A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Marcio 27/04/2021

Não basta apenas uma leitura
Quem teria coragem de criticar um livro indicado por 100% dos influenciadores e intelectuais da atualidade. Eu que não! Essa é a minha segunda leitura desse livro após cerca de 8 anos. Estava animado e bem disposto para a leitura, já que esperava que dessa vez a maturidade e a experiência me ajudassem na melhor assimilação do conteúdo. Infelizmente não foi o que aconteceu. O que compreendi é o mesmo de 8 anos atrás, e naquela época sabia que o livro poderia oferecer mais. Termino essa segunda leitura com o mesmo sentimento, mas agora percebo que o livro em si, sua forma de escrita também contribuem para a dificuldade na apreensão do conteúdo. É inegável o conhecimento demonstrado pelo Pe. Sertillanges acerca do assunto. A questão é que, acredito que por conta do seu estilo, após apresentar um argumento ele o desenvolve à exaustão e emprega para isso uma escrita filosófica e poética. No meu caso, a cada tópico apresentado eu absorvia a ideia inicial e depois "me perdia" no desenvolvimento do argumento que para mim acabava sendo cansativo fazendo com que de repente me perguntasse "do que ele está falando mesmo?". Já estou agendando a releitura dessa obra que precisará ser feita com MAIS calma e com a ajuda de algum guia se quiser realmente absorver TODO o seu potencial. Qualquer um que diga que leu de forma rápida acredito que não tenha absorvido integralmente a mensagem do Pe. Sertillanges.
Quanto a apresentação física o livro tem ótima diagramação de leitura agradável e boa encadernação. Não encontrei erros de ortografia ao longo do texto.

Roger 14/03/2022

Inspirador e surpreendente.
Certamente um livro para moldar parte do caráter do leitor. A obra trás excelentes conselhos de vida, trabalho, família, leitura e filosofia. Me surpreendeu positivamente!

Patty Ferreira 20/08/2023

A Vida Intelectual de Antonin Sertillanges é um guia sobre como cultivar uma vida intelectual rica e significativa, destacando a disciplina, o compromisso com a verdade e a importância de hábitos e ética sólidos.

Aqui estão alguns pontos-chave do livro:

1. A Importância da Disciplina Mental: Sertillanges enfatiza a necessidade de disciplina mental para se tornar um intelectual eficaz. Isso envolve foco, concentração e um compromisso com o aprendizado contínuo.

2. Hábitos e Rotinas: Ele destaca a importância de estabelecer hábitos e rotinas diárias para aprimorar a produtividade intelectual. Ter um horário fixo para o estudo e a reflexão é crucial.

3. Leitura Crítica: Sertillanges incentiva a leitura crítica, sugerindo que os intelectuais devem questionar, analisar e debater ideias em vez de aceitá-las passivamente.

4. Solidão e Silêncio: Ele defende a solidão e o silêncio como condições necessárias para o pensamento profundo e a criatividade intelectual. Distrações devem ser evitadas.

5. A Importância da Cultura Geral: Sertillanges enfatiza a importância de uma ampla educação e cultura geral para enriquecer o pensamento e as perspectivas.

6. Ética Intelectual: Ele destaca a necessidade de uma ética intelectual sólida, que inclui honestidade intelectual e integridade na busca do conhecimento.

7. O Papel da Religião: Como um filósofo dominicano, Sertillanges também aborda a importância da religião na vida intelectual, argumentando que a fé pode ser uma fonte de inspiração e orientação.

8. A Vida Equilibrada: Ele enfatiza que a vida intelectual deve ser equilibrada com outras dimensões da existência, como vida social, física e espiritual, para uma realização plena.

9. A Busca da Verdade: O cerne do livro é a busca constante da verdade. Sertillanges argumenta que a vida intelectual é uma jornada de descoberta e compreensão do mundo e de si mesmo.

10. O Chamado à Vida Intelectual: Ele encoraja os leitores a abraçar a vida intelectual como um chamado, uma vocação que pode trazer significado e propósito profundos à vida.

