A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Anderson Fohr 07/01/2021

Excelente obra
Ressalta a importância de compreender a vocação, a consagração à vida intelectual e à verdade. É interessante compreender a qualificação do caráter e a valorização do trabalho, da dedicação, do recolhimento à sua cela monástica e a fazer tudo para a glória de Deus.
É impressionante a quantidade de ensinamentos contidos em poucos páginas. Excelente obra.

Wes Janson 30/08/2020

Obrigatório!!!
A excelência desse livro o torna leitura obrigatória para quem ama o ato de ler, de aprender, de adquirir conhecimento através dos livros. Mais ainda para os que pretende malgo além de serem o pólo passivo desse processo, se tornando escritores, mesmo que seja apenas para fixação da leitura, mas quem sabe para publicação.
O livro vai desde a importância da leitura para se tornar um guia prático de como fazer isso de forma a apreender o que se leu de forma mais efetiva, utilizando a memória e anotações por exemplo. O autor conversa diretamente com o leitor, fazendo nos sentir um aprendiz diante de seu mestre.
Possui muita citações cristãs (principalmente católicas), mas que são universais, o que o transforma em um livro para qualquer pessoa, mesmo que não se enquadre nessa categorias.
Um livro que deveria ser parte de nossa formação como pessoas, indicado por todos os professores de literatura, ao menos a partir do ensino médio, mas que dependendo da pessoa, pode (e deve) ser lido ( e relido sempre) dos 8 aos 80. Seus ensinamentos não se restringem a leitura, mas acabam por se tornar sabedoria para a vida em si. Não se justifica ele ser esquecido pelo nosso sistema de ensino, pois o único senão foi ter lido apenas agora, já na metade da vida.
Transformou minha forma de ver a vida e até mesmo de viver, tanto no aspecto pessoal como profissional!
Se eu tivesse que indicar apenas um livro para as pessoas lerem, seria esse!!!! Excepcional!!!

Tatiana Hollanda 05/06/2020

Definitivamente não é um livro de uma leitura só. É necessário para quem deseja a busca pelo conhecimento como uma missão de vida e uma construção do espírito.

Sidney.Muniz 04/04/2021

O autor traz dicas muito boas como leitura, organizar a vida, trabalho, escrever, espiritualidade e outros.

Joane Medeiros 27/02/2021

um bom guia de virtudes
não costumo ler muitas obras como essa, boa parte não me serve pessoalmente (em questões de fé e cosmovisão cristã), mas nenhuma leitura é vã e Sertillanges possuía uma mente genial e inspiradora.

Thiago.AugustoCG 30/03/2021

Bom livro... Achei ele meio que um guia, vai ensinando como estudar, ajudando com
Ideias em todas as partes da leitura

Rosa â¡ 12/06/2020

A Vida Intelectual
Não sei como descrever esse livro. Aos meus poucos 17 anos de idade ele acrescentou muito.
Dentre as inúmeras lições e mensagens que Sertillanges nos passa, claramente a mais importante é, em qualquer circunstância, buscarmos a verdade acima de qualquer coisa. O que acabei percebendo é que a verdade está em todo lugar, só não a segue quem não quer, porque nós sabemos dela e mesmo assim fingimos que não a conhecemos.
Poderia citar aqui todos os outros ensinamentos que acrescentaram em minha vida, mas acho muito melhor que as pessoas descubram sozinhas o que elas podem tirar do livro.

Gab 28/01/2021

Desenvolver o Espírito
Essa obra do Padre Sertillanges foge à princípio do título da obra, o que seria uma vida intelectual!?
Assim, uma vida intelectual está mais longe do que premiações acadêmicas e outras situações ligas ao EGO é mais próximas do autodesenvolvimento espiritual.
Recomendo muito a leitura!!!

Grasi Lourenço 20/03/2021

Organizador de ideias
Foi assim que me senti ao ler esse livro, organizando minhas ideias e pensamentos sobre o que estou fazendo, sobre o que fiz e sobre o quero fazer em relação a tudo na minha vida. Espero que a experiência demitiras pessoas seja tão rica quanto a minha! Recomendo e muito a leitura!???

Valério 08/02/2019

Valioso roteiro
Sertillanges apresenta diversos conselhos para aqueles que querem uma vida dedicada ao estudo e aperfeiçoamento, ainda que tenham outras obrigações em seu dia a dia (considera que basta dedicarmos duas horas por dia ao nosso aprimoramento pessoal).
Além de filosofar sobre a importância do saber, traz dicas práticas para ser bem sucedido como estudioso, tais como saber separar as principais obras, ter o tempo de lazer, o cuidado com as distrações.
Obra apoiada em São Tomás de Aquino.
Vários trechos dignos de nota mostram um livro bem escrito e ideias bem desenvolvidas. Fica um deles:
"O intelectual não é filho de si mesmo; ele é filho da ideia, da Verdade eterna, do Verbo criador e animador imanente a sua criação"

O livro tem base Cristã, mas pode ser lido mesmo por ateus, bastando para isso desconsiderarem trechos que remetem diretamente à religião.
Davi.Rezende 21/02/2019minha estante
Será que é melhor ler esse primeiro ou O Trabalho Intelectual - Jean Guitton?

Thiago 13/06/2020

UM ÓTIMO LIVRO !!!
Atualmente onde todos "cagam" opiniões de tudo e todos, este livro nos ensina como viver da melhor forma, tanto no trabalho intelectual, como na vida. Vale a leitura !!!!
De 0 a 5.

3 - Compre sua solidão, é nela que o trabalho acontecerá
4 - Esteja sempre atento as dicas do universo
5 - É preciso acreditar no seu mestre
6 - Escolha bem os seus livros

"A FONTE DO SABER NÃO ESTÁ NOS LIVROS; ESTÁ NA REALIDADE E NO PENSAMENTO"
"Os livros são placas de sinalização; a estrada é mais antiga, e ninguém pode fazer por nós a viagem para a verdade. O que um escritor disse não é o mais importante; o que nos interessa é aquilo que é, e nosso espírito deve se propor não a repetir, mas a COMPREENDER, ou seja, a apreender com ele, ou seja, a absorver vitalmente, e finalmente a pensar por si mesmo".

Padre Sertillanges

Bruna 08/05/2019

Esse livro pode dividir a sua vida de leituras.
Eu sempre me perguntei porque eu sinto prazer na leitura. Em algumas dessas ocasiões cheguei a pensar que estivesse lendo para "aparecer" ou para me distrair.
Nunca pensei na vida de leitura como um caminho para a vida intelectual, mas secretamente meu espírito ansiava por uma definição de vocação.
Não posso dizer que sou uma intelectual. Mas quando li nesse livro que a vocação intelectual é perseguir a verdade e se deleitar nessa busca meu coração parou por alguns segundos e agora nada me tira da cabeça que talvez minha vocação seja a investigação e a verdade.
Leia esse livro! Faça um favor ao seu intelecto!

Ezequiel.Soares 23/08/2019

Você não pode passar dessa vida para outra sem ler esse livro.
O melhor, até o momento, que li esse ano

Gomes 09/05/2021

Ótimo livro. Com certeza faz um bom papel para aqueles que planejam tomar uma "vida intelectual", assim como para aqueles que querem apenas saber como conciliar uma vida de paz.

Marcio.Leandro 24/07/2020

bastante inspirador, pra quem deseja iniciar na vida dos estudos, um livro que não pode passar em branco na lista de leituras