excepcionais, você enxerga com clareza, sem muito esforço, o mundo e como ele está sendo dominado pela nova raça marciana.

Por tanto, concluo que esse livro é mágico em sua ficção, te levando ao um mundo novo, sua história se perde um pouquinho em alguns momentos, mas nada que influencie a experiência, enfim um livro deslumbrante e inovador, principalmente pela época em que foi lançado, recomendo.

André Aquino 16/01/2022

H. G WELLS É INCRÍVEL ?
O melhor livro do H.G wells, narra a historia da humanidade.

Vivemos sozinhos no universo? Para Wells a humanidade é o grande erro, e o erro custa caro.

Favoritaço!
????

Daniel.Engelmeier 09/03/2023

Um ótimo livro
A guerra dos mundos, é uma ótima história, que não se aprofunda tanto nos personagens, mas traz uma narrativa bem envolvente. Se pensarmos em quando ela foi escrita, se torna melhor ainda, não é nada datada, e na minha opinião é uma visão bem realista do que poderia ser uma invasão à Terra.

Carolina Del Puppo 30/11/2021

É porque sou fã de HG Wells
Após as leituras de a máquina do tempo e o homem invisível, a guerra dos mundos é pra finalizar, mas ano que vem espero tbm ler a Ilha do dr Moreau.
Acho esse autor uma pessoa fascinante, ele é realmente um visionário, eu o leio pois sei da importância de suas obras.

Suruassossaurus 27/08/2023

O ponto mais alto da imaginação de H. G. Wells
Definitivamente um marco da ficção científica, A Guerra dos Mundos é uma narração da breve invasão marciana na Terra contada por uma testemunha que passou por diversas situações, primeiramente fugindo com a esposa e, após se separarem (por um ato estupendamente cavalheiresco e estúpido ao meu ver), tentando reencontrá-la. O narrador, um inglês tradicional morador de uma pequena cidade e que pouco revela sobre a própria identidade, origens nem outros detalhes da sua vida além do mínimo necessário para apresentar sua história, detalha como, em 1899, presenciou a chegada de estranhos objetos, aparentemente disparados de Marte por uma espécie de canhão (este livro antecede os aviões, quem dirá qualquer espécie de foguete ou disco voador).

Uma a uma, as esferas caem no coração do orgulhoso Império Inglês, causando dúvidas e estranheza aos habitantes que, sem saber o que pensar, aguardam com otimismo o primeiro contato. Deste ponto em diante tudo o que acontece é um exercício contínuo de humildade para a humanidade. A maior potência da Terra na época mal obtém alguma vitória sobre os invasores e, quando acontece, é por um golpe do acaso ou ao custo de muito sacrifício. Neste cenário o narrador encontra personagens que colocam em em cheque coisas que temos como certas e seguras, tal qual a religião, a ordem militar e a própria humanidade, incluindo a do protagonista.

Aqui ressalto o exercício incrível de imaginação do H. G. Wells: ele simplesmente, até onde sei, consolidou as fundações de todas as futuras histórias de invasão alienígenas. Mais ainda! Armas de raios, veículos gigantes que, por falta de parâmetro comparativo, geram descrições curiosas como "uma panela com uma tampa redonda piramidal no topo apoiada sobre um tripé ágil e flexível", a aparência grotesca dos invasores, sua superioridade técnológica e seus planos contra nós, tudo se iniciou aqui.

Por não se aprofundar tanto nos personagens e focar apenas no relato, a leitura pode ficar um pouco cansativa dentre as diversas explicações e teorias que ele costura entre o relato para o melhor entendimento do leitor, contendo muitos conceitos científicos sobre física, biologia em várias ramificações, sociologia e psicologia. Contudo há momentos simplesmente sensacionais e, dizendo isso, a aparição do Thunder Child, um aríete da Marinha Real, é uma das partes que mais me empolguei, ainda que seja curta.

Este, também, é um dos livros que me fez perder um pouco de interesse em filmes baseados em obras literárias. Junto de Eu, Robô e Eu Sou a Lenda (embora este último continue sendo, para mim, um bom filme), criei a preferência por absorver as histórias escritas em vez de assistidas.

Aqui deixo, também, minha opnião que se tem um período perfeito para historias fantásticas de todo tipo é o período entre 1850 e 1910. As rápidas mudanças sociais, políticas e técnológicas tornam possível enredos onde reis e sindicatos interagem entre si em uma cidade em que em um bairro acontece um ritual de magia para invocar um demônio enquanto no outro lado dela um cientista cria uma arma de raios. Carros e carruagens, armas de fogo e espadas, o romantismo nostálgico e o progresso capitalista, tudo com o charme de uma história de época valoriza as obras que, escritas durante esta época ou posterior a ela, ganham minha preferência.

Finalizo esta resenha reconhecendo a Guerra dos Mundos como um dos meus livros favoritos, sendo uma excelente introdução para quem deseja conhecer os clássicos da ficçâo científica.

Taylor 02/08/2023

Life on Mars
Eu gostei bastante desse livro, a premissa e o desenvolvimento da história me deixaram imerso na obra.

Levando em conta a época em que foi escrito, é bem interessante ver o que era considerado uma tecnologia avançada e os detalhes sobre q biologia dos marcianos.

Em resumo, é um bom livro e eu gostei da escrita e história, mas o final deixou a desejar. Fiquei com a impressão de que o autor chegou na reta final do livro pensando "e agora, como eu finalizo isso aqui?"

Obs: em alguns momentos, os marcianos me lembraram os titãs de Shingeki no Kyojin.

Juju 07/03/2021

A guerra dos mundos.
A bom agora estou com medo de meteoros , de deixar a cortina aberta e de ser transformada em uva passa por causa dos aliens ????

Fefê 17/04/2022

Melhor que homem invisível
Narrativa rápida. Começa normal com um dia comum, se não me engano um domingo, e começa a acontecer coisas absurdas (coisas caindo do céu, raios que desintegram seres em um minuto e as melhores armas não são o suficiente para deter os invasores). No primeiro momento ninguém acredita, mas quando eles percebem que isso realmente está acontecendo (acho que a sensação que o escritor quis passar é de soberba e incredulidade referente a extinção da raça humana) começa o caos e desespero. Um livro frenético, para a época que foi escrito.

joaovictor 22/03/2024

Guerra dos mundos
A obra mais influente de hg wells inspirando outras obras do genero
É realmente bom,mas só bom e não incrivel
É simples e tem alguns conceitos e ideias interessantes(não que eu concorde com todas)
É um livro bom vale a leitura

Simone 29/06/2021

Livro muito bom, não é a toa que se tornou um clássico e uma referência. Entretanto, tenho que assumir que achei muito cansativo em algumas partes em que ele explicava a mesma coisa pela milésima vez. Mas acredito que o que mais me decepcionou foi como os marcianos foram derrotados, a gente lê e espera uma coisa excepcional, porém ganha algo bem sem graça e "simples".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6