Daynna Kate 09/09/2021

Encantador! De causar suspiros.
Sua teoria é tão leve. A filosofia do alto. O autor se baseia nos 16 conselhos de São Tomás de Aquino para adquirir o tesouro da ciência. Sendo eles:
1. Escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente, pois é pelo que é fácil que convém chegar ao mais difícil. Este é, portanto, o meu conselho, e uma instrução para ti.
2. Quero que sejas lento para falar e lento para dirigir-te ao parlatório.
3. Guarda a pureza de consciência.
4. Nunca deixes de dedicar-te à oração.
5. Frequenta com amor tua cela, se queres ser introduzido na adega de vinhos.
6. Mostra-te amável com todos.
7. Não te preocupes com as ações dos outros.
8. Não sejas familiar demais com ninguém, pois o excesso de familiaridade engendra o desprezo e dá ocasião para afastar-se do estudo.
9. Não te envolvas de maneira alguma com as palavras e ações dos leigos.
10. Evita sobretudo os passeios inúteis.
11. Não deixes de imitar a conduta dos santos e dos homens de bem.
12. Não consideres de quem ouves as coisas, mas tudo o que se disser de bom, confia-o à tua memória.
13. Tudo que leres e ouvires, põe em prática, para o compreenderes.
14. Esclarece tuas dúvidas.
15. Esforça-te para armazenar tudo que puderes na biblioteca do teu espírito, como quem enche um vaso.
16. Não busques o que está acima de ti.

Tudo é colocado sob a mesma perspectiva. O todo da vida. A saúde, o descanso, as relações interpessoais, a relação com o Divino e o próprio estudo são postas como um todo e partes de um só. Tudo tem relação e faz parte da Verdade. O intelectual não é apenas o que se dedica ao estudo, mas o que vive a Verdade e pela Verdade. O intelectual não o é apenas em determinados momentos, mas possui uma vida intelectual, pois sabe que tudo faz parte de uma só vida.
O livro é simplesmente completo! Não há como ler apenas uma vez. Houveram momentos em que o mesmo parágrafo foi lido muitas e muitas vezes seguidas, não pela complexidade para compreensão, mas para absorção da profundidade ou mesmo para apreciação da beleza do pensamento expressado nele. Quero poder ler sempre porque são ensinamentos muito profundos, como de um avô cheio de vida vivida ensinando ao seu neto cheio de vida ainda a viver.

Júlia Lorenzato 01/11/2021

Ótimo. Vários amigos meus já tinham lido o livro mas eu sempre tive resistência com ele pelo fato do título me parecer meio prepotente. Hoje vejo o quanto perdi em adiar a leitura. O autor parece ver minha vida em detalhes, mostra-me todos os meus erros intelectuais e como melhorar sendo uma pessoa dedicada à vocação dos estudos. Não só fala sobre estudar, mas sobre a vida social do intelectual, a vida em família, a rotina de sono, de trabalho, etc. É uma obra completíssima.

Franciele143 02/06/2021

Devemos usar a literatura como degraus para alcançar uma vida melhor, amando o bem, a verdade, a justiça, as coisas de Deus. Facilmente podemos usar exemplos de vidas encontradas em histórias narradas na Literatura, delas podemos extrair os bons exemplos e aprender com os erros dos personagens que se afastam de uma vida sã. São muitos os exemplos a serem seguidos assim como na filosofia podemos ter como exemplo santo Agostinho, Sócrates, Platão, Aristóteles. Sem dúvidas se nortear em uma vida de estudos é o melhor caminho, infelizmente no mundo atual os arquétipos humanos e a cultura local não oferecem um modelo a ser seguido, felizmente nos restam exemplos encontrados na literatura e na vida dos Santos. E apenas lendo os clássicos da Literatura podemos começar a identificar onde estamos errando e como sair da procrastinação.
Eu sou amante de um bom livro e costumo dizer que ainda estou engatinhando nesse mundo fantástico.
Iniciando os estudos de A vida intelectual sertillanges

dani 03/06/2021

Verdade
Certamente será lido outras e outras vezes. Nada se perde. Não há uma só frase neste livro que seja inútil ao leitor. Tudo se aproveita e ensina... produz frutos.
Mas o mais importante é o fato de direcionar nosso olhar para a Verdade, para a Eternidade e apresentar as riquezas do exercício vocacional do trabalho intelectual.
Finalizo a leitura muito grata pela obra de Sertillanges e extremamente edificada por seu trabalho.

Tiago 22/02/2023

Uma obra que te ensina a transceder.
Este livro é como se você conhecer alguém que você admira de uma alta inteligência, alta humildade e muitas virtudes. Daí você teria oportunidade de pedir conselhos, ensinamentos de como chegar um dia a ser assim também. Mas é claro sem perder suas particularidades, pois o próprio autor o diz que cada qual terá suas próprias conquistas. Mas digo, é um livro pra se estudar e voltar várias vezes ao longo da vida, acho que uma leitura só não se consegue aprender tudo.
Rebeca445 10/03/2023minha estante
Esse livro é perfeito!

Tiago 10/03/2023minha estante
Gostei muito também, quero voltar a ler outras vezes ele pois tem grandes ensinamentos.

Bruna 13/04/2020

Sábios e necessários conselhos para a vida intelectual
"Quem pensa que compreendeu tudo prova, por isso mesmo, que nada compreendeu" (p. 127). A obra de Sertillanges reúne sábios conselhos e prescrições meticulosas acerca da vida intelectual cristã, principalmente, o caminho a ser seguido pelo jovem que tem vocação a esse estilo de vida. "É preciso se doar de todo o coração para que a verdade se doe, a verdade só serve aos seus escravos" (p.28).. é disso que esse livro se trata, dos sacrifícios, do esforço para se chegar a verdade e isso inclui regrar o sono, a alimentação, os prazeres, o tempo e muitas vezes renunciar-se. A pergunta que fica, ao finalizar a leitura da obra, é o quanto essa obra pode ser acessível aos jovens da atualidade? A sensação final foi de que esse trabalho pode ser longo e duro, e também frustrante se levarmos ao pé da letra cada conselho esboçado, mas que apesar da dificuldade a beleza desse caminho, dessa busca, é demonstrada em cada filósofo citado, autor, poeta, padre, que se dedicou a este espírito de trabalho, que se doou e de certa forma colheu da luz que emana da Verdade.

Matheus.Araujo 27/06/2020

A Instrução do Conhecimento
Infelizmente, a vida intelectual brasileira está tão inexistente que há uma sombra sob a atividade intelectual: é vista praticamente como nicho universitário e não como um verdadeiro fim em si mesma, já que buscar a Verdade é buscar a Deus e, consequentemente, o preenchimento do espírito. Pe. Sertillanges mostra, numa retórica absolutamente inspiradora, a vida intelectual não como ocupação social, profissional ou muito menos um passatempo (que deveria ser seguida sem disciplina), mas como um estilo de vida, um verdadeiro corpo de virtudes que devem moldar sua personalidade. Aconselha sobre leitura, local de estudo, notas, memória, entre tantos outros. Livro de cabeceira, deve ser indispensável como ponto de partida de qualquer vida de estudos.
Douglas 30/09/2020minha estante
Ótima resenha

Wedson 07/04/2021

Conselhos muito valiosos e palavras muito inspiradoras, vale muito a pena se ler.

Otoniel.Filho 20/12/2020

A vida intelectual
Retrata fatos, atitudes, para ter uma vida embasada em termos intelectuais, excelente livro

13marcioricardo 15/02/2021

Excelente pra Iniciar.
De tantos valores que existem, um que para mim é sagrado, é a Verdade. Qual o meu espanto quando vi que a definição de um intelectual é a de alguém que busca a verdade... Bom, pelo menos o espírito de intelectual tenho.

Este é um belo começo pra quem quer iniciar uma vida de estudos, de sabedoria. Talvez não faça muita diferença pra quem já está na vida acadêmica, mas ainda assim é uma leitura proveitosa e válida, com muitos insights. A não ser, claro, que você sofra de presunção e afetação..

Por ter sido escrito por um padre, como outros do gênero, em algumas partes fica bem religioso, mas como disse, vale a pena. Aproveite.

Tiago.Costa 01/10/2022

Demorei para terminar de ler esse livro, mas aparti do momento q vi q não se tratava de um livro simples tive que mudar a forma de leitura para uma leitura mas analítica onde poderia ver e analisar os detalhes de cada ensinamentos e orientações. Bom acredito q terei q revê-lo novamente. Tem livros q vc le rápido mas tem uns q vc se aprofundar e esse é um desses.
Jeff Silva 04/01/2023minha estante
Vai ser a minha primeira leitura do ano ?

Fabiano.Sousa 12/02/2021

Um livro que estava ansioso para ler, e realmente minhas espectativas estavam certas. Apesar da linguagem bem teológica, com o dicionário tudo fica mais fácil. Leitura que pretendo reler até o final de 2021 novamente